XV EDUQUI - Encontro de Educação Química da Bahia

XV EDUQUI - Encontro de Educação Química da Bahia

presencial UFRB - CFP - Amargosa - Bahia - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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XV - EDUQUI - Encontro de Educação Química da Bahia

“A (re)construção da Educação Química na valorização da Democracia e na defesa do Meio Ambiente.”

 COMUNICADO 

Prezados(as) participantes, palestrantes, e comunidade educacional em geral,

Informamos que a realização do XV Encontro de Educação Química da Bahia (EDUQUI), inicialmente agendada para os dias 23 a 25 de Novembro de 2023, sofrerá uma mudança na data de realização.

Após cuidadosa consideração, visando atender mudanças no calendário acadêmico da nossa instituição, após cuidadosa consideração e avaliação de diferentes fatores (espaços disponíveis, participação efetiva dos discentes, melhor acolhimento, etc.), decidimos coletivamente que o XV EDUQUI acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2023. Essa alteração visa garantir que o evento seja realizado em um momento mais propício, permitindo a participação de um maior número de interessados e assegurando a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.

O local e a programação do evento permanecem inalterados. Esperamos contar com renomados especialistas e profissionais da área da educação, que proporcionarão palestras inspiradoras, mesas de debates enriquecedores e oportunidades de GTs para todos os presentes.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniência causada por essa mudança. A equipe organizadora está empenhada em garantir que o XV EDUQUI seja um evento de excelência e que atenda às expectativas de todos os participantes.

Para mais informações atualizadas sobre o evento, convidamos vocês a acompanharem nosso site oficial e nossas redes sociais, onde manteremos todos informados sobre os detalhes e novidades. Também podem nos contatar via e-mail do evento, xveduqui@cfp.ufrb.edu.br

Agradecemos a compreensão e o apoio de todos os envolvidos no XV EDUQUI e esperamos encontrá-los em breve, nos dias 16 a 18 de novembro de 2023, para juntos contribuirmos para o avanço da educação em nosso país.

Atenciosamente,

Equipe organizadora do XV EDUQUI



Atividades

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Calendar

Inscrições

Prezados participantes, gostaríamos de informar que, devido a questões operacionais, não será possível efetuar o cancelamento da inscrição e, consequentemente, a devolução da taxa de inscrição em forma de reembolso. Agradecemos a compreensão.

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Palestra de Abertura

Tema: "A (re)construção da Educação Química na valorização da Democracia e na defesa do Meio Ambiente”

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Orientações para Apresentação de Trabalhos

APRESENTAÇÃO DE PÔSTER (Resumo Simples e Relato de Experiência)

Os pôsteres devem ser confeccionados prioritariamente em papel, podendo também ser em lona e conter, preferencialmente, uma alça para serem fixados, ou sugere-se o uso de fitas adesivas. A dimensão máxima será de 90 cm x 120 cmA disposição dos pôsteres obedecerá a numeração definida pela Comissão Científica, cujo critério será a área temática correspondente à categoria indicada pelos autores. O corpo do texto deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). 

O pôster deverá ser colocado no local indicado no dia da apresentação, com 30 minutos de antecedência e permanecer afixado até o final da apresentação. As presenças serão controladas pela monitoria do evento para posterior emissão dos certificados. O horário de apresentação está divulgado na página do evento. 

O template para pôster está disponível aqui.

 

 

COMUNICAÇÃO ORAL (Trabalho Completo)

Os trabalhos na forma de comunicação oral poderão ser apresentados com ou sem o auxílio de slides ou similar (a critério do apresentador). A apresentação não poderá ultrapassar 10 minutos. Ficará a cargo do coordenador da sessão o controle do tempo e ordem das apresentações, sendo que qualquer um dos autores do trabalho poderão apresentá-lo. As salas e horários das sessões de comunicação oral serão divulgadas na página do evento.

É recomendado que os autores se apresentem com 15 minutos de antecedência ao coordenador ou ao monitor da sessão, indicando o título do trabalho, informando seu nome como apresentador e os slides que serão utilizados. As presenças e apresentações serão controladas pela monitoria do evento para posterior emissão dos certificados.

As apresentações ocorrerão em sequência, sem intervalo para dúvidas ou discussões. Ao final das apresentações da sessão, o coordenador abrirá e mediará o debate até o fim da sessão.

O template para slides está disponível aqui

Orientações: Submissão de Trabalhos

Atenção!!! 

Os trabalhos aceitos com ressalvas deverão ser encaminhados em nova versão  pelo EVEN no prazo máximo de 7 (sete) dias, contados a partir do recebimento da avaliação enviada pelos organizadores do evento.


