XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM)  - "Os Desafios da Educação Matemática no Pós-Pandemia"

XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM) - "Os Desafios da Educação Matemática no Pós-Pandemia"

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Sobre o evento

Apresentação

Encontro Paranaense de Educação Matemática é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR). Em 2022, em formato on-line, será realizado em Foz do Iguaçu sob a responsabilidade e organização de uma comissão formada por professores e estudantes de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu.

O EPREM tem como objetivos: propiciar a interação entre pesquisadores em Educação Matemática, professores que lecionam Matemática e acadêmicos dos vários cursos de Licenciatura em Matemática do Estado; discutir ações para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade; socializar experiências e possibilitar discussões concernentes à Educação Matemática no âmbito da Educação Básica e Superior; estimular a produção do conhecimento em Educação Matemática por meio da criação de grupos de estudo e pesquisa.

A realização desse evento na região oeste do Paraná atende à política da SBEM Regional que propõe a descentralização de suas atividades para promover a aproximação de professores de Matemática que atuam nas diferentes regiões do estado. A relevância do evento consiste na reunião dessas múltiplas intencionalidades, mas especialmente na aproximação da produção científica com a Educação Básica, um dos grandes desafios da academia e dos sistemas educacionais.

A SBEM-PR considera que a realização desses encontros periódicos favorece à necessária aproximação e integração dos diferentes atores da área de Educação Matemática, visando o crescimento e fortalecimento tanto da área da Educação Matemática quanto do Ensino da Matemática.

Com o tema “OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PÓS-PANDEMIA”, pretende-se dialogar com os participantes do EPREM – Professores da Educação Básica e Ensino Superior atuantes ou interessados pela área de Educação Matemática; alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; Alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática; pesquisadores nacionais e estrangeiros atuantes na área de Educação Matemática; e profissionais de diferentes áreas atuantes no e/ou interessados pelo ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino – acerca da situação das instituições de ensino, do trabalho docente diante do novo cenário educacional. Nesse sentido, a programação do evento foi organizada com vistas a propiciar a reflexão e o debate no tocante aos diversos aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática considerando o contexto pós-pandemia.


Público-alvo

Professores da Educação Básica e Ensino Superior atuantes ou interessados pela área de Educação Matemática; alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; Alunos de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática; pesquisadores nacionais e estrangeiros atuantes na área de Educação Matemática; e profissionais de diferentes áreas atuantes no e/ou interessados pelo ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino.

Histórico do evento

O Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná (SBEM - PR). A cada edição, a SBEM – PR conta com a parceria de instituições de Ensino Superior para sediar e coordenar os EPREMs. No entanto, os EPREM’s I, II e III foram realizados antes mesmo de a SBEM – PR ter se constituído como sociedade. A realização destas três primeiras edições do evento ocorreu em 1989, 1990 e 1995 na cidade de Curitiba, na Universidade Federal do Paraná –UFPR. Em 1995, a SBEM – PR se constituiu como sociedade e realizou os IV e V EPREM’s, nos anos de 1996 e 1999, também na cidade de Curitiba. A partir do VI EPREM, o evento passou a ser itinerante em cidades do Estado do Paraná: VI EPREM ocorreu no ano de 2000 na Universidade Estadual de Londrina – UEL; o VII EPREM foi realizado em 2002 na Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste, em Foz do Iguaçu; o VIII EPREM ocorreu na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, em 2004; o IX EPREM foi realizado em 2007 na UNIMEO, em Assis Chateaubriand; o X EPREM ocorreu em 2009, na Universidade do Centro-oeste do Paraná – Unicentro, em Guarapuava; o XI EPREM foi realizado pela FAP e FECEA na cidade de Apucarana, em 2011; o XII EPREM ocorreu em 2014 na Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão; o XIII EPREM foi realizado em 2015, na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG; o XIV EPREM ocorreu em Cascavel na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, na cidade de Cascavel.; XV edição do EPREM ocorreu em Londrina na Universidade Estadual de Londrina – UEL e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus de Londrina . Em todas as edições o evento contou com a participação de pesquisadores de Programas de Pós-graduação da área de Ensino de Matemática e Educação, alunos de cursos de graduação em Matemática e Pedagogia e professores que ensinam matemática na Educação Básica, totalizando, em média, 500 participantes.

