XVIII SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGED/UEPA

XVIII SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGED/UEPA

presencial Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação (UEPA - CCSE) - Belém - Pará - Brasil

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Amazônias: qual o lugar dos povos na pesquisa em educação?

Ao deslocarmos esse debate para a realidade brasileira, em particular para a região amazônica, como parte desse continente latino-americano, identificamos que esse processo de injustiça e desigualdade da produção e circulação do conhecimento é mais intenso e peculiar, posto que expressa tanto um colonialismo externo, quanto interno (CASANOVA, 2006) em relação ao sul e sudeste do país (CASTRO; PINTO, 2018; CASTRO, 2019). 

Histórica e hegemonicamente, essa região amazônica é pensada de fora para dentro, desconsiderando seus povos e seus saberes complexos e diversos, produzindo, assim, um silenciamento e invisibilização com consequências até hoje de desperdício de diversas experiências sociais e conhecimentos tradicionais. Um dos grandes problemas estruturantes desse processo se expressa nos parcos investimentos nas instituições públicas de ensino superior em pesquisa, ciência e tecnologia na região, o que já obstaculiza o lugar dessas instituições e de sua produção do conhecimento no país e no mundo. 

Outro grande problema é a matriz curricular dessas instituições, hegemonicamente, eurocentrada, que conforma um processo educativo e formativo e de pesquisa descontextualizado de sua realidade e, por consequência, um descompasso com seus reais temas e problemas a serem enfrentados. Isso implica um dos problemas mais graves que se põem para essas instituições de pesquisa dessa região (mas, não só), que é o fato desses povos amazônidas não se verem nessas pesquisas e, ademais, sofrerem com o processo histórico de extrativismo do conhecimento, além de outras formas de violência simbólica e material. 

Se é importante reconhecer o valor da universidade pública como produtora de conhecimento e de formação, é, no entanto, também, relevante interpelar a universidade e seu modo hegemônico de fazer pesquisa e de formação, tendo em vista reinventar essa universidade num caminho descolonial de fazer pesquisa, de produzir e circular conhecimento num horizonte da diversidade e justiça epistêmica e da emancipação dos povos e de seus direitos de representar o mundo. 

Isso não implica em defender a provincialização da produção do conhecimento, nem tão pouco continuar a reproduzir uma geopolítica desigual do conhecimento, dando destaque para a circulação dos centros como produtores únicos e verdadeiros do conhecimento “universal”. Mas, sim reconhecer e difundir a produção de conhecimento que se faz historicamente nas margens desse sistema, no caso na região amazônica brasileira com base nessas raízes e ancestralidades sem, contudo, perder a conexão e diálogo com outras formulações teóricas de outras realidades do mundo global de forma multicêntrica e intercultural.  

É em face desses problemas e desafios que nos colocamos o tema-problema desse XVIII Seminário do PPGED-UEPA: “Amazônias: qual o lugar dos povos na pesquisa e educação?”.  Com esse tema provocativo, temos como objetivos:

  • Dialogar e ouvir esses povos das diversas amazônias sobre o fazer da pesquisa e da educação, tendo em vista construir com esses sujeitos caminhos outros e de pensar em uma educação numa perspectiva descolonial e de democratização na Amazônia; 
  • Contribuir com a visibilização e valorização dos saberes dos povos das florestas, das águas, dos campos e das cidades na região amazônica e a construção de uma relação democrática e renovadora com a universidade;
  • Contribuir com a produção do conhecimento e com a formação de pesquisadores (as) sensíveis aos saberes e às experiências educativas outras dos povos da floresta, das águas, dos campos e das cidades na Amazônia;
  • Propiciar uma revisão crítica da universidade e da formação, apontando suas limitações, potencialidades e desafios na busca de uma instituição e sociedade democráticas.  

Esperamos contar com a sua presença neste evento, para que possamos está ampliando nossos horizontes e debates, que certamente permitirá ao coletivo aprimorar ainda mais as temáticas abordadas e novas que surgirão. 



NORMAS PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL E APRESENTAÇÃO

O trabalho a ser submetido aos seminários XVIII SEMINÁRIO DO PPGED-UEPA,  deve ter relação com os círculos dialógicos do evento, em forma de artigo, contendo no mínimo 5 e no máximo 8 laudas, excluindo as referências. Cada participante poderá inscrever dois trabalhos, um como autor e outro como coautor. Cada trabalho pode ter até três autores.