Os trabalhos enviados ao XV EDUQUI serão apresentados na forma de comunicação oral (trabalho completo) e pôsteres (resumo simples e relatos de experiência). Ambos devem ser submetidos na área do inscrito. O prazo final para submissão dos textos foi prorrogado até o dia 01/10/2023. E não haverá mais prorrogações!!! 

Atenção!! 

Os autores deverão submeter o trabalho em uma versão com identificação (conforme template), e  uma versão sem identificação, retirando todas as informações que possam identificar algum dos autores. 


Resumo Simples:

Os resumos simples não poderão ultrapassar 1 página e deverão conter introdução (objetivo, referencial teórico, metodologia), resultados e discussão e considerações finais, além das referências utilizadas. Poderão compor o resumo até 5 autores (sendo 1 autor principal e 4 coautores)Os pôsteres devem conter uma alça para serem fixados e devem ser confeccionados em papel. 


Relato de Experiência:

Os trabalhos enviados por estudantes e docentes do Ensino Médio poderão ser escritos na forma de relato de experiência. Estes trabalhos devem apresentar a descrição das atividades realizadas e relatar os resultados encontrados, relacionados ao ensino e aprendizagem de Ciências/Química. Deve ser escrito de forma clara e concisa, podendo incluir fotos e/ou imagens representativas da atividade de investigação. Poderão também estar presentes demais elementos considerados relevantes, mas não deverá ultrapassar o limite máximo de duas páginas. Poderão compor o relato de experiência até 5 autores (sendo 1 autor principal e 4 coautores)Os pôsteres devem conter uma alça para serem fixados e devem ser confeccionados em papel. 


Trabalho Completo: 

Para a modalidade comunicação oral, o texto deverá se estender por 8 a 13 páginas, tendo entre o mínimo de 25.000 ao máximo de 50.000 caracteres com espaços, contendo resumo e palavras-chave (até 3), introdução (objetivo, referencial teórico, metodologia), resultados e discussão, conclusão, e referências. Poderão compor o trabalho completo até 5 autores (sendo 1 autor principal e 4 coautores)Os trabalhos devem seguir a norma ABNT/ NBR 6023/2018. Não esqueçam de indicar a Área Temática do Trabalho, conforme disponível no site do evento.

Os trabalhos na forma de comunicação oral poderão ser apresentados com ou sem o auxílio de slides ou similar (a critério do apresentador). A apresentação não poderá ultrapassar 10 minutos. Ficará a cargo do coordenador da sessão o controle do tempo e ordem das apresentações. Qualquer autor poderá apresentar o trabalho, desde que esteja inscrito no evento.

É recomendado que os autores se apresentem com antecedência ao coordenador ou ao monitor da sessão, indicando o título do trabalho, informando seu nome como apresentador e os slides que serão utilizados. As presenças e apresentações serão controladas pela monitoria do evento para posterior emissão dos certificados.

As apresentações ocorrerão em sequência, sem intervalo para dúvidas ou discussões. Ao final das apresentações da sessão, o coordenador abrirá e mediará o debate até o fim da sessão.

Submissão de Trabalhos

Atenção! O pagamento da inscrição não garante a aceitação do trabalho submetido. Cada participante poderá submeter até 3 (três) trabalhos como autor principal. Serão aceitos até 4 (quatro) coautores por trabalho. É obrigatório que autor e coautores estejam com a inscrição paga para que os certificados sejam gerados corretamente. Os resultados da avaliação dos trabalhos submetidos serão divulgados em até 30 (trinta) dias. Os autores deverão submeter o trabalho em uma versão com identificação (conforme template), e uma versão sem identificação, retirando todas as informações que possam identificar algum dos autores.

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Critérios para Avaliação dos Trabalhos

A avaliação dos trabalhos para o XV EDUQUI será realizada pela comissão científica e seus avaliadores, sendo analisados os seguintes critérios:

  • Atualidade e Relevância do tema/pesquisa;
  • Objetivos claros e bem definidos;
  • Delimitação adequada do objeto e da problematização;
  • Articulação adequada entre objetivos, problematização e resultados;
  • Contextualização teórica e conhecimento da bibliografia relativa ao campo de pesquisa;
  • Coesão e coerência;
  • Adequação às normas da ABNT conforme solicitado no template;
  • Clareza e propriedade no uso e normas gramaticais da Língua Portuguesa;
  • Adequação ao TEMPLATE do evento, inclusive a sigla da área de trabalho indicada na parte superior do trabalho.


