O Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC) propõe a realização do seu XV SEMINÁRIO DO GRUPO EDUCAÇÃO E PROCESSO CIVILIZADOR: “Diálogos com Norbert Elias – história, memória e formação docente” (ODS4). Nesta edição, além das parceria institucionais, também conta com a parceria do GEPEIND (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Infantil de Dourados), a fim de contribuir com o Projeto de Extensão “Formação docente em Educação Infantil” de forma a oferecer aos docentes das redes Estadual, Municipal e privada de Dourados, que participam do GEPEIND e do projeto, um espaço de diálogo sobre a importância da pesquisa e da Teoria dos Processos Civilizadores como aporte teórico/metodológico/prático na formação e relação dos docentes, bem como dialogar sobre possibilidades de aplicação da teoria do sociólogo na construção da identidade docente. O evento ocorrerá de forma presencial, no período noturno, com transmissão por plataformas digitas.
O objetivo geral é oferecer aos participantes apresentações de pesquisas/estudos desenvolvidos a partir da teoria eliasiana, que proporcionem aportes teóricos/práticos/metodológicos aos docentes e possibilitem aproximações com outros referenciais que embasam a construção da identidade docente e dialoguem com a prática educativa.
Os objetivos específicos são: propiciar apresentações, discussões e aprofundamentos teóricos e metodológicos acerca das diversas investigações realizadas com a teoria de Norbert Elias de modo especial no que diz respeito a formação de professores; proporcionar apresentações de pesquisas com outros referenciais teóricos, oportunizando aproximações entre os estudiosos de diferentes correntes epistemológicas; aprofundar o diálogo entre pesquisadores e professores das redes estadual e municipal de educação; e fomentar o intercâmbio de estudos e pesquisas locais, regionais e nacionais.
Para tanto, a programação será composta por três Mesas com apresentações de diferentes pesquisadoras/es de diferentes universidades (Unicamp, UFGD, UEMS e UFMS). Neste cenário, a expectativa é que o Evento constitua espaço de diálogo e momentos de aprendizados.