XX SECIAG / XI JPPGPV / IX CGCV / III WBPV - Inteligência Artificial e Soluções Sustentáveis no Setor Agroflorestal

XX SECIAG / XI JPPGPV / IX CGCV / III WBPV - Inteligência Artificial e Soluções Sustentáveis no Setor Agroflorestal

presencial UEG Câmpus Ipamerí - Ipameri - Goiás - Brasil

Inteligência Artificial e Soluções Sustentáveis no Setor Agroflorestal

A XX Semana de Ciências Agrárias, a XI Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação em Produção Vegetal, a IX Conferência de Genética e Citogenética Vegetal e o III Workshop de Bioinsumos em Produção Vegetal serão realizados em Ipameri-GO, de 08 a 11 de setembro de 2025. O evento terá como tema central “Inteligência Artificial e Soluções Sustentáveis no Setor Agroflorestal”, abordando inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que impactam diretamente a produção agroflorestal.

A sede oficial do evento será a Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sul, Unidade de Ipameri (UEG – UnU Ipameri), contando com o apoio de professores, alunos e técnicos da Unidade de Ipameri e de outras unidades da UEG, além de parcerias com instituições privadas e empresas do setor agroflorestal de diferentes regiões do país.

Neste ano, o evento contará com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da aprovação em sétimo lugar no Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) – Edital nº 22/2024. Essa conquista permitirá a ampliação das atividades programadas, incluindo palestras, minicursos, mesas-redondas e exposições voltadas à aplicação da inteligência artificial e da sustentabilidade no setor agroflorestal.

Além do apoio da CAPES, o evento também conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), por meio da Chamada Pública n° 06/2025 – Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação. Esse incentivo reforça a importância do evento para a promoção da ciência, tecnologia e inovação no estado de Goiás, permitindo maior integração entre a comunidade acadêmica, o setor produtivo e a sociedade em geral.

Histórico

A SECIAG tem se consolidado na Região Centro-Oeste do país como um espaço de referência para o debate e disseminação de pesquisas voltadas à sustentabilidade, inovação e aplicação de novas tecnologias no setor agroflorestal. Desde sua primeira edição, a semana tem promovido discussões essenciais para o avanço da produção vegetal, destacando tendências, desafios e oportunidades que impactam o setor.

Ao longo dos anos, o evento abordou temáticas de grande relevância, sempre acompanhando a evolução do setor agroflorestal:

  • 2017Produção Agrícola e Florestal: Tecnologias e seus Desafios: explorou as principais inovações tecnológicas e os obstáculos enfrentados pelo setor;
  • 2018Tecnologias Sustentáveis na Produção Agrícola e Florestal: enfatizou práticas e ferramentas que promovem a sustentabilidade na agropecuária e silvicultura;
  • 2019Agricultura, Pecuária e Floresta no Cerrado: trouxe à tona discussões específicas sobre a produção integrada no bioma Cerrado, um dos mais estratégicos para o Brasil;
  • 2022Agropecuária e Ambiente em Foco: Desafios e Perspectivas no Mercado Pós-Pandemia: debateu os impactos da pandemia sobre o setor e as adaptações necessárias diante do novo cenário global;
  • 2023Os Desafios da Inserção das Ferramentas Tecnológicas e Proteção dos Recursos Naturais: destacou a importância de equilibrar inovação tecnológica com a preservação ambiental;
  • 2024Futuro Sustentável: Uso de Bioinsumos, Mudanças Climáticas e Evolução das Espécies: abordou questões emergentes e estratégicas para a resiliência das práticas agrícolas frente às mudanças globais.

Em 2025, o evento seguirá sua trajetória de excelência, trazendo como tema central "Inteligência Artificial e Soluções Sustentáveis no Setor Agroflorestal", proporcionando um espaço dinâmico para a apresentação de pesquisas inovadoras, estudos de caso e o compartilhamento de experiências entre acadêmicos, profissionais e gestores. 

Lotes de Inscrição

Categorias

1° Lote

2° Lote

3° Lote

4° Lote

29/04 a 15/05/2025

16/05 a 16/06/2025

17/06 a 31/08/2025

01/09 a 08/09/2025

Estudantes de Graduação

R$ 50,00

R$ 70,00

R$ 90,00

R$ 120,00

Estudantes de Pós-Graduação

R$ 60,00

R$ 80,00

R$ 100,00

R$ 130,00

Profissionais, professores e pesquisadores

R$ 70,00

R$ 90,00

R$ 110,00

R$ 140,00


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Isenções

Conforme a política de ações afirmativas relacionadas à Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), a XX Semana de Ciências Agrárias (SECIAG) destinou uma cota de isenções de taxa de inscrição para estudantes da Unu Ipameri que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e estejam devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O resultado das inscrições isentas para os participantes que se inscreveram dentre os dias 29/04/2025 a 05/05/2025, que possuem renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, pode ser consultado no link a seguir:

RESULTADO DAS ISENÇÕES

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

Modalidade:

Resumo Expandido

Áreas Temáticas:

  • Agronomia e Produção Vegetal;

  • Recursos Florestais e Engenharia Florestal;

  • Zootecnia e Recursos Pesqueiros.


Cronograma de Submissão de Trabalhos

  • 30/05/2025 a 15/08/2025: Período de submissão dos resumos expandidos, exclusivamente pelo e-mail: submissao.seciag@ueg.br;

  • 25/08/2025: Divulgação da lista de trabalhos aprovados;

  • 01/09/2025: Divulgação da data e do local de apresentação;

Orientações Gerais:

Os autores devem seguir rigorosamente o modelo de submissão disponibilizado. Trabalhos fora do padrão poderão ser rejeitados por não atenderem aos critérios mínimos exigidos.

Observações:

  1. Os trabalhos serão avaliados em fluxo contínuo. As correções solicitadas pelos revisores deverão ser realizadas pelos autores no prazo máximo de sete dias;

  2. Somente participantes com inscrição confirmada poderão submeter trabalhos, sendo limitado o envio a dois trabalhos por participante;

  3. Cada trabalho deverá contar com, no mínimo, um professor orientador.


BAIXE O MODELO DE RESUMO EXPANDIDO AQUI

Orientações Gerais:

Os autores são responsáveis pela confecção do seu banner, bem como pela sua apresentação no dia e horário previstos no cronograma geral do evento. 

Observações:

  1. Os pôsteres deverão ser confeccionados em material de lona ou papel, respeitando rigorosamente as dimensões de 90 cm de largura por 120 cm de altura;

  2. Os pôsteres devem seguir as instruções contidas no modelo disponibilizado pela organização do evento;

  3. A fixação e a retirada dos materiais no local da apresentação são de responsabilidade exclusiva dos autores.


BAIXE O MODELO DE BANNER AQUI

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}