Os trabalhos serão avaliados às cegas por dois avaliadores e, caso haja discordância do parecer, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador para o PARECER FINAL. As observações/justificativas escritas pelo(s) avaliador(es) serão enviadas ao(s) autor(es) pelo sistema EVEN. Os trabalhos serão avaliados em:

  • APROVADO: aceito em sua forma original; sem necessidade de alterações;
  • APROVADO COM RESSALVAS: aceito com ressalvas; deverá ser encaminhada nova versão do trabalho pelo EVEN no prazo máximo de 7 (sete) dias, contados a partir do recebimento da avaliação enviada pelos organizadores do evento;
  • REPROVADO: recusado; não caberá recurso.

Submissão de Atividades

Atenção!!! 

Prazo de submissão encerrado em 31/08


Informações Gerais

 

1. Modalidades de propostas a serem aceitas: 


  • Minicurso: Pode abranger tanto o tema central do evento quanto outras temáticas pertinentes, estabelecendo conexões diretas ou indiretas com o tema central. O EDUQUI fornecerá quadro, piloto e projetor. Outros materiais e equipamentos necessários serão de responsabilidade dos(as) proponentes. Carga horária: 4 horas.
    O modelo de template do Minicurso 
    (Disponível aqui), deve ser preenchido e anexado ao formulário Clicando Aqui.

  • Oficina: Pode abranger tanto o tema central do evento quanto outras temáticas pertinentes, estabelecendo conexões diretas ou indiretas com o tema central, e direcionada a estudantes da Educação Básica. O EDUQUI fornecerá quadro, piloto e projetor. Outros materiais e equipamentos necessários serão de responsabilidade dos(as) proponentes. Carga horária: 4 horas.
    O modelo de template da Oficina 
    (Disponível aqui), deve ser preenchido e anexado ao formulário Clicando Aqui.

  • Mesa Redonda: Pode abranger tanto o tema central do evento quanto outras temáticas pertinentes, estabelecendo conexões diretas ou indiretas com o tema central, e  contar com a participação de 3 (três) debatedores. A formação da mesa e a dinâmica de trabalho devem ser definidas pelos(as) participantes. Observação: Nem toda proposta será aceita, visto que temos apenas 2 (duas) vagas disponíveis. Carga horária: 2 horas.
    O modelo de template de Mesa Redonda 
    (Disponível aqui), deve ser preenchido e anexado ao formulário Clicando Aqui.

  • Lançamento de Livro/Material Didático: Podem ocorrer lançamentos ou relançamentos. A obra deve ser de responsabilidade dos(as) proponentes e ter sido lançada entre os anos 2020 e 2023. Carga horária: 1 hora.
    O modelo de template de lançamento de Livro/Material didático 
    (Disponível aqui)deve ser preenchido e anexado ao formulário Clicando Aqui.

 

2. Todas as propostas serão avaliadas pela Comissão Científica e/ou pela Comissão Organizadora.


3. Taxa de InscriçãoO aceite ou não aceite da proposta não isenta os(as) autores(as) do pagamento da taxa de inscrição. Todos os(as) autores(as) e participantes do evento devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição de acordo com as orientações fornecidas para garantir a participação no evento.


4. Financiamento: O evento não oferece nenhum tipo de financiamento aos autores(as) que encaminharem propostas, independentemente de terem ou não o aceite da proposta, assim como às pessoas convidadas pelas mesmas. Todas as despesas relativas à participação no evento, incluindo taxas de inscrição, deslocamento, hospedagem e quaisquer outros custos, são de responsabilidade exclusiva dos participantes. 


Memória - Anais do I EDUQUI

 A história do EDUQUI reflete a criação e consolidação da área de ensino de química na Bahia e no Brasil. Todavia, histórias quando não são registradas se perdem no tempo, sobrevivendo apenas na memória daqueles que viveram tais momentos. De certa forma, esse é o caso do EDUQUI, uma vez que poucos registros de suas primeiras edições sobreviveram aos 34 anos passados desde sua criação.

Em 2022, os docentes da UFBA Letícia Pereira e Rafael Siqueira encontraram por acaso um documento que se considerava então perdido: os anais do I EDUQUI, realizado em 1989, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. 

Motivados pela celebração da 15ª edição do evento em Amargosa, a comissão organizadora do XV EDUQUI e docentes da UFBA têm a alegria de divulgar esse documento histórico para toda comunidade de educadores químicos do estado da Bahia.

Esperamos que esse registro motive reflexões, novas pesquisas e ações para o fortalecimento da pesquisa em ensino de química do nosso estado.


Baixe aqui os anais do I EDUQUI


 

Onde ficar?

Opções de Hotéis e Pousadas para hospedagem em Amargosa-BA

Prezados e prezadas congressistas! 

Para garantir o conforto da participação de vocês em nosso evento, entramos em contato com algumas pousadas e hotéis da cidade. 

Informamos que todas possuem vagas disponíveis para o período do evento.


