XVI SEMINÁRIO DO MUSEU D. JOÃO VI e XII COLÓQUIO INTERNACIONAL COLEÇÕES DE ARTE EM PORTUGAL E BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX

XVI SEMINÁRIO DO MUSEU D. JOÃO VI e XII COLÓQUIO INTERNACIONAL COLEÇÕES DE ARTE EM PORTUGAL E BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX

presencial Av. Rio Branco, 241 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Sobre o evento

XVI SEMINÁRIO DO MUSEU D. JOÃO VI – GRUPO ENTRESSÉCULOS

XII COLÓQUIO INTERNACIONAL COLEÇÕES DE ARTE EM PORTUGAL E BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX

VIDAS e SOBREVIDAS:

seguindo os fluxos de uma única obra de arte / coisa

11 a 14 de novembro de 2025


Modalidade: Presencial
Local: Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

APRESENTAÇÃO


Considerando a vasta produção imagética e material dos últimos dois séculos - tanto as coisas que circularam, as que se tornaram acervos e as que compuseram coleções particulares - de que forma uma única obra ou coisa, a partir de sua biografia cultural, nos permite olhar de modo particular para a arte e o colecionismo? 


Seja no gênero biográfico ou autobiográfico, que discursos seriam possíveis para pensar, a partir da singularidade poética ou da fortuna crítica de uma única obra (ou coisa), as histórias da arte e do colecionismo na contemporaneidade? 


Ainda que sua pessoalidade esteja em protagonismo, diante de sua materialidade, corporeidade e subjetividade, cada obra, frente ao seu percurso de vida, conviveu com uma série de situações e personagens, ocupando diversos lugares e alcançando maior ou menor visibilidade. Tendo momentos mais ou menos felizes, podendo ter sido amada e/ou odiada, passando por transformações que os anos que lhe impuseram, cada obra encarna uma personagem de seu tempo que sobreviveu a outros tempos, reverberando na sua imagem e autoimagem.


Partindo do pressuposto que uma obra possui uma vida cheia de histórias, com seus vários vieses e reveses, o XVI Seminário do Museu D. João VI / Grupo Entresséculos e o XII Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX propõem seguir os fluxos de uma única obra, mergulhando nas suas vidas e sobrevidas que permitirão nos seus aprofundamentos lançar outros olhares para a arte e as coleções.


Assim, aguardamos contribuições de pesquisadores que proponham rever a história da arte a partir de uma única obra (ou coisa), identificando o objeto, data de criação, nacionalidade/naturalidade, filiação (quando houver) e as questões suscitadas por ele ao longo do seu percurso. 



CRONOGRAMA


PRORROGADO! 

Inscrição no evento e Submissão dos resumos expandidos: de 1º de março a 01 de junho de 2025

Publicação dos resultados: 15 de agosto de 2025

Inscrição de Ouvintes: até dia 11 de novembro de 2025

Evento: de 11 a 14 de novembro de 2025 
Envio de textos finais para publicação nos anais: até 30 de novembro de 2025

INSCRIÇÕES


Autores – Os autores devem se inscrever no evento para submeter as propostas, seguindo os valores estipulados e as indicações no item submissão de trabalho logo a seguir. Conferencistas, palestrantes, comunicadores e posteristas com trabalhos aprovados não precisam realizar a inscrição como ouvintes


Ouvintes: Para quem irá participar do evento presencial mas não apresentará trabalhos. A taxa de inscrição para ouvintes é de R$20,00.


Estão isentos de taxa de inscrição os membros da Comissão de Apoio.

Todas as inscrições devem ser realizadas através desta plataforma de inscrição, Even3. Não serão aceitas inscrições através de outros meios. 



SUBMISSÕES DE TRABALHO


O participante deve realizar a inscrição na categoria que deseja enviar o seu trabalho e efetuar o pagamento da taxa. 


Valores da Taxa de Submissão

Comunicação Oral: R$ 80,00 

Apresentação de Pôster: R$ 40,00


O pagamento da taxa é obrigatório e necessário para fazer a submissão.
O pagamento deve ser feito neste site do evento (por meio de cartão de crédito, boleto ou Pix) no momento da inscrição.
Importante: Caso a submissão não seja aceita pela comissão científica, a taxa não será devolvida. 