Edições anteriores

I EPREM (Curitiba - 1989)

II EPREM (Curitiba - 1990)

III EPREM (Curitiba - 1995)

IV EPREM (Curitiba - 1996)

V EPREM (Curitiba - 1999)

VI EPREM (Londrina - 2000)

VII EPREM (Foz do Iguaçu - 2002)

VIII EPREM (Ponta Grossa - 2004)

IX EPREM (Assis Chateaubriand - 2007)

X EPREM (Guarapuava - 2009)


XI EPREM

tema: “Educação Matemática: conhecimento, cultura e humanismo”

organização: Faculdade de Apucarana (FAP)

local: Apucarana

Data: 15 a 17 de setembro de 2011

site: http://www.epremonline.com.br

anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxi/anais.swf

 

XII EPREM

tema: "Educação Matemática: perspectivas e diálogos entre os diferentes níveis de ensino”

organização: Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Campo Mourão

local: Campo Mourão

data: 04 a 06 de setembro de 2014

site: http://www.fecilcam.br/eventos/index.php/eprem/xiieprem

anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/index.htm

 

XIII EPREM

tema: "Práticas e pesquisas no campo da Educação Matemática”

organização: Universidade Estadual de Ponta Grossa

local: Ponta Grossa

data: 02 a 04 de outubro de 2015

site: http://sites.uepg.br/XIIIEPREM/

anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxiii/index.html

 

XIV EPREM

tema: "Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas”

organização: Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste)

local: Cascavel

data: 21 a 23 de outubro de 2017

site: http://sbemparana.com.br/xiveprem

anais: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/schedConf/presentations

 

XV EPREM

tema: "Educação Matemática e Compromisso Social"

organização: Universidade Estadual de Londrina – UEL e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus de Londrina

local: Londrina

data: 10 a 12 de outubro de 2019

site: http://sbemparana.com.br/xveprem

anais: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM/schedConf/presentations


Trata-se do maior e mais importante evento para todos os evolvidos com a Educação Matemática Paranaense, porque possibilita diálogos, reflexões e trocas de experiências entre todos os interessados pela Educação Matemática do Estado do Paraná. As Comissões Organizadoras têm procurado reunir a cada edição temas relevantes e atuais para serem discutidos em conferências, mesas temáticas e grupos de discussão, bem como possibilitado a troca de experiências e relato de pesquisas por meio das sessões de comunicações científicas, oficinas, relatos de experiências e pôsteres, por estudantes, profissionais e pesquisadores paranaenses e brasileiros de renome nacional e internacional. A produção, a disseminação do conhecimento e os relatos de experiências de sala de aula ocuparam papel de destaque em todas as edições anteriores.

Neste sentido, a XVI edição do EPREM terá como temática central “OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PÓS-PANDEMIA”, a qual intenta discutir os diversos aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática considerando o contexto pós-pandemia?

Datas Importantes do XVI EPREM

Prezados participantes, fiquem atentos às seguintes datas:


Início das inscrições
02/06/2022
Início da submissão de trabalhos
02/06/2022
Fim da submissão de trabalhos 
11/09/2022
Divulgação dos resultados das avaliações 
04/10/2022
Divulgação do ensalamento das apresentações
02/11/2022
Fim das Inscrições como Ouvinte (NOVA DATA)
Atenção: não esqueça de se inscrever nas atividades. As vagas são limitadas.
15/11/2022
O XVI EPREM 
17-19/11/2022

Para demais informações sobre a inscrição e participação no evento, acesso o documento a seguir:

Clique aqui para baixar as Orientações para a Submissão de Trabalhos no XVI EPREM – 2022!

Atividades

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Palestrantes

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Inscrições

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Orientação para as autoras e para os autores

Prezada autora ou prezado autor, a Coordenação e Comissão Científica do XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática, realizado na modalidade a distância, agradecem a sua colaboração e participação.


O período para realização das submissões é de 02/06/2022 à 11/09/2022 (nova data).


