XVI SELIQ & I SIIM!
O XVI Seminário de Estágio da Licenciatura em Química (XVI SELIQ) articulado ao I Seminário de Integração do Investiga Menina! (I SIIM!) serão realizados na Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os dias os dias 08 e 10 de dezembro de 2025.
Esse encontro nasce do compromisso coletivo com o ensino de Química e o combate das desigualdades sociais presentes no ambiente escolar, sendo organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências (NUPEC) em parceria com o Projeto Investiga Menina! ação do Coletivo Negro/a Tia Ciata - Grupo de Estudos sobre o Currículo em Ciência e Tecnologia Negrorreferenciado vinculado ao Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) do Instituto de Química (IQ), da Universidade Federal de Goiás (UFG)
O XVI SELIQ e I SIIM! são espaços de encontro, diálogo e resistência, reunindo estudantes, professores/as/ e profissionais da educação em Química, possibilitando a troca de experiência entre diferentes níveis de ensino.
Com a temática “Ressignificação da Química em tempos de militarização”, o evento propõe discutir o papel da ciência e da educação na construção de uma sociedade crítica, antirracista, democrática e transformadora.
Acreditamos na força da construção coletiva do conhecimento e na certeza de que a emancipação dos sujeitos se dá pela pesquisa. Por isso, o evento reafirma a pesquisa como pilar fundamental na formação inicial e continuada de professoras/es de Ciências/Química.
LINKS IMPORTANTES:
- MODELO BANNER RESUMO SIMPLES
- v3.0 Edital XVI SELIQ / I SIIM! 2025
- MODELO TRABALHO COMPLETO
- MODELO RESUMO SIMPLES

🌌 “Astrofísica de Corpos Negros”
🗓️ Dias 08, 09 e 10
⏰ Das 14h às 18h
📍 Auditório da Pós-Graduação – Instituto de Química 02
Um convite especial para estudantes, professores/as, pesquisadores/as e toda a comunidade conhecerem de perto uma experiência que une ciência, reflexão social e sensibilidade.
Por meio de painéis, são apresentados temas centrais da astrofísica, que nos convidam a pensar sobre questões fundamentais da humanidade, como:
✨ “De onde viemos?”
✨ “Para onde vamos?”
Além das reflexões científicas, a exposição lança luz sobre a trajetória e as contribuições de pesquisadores/as negros/as que estudam astrofísica no Brasil, evidenciando a importância da representatividade, da diversidade e do pertencimento nos espaços da ciência. A ciência também é espaço de disputa, de inclusão e de transformação social.
💫 Participe dessa experiência que conecta ciência, sociedade e reflexão crítica.