XV EPEM – ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

XV EPEM – ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

presencial UNESP - Guaratinguetá - Guaratinguetá - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o evento

O Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) é organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo (SBEM-SP), como uma oportunidade de promover o diálogo entre pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e professores do Ensino Superior e da Educação Básica.

Historicamente, o EPEM é um evento itinerante que percorre as cidades do estado de São Paulo, e conta sempre com uma instituição de ensino superior local como instituição parceira da SBEM-SP e promotora do evento. O EPEM começou sendo realizado a cada dois anos, e depois de algumas edições passou a ser realizado a cada três anos, periodicidade que é adotada atualmente. 

O I EPEM, realizado na cidade de Campinas, em 1989, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas, marcou uma nova etapa de pesquisas na área da Educação Matemática, tanto no estado de São Paulo quanto no Brasil. Em 1991 foi realizado o II EPEM, na cidade de São Paulo, nas dependências da Universidade de São Paulo – USP. Em 1993 a UNESP de Bauru foi a sede do III EPEM, e no ano de 1996 a PUC/SP, localizada na cidade de São Paulo, foi a universidade escolhida para sediar o IV EPEM. Em 1998 a UNESP de São José do Rio Preto foi quem realizou o V EPEM, e a cidade de Catanduva, em 2001, representada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior, foi a cidade de realização do VI EPEM. Em 2004, novamente na USP, na cidade de São Paulo, foi realizado o VII EPEM, e a cidade de São Paulo também foi palco da realização do VIII EPEM, que ocorreu em 2006, na Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL. Em 2008 foi a vez da UNESP de Bauru realizar um EPEM pela segunda vez; lá foi realizado o IX EPEM. 

Em 2010, pela primeira vez, a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar ficou responsável por uma edição do EPEM, e lá, então, foi realizado o X EPEM. O XI EPEM, realizado em 2012, também ficou sob a responsabilidade de uma instituição que já havia sido palco de uma edição anterior: a UNESP de São José do Rio Preto. O XII EPEM, realizado pela primeira vez nas dependências de um Instituto Federal de São Paulo,  foi realizado em 2014, na cidade de Birigui. Após passar por diversas instituições pelas cidades do interior de São Paulo, em 2017 o EPEM retornou para a cidade de  São Paulo e, assim, o XIII EPEM foi realizado na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. 

Em 2020, em tempos de isolamento social, e de uma pandemia ainda fora de controle, a adoção de um formato remoto para a realização do evento se tornou a única possibilidade de realizá-lo naquele ano. Sendo assim, o XIV EPEM foi realizado em 2020, nos dias 23 e 24 de outubro, em um formato on-line, com a colaboração da Universidade Federal do ABC - UFABC.

Em 2023, o XV EPEM será realizado na UNESP/Guaratinguetá, estabelecendo o retorno ao encontro presencial da comunidade de Educação Matemática Paulista. O Evento ocorrerá no período de 28 a 30 de abril de 2023. Para este ano, a Comissão Científica apresenta a temática “Educação Matemática nos contextos pandêmicos e reformistas: enfrentamentos e indagações”.


Sejam bem-vindos e bem-vindas ao XV EPEM!

SBEM-SP

Diretoria Regional

Sobre a apresentação de trabalhos

1. As datas, os horários e as salas dos trabalhos aprovados nas modalidades: Comunicação Científica, Relato de Experiência, Minicurso e Pôster podem ser localizados na Área do Participante > Apresentação de trabalhos.

 

2. Comunicação Científica e Relato de Experiência

a) cada trabalho deve ser apresentado em até 15 minutos.

b) o(a) coordenador(a) da sala organizará a discussão dos trabalhos no período restante.

c) a sala terá um projetor. O apresentador(a) deve levar seu computador para apresentação.

 

3. Minicursos

a) os materiais a serem usados nos minicursos são de responsabilidade dos(as) autores(as).

b) é necessário que os (as) participantes possuam seu próprio notebook.



Será disponibilizada rede Wifi no local do evento.

 

Inscrições

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Atividades

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Certificados e Anais do Evento

1. Os inscritos no evento receberão um certificado de participação de 30 horas.

2. Os certificados de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados em até 5 dias úteis após o evento.

3. Os Anais serão disponibilizados até 30/10/2023.

Palestrantes

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Submissões

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Orientações e Templates para Submissão de Trabalhos

1 – Leia atentamente as ementas dos Eixos para saber em qual o seu trabalho se vincula. É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um eixo, no entanto, opte por apenas um.