Estão isentos de taxa de submissão os conferencistas e palestrantes convidados, membros da Comissão Organizadora, da Comissão Científica, Comissão Executiva e da Comissão de Apoio.

SISTEMÁTICA


Cada proponente poderá submeter um único trabalho para avaliação cega por pares.


As propostas submetidas podem ter autoria individual ou em dupla.

As submissões devem estar em sintonia com a temática do evento descrita no início deste edital.

As duas modalidades abertas para submissão são Comunicação Oral e Pôster.

1. Comunicação Oral

Serão aceitas nesta modalidade submissões propostas por professores, pesquisadores e profissionais com título de mestre ou doutor e pós-graduandos no nível do doutorado. Em caso de propostas com mais de um autor, considerar-se-á para delimitação da modalidade a formação do autor menos graduado.


O resumo submetido nesta modalidade, por um ou dois autores, deve ser derivado de uma pesquisa própria, estando relacionado com o tema do evento.

Os resumos submetidos serão avaliados pelo sistema de avaliação cega por pares.

2. Pôster

Serão aceitas nesta modalidade submissões propostas por graduandos, graduados e mestrandos. Em caso de propostas com mais de um autor, considerar-se-á para delimitação da modalidade a formação do autor menos graduado.


O resumo submetido nesta modalidade, por um ou dois autores, deve estar relacionado com o tema do evento.

Os resumos submetidos serão avaliados pelo sistema de avaliação cega por pares.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


Realize seu cadastro no site da Even3, caso ainda não possua. Realize sua inscrição no evento na categoria escolhida (Comunicação ou Pôster), efetue o pagamento da taxa correspondente (comunicação ou pôster). Faça o envio dos seus arquivos através da plataforma.

Atenção: O candidato deve fazer a submissão de dois arquivos:

A – Trabalho identificado

Você deverá anexar o resumo com a identificação de todos os autores. No caso de pôsteres derivados de Iniciação Científica, informar o nome do orientador.

Para este envio utilize o  TEMPLATE DE SUBMISSÃO IDENTIFICADO.

B – Trabalho não identificado

Você deverá anexar o mesmo resumo. Desta vez, porém, para assegurar a integridade da avaliação, este arquivo NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, garantindo assim a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. Caso haja qualquer forma de identificação, o resumo será automaticamente desconsiderado.

Para este envio utilize o TEMPLATE DE SUBMISSÃO NÃO IDENTIFICADO.

Ambos arquivos devem conter:

Título do trabalho.

Resumo destacando a relevância do trabalho, contendo de 2.500 a 3.500 caracteres com espaço.

Palavras-chave (3 a 5) separadas por ponto (.).


O arquivo de texto deve ser enviado em formato editável doc ou docx.



APRESENTAÇÕES


As apresentações podem ser proferidas em português ou espanhol em uma das seguintes modalidades:

Conferência – categoria restrita a convidados a critério da Comissão Organizadora.
Duração até 40 minutos.

Palestra – categoria restrita a convidados a critério da Comissão Organizadora.
Duração até 20 minutos.

Comunicação – categoria aberta a submissões de professores, pesquisadores e profissionais com título de mestre ou doutor e pós-graduandos no nível do doutorado.
Duração até 15 minutos.

Pôster – categoria aberta a submissões de graduandos, graduados, mestrandos e mestres.
Apresentações simultâneas a partir de pôster impresso.

Normas para elaboração dos pôsteres

O pôster deve ser confeccionado nas dimensões de 120cm (altura) x 90cm (largura), em material resistente e munido de suportes (bastões) superiores e inferiores para fixação.
Deverá conter as seguintes informações:
•Título em negrito
•Nome do(s) autor(es), seguido(s) de filiação profissional ou institucional;
•Corpo do texto:
•Resumo e/ou tópicos que destaquem a relevância do trabalho;
•Palavras-chave em negrito;
•Justificativa(s);
•Objetivo(s);
•Métodos(s);
•Resultado(s);
•Referência(s) bibliográfica(s) – as mais diretamente ligadas ao assunto – para facilitar o entendimento da pesquisa;
•Poderão também ser incluídos endereço eletrônico para contato, sites e agências de fomento – que deverão estar na barra inferior.

NORMAS PARA TEXTOS FINAIS


Só serão publicados os textos apresentados no evento. Os textos de todas as modalidades devem ser inéditos e seguir o "TEMPLATE TEXTO FINAL", que será disponibilizado posteriormente, juntamente com a divulgação dos resultados das submissões.