Após realizar sua inscrição (gratuita), você poderá realizar até 5 (cinco) submissões escolhendo em cada uma entre Comunicação Científica (CC) ou Relato de Experiência (RE). 


Cada submissão (modalidade) custa R$ 30,00 e deverá ser paga apenas pelo autor que submeter o trabalho na página do evento. 


Os trabalhos para o XVI EPREM podem ser submetidos nas seguintes modalidades (para ter acesso ao template, clique sobre o nome de cada modalidade):


ATENÇÃO: Ao acessar o template, você deve fazer o download no seu computador para realizar modificações e fazer seu artigo para submeter ao evento. Não é possível realizar modificações no nosso próprio drive.

Lembramos que o limite é de 5 (cinco) autoras, autores, coautoras e coautores por submissão. 

Ressaltamos novamente que cada participante pode ser autora, autor, coautora e coautor em no máximo 5 (cinco) trabalhos submetidos. 

Todos as autoras e autores devem ler, atentamente, o documento Orientações para a Submissão de Trabalhos no XVI EPREM – 2022. Para ter acesso a este documento, clique no link a seguir:


Clique aqui para ter acesso às Orientações para a Submissão de Trabalhos no XVI EPREM – 2022.


Demais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail oficial do evento: xvieprem2022@gmail.com.

Submissões

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Relação de Trabalhos Aprovados

Atenção: Divulgada a relação de trabalhos aprovados no XVI Eprem. 


Para conferir, clique em Relação de Trabalhos Aprovados.  


Fique atento: Em breve, informaremos dados sobre a distribuição dos trabalhos por salas, horários e  demais orientações para as apresentações. 

Orientações para as Apresentações

Programação: As apresentações dos trabalhos ocorrerão no dia 18/11/2022.

Os trabalhos a serem apresentados foram distribuídos por salas e em horários específicos, para cada trabalho. Tal distribuição pode ser acessada em: Ensalamento-EPREM-2022.

Sobre o tempo e a dinâmica da apresentação: O tempo de apresentação de cada trabalho será de, no máximo, 15 (quinze) minutos. Cada sala terá um professor coordenador que organizará e controlará o tempo das apresentações, bem como mediará a discussão.

É necessário que todos estejam presentes, em suas salas, no início das apresentações. No período da manhã o início será a partir das 8h, mas entrem na sala às 7h55min para a organização dos participantes. No período da tarde o início será a partir das 14h, mas entrem na sala às 13h55min para a organização dos participantes.

Sobre o template: Para utilizar o template, clique em Template-Apres-EPREM-2022, faça o download no seu computador e elabore seus slides. NÃO é necessário enviá-lo com antecedência à organização evento, pois o mesmo apenas será utilizado no momento da apresentação.

Os links das salas serão divulgados antes do Evento na plataforma Even3, apenas aos participantes.

Estamos todos ansiosos para ouvi-los e será um grande prazer tê-los conosco!

A organização do evento está à disposição para auxiliar em eventuais dúvidas. Basta nos contatar com antecedência.

Como Acessar sua Sala de Apresentação

Após ‘entrar’ na plataforma Even3 (https://www.even3.com.br), no Evento XVI EPREM, na Área do Participante, clique na aba Apresentação de Trabalhos. Em seguida, em Minhas Apresentações, aparecerá(ão) o(s) trabalho(s) e a Sala de Apresentação, bastando clicar no botão Acessar. Assim, você, apresentador, será direcionado para a sala para a apresentação do seu trabalho.


Áreas temática e Coordenadores

Eixo 1 - Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente

Tendências metodológicas que fundamentam a prática docente: foco nas diversas perspectivas e tendências metodológicas que fundamentam a prática de ensino de Matemática nos diferentes níveis. Como exemplo, situam-se neste eixo a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas, o Ensino Exploratório, as Investigações Matemáticas, etc.

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa – UENP – Cornélio Procópio

Karina Alessandra Pessôa da Silva – UTFPR – Londrina


Eixo 2 - Espaços de formação de professores que ensinam Matemática

Espaços de formação de professores que ensinam Matemática: foco em ações, projetos e programas direcionados à formação e ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática (em seu aspecto multifacetado), tanto no contexto de formação inicial, quanto continuada e em serviço.