2 – Para submeter o trabalho é necessário que os autores e coautores tenham feito a inscrição e o pagamento da taxa.

3 – Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido. O pagamento é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir as conferências, as mesas redondas e os minicursos, submeter trabalho para ser avaliado e, sendo aceito, ser apresentado e publicado nos anais do XV EPEM.

4 – Serão aceitos no máximo 5 (cinco) trabalhos por participante, seja como autor ou coautor.

5 –Todos os autores e coautores devem ser inseridos/cadastrados no ato de submissão do trabalho no sistema.

6 – Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Pareceristas do XV EPEM, a qual utilizará os critérios estabelecidos para a avaliação para analisar os trabalhos submetidos.

7 – É prerrogativa dos Coordenadores de Eixo deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem as características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.

8 – Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas nos Templates.

9 – Muita atenção no momento de anexar o texto: o arquivo a ser submetido não deve ser superior a 10Mb; é necessário anexar apenas a versão não identificada. Se estiver identificada, o parecerista poderá reprovar o trabalho.

10 – Clique aqui para visualizar os critérios a serem utilizados na avaliação dos trabalhos submetidos ao XV EPEM.

11 – Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados no evento, e apenas os trabalhos que forem apresentados constarão nos Anais do XV EPEM.

12 – Após submeter seu trabalho você irá receber um e-mail confirmando o recebimento. Caso não o receba, entre em contato pelo e-mail: trabalhos.epem.2023@gmail.com

 

O  XV EPEM aceita a submissão de trabalhos nas seguintes modalidades:


COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)

O texto da modalidade COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA deverá apresentar resultados finais de pesquisas científicas na área da Educação Matemática, podendo ser uma pesquisa de natureza teórica ou empírica.

Texto: Mínimo de 8 páginas e máximo de 12 páginas, do título às referências.


Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do texto de Comunicação Científica, já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template, respeitando a formatação descrita.


RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)

O texto da modalidade RELATO DE EXPERIÊNCIA deverá trazer uma apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações que versem sobre Educação Matemática, como, por exemplo, uma prática de sala de aula, de formação de professores ou de desenvolvimento de produtos.

Texto: Mínimo de 6 e máximo de 10 páginas, do título às referências.


Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do texto de Relato de Experiência, já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template, respeitando a formatação descrita.

 

PÔSTER (PO)

O texto da modalidade PÔSTER deverá apresentar resultados parciais ou finais de pesquisas científicas na área da Educação Matemática, podendo ser uma pesquisa de natureza teórica ou empírica.

Texto: Mínimo de 6 páginas e máximo de 8 páginas, do título às referências.


O pôster deverá ser confeccionado com dimensões 90 cm por 120 cm e deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos participantes.


Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do texto de Pôster, já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template, respeitando a formatação descrita.

 

MINICURSO (MC)

 Apresentação reflexiva de uma tarefa ou conjunto de tarefas que versem sobre conteúdos matemáticos envolvendo diferentes recursos voltados para a prática de sala de aula, de formação de professores ou da elaboração de materiais didáticos.

Texto: Mínimo de 8 e máximo de 12 páginas, do título às referências.


Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do texto de Minicurso, já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template, respeitando a formatação descrita.


EIXOS TEMÁTICOS


Os trabalhos submetidos deverão ser indicados, no ato da submissão, para um dos Eixos Temáticos abaixo descritos: 

  

Eixo 01: Currículo e práticas escolares para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Coordenação: 

Edda Curi (UNICSUL)

Klinger Teodoro Ciríaco (UFSCar)

Ementa: Este eixo destina-se aos estudos e experiências que abordam, nos contextos da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o uso de diferentes recursos didáticos na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico, tais como jogos, recursos lúdicos, materiais impressos (livros didáticos ou paradidáticos, materiais didáticos institucionais, entre outros), materiais manipuláveis, materiais produzidos para atividades em laboratórios  e demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática por professores e estudantes dos diferentes níveis e modalidades de ensino.

