A XVI edição do Seminário Nacional de Pesquisa em Literatura e Criação Literária, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros, na cidade de Montes Claros - MG, promoverá o evento intitulado “Resistir e Ressignificar: A Literatura em Tempos Sombrios” que considera a literatura como uma ferramenta essencial de
enfrentamento e resistência, proporcionando uma plataforma para a liberdade e
expressão, como tão bem indicou Jean-Paul Sartre (2004) ao afirmar que “é através dela
que os indivíduos podem se libertar das limitações da história e explorar as
profundezas da condição humana”.
Durante os dias do seminário, mergulharemos em debates sobre como a literatura discute a censura, a opressão, o memoricídio e o silenciamento de diferentes setores da sociedade, conferindo significado às suas experiências em um mundo nem sempre compatível com os padrões estabelecidos pela classe dominante. Como afirmou Antonio Candido (1995), “tanto a literatura sancionada quanto a literatura proscrita; a que os poderes sugerem e a que nasce dos movimentos de negação do estado de coisas predominante” nos permite viver dialeticamente os problemas. Propomos explorar a capacidade da literatura de reavaliar o passado e construir narrativas humanizadoras como forma de resistência individual, como destacou Theodor W. Adorno (1957) ao dizer que as forças objetivas podem ser transcendidas artisticamente pelo indivíduo em direção a uma situação social digna do homem.
O evento contará com a participação de críticos literários, professores, escritores, pesquisadores, estudantes e admiradores da literatura, que compartilharão suas reflexões por meio de conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. Inspirados nas ideias de Terry Eagleton (2003) sobre pluralismo, buscamos discutir a resistência nas literaturas LGBTQIAPN+, femininas, negras, indígenas e outras vozes.
O objetivo da XVI edição do Seminário Nacional de Pesquisa em Literatura e Criação Literária é celebrar a influência da literatura em estimular a transformação e promover a equidade social por meio da inclusão e representação dessas diferentes vozes, como expressa o poeta João Apolinário Teixeira Pinto nos versos "Quem tem consciência para ter coragem /Quem tem a força de saber que existe /E no centro da própria engrenagem /Inventa contra a mola que resiste".
ADORNO, Theodor W. et al. Lírica e sociedade. In: Textos escolhidos. São Paulo, 1980.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre azul, 1995.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
SARTRE, Jean-Paul. O que é Literatura? São Paulo: Ática. 2004