A temática proposta para esta XVI Semana Acadêmica de Geografia - SAG 2022, surge diante de um cenário de crise política, econômica, social e ambiental, sobretudo em função dos recentes impactos gerados pela pandemia de Covid-19, que escancarou as contradições e produção de desigualdades do modo de produção capitalista.
Nesse sentido, partindo de uma compreensão de espaço social - produto e produtor de relações entre ser humano e natureza e relações sociais entre seres humanos - onde buscamos analisar os impactos gerados na esfera ambiental e como estes refletem de forma desigual no espaço. Aqui a natureza ganha um duplo sentido: ora é vista como solução, um recurso a ser consumido, transformado, incorporado ao capital como mercadoria; por outro lado, a natureza é vista como um problema, que impede o avanço do dito “progresso econômico”. Nos dois sentidos, o que pesa são os interesses político-econômicos daqueles que lucram com esse sistema. Na outra ponta do sistema, estão movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais, que têm suas distintas relações sociais e com a natureza negados e subjugados.
Desse modo, ao longo da XVI SAG 2022, organizada pelas e pelos estudantes do Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO), aprofundaremos este importante tema “recosturando” natureza e sociedade a partir de saberes tradicionais e de uma análise crítico-geográfica da realidade.
A XVI SAG acontecerá entre os dias 28 de novembro e 03 de dezembro de 2022. As inscrições podem ser realizadas logo abaixo e são certificadas com horas relativas à participação no evento. PARTICIPEM!