 


Eixo 02: Currículo e práticas escolares para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Coordenação: 

Norma Suely Gomes Allevato (UNICSUL)

Rúbia Barcelos Amaral (UNESP/Rio Claro)

Ementa: Este eixo destina-se aos estudos e experiências que abordam, no contexto dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o uso de diferentes recursos didáticos na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico, tais como jogos, recursos lúdicos, materiais impressos (livros didáticos ou paradidáticos, materiais didáticos institucionais, entre outros), materiais manipuláveis, materiais produzidos para atividades em laboratórios  e demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática por professores e estudantes dos diferentes níveis e modalidades de ensino.


 

Eixo 03: Tecnologias Digitais em Educação Matemática

Coordenação: 

Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (IFSP, campus Hortolândia)

Ementa: Este eixo tem como foco a discussão acerca tanto de temas relacionados ao uso de tecnologias na Educação Matemática quanto aos temas relacionados à Educação a Distância, contemplando, assim: (i) trabalhos que se referem ao uso de tecnologias digitais em processos de formação inicial de professores que ensinam matemática, nas modalidades presencial, a distância e híbrida; (ii) trabalhos que se referem ao uso de tecnologias digitais em ações de formação continuada com professores que ensinam matemática, nas modalidades presencial, a distância e híbrida; (iii) trabalhos que abordem o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática na Educação Básica ou no Ensino Superior; (iv) trabalhos que abordem o uso das tecnologias digitais articulado a outros enfoques pedagógicos, como a Modelagem Matemática, a Etnomatemática, o desenvolvimento de projetos, entre outros.



Eixo 04: Educação Inclusiva

Coordenação: 

Ana Lúcia Manrique (PUC/São Paulo)

Priscila Coelho Lima (IFSP, campus São José dos Campos)

Ementa: Este eixo destina-se aos trabalhos que problematizam questões relacionadas à educação inclusiva, de forma a contemplar discussões que destaquem: (i) os estudos associados aos processos de aprendizagem matemática daqueles historicamente marginalizados no contexto escolar; (ii) as reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; (iii) as implicações de uma educação inclusiva para o currículo e para a avaliação; (iv) o desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, equidade e justiça social; (v) as políticas públicas voltadas para uma educação inclusiva.

 

 

Eixo 05: Formação de professores que ensinam matemática: Políticas Públicas nos processos de formação. 

Coordenação:

Carmen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCAR)

Maria Raquel Miotto Morelatti (UNESP/Pres. Prudente)

Patrícia Rosana Linardi (UNIFESP)

Ementa: Esse eixo contempla as discussões acerca das políticas públicas que subsidiam a formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), considerando trabalhos desenvolvidos no âmbito tanto da formação inicial quanto da formação continuada desses profissionais. Nesse sentido, contempla cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática, nas modalidades presencial e a distância. As temáticas relacionadas a esse eixo contemplam: (i) as construções curriculares; (ii) as políticas que articulam discussões entorno do  estágio supervisionado; (iii) a formação específica e a formação didático-pedagógica do professor (iv) as práticas formativas e as práticas profissionais; (v) as experiências de formação vinculadas tanto a programas vinculados à políticas de formação de professores, como o PIBID e a Residência Pedagógica.

 

 

Eixo 06: Formação de professores que ensinam matemática: Contextos investigativos

Coordenação: 

Adair Mendes Nacarato (USF)

Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC)

Armando Traldi Júnior (IFSP, campus São Paulo)

Ementa: Neste eixo são contempladas as pesquisas que analisam, discutem e problematizam a Formação Inicial e Continuada de professores nas diferentes etapas e modalidades de Educação Básica, em diferentes espaços formativos. Os trabalhos enviados a este eixo podem ter como pressupostos distintas e plurais concepções pedagógicas, em consonância com perspectivas inclusivas e democráticas, sempre em defesa da educação pública de qualidade e do direito à educação para todos. As seguintes temáticas são esperadas para este eixo: desenvolvimento profissional, identidade profissional, agência profissional, aprendizagem docente, pesquisa da própria prática, pesquisa (com)narrativa, saberes profissionais, comunidades de investigação, grupos colaborativos e outros espaços formativos. 

