Com duas décadas de existência o ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, desenvolve ações no campo da educação, relações étnicas, relações raciais, estudos de gênero e interseccionalidades, articulando a tríade ensino, pesquisa e extensão como base elementar dos seus objetivos.
A Semana da Pertença, criada em 2005 pelo grupo de pesquisa Educação e Relações Étnicas: saberes e legados africanos, indígenas e quilombolas, consolidou-se como um espaço anual de formação, intercâmbio científico e difusão de conhecimentos contra e pós-coloniais, ampliando o debate sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino das relações étnico-raciais (Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008).
Em 2025, a Semana de Educação da Pertença Afro-brasileira, completa sua 21º edição, e conta com o tema Espirais da Pertença: vinte anos de circularidade e debate das perspectivas étnicas e raciais no ODEERE. A metáfora "Espirais da Pertença" transmite a ideia de movimento contínuo, que avança sem perder de vista o ponto de origem. Diferente da linha reta, a espiral se expande em ciclos, sugerindo que as discussões sobre pertença étnico-racial não são lineares, mas se renovam, aprofundam e se expande a cada volta. Aqui, “pertença” remete à identidade afro-brasileira, indígena e quilombola, e ao sentimento de pertencimento cultural e histórico.
Com uma programação composta por palestras, mesas, conferências, minicursos, grupos de trabalho e apresentações artísticas, o evento, de caráter interdisciplinar, reúne estudantes, professores/as de diversas etapas, pesquisadoras/es nacionais e internacionais, além de pessoas interessadas pelas discussões sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e sexualidades, possibilitando o intercâmbio e difusão dos conhecimentos produzidos.
A XXI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira acontece de 15 a 20 de Novembro de 2025 juntamente com o VII Colóquio Internacional de Educação das Relações Étnicas, o VIII Encontro de Religiões de Matriz Africana, o VIII Fórum de Educação: Leis 10.639/03 e 11.645/08 Gênero, Diversidade sexual, o V Congresso Internacional de Educação, Língua, Cultura e Território – CIELCULTT, o III Festival das Artes: ancestralidades em movimento e o I Jequizumba.
