Orientações e Templates para Submissão de Trabalhos
1 – Leia atentamente as ementas dos Eixos para saber em qual o seu trabalho se vincula. É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um eixo, no entanto, opte por apenas um.
2 – Para submeter o trabalho é necessário que os autores e coautores tenham feito a inscrição e o pagamento da taxa.
3 – Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido. O pagamento é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir as conferências, as mesas redondas e os minicursos, submeter trabalho para ser avaliado e, sendo aceito, ser apresentado e publicado nos anais do XV EPEM.
4 – Serão aceitos no máximo 5 (cinco) trabalhos por participante, seja como autor ou coautor.
5 –Todos os autores e coautores devem ser inseridos/cadastrados no ato de submissão do trabalho no sistema.
6 – Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Pareceristas do XV EPEM, a qual utilizará os critérios estabelecidos para a avaliação para analisar os trabalhos submetidos.
7 – É prerrogativa dos Coordenadores de Eixo deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem as características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.
8 – Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas nos Templates.
9 – Muita atenção no momento de anexar o texto: o arquivo a ser submetido não deve ser superior a 10Mb; é necessário anexar apenas a versão não identificada. Se estiver identificada, o parecerista poderá reprovar o trabalho.
10 – Clique aqui para visualizar os critérios a serem utilizados na avaliação dos trabalhos submetidos ao XV EPEM.
11 – Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados no evento, e apenas os trabalhos que forem apresentados constarão nos Anais do XV EPEM.
12 – Após submeter seu trabalho você irá receber um e-mail confirmando o recebimento. Caso não o receba, entre em contato pelo e-mail: trabalhos.epem.2023@gmail.com
O XV EPEM aceita a submissão de trabalhos nas seguintes modalidades:
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)
O texto da modalidade COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA deverá apresentar resultados finais de pesquisas científicas na área da Educação Matemática, podendo ser uma pesquisa de natureza teórica ou empírica.
Texto: Mínimo de 8 páginas e máximo de 12 páginas, do título às referências.
Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do texto de Comunicação Científica, já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template, respeitando a formatação descrita.
RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)
O texto da modalidade RELATO DE EXPERIÊNCIA deverá trazer uma apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações que versem sobre Educação Matemática, como, por exemplo, uma prática de sala de aula, de formação de professores ou de desenvolvimento de produtos.
Texto: Mínimo de 6 e máximo de 10 páginas, do título às referências.
Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do texto de Relato de Experiência, já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template, respeitando a formatação descrita.
PÔSTER (PO)
O texto da modalidade PÔSTER deverá apresentar resultados parciais ou finais de pesquisas científicas na área da Educação Matemática, podendo ser uma pesquisa de natureza teórica ou empírica.
Texto: Mínimo de 6 páginas e máximo de 8 páginas, do título às referências.
O pôster deverá ser confeccionado com dimensões 90 cm por 120 cm e deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos participantes.
Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do texto de Pôster, já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template, respeitando a formatação descrita.
MINICURSO (MC)
Apresentação reflexiva de uma tarefa ou conjunto de tarefas que versem sobre conteúdos matemáticos envolvendo diferentes recursos voltados para a prática de sala de aula, de formação de professores ou da elaboração de materiais didáticos.
Texto: Mínimo de 8 e máximo de 12 páginas, do título às referências.
Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do texto de Minicurso, já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template, respeitando a formatação descrita.
EIXOS TEMÁTICOS
Os trabalhos submetidos deverão ser indicados, no ato da submissão, para
um dos Eixos Temáticos abaixo descritos:
Eixo 01: Currículo e práticas escolares
para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Coordenação:
Edda Curi (UNICSUL)
Klinger Teodoro Ciríaco (UFSCar)
Ementa: Este eixo destina-se
aos estudos e experiências que abordam, nos contextos da Educação Infantil ou
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o uso de diferentes recursos didáticos
na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico, tais como jogos,
recursos lúdicos, materiais impressos (livros didáticos ou paradidáticos, materiais
didáticos institucionais, entre outros), materiais manipuláveis, materiais
produzidos para atividades em laboratórios e demais recursos utilizados
no processo de ensino e de aprendizagem da matemática por professores e
estudantes dos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Eixo 02: Currículo e práticas escolares
para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Coordenação:
Norma Suely Gomes Allevato (UNICSUL)
Rúbia Barcelos Amaral (UNESP/Rio Claro)
Ementa: Este eixo
destina-se aos estudos e experiências que abordam, no contexto dos Anos Finais
do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o uso de diferentes recursos
didáticos na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico, tais como
jogos, recursos lúdicos, materiais impressos (livros didáticos ou
paradidáticos, materiais didáticos institucionais, entre outros), materiais
manipuláveis, materiais produzidos para atividades em laboratórios e
demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da
matemática por professores e estudantes dos diferentes níveis e modalidades de
ensino.