 

 

Eixo 07: História da Educação Matemática 

Coordenação:

Bruna Lima Ramos Giusti (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Maria Célia Leme da Silva (UNIFESP, campus Diadema)

Ementa: Este eixo aborda os trabalhos que tratam, do ponto de vista historiográfico: (i) o ensino de matemática na escolarização formal/regular, em seus distintos níveis; (ii) o ensino de matemática em espaços não-formais; (iii) o ensino de matemática em modalidades educativas específicas, como o ensino técnico, a educação de jovens e adultos, a educação indígena, a educação de comunidades campesinas, entre outros.; (iv) os artefatos didáticos, como por exemplo, as legislações específicas, as diretrizes curriculares, os livros didáticos, os manuais, os cadernos, e os materiais de apoio didático relacionados e/ou voltados ao ensino de matemática. 

 

 

Eixo 08: Educação Estatística e Educação Financeira

Coordenação: 

Celi Espasandin Lopes (PUC/Campinas)

Celso Ribeiro Campos (PUC/São Paulo)

Ementa: Este eixo contempla as discussões sobre estudos, pesquisas e práticas educativas relacionadas ao ensino de combinatória, probabilidade e estatística, bem como sobre os Temas Contemporâneos Transversais da macroárea de Economia da BNCC, a qual inclui a Educação Financeira e a Educação Fiscal. A abordagem envolve a produção científica e a produção docente, assim como, a elaboração de materiais didáticos e tecnológicos relacionados à Educação Estatística e à Educação Financeira na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e no Ensino Superior.  

 


Eixo 09: Educação Matemática Crítica, Etnomatemática e Cultura

Coordenação: 

Cristiane Coppe de Oliveira (UFU/ FEUSP)

Raquel Milani (USP)

Ementa: Este eixo refere-se aos trabalhos que tratam: (i) da Etnomatemática e as problematizações que envolvem seus desafios teóricos e pedagógicos; (ii) da Etnomatemática e a Educação; (iii) da Etnomatemática e das Relações entre tendências da Educação Matemática; (iii) da Etnomatemática e a Educação para Inclusão; (iv) da Etnomatemática e os movimentos sociais, culturais e religiosos; (v) preocupações teóricas da Educação Matemática Crítica e (vi) implicações dessas preocupações na Educação Básica e na formação de professores.

 

 

Eixo 10: Filosofia da Educação Matemática

Coordenação: 
Rosa Monteiro Paulo (UNESP/Guaratinguetá)  

Virgínia Cardia Cardoso (UFABC)

Ementa:  No Eixo Filosofia da Educação Matemática pretende-se discutir trabalhos sobre a natureza do conhecimento matemático, a relação da matemática com a sociedade, conhecimentos matemáticos constituídos pelos estudantes e pelos professores; significados sobre metodologia de ensino para a construção do conhecimento matemático e para a aprendizagem matemática. Reflexões sobre os processos de ensinar e de aprender matemática. 

 

 

Eixo 11: Educação Matemática em Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelados 

Coordenação: 

Barbara Lutaif Bianchini (PUC/SP)

Gabriel Loureiro de Lima (PUC/SP) 

Ementa: investigações acerca dos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática em cursos do ensino superior, oportunizando reflexões relativas: à formação matemática proporcionada aos futuros profissionais em seus cursos de graduação, às estratégias empregadas pelos docentes, aos aspectos epistemológicos atinentes aos conteúdos matemáticos usualmente abordados nos Cursos Superiores de Tecnologia e nos Bacharelados e às relações entre o Pensamento Matemático Avançado e o Pensamento Matemático Elementar. 

 


Eixo 12: Modelagem em Educação Matemática

Coordenação:
Ademir Donizeti Caldeira (UFSCAR)

Ana Paula dos Santos Malheiros (UNESP/Rio Claro)

Ementa: Este eixo contempla os trabalhos acerca da Modelagem matemática no campo da Educação Matemática, considerando as discussões nos diferentes níveis de escolaridade e modalidades de ensino.

 

 

Eixo 13: Formação e divulgação científica - Feiras de Matemática e Espaços não formais de ensino e de aprendizagem

Coordenação: 

Ana Paula Ximenes Flores (IFSP, campus Guarulhos) 

Elisangela Pavanelo (UNESP/Guaratinguetá)

Ementa:  As Feiras de Matemática são espaços de troca, democráticos e colaborativos. Democrático porque é aberto para a participação de todos os agentes da Educação Básica (alunos, gestores, professores), envolve alunos do Ensino Superior e, também, a comunidade local. Colaborativo porque independente do papel que os sujeitos desempenham, não se pressupõem hierarquias e todos compartilham conhecimentos. Consideramos as Feiras de Matemática como processos formativos, educativos, científicos e culturais. Nesse Eixo esperamos receber trabalhos sobre as vivências, história e processos de gestão, de orientação e de avaliação de Feiras de Matemática.

