O XV SIMPÓSIO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO e XIX SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, que tem como tema: “Perspectivas críticas em Educação: trabalho, formação e práticas docentes” aproxima e articula em um único evento as produções, práticas e saberes de estudantes da graduação e pós-graduação, bem como dos professores e pesquisadores que atuam nesses contextos formativos. Trata-se de um momento privilegiado no qual os estudantes poderão interagir compartilhando conhecimentos e experiências, os quais podem favorecer o interesse dos graduandos pela pós-graduação, numa continuidade do processo formativo, e dos pós-graduandos se aproximarem das compreensões sobre a formação inicial e a docência. Além disso, o evento constitui-se num espaço e momento singular para a aproximação com egressos no compartilhamento de suas trajetórias após a finalização do mestrado e/ou doutorado e para a produção de dados para o processo de autoavaliação do PPG-Educação.
Objetivos gerais do Evento:
· Ampliar as possibilidades de discussão, interação e conhecimento de estudantes, professores e pesquisadores a respeito do trabalho, formação e práticas docentes numa perspectiva crítica.
· Compartilhar, discutir e sistematizar experiências escolares e de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil com vistas a contribuir para uma visão mais ampla e profunda a respeito da formação de professores e de pesquisadores no país.
Em consonância com os objetivos, as atividades ocorrerão em forma de mesas redondas, rodas de conversa e sessões de apresentação de trabalhos, com plenárias para sistematização das discussões.
Objetivos específicos:
· Promover discussões sobre as pesquisas em andamento desenvolvidas pelo Programa da Pós-graduação em Educação com a comunidade acadêmica, perspectivando contribuir para o avanço das mesmas em termos teóricos e metodológicos.
· Socializar e discutir resultados finais, ou parciais, de pesquisas e atividades investigativas desenvolvidas por alunos de graduação em seus trabalhos de iniciação científica, conclusão de curso, estágio e residência, dentre outros.
· Compartilhar e discutir experiências de professoras da Educação Básica, a partir dos registros e relatos de suas práticas, estratégias formativas e condições de trabalho, de modo a suscitar aproximação entre agentes da universidade e da escola.