XV Encontro Gaúcho de Educação Matemática

XV Encontro Gaúcho de Educação Matemática

presencial Universidade Federal do Pampa - Bagé - Rio Grande do Sul - Brasil

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Sobre o XV - EGEM

XV Encontro Gaúcho de Educação Matemática

– EGEM –

Data: 17 a 19 de setembro de 2024

Local: Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé


O Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) é um evento organizado a cada três anos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/RS) em parceria com uma instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Os encontros gaúchos ocorrem desde o ano de 1989, sendo o primeiro na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e o último, no ano de 2018, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Neste ano de 2024, o evento será promovido pela Regional RS da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e organizado pelo Curso de Matemática - Licenciatura, do Campus Bagé da UNIPAMPA. O XV EGEM tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) – mestrado acadêmico.

A temática proposta para o XV EGEM é "Matemática em Rede: conectando desafios e inovações", em linha com os desafios contemporâneos enfrentados pela educação matemática. Esse tema visa explorar a interconexão entre os desafios emergentes na era digital e as inovações pedagógicas que surgem no contexto da Educação Matemática, destacando a importância das redes colaborativas e da tecnologia na promoção do ensino e da aprendizagem da matemática.

Esperamos que o XV EGEM proporcione um espaço enriquecedor para licenciandos, professores das escolas e demais instituições de ensino, alunos de pós-graduação, pesquisadores e todos os interessados na Educação Matemática discutirem e compartilharem suas experiências, práticas e perspectivas. Contamos com a participação de todos para enriquecer ainda mais este importante evento.


Para saber mais sobre o evento visite nosso site: https://eventos.unipampa.edu.br/xvegem/.

Convidados

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Atividades

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Inscrições

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Isenções

Sócios da SBEM são ISENTOS da taxa de inscrição!

Professores da Educação Básica que apresentarem trabalho na Mostra Didática são ISENTOS da taxa de inscrição!

Valores da Anuidade SBEM - Deseja ser sócio? Clique Aqui!

CategoriaEntre 01/04 e 31/5Entre 01/06 e 31/07A partir de 01/08
Sócio Aspirante (Alunos de graduação) R$36,00 R$52,00 R$58,00
Sócio Efetivo - Professores da Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) R$62,00 R$94,00 R$104,00
Sócio Efetivo - Professores da Educação Básica (Anos Finais e Ensino Médio) e alunos da pós-graduação R$62,00 R$94,00 R$104,00
Sócio Efetivo (Professores Educação Técnica e Tecnológica, Institutos Federais, Colégios de Aplicação, Colégios Militares, Colégio Pedro II, etc.) R$152,00 R$229,00 R$254,00
Sócio Efetivo-Superior (Professores do Ensino Superior) R$152,00 R$229,00 R$254,00
Sócios institucionais R$416,00 R$416,00 R$416,00

Submissões

Mais informações na página oficial do evento: https://eventos.unipampa.edu.br/xvegem/submissao-de-trabalhos/

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Descrição dos Eixos Temáticos

Dúvidas sobre as submissões acesse: https://eventos.unipampa.edu.br/xvegem/submissao-de-trabalhos/


Eixos Temáticos:

EIXO 1: Ensino e aprendizagem na e da Educação Matemática 

O eixo Ensino e Aprendizagem na e da Educação Matemática visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre ensino e aprendizagem na e da Educação Matemática nos diferentes níveis e modalidades. Envolve, entre outros aspectos, questões relacionadas à/às/aos: práticas docentes; didática; tendências pedagógicas; metodologias de ensino; experiências inovadoras; materiais didáticos; avaliação; desafios contemporâneos e inovações no ensino e aprendizagem da matemática.

 

 

EIXO 2: Formação de professores que ensinam Matemática

O eixo Formação de professores que ensinam Matemática visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre formação inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial, entre outros), bem como programas de formação continuada. Envolve, entre outros aspectos, questões curriculares de cursos de formação; prática como componente curricular; estágio supervisionado; formação específica e formação didático-pedagógica; políticas públicas de formação; PIBID; Residência Pedagógica; PNAIC; práticas formativas e profissionais.

