A realização dos Encontros Baianos de
Educação Matemática (EBEM) ocorre desde 1986, passando a ter periodicidade de
dois anos a partir da fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
(SBEM), em 1988, a qual se organiza na Bahia por meio de uma regional, a
SBEM-BA. A iniciativa de organizar eventos dessa natureza no Estado tem o
propósito de criar espaços de comunicação e intercâmbio entre os (as)
professores (as) que ensinam Matemática em todos os níveis escolares. Trata-se
de uma ação de grande impacto na comunidade de professores e professoras do
estado, pois esses podem socializar seus estudos e experiências, bem como tomam
conhecimento de trabalhos desenvolvidos por colegas e pesquisadores e
pesquisadoras, o que acaba corroborando, em última instância, por potencializar
a prática pedagógica daqueles que participam do EBEM.
De acordo com as edições anteriores do
evento, constata-se que ele tem contado com a participação de professores das
diversas regiões da Bahia e de outros Estados da Federação, o que indica o grau
de abrangência. A Bahia tem tradição na realização desses eventos, pela
participação dos professores e pela periodicidade na realização, conforme pode
ser visto pela seguinte lista dos locais de realização das edições anteriores:
I EBEM em 1986 na
UFBA, Salvador;
II EBEM
em 1987 na UFBA, Salvador;
III EBEM
em 1989 na UFBA, Salvador;
IV EBEM
em 1991 na UFBA, Salvador, com o tema Matemática Hoje;
V EBEM
em 1993 na UCSAL,
Salvador, com o tema Educação Matemática e Cidadania;
VI EBEM
em 1995 na UCSAL, Salvador, com o tema Perspectivas para o Século XX;
VII EBEM
em 1997 na UESC, Ilhéus, com o tema Matemática: prazer em aprender;
VIII EBEM
em 2000 na UCSAL, Salvador, com o tema A Matemática nas descobertas;
IX EBEM
em 2001 na UEFS, Feira de Santana, com o tema Uma odisseia na Matemática;
X EBEM
em 2003 na UESB, Vitória da Conquista, com o tema Natureza, influências e
perspectivas para a Educação Matemática no século XXI;
XI EBEM
em 2005 na UNIJORGE, Salvador, com o tema Matemática e Diversidade;
XII EBEM
em 2007 na UNEB, Senhor do Bonfim, com o tema Matemática e Inclusão Social;
XIII EBEM
em 2009 na UESB, Jequié, com o tema As Tecnologias da Informação e Comunicação
na formação do professor de Matemática;
XIV EBEM
em 2011 na UFRB, Amargosa, com o tema Matemática e formação para a cidadania;
XV EBEM
em 2013 na UNEB, Teixeira de Freitas, com o tema Educação Matemática na
formação docente: um novo olhar;
XVI EBEM
em 2015 no IFBA, Salvador, com o tema Estabelecendo um diálogo entre saberes
(universitários e escolares);
XVII EBEM
em 2017 na UNEB, Alagoinhas, com o tema Matemática, Cultura e Arte;
XVIII EBEM
em 2019 na UESC, Ilhéus, com o tema A sala de aula de Matemática e suas
vertentes;
XIX EBEM
em 2021 na UESB, Vitória da Conquista, com o tema Novos Saberes: a Educação Matemática
em tempos de pandemia;
XX EBEM em 2023 na UNEB, Paulo Afonso, com o tema Educação Matemática: contribuições para o fazer docente na contemporaneidade”.
A formação de professores que ensinam matemática tem passado
por uma série de transformações em relação ao currículo e os espaços de
prática. Essas transformações estão atreladas às políticas educacionais para a
Educação Básica, tais como: reforma do Ensino Médio, BNCC, escolas de tempo
integral etc. A curricularização da extensão nos cursos de licenciatura toma as
escolas de educação básica como lócus privilegiado para desenvolvimento de
diversas atividades. Nesse sentido, em 2025, o EBEM tem como tema Educar com
a Matemática: contextos e práticas na articulação universidade-escola.
Com este tema pretendemos apresentar, socializar e discutir experiências e propostas de articulação entre a universidade e a escola, entre a matemática escolar e a matemática acadêmica. Estabelecer parcerias, compartilhar histórias e produzir memórias individuais e coletivas sobre a matemática, as pessoas e os lugares.
A organização do XXI EBEM é do Núcleo de Educação Matemática Bacia do Rio Grande da SBEM - Bahia. Tem em sua comissão professores e professoras formadores de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFOB, da UNEB e do IFBA; professores e professoras que ensinam matemática na Educação Básica; o Mestrado Profissional em Matemática e o Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência da UFOB e do IFBA.