O texto final deve conter: título em português e em inglês; nome do autor; e-mail; ORCID; resumo, palavras-chave, abstract, keywords; referências; minibiografia.

Conferência

Os artigos na modalidade Conferência devem ter de 30 mil a 40 mil caracteres com espaço (incluindo título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, corpo do texto, legendas, notas de rodapé, referências e minibiografia) e podem possuir no máximo 10 imagens.


Palestra

Os artigos completos na modalidade Palestra devem ter de 25 mil a 35 mil caracteres com espaço (incluindo título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, corpo do texto, legendas, notas de rodapé, referências e minibiografia) e podem possuir no máximo 10 imagens.


Comunicação

Os artigos completos na modalidade Comunicação devem ter de 20 mil a 30 mil caracteres com espaço (incluindo título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, corpo do texto, legendas, notas de rodapé, referências e minibiografia) e podem possuir no máximo 7 imagens.


Pôster

Os artigos completos na modalidade pôster devem ter de 10 mil a 15 mil caracteres com espaço, (incluindo título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, corpo do texto, legendas, notas de rodapé, referências e minibiografia) e possuir no máximo 5 imagens.


Atenção! Sobre os textos finais para publicação: 

  • Só serão publicados os textos apresentados no evento.

  • O arquivo de texto deve ser enviado em formato editável doc ou docx para o e-mail grupo.entresseculos@eba.ufrj.br.

  • As imagens presentes no texto também devem ser enviadas para o e-mail grupo.entresseculos@eba.ufrj.br, em arquivos de imagem individuais nos formatos JPEG ou TIFF (sem interpolação), identificados com o número correspondente à figura do texto. 

Confira o prazo no cronograma deste edital.

CERTIFICADOS

Todos os participantes que obtiverem 70% de presença receberão certificado. Os dados para a emissão do certificado são os fornecidos no momento da inscrição. Atenção para o preenchimento do nome completo. Este será o nome utilizado no certificado.
Seu certificado será enviado para o email cadastrado aqui na plataforma, então, atente-se ao preenchimento correto de seus dados.

Nos acompanhem em nossas redes:
Instagram @entresseculos
Nosso site

EQUIPE

Comissão Organizadora

Ana Cavalcanti (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Maria João Neto (Universidade de Lisboa)

Marize Malta (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Sonia Gomes Pereira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)


Comissão Científica

Alberto Martín Chillón (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Clara Moura Soares (Universidade de Lisboa)

Eduardo Manuel Alves Duarte (Universidade de Lisboa)

Elaine Dias (Universidade Federal de São Paulo)

Fernanda Pitta (MAC USP)

Joseania Miranda Freitas (Universidade Federal da Bahia)

Heloisa Selma Fernandes Capel (Universidade Federal de Goiás)

Luiz Alberto Ribeiro Freire (Universidade Federal da Bahia)

Luiz Augusto dos Reis Alves (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Maraliz Christo (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Maria de Fátima Morethy Couto (Universidade Estadual de Campinas)

Marcele Linhares Viana (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca)

Martinho Alves da Costa Júnior (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Patrícia Telles (Museus e Monumentos de Portugal e.p.e. / CHAIA - Universidade de Évora)

Renato Palumbo Dória (Universidade Federal de Uberlândia)


Secretariado

Renata da Silva Palheiros


Comissão Executiva

Alberto Martín Chillón (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Ana Coutinho (Mestranda, PPGAV – EBA – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Claudia Regina Alves da Rocha (Museu Nacional de Belas Artes – Doutoranda PPGAV – EBA – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Jovita Santos de Mendonça (Mestranda, Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Lucas Cavalcanti – Designer (Doutorando, Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Natalia Nicolich (Doutoranda, PPGAV – EBA – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Tassia Christina Torres Rocha (Doutoranda PPGAV – EBA – Universidade Federal do Rio de Janeiro)


Realização

Grupo de pesquisa ENTRESSÉCULOS

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV / Escola de Belas Artes – EBA / Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

ARTIS – Instituto de Artes – Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa


Apoio

Centro de Letras e Artes – UFRJ

Escola de Belas Artes – EBA / UFRJ

Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, PPGAV, EBA / UFRJ


Inscrições

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