 

EIXO 3: Cultura, Etnomatemática, História da Matemática e da Educação Matemática 

O eixo Cultura, Etnomatemática, História da Matemática e da Educação Matemática contempla trabalhos, que abordem a Cultura e a Etnomatemática em programas e projetos como procedimentos de ensino e de aprendizagem; a História da Educação Matemática com estudos de natureza histórica que investigam atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática; a pessoas, a comunidades e a instituições que se envolveram nesses processos; a obras e a documentos oficiais que tratam dessa temática; a História na Educação Matemática: estudos que objetivam analisar o uso da história (da Matemática, da Educação Matemática ou da história em sentido amplo) na formação pré-serviço e continuada de professores, na prática docente em salas de aula, na formação matemática de estudantes de quaisquer níveis de ensino, em livros didáticos de Matemática de quaisquer épocas, em documentos oficiais relacionados ao ensino da Matemática, na investigação em Educação Matemática, e assim por diante; a História da Matemática inclui estudos de natureza histórica relacionados à gênese e ao desenvolvimento do pensamento matemático, suas aplicações e seus fundamentos filosóficos e epistemológicos.

 

 EIXO 4: Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância 

O eixo Educação Matemática contempla trabalhos que abordam as Tecnologias Digitais e Educação a Distância inclui pesquisas a respeito do uso de softwares utilizados nos processos de ensinar e aprender matemáticas, processos formativos envolvendo tecnologias digitais, metodologias para o ensino de matemática com tecnologias digitais, educação a distância no âmbito da  Educação Matemática; redes colaborativas e inovações na educação matemática, destacando práticas bem-sucedidas de educação a distância.

 

EIXO 5: Resolução de Problemas,  Modelagem Matemática , Investigações Matemáticas e outras Tendências em Educação Matemática

O eixo Resolução de problemas, Modelagem Matemática, Investigações Matemáticas e outras Tendências em Educação Matemática contempla estudos teórico-metodológicos, resultados de pesquisas ou experiências de sala de aula, tendo como aportes o uso destas tendências. Para tanto, esperam-se debates no âmbito da Educação Matemática que as relacionem com a formação docente inicial ou continuada, práticas pedagógicas de ensino e/ou processos de aprendizagem, problematizando diferentes níveis de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior.

 

EIXO 6: Educação Matemática e Inclusão 

Incluem-se no eixo Educação Matemática e Inclusão estudos teórico-metodológicos, resultados de pesquisas ou experiências de sala de aula que envolvem conceitos relacionados ao tema Inclusão na perspectiva da Educação Matemática. Dentre outras, abrange questões voltadas às reflexões sobre práticas docentes em cenários inclusivos; discussões em torno da aprendizagem matemática frente à diversidade e as diferentes especificidades educacionais e habilidades do educando e, também, investigações em torno de currículos e políticas públicas que contemplam essa temática.

 

EIXO 7: Matemática Aplicada e Interdisciplinaridade

Neste eixo se incluem trabalhos que enfocam  o uso da matemática em contextos interdisciplinares, destacando sua aplicação em outras áreas do conhecimento, como Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). Serão consideradas pesquisas e práticas que promovam a interconexão entre a matemática e outras disciplinas, incentivando uma abordagem integrada e contextualizada do ensino.

 

EIXO 8: Inovações Tecnológicas na Educação Matemática

Este eixo aceitará trabalhos que destacam as inovações tecnológicas voltadas ao ensino e a aprendizagem da matemática. Serão exploradas ferramentas como plataformas de aprendizagem online, realidade virtual e aumentada,  inteligência artificial e como essas tecnologias estão sendo aplicadas. Além disso, este eixo aborda os desafios emergentes na educação devido à era digital. Serão discutidas questões como letramento  digital, equidade e acesso à educação digital e a importância do pensamento computacional na resolução de problemas.

 

EIXO 9: Educação Matemática e Desenvolvimento Sustentável

Neste eixo serão aceitos trabalhos que exploram como a educação matemática pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, abordando questões como numeracia ambiental, resolução de problemas relacionados à sustentabilidade, modelagem matemática de fenômenos ambientais e sociais e promoção de valores e atitudes sustentáveis por meio do ensino de matemática.

 

EIXO 10: Explorando Redes Colaborativas na Educação Matemática

O eixo Explorando Redes Colaborativas na Educação Matemática visa explorar a importância da colaboração entre educadores matemáticos, escolas e instituições de ensino. Serão discutidas estratégias de compartilhamento de práticas pedagógicas, parcerias interinstitucionais e o papel de eventos e conferências na construção de redes colaborativas. 

Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé/RS

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