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino – UEL - Londrina

Henrique Rizek Elias – UTFPR – Londrina

 

Eixo 3 - Educação Matemática no Ensino Superior

Educação Matemática no Ensino Superior: foco em ações, projetos e programas que tratem aspectos particulares e proeminentes da Educação Matemática no Ensino Superior, em curso de Licenciaturas ou não.

Marlova Estela Caldatto – UTFPR – Pato Branco

André Luis Trevisan – UTFPR – Londrina

 

Eixo 4 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: foco na abordagem conceitual, procedimental e metodológica do ensino de Matemática, com especial atenção às singularidades inerentes ao início do processo de escolarização das crianças e as implicações decorrentes.

Sandra Regina D’Antônio Verrengia – UEM – Maringá

Emerson Tortola – UTFPR – Toledo

 

Eixo 5 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio

Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio: foco na abordagem conceitual, procedimental e metodológica do ensino de Matemática, com particularidades proeminentes e relevantes aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Maria Lucia Panossian – UTFPR – Curitiba

Andréia Büttner Ciani/ Arleni Elise Sella Langer – Unioeste – Cascavel

 

Eixo 6 - Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos

Ensino e aprendizagem de Matemática em contextos diversos: foco em ações, projetos e pesquisas de Educação Matemática que consideram os diversos contextos e ambientes em que se inserem, como na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação Indígena, na Educação Quilombola ou em movimentos sociais.

Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa – UTFPR – Cornélio Procópio

Joyce Jaqueline Caetano – Unicentro – Irati

 

Eixo 7 - História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática

História, Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática: foco em questões históricas, filosóficas e epistemológicas relacionadas ao desenvolvimento da Matemática e da Educação Matemática.

Lucieli Maria Trivizoli da Silva – UEM – Maringá

Dulcyene Maria Ribeiro – Unioeste – Cascavel

 

Eixo 8 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática: foco em aspectos teóricos e metodológicos assentes na cognição e na linguagem e em meio ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos diferentes níveis, espaços e contextos.

Marceli Behm Goulart – UEPG – Ponta Grossa

Neila Tonin Agranionih – UFPR – Curitiba

 

Eixo 9 - Educação Matemática Inclusiva

Educação Matemática Inclusiva: foco em estudos direcionados àqueles marginalizados nos processos regulares de ensino, e àqueles que não se encontram “de acordo” com as normas sociais, linguísticas, físicas e raciais estabelecidas, envolvendo diferentes práticas, espaços, demandas e saberes.

Claudete Cargnin (UTFPR)- Campo Mourão

Sani de Carvalho Rutz da Silva – UTFPR – Ponta Grossa

Seja um Sócio SBEM

O XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática é um evento gratuito para os sócios da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), com anuidade 2022 atualizada.

Os eventos da SBEM oferecem descontos especiais para seus associados. Aproveite a oportunidade e torne-se um associado!! Clique abaixo e obtenha maiores informações!


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Comissões do XVI EPREM

COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO:

Prof.ª Dr.ª Susimeire Vivien Rosotti de Andrade

Prof.ª Dr.ª Luciana Del Castanhel Peron da Silva

 

COORDENAÇÃO COMISSÃO CIENTÍFICA:

Prof.ª Dr.ª Renata Camacho Bezerra

Prof. Dr. Richael Silva Caetano

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:

SBEM-PR

Prof. Ana Karen Gonçalves

Prof. Dr. Clodis Boscarioli

Prof.ª Dr.ª Luciana Del Castanhel Peron da Silva

Prof. Dr. Marcos Lübeck

Prof.ª Dr.ª Marieli Vanessa Rediske de Almeida

Prof. Dr. Reginaldo Aparecido Zara

Prof.ª Dr.ª Renata Camacho Bezerra

Prof. Dr. Rian Lopes de Lima

Prof. Dr. Richael Silva Caetano

Prof.ª Dr.ª Susimeire Vivien Rosotti de Andrade

Prof.ª Dr.ª Vanessa Lucena Camargo De Almeida Klaus


 

RESPONSÁVEL PELA PÁGINA DO EVENTO:

Prof. Ana Karen Gonçalves

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Perguntas Frequentes

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