Lançamento de Livros

Para realizar o lançamento de livros no XV EPEM, envie as seguintes informações para o e-mail: trabalhos.epem.2023@gmail.com

- Nome do Livro

- Autor(es)

- Editora

- Ano de Publicação

- Link de divulgação                                               

                                                                 Iremos retornar sua mensagem via e-mail.

Coordenação do XV EPEM

Coordenação Geral do XV EPEM

 

Elisangela Pavanelo – UNESP - Guaratinguetá

Rogério Marques Ribeiro – IFSP/Campus Guarulhos

 

Comissão Organizadora do XV EPEM

 

Alexandre Marcos Lourenço Barbosa – Rede Estadual-Guaratinguetá

Ana Beatriz de Souza Prado – UNESP-Guaratinguetá

Ana Carolina Mendonça Carvalho – UNESP-Guaratinguetá

Ana Paula Marins Chiaradia – UNESP-Guaratinguetá

Ana Paula Ximenes Flores – IFSP-Guarulhos

Antonio Carlos de Souza – UNESP-Guaratinguetá

Beatriz Gianne Gomes de Oliveira – UNESP-Guaratinguetá

Caio Augusto Maciel Paes – UNESP-Guaratinguetá

Daniela Cardoso Mourão – UNESP-Guaratinguetá

Dante Henrique Salgado Ferreira – UNESP-Guaratinguetá

Evonir Albrecht – UFABC

Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes – IFSP-São José dos Campos

Flavia Naiara dos Santos Zacarias – UNESP-Guaratinguetá

Guilherme Corrêa de Melo – UNESP-Guaratinguetá

Guilherme Souza Silva – UNESP-Guaratinguetá

José Ricardo de Rezende Zeni – UNESP-Guaratinguetá

Laura Victória Silva Jardim Melo – UNESP-Guaratinguetá

Luciane de Fátima Bertini – UNIFESP

Marcos Antonio Pereira – UNESP-Guaratinguetá

Maria Eduarda Faria de Morais – UNESP-Guaratinguetá

Priscila Coelho Lima – IFSP-São José dos Campos

Vivian Martins Gomes – UNESP-Guaratinguetá

Comissão Científica do XV EPEM

Coordenação

 

Ênio Freire de Paula (IFSP, campus Presidente Epitácio)

Vinícius Pazuch (UFABC)

 

Membros

 

Antonio Carlos de Souza (UNESP/Guaratinguetá)

Ana Lúcia Manrique (PUC-SP)

Armando Traldi Júnior (IFSP, campus São Paulo)

Celi Aparecida Espasandin Lopes (PUC-Campinas)

Raquel Milani (USP)

Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo

Membros da Diretoria

 

Diretor Regional: Rogério Marques Ribeiro

Primeiro Secretário: Vinícius Pazuch

Segunda Secretária: Ana Paula Ximenes Flores

Terceira Secretária: Luciane de Fatima Bertini

Primeira Tesoureira: Elisangela Pavanelo 

UNESP - Guaratinguetá

Hotéis Parceiros

Para ter acesso ao desconto, as reservas devem ser feitas diretamente com o hotel, se identificando como participante inscrito no evento.

Kafé Hotel, 10% de desconto.
As reservas deverão ser feitas via Whatsapp, ( 12) 9979 5807, pelo telefone Fixo: (12) 3128 2600, ou pelo email: kafehotel@kafehotel.com.br.oc


Hotel IBIS, 15% de desconto. As reservas deverão ser feitas via Telefone: (12)2131-9600.


Hotel Lotus, 10% de desconto. As reservas deverão ser feitas via telefones ou WatsApp indicados.





Hotel Rohedama, 10% de desconto. As reservas deverão ser feitas via e-mail: atendimento@hotelrohedama.com.br ,
WatsApp: (12) 99682-9303 ou telefone: (12) 3132-5623

Confraternização

Olá pessoal!

Reserve seu convite para a confraternização do XV EPEM.

Não fique de fora!!!

                                                     

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