Ao submeter uma trabalho ao evento os autores já efetivam a sua inscrição no mesmo.

O público alvo do evento são docentes da Educação Básica e Superior, gestores educacionais, discentes de graduação de cursos relacionados com a área da educação ou áreas afins, discentes de pós-graduação e demais interessados no evento e sua temática.

O trabalho deve deve conter os seguintes elementos: titulo , identificação, resumo em português, palavras-chave, introdução, referencial teórico e metodológico, resultados e discussões, considerações finais e referências.

Título do artigo: maiúsculo, negrito, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 12

Identificação: nome dos autores à direita, informando abaixo de cada nome, instituição onde atua ou estuda, e-mail.

Resumo: de 150 até 300 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples,  paragrafo único e justificado. Palavras Chaves: de 3 a 5 palavras, separadas por ponto.

Corpo do texto: Subtítulos (minúscula, negrito, justificado)

Margens direita e inferior 3cm e esquerda e superior 2,5cm, tamanho 12.

Alinhamento justificado e referências de acordo com as normas da ABNT em vigor.

O trabalho deve ser submetido no site do evento até 20 novembro de 2023. O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado até o dia 30 de novembro de 2023.

A apresentação do trabalho no evento deve ser feita em Power Point de acordo com o modelo  disponível no site do evento. A apresentação terá a duração máxima de 15 minutos por trabalho.

Somente os autores podem apresentar a sua produção

CERTIFICADOS

Clique e faça download dos certificados - Apresentações de Trabalhos.

Os certificados de ouvintes/participantes são disponibilizados pela própria plataforma

 (já foram enviados e-mails para que os participantes baixem os seus respectivos certificados).

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO

ACESSAR LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

DIA E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Apresentações do dia 05/12

Apresentações do dia 06/12

ATIVIDADES

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Calendar

PALESTRANTES

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COMISSÃO ORGANIZADORA

EXECUTIVA

Sérgio Roberto Moraes Corrêa - Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA)

Maria Do Perpetuo Socorro Gomes De Souza Avelino De Franca -  Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA)


ACESSIBILIDADE

Pamela do Socorro da Silva Matos

Elton Pantoja Coutinho

Marilucia Monteiro da Rosa

Waldinei Campos Avelar


SECRETARIA

Gilmara Natividade Damasceno

Jaqueline Araújo da Silva

Liciane de Souza e Souza

Michelly da Silva Fernandes


INFRAESTRUTURA:

Elizabeth Carvalho de Oliveira

Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães

Luanna Lima

Marilidia Guimarães Alves


COMUNICAÇÃO (ARTES):

Beatriz Siqueira Nunes

Michelly da Silva Fernandes

Welison Alan Gonçalves Andrade


CREDENCIAMENTO:

Alcione Fiel

Carmem Regina Fernandes

Jaqueline Araújo da Silva

Roseane Lima 

Zilene dos Reis Maciel

Wemerson Matos


CULTURA

Bianca Neves

Jonh Cleber Sarmento Santiago

Silvana Ferreira


DIVULGAÇÃO

Michelly da Silva Fernandes


CIENTÍFICA

Ana Daniele Mendes Carrera

Aline Silveira Machado

Angélica Bittencourt Galiza

Dannyel Teles de Castro

Darlene da Silva Monteiro dos Santos

Ely Carlos Silva Santos

Fernanda Nílvea Pompeu Varela

Fernanda Regina Silva de Aviz

Felipe Novaes Cantão

Huber Kline Guedes Lobato

Iêda Oliveira Mota

Igor Belo dos Santos

John Cleber Sarmento Santiago

João Carlos Bittencourt Damasceno

Keila de Jesus Morais Lobato

Lyandra Lareza da Silva Matos

Lucila Leal da Costa Araújo

Mayara Cristiny Souza Martins Rodrigues

Márcia da Silva Carvalho

Mario Allan da Silva Lopes

Miguel Costa Silva

Ronielson Santos das Mercês

Sonia Maria Reis Blanco

Talita Rodrigues de Sá

Vanessa Afonso da Silva


CERIMONIAL

Barbara Gaia

Karina Nayara Rego Porta

Liciane de Souza e Souza

Lucila Leal da Costa Araújo


ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS

Fernanda Avis

Dannyel Castro

Talita Sá


ARTE FEITA POR: Michelly Fernandes 

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