Eixo 03: Tecnologias Digitais em
Educação Matemática
Coordenação:
Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros
(IFSP, campus Hortolândia)
Ementa: Este eixo tem como
foco a discussão acerca tanto de temas relacionados ao uso de tecnologias na
Educação Matemática quanto aos temas relacionados à Educação a Distância,
contemplando, assim: (i) trabalhos que se referem ao uso de tecnologias
digitais em processos de formação inicial de professores que ensinam
matemática, nas modalidades presencial, a distância e híbrida; (ii) trabalhos
que se referem ao uso de tecnologias digitais em ações de formação continuada
com professores que ensinam matemática, nas modalidades presencial, a distância
e híbrida; (iii) trabalhos que abordem o uso de tecnologias digitais nos
processos de ensino e de aprendizagem da matemática na Educação Básica ou no
Ensino Superior; (iv) trabalhos que abordem o uso das tecnologias digitais
articulado a outros enfoques pedagógicos, como a Modelagem Matemática, a
Etnomatemática, o desenvolvimento de projetos, entre outros.
Eixo 04: Educação Inclusiva
Coordenação:
Ana Lúcia Manrique (PUC/São Paulo)
Priscila Coelho Lima (IFSP, campus São
José dos Campos)
Ementa: Este eixo
destina-se aos trabalhos que problematizam questões relacionadas à educação
inclusiva, de forma a contemplar discussões que destaquem: (i) os estudos
associados aos processos de aprendizagem matemática daqueles historicamente
marginalizados no contexto escolar; (ii) as reflexões sobre as demandas
associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; (iii) as implicações de
uma educação inclusiva para o currículo e para a avaliação; (iv) o
desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de
conceitos como, deficiência, diferença, equidade e justiça social; (v) as
políticas públicas voltadas para uma educação inclusiva.
Eixo 05: Formação de professores que
ensinam matemática: Políticas Públicas nos processos de formação.
Coordenação:
Carmen Lúcia Brancaglion Passos
(UFSCAR)
Maria Raquel Miotto Morelatti
(UNESP/Pres. Prudente)
Patrícia Rosana Linardi (UNIFESP)
Ementa: Esse eixo contempla
as discussões acerca das políticas públicas que subsidiam a formação de
professores que ensinam matemática na Educação Básica (Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Ensino Médio), considerando trabalhos desenvolvidos no
âmbito tanto da formação inicial quanto da formação continuada desses
profissionais. Nesse sentido, contempla cursos de Licenciatura em Pedagogia e
em Matemática, nas modalidades presencial e a distância. As temáticas
relacionadas a esse eixo contemplam: (i) as construções curriculares; (ii) as
políticas que articulam discussões entorno do estágio supervisionado;
(iii) a formação específica e a formação didático-pedagógica do professor (iv)
as práticas formativas e as práticas profissionais; (v) as experiências de
formação vinculadas tanto a programas vinculados à políticas de formação de
professores, como o PIBID e a Residência Pedagógica.
Eixo 06: Formação de professores que
ensinam matemática: Contextos investigativos
Coordenação:
Adair Mendes Nacarato (USF)
Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC)
Armando Traldi Júnior (IFSP, campus São
Paulo)
Ementa: Neste eixo são
contempladas as pesquisas que analisam, discutem e problematizam a Formação
Inicial e Continuada de professores nas diferentes etapas e modalidades de
Educação Básica, em diferentes espaços formativos. Os trabalhos enviados a este
eixo podem ter como pressupostos distintas e plurais concepções pedagógicas, em
consonância com perspectivas inclusivas e democráticas, sempre em defesa da
educação pública de qualidade e do direito à educação para todos. As seguintes
temáticas são esperadas para este eixo: desenvolvimento profissional,
identidade profissional, agência profissional, aprendizagem docente, pesquisa
da própria prática, pesquisa (com)narrativa, saberes profissionais, comunidades
de investigação, grupos colaborativos e outros espaços formativos.
