Programação
Evento 100% presencial
23/11 – QUINTA-FEIRA
Manhã
08h00 - Credenciamento
09h00 - Abertura do evento
10h00 - Palestra: Arquivamento da web e mídias sociais: repensando as estratégias de preservação com Jonas Ferrigolo Melo (Doutorando em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais - Universidade do Porto/Universidade de Aveiro - Portugal)
12h00 - Intervalo
Tarde
13h30 às 15h30 - Visita guiada no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (vagas limitadas - inscrições neste link)
13h30 às 15h30 - Apresentação de trabalhos
13h30 - Os Arquivos Pessoais do Padre João Alfredo Rohr juntos ao acervo do Museu Homem do Sambaqui. Fábio Israel Vieira de Campos, Vanessa Halmenschlager.
13h45 - A Preservação e Conservação na GEDOF da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins. Silvana Célida Corrêa Gonçalves.
14h00 - Arquivos permanentes: ações de conservação e preservação. André Luiz Fernandes da Silva, Luciane Paula Vital.
14h15 - Boletim do arquivo histórico de Joinville: do papel ao digital, a constituição de uma memória do patrimônio arquivístico. Giane Maria de Souza.
14h30 - Competência do Arquivista: Políticas arquivísticas no Sistema Penal e Socioeducativo. Larissa Duarte Neves, Eliana Maria dos Santos Bahia.
14h45 às 15h30 - Discussão das apresentações
16h00 às 18h00 - Minicurso: Elaboração de instrumentos de gestão de documentos e o processo de eliminação - Luiza Klueger (Presidente da AAESC) e Michelle Witkowski (Vice-Presidente da AAESC)
18h00 - Coffee Break
Noite
19h00 - Conferência Magistral: "Gerenciamento arquivístico e políticas públicas arquivísticas: elementos estratégicos para a boa governança nas instituições públicas" com Welder Silva (UFMG/ALMG)
24/11 - SEXTA-FEIRA
Manhã
08h00 às 10h00 - Fórum de Arquivos Municipais
08h00 - Abertura do Fórum de Arquivos Municipais - com a Coordenação do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC) e exibição de vídeo institucional
08h10 - Palestra: "Política de Gestão Documental" com a Gerência de Gestão Documental (GEDOC) do APESC
08h30 - Palestra: "Gestão de documentos intermediários e permanentes da Prefeitura de Palhoça"
09h00 - Palestra: "Acesso aos documentos digitalizados pela plataforma ATOM" com GERED/APESC
09h20 - Palestra: "Inventários: indexação de informações para pesquisa" com Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul Eugênio Victor Schmöckel
09h40 - Espaço para discussão.
10h00 - Café
10h30 - Palestra: "O futuro da gestão documental nos municípios: o protagonismo dos arquivos municipais na administração pública" com Thiago Nicodemo (Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo)
12h00 - Intervalo
Tarde
13h30 - Minicurso: "O processo de digitalização: procedimentos e técnicas", com Iuri Ianiski de Moura (UFSC), Camila Schwinden Lehmkuhl (UFSC/AAESC) e Marcos Castilho (Arquivotech)
16h00 - Assembleia final, aprovação das moções e entrega do Prêmio Walter Piazza
18h00 - Coffee Break - encerramento