XXI ENCEPET
InovaPET: O papel do PET como meio para trazer inovação às IES
O Encontro Cearense dos Grupos PET (ENCEPET) é um evento anual de grande importância regional, que reúne os grupos PET de todo o estado do Ceará. Seu principal objetivo é fomentar a interação e a integração entre os estudantes participantes, proporcionando um espaço dedicado à troca de conhecimento, experiências e ideias. Esse encontro anual se estabelece como um marco significativo no cenário acadêmico e educacional da região.
Durante o evento, uma variedade de atividades é desenvolvida para enriquecer a experiência dos participantes. São realizadas apresentações de trabalhos acadêmicos, abrangendo diversas áreas do conhecimento, desde as ciências exatas e naturais até as ciências sociais e humanas. Além disso, o ENCEPET propicia discussões profundas sobre temas de relevância não apenas local, mas também nacional, oferecendo um panorama abrangente das questões mais prementes e atuais.
Um dos pontos altos desse encontro está na revisão e alteração do regimento do InterPETCe, buscando sempre aprimorar e atualizar as diretrizes que regem a atuação dos grupos PET cearenses. Essas alterações são fruto de debates construtivos, nos quais os participantes têm a oportunidade de contribuir com suas sugestões e experiências, visando sempre ao fortalecimento do programa PET e à melhoria contínua de suas práticas.
O ENCEPET é mais do que um simples evento; é um espaço de conexão e fortalecimento da comunidade estudantil, que busca não apenas expandir os horizontes acadêmicos, mas também promover relações colaborativas e sólidas entre os grupos PET do Ceará. É um verdadeiro catalisador de aprendizado, networking e crescimento pessoal e profissional para todos os envolvidos. EDITAL

OFICINA DE HERBORIZAÇÃO: COLETA E MONTAGEM PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
Participe da oficina sobre Herborização, uma oficina para quem ama plantas. Nela você irá aprender técnicas de coleta de plantas, identificação e muito mais, o PET de Biologia da UFC será o ministrante, então não perca tempo e se inscreva em uma das sessões que teremos durante o ENCEPET.

INOVAÇÃO PARA ADESÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
Com o intuito de auxiliar os demais PETianos em processos inovadores, o PET de Agronomia, da UFC, traz a oficina Inovação para adesão de estudantes no ensino superior. Nela os ministrantes apresentarão uma formação teórica sobre diferentes técnicas de inovação e adesão de estudantes no ensino superior, contribuindo para construção de ferramentas que reduzem a evasão universitária. Além disso, essa oficina será um momento de partilha e troca de conhecimentos contando com dinâmicas de aplicações práticas dos temas abordados.

GEOLOGIA E MINERAÇÃO NO BRASIL, O QUE EU PRECISO SABER?
Se propondo a esclarecer vários tópicos acerca da mineração, riqueza mineral e características naturais do Brasil, o PET da Geologia oferece a oficina "Geologia e Mineração no Brasil, o que eu preciso saber?", onde serão discutidas perguntas como: territórios indígenas atrapalham a mineração?, garimpo e ilegal?, como ocorrem contaminações naturais?, dentre outras.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NAS OFICINAS
E o mais esperado PET AWARDS voltou! Essa edição contará com as categorias clássicas de:
- PETiano(a) egresso(a) mais ativo(a) no movimento;
- PETiano(a) em atividade mais ativo(a) no movimento;
- PETiano(a) mais sociável no ENCEPET
- PET revelação.
Além de abrir espaço para:
- Melhor Projeto PET de Ensino;
- Melhor Projeto PET de Pesquisa e
- Melhor Projeto PET de Extensão
Mas como irá funcionar?
As primeiras categorias irão acontecer durante o ENCEPET. Lá será disponibilizado um formulário para que todos possam indicar os finalistas livremente e após isso, outro formulário será disponibilizado com os finalistas para que haja uma votação geral.
Para a categoria de Melhor Projeto PET, vocês poderão submeter os seus trabalhos até o dia 28 de fevereiro e estes serão avaliados por uma banca avaliadora formada por Pós-Graduandos das mais diversas áreas. Para mais informações, acessar o edital: Clique aqui
Ambas as premiações acontecerão na festa de Encerramento do ENCEPET!
Nos vemos lá!

O OLIMPET é uma competição que visa fomentar o espírito esportivo de cada PETiano, no ano de 2024, o OLIMPET contará com as seguintes categorias:
- Competição de Xadrez (individual)
- Competição de FIFA (equipe de 4 jogadores)
- Competição de Futsal Masculino (equipe de 5 jogares)
- Competição de Carimba Misto (equipe de 8 jogadores).
As equipes deverão ser formadas com antecedência e apresentadas no formulário a seguir: INSCRIÇÃO!