Eixo 07: História da Educação
Matemática
Coordenação:
Bruna Lima Ramos Giusti (Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo)
Maria Célia Leme da Silva (UNIFESP, campus
Diadema)
Ementa: Este eixo aborda os
trabalhos que tratam, do ponto de vista historiográfico: (i) o ensino de
matemática na escolarização formal/regular, em seus distintos níveis; (ii) o
ensino de matemática em espaços não-formais; (iii) o ensino de matemática em
modalidades educativas específicas, como o ensino técnico, a educação de jovens
e adultos, a educação indígena, a educação de comunidades campesinas, entre
outros.; (iv) os artefatos didáticos, como por exemplo, as legislações
específicas, as diretrizes curriculares, os livros didáticos, os manuais, os
cadernos, e os materiais de apoio didático relacionados e/ou voltados ao ensino
de matemática.
Eixo 08: Educação Estatística e Educação Financeira
Coordenação:
Celi Espasandin Lopes (PUC/Campinas)
Celso Ribeiro Campos (PUC/São Paulo)
Ementa: Este eixo contempla
as discussões sobre estudos, pesquisas e práticas educativas relacionadas ao
ensino de combinatória, probabilidade e estatística, bem como sobre os Temas
Contemporâneos Transversais da macroárea de Economia da BNCC, a qual inclui a
Educação Financeira e a Educação Fiscal. A abordagem envolve a produção
científica e a produção docente, assim como, a elaboração de materiais
didáticos e tecnológicos relacionados à Educação Estatística e à Educação
Financeira na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino
Médio) e no Ensino Superior.
Eixo 09: Educação Matemática Crítica, Etnomatemática e Cultura
Coordenação:
Cristiane Coppe de Oliveira (UFU/ FEUSP)
Raquel Milani (USP)
Ementa: Este eixo refere-se
aos trabalhos que tratam: (i) da Etnomatemática e as problematizações que
envolvem seus desafios teóricos e pedagógicos; (ii) da Etnomatemática e a
Educação; (iii) da Etnomatemática e das Relações entre tendências da Educação
Matemática; (iii) da Etnomatemática e a Educação para Inclusão; (iv) da
Etnomatemática e os movimentos sociais, culturais e religiosos; (v) preocupações teóricas da Educação Matemática Crítica e (vi) implicações dessas preocupações na Educação Básica e na formação de professores.
Eixo 10: Filosofia da Educação
Matemática
Coordenação:
Rosa Monteiro Paulo (UNESP/Guaratinguetá)
Virgínia Cardia Cardoso (UFABC)
Ementa: No Eixo
Filosofia da Educação Matemática pretende-se discutir trabalhos sobre a
natureza do conhecimento matemático, a relação da matemática com a sociedade,
conhecimentos matemáticos constituídos pelos estudantes e pelos professores;
significados sobre metodologia de ensino para a construção do conhecimento
matemático e para a aprendizagem matemática. Reflexões sobre os processos de
ensinar e de aprender matemática.
Eixo 11: Educação Matemática
em Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelados
Coordenação:
Barbara Lutaif Bianchini (PUC/SP)
Gabriel Loureiro de Lima (PUC/SP)
Ementa: investigações acerca
dos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática em cursos do ensino
superior, oportunizando reflexões relativas: à formação matemática
proporcionada aos futuros profissionais em seus cursos de graduação, às
estratégias empregadas pelos docentes, aos aspectos epistemológicos atinentes
aos conteúdos matemáticos usualmente abordados nos Cursos Superiores de
Tecnologia e nos Bacharelados e às relações entre o Pensamento Matemático
Avançado e o Pensamento Matemático Elementar.
Eixo 12: Modelagem em Educação Matemática
Coordenação:
Ademir Donizeti Caldeira (UFSCAR)
Ana Paula dos Santos Malheiros
(UNESP/Rio Claro)
Ementa: Este eixo contempla
os trabalhos acerca da Modelagem matemática no campo da Educação Matemática,
considerando as discussões nos diferentes níveis de escolaridade e modalidades
de ensino.
Eixo 13: Formação e divulgação
científica - Feiras de Matemática e Espaços não formais de ensino e de
aprendizagem
Coordenação:
Ana Paula Ximenes Flores (IFSP, campus
Guarulhos)
Elisangela Pavanelo
(UNESP/Guaratinguetá)
Ementa: As Feiras de Matemática são espaços de troca, democráticos e
colaborativos. Democrático porque é aberto para a participação de todos os
agentes da Educação Básica (alunos, gestores, professores), envolve alunos do
Ensino Superior e, também, a comunidade local. Colaborativo porque independente
do papel que os sujeitos desempenham, não se pressupõem hierarquias e todos
compartilham conhecimentos. Consideramos as Feiras de Matemática como processos
formativos, educativos, científicos e culturais. Nesse Eixo esperamos receber
trabalhos sobre as vivências, história e processos de gestão, de orientação e
de avaliação de Feiras de Matemática.