Entretanto, algumas delas só fazem o cadastro de reservas com apenas 45 dias de antecedência*, e nas outras as reservas podem ser feitas a qualquer momento. 


Pousada do Bosque Amargosa* (reservas apenas com 45 dias de antecedência)

EndereçoAv. Lauro de Freitas, 269, Centro, Amargosa - BA, 45300-000

Telefone(75) 99906-2663

 

Pousada Katyara* (reservas apenas com 45 dias de antecedência)

EndereçoAv. Abelardo Veloso, 470, Amargosa - BA, 45300-000

Telefone(75) 3634-1075

https://www.instagram.com/pousadakatyara/


Hotel Fazenda Colibri

EndereçoRod. Amargosa-Mutuípe, Amargosa - BA, 45300-000

Telefone(75) 3634-1009

https://www.instagram.com/hotelfazendacolibri/?hl=pt


Imperial Hotel

EndereçoRua Vilarino Borges dos Santos, 43, Centro, Amargosa - BA, 45300-000

Telefone(71) 98425-5287; (75) 36341925

https://www.imperialhotelamargosa.com.br/

 

Hotel Calisto

EndereçoAv. Abelardo Veloso, Centro, Amargosa - BA, 45300-000

Telefone(75) 3634-1317

 

Hotel Amargosa

EndereçoAv. Abelardo Veloso, 558, Centro, Amargosa - BA, 45300-000

Telefone(75) 3634-1990


Hotel Fazenda Vale das águas

Endereço: Rod. Amargosa / Mutuípe - Km 5, Amargosa - Ba, 45300-000

Telefone: (75) 98897-1241

https://www.instagram.com/vale_das_aguas_hotelfazenda/


Pousada Recanto do Matuto 

Endereço: Fazendo Córrego 1, s/n, Zona Rural, Amargosa - Ba, 45300-000

Telefone: (71) 99102-0823

Como chegar?

Horários e Empresas de Transporte Rodoviário que operam em Amargosa - Ba


Linha: Salvador – Amargosa

Ida

Domingo a Domingo

Saída de Salvador

Saída de Santo Antônio de Jesus* (em trânsito)

06h30

09h45

08h20

11h30

15h00

18h20

*Horários sujeitos a eventuais atrasos.


Volta

Saída de Amargosa

06h00

11h40

15h40*

 * Aos domingos a saída é as 16h00



Linha: Bom Despacho – Amargosa

Ida

Segunda a Sábado

Saída de Bom Despacho

Saída de Santo Antônio de Jesus* (em trânsito)

07h20

09h20

12h20

14h20

17h20

19h20

*Horários sujeitos a eventuais atrasos.

 

Domingo e Feriado

Saída de Bom Despacho

Saída de Santo Antônio de Jesus* (em trânsito)

07h20

09h20

17h20

19h20

*Horários sujeitos a eventuais atrasos.


Volta

Segunda a Sábado

Saída de Amargosa

05h40

12h20

16h10

 

Domingo e Feriado

Saída de Amargosa

05h40

15h00





Cruz Viagens e Turismo

Linha: Santo Antônio de Jesus (SAJ) – Itaberaba

Ida

Segunda a Sábado

Saída de SAJ

06h00

08h20

13h00

15h00

 

Domingo e Feriado

Saída de SAJ

06h00

 

Volta

Segunda a Sábado


Saída de Amargosa

08h30

09h00

15h00

17h00

 

Domingo e Feriado

Saída de Amargosa

17h00

ORGANIZADORES

COORDENAÇÃO GERAL

Mara A. Alves da Silva (UFRB) 

Marina Rodrigues Martins (UFRB)


COMISSÃO ORGANIZADORA

Amenson Trindade Gomes (UFRB)

Carolina Queiroz Santana (UFRB)

Creuza Souza Silva (UFRB)

Eliezer Pereira da Silva (UFRB)

Fabiana Rodrigues dos Santos (UFRB)

Gil Luciano Guedes dos Santos (UFRB)

Jose Gilberto da Silva (UFRB)

Letícia dos Santos Pereira (UFBA)

Mara A. Alves da Silva (UFRB) 

Marina Rodrigues Martins (UFRB)

Michele Marcelo Silva Bortolai (UFRB)

Rafaela dos Santos Lima (UFRB)

Thiago Santos Guimarães (UFRB)

Tsylla Madowry de Souza B. Nascimento (UFRB)

Yuji Nascimento Watanabe (UFRB)



COMITÊ CIENTÍFICO

Michele Marcelo Silva Bortolai (UFRB) - Coordenadora

Amenson Trindade Gomes (UFRB) - Vice-coordenador

Carolina Queiroz Santana (UFRB)

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - AMARGOSA - BAHIA

UFRB

Realização

Apoio


Patrocinadores


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