O Campus VIII/Marabá, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem realizado, todos os anos, o evento denominado Semana Acadêmica que dialoga com a missão institucional que é “produzir e difundir conhecimentos e formar profissionais éticos, com responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável da Amazônia". Neste ano, a Semana Acadêmica será a décima quinta edição, a qual versará sobre a sociobiodiversidade e a ciência, cujo título é “sociobiodiversidade e ciência: debates e perspectivas no ensino superior no sudeste paraense”.
Com relação a esta temática é importante frisar que a Amazônia é conhecida por sua diversidade biológica. Mas associado à diversidade biológica encontra-se uma rica diversidade cultural, formada por inúmeros povos indígenas, como os Mebêngôkre-Kayapó, Asuriní, Awaeté-Parakanã, Suruí-Aikewara, etc., e comunidades tradicionais, como os quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, entre outros, detentores de saberes ancestrais sobre a flora e a fauna, que lutam cotidianamente pela preservação da floresta, das águas, de seus territórios e de suas culturas.
Debater essas questões, incluindo os impactos socioambientais provocados pelas ações humanas, as desigualdades sociais e econômicas, as políticas públicas, entre outros, que na maioria das vezes acarretam problemas até mesmo irreversíveis à sociobiodiversidade é papel da ciência e da Universidade no sudeste do Pará.
Por esta razão, a programação da Semana Acadêmica conta com diferentes atividades interdisciplinares, visando atender as áreas dos cursos ofertados no Campus VIII/Marabá, com a presença de profissionais renomados da UEPA, mas também de outras instituições de ensino superior, de instituições de pesquisa e de prestação de serviços de extensão, de entidades e de movimentos sociais do sudeste paraense. Este evento conta ainda com a participação de estudantes e professores da educação básica. Ou seja, acreditamos que esse evento poderá ser um espaço, efetivo, de debates e de levantamento de perspectivas sobre as problemáticas em torno da sociobiodiversidade na Amazônia, especialmente do papel da ciência e da universidade nestas questões.