X Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações - X NEER

X Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações - X NEER

presencial UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - Imperatriz - Maranhão - Brasil

X NEER

13 e 17 de outubro de 2026, Imperatriz-MA

O X Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações - X NEER será realizado na cidade de Imperatriz – MA, entre os dias 13 e 17 de outubro de 2026, no campus da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

O evento integra as ações do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER), uma rede de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior dedicada à ampliação e ao aprofundamento da abordagem cultural na ciência geográfica, com especial atenção às discussões sobre o espaço em suas múltiplas formas, práticas e representações de cultura, dentro de dimensões variadas de linguagens e de fenômenos analisados.

O NEER caracteriza-se como uma rede não formal, não hierarquizada e de natureza interinstitucional, reunindo núcleos, grupos e projetos de pesquisa, bem como Programas de Pós-Graduação. O X NEER configura-se, assim, como um espaço privilegiado de diálogo, intercâmbio acadêmico e fortalecimento das pesquisas que têm as representações de cultura no espaço como eixo central de análise.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Cronograma


Etapas das atividades do X NEERPeríodo
Submissão do resumo expandido (+ fotografia, poesia e lançamento de livros)15 de abril a 01 de julho de 2026
Divulgação do aceite do resumo (+ fotografia, poesia e lançamento de livros)01 de setembro de 2026
Parecer da comissão científica01 de setembro de 2026
Inscrições com apresentação de trabalho15 de abril a 01 de julho de 2026
Inscrições sem apresentação de trabalho (ouvintes)01 de março a 12 de outubro de 2026
Realização do evento13 a 17 de outubro de 2026
Entrega dos certificados de participaçãoA partir de 19 de outubro de 2026
Publicação dos Anais do eventoA partir de 15 de novembro de 2026


Trabalhos de campo


Data e Horário
Trabalho de CampoLocal
17/10/2026
(08:30-12:00)
01 - Comunidade tradicional de mulheres quebradeiras de coco babaçu (Imperatriz-MA)Saída: Campus da UEMASUL - Imperatriz-MA
17/10/2026
(08:30-12:00)
02 - Caminhada pelas ruas centrais e Beira-Rio na cidade de Imperatriz-MASaída: Campus da UEMASUL - Imperatriz-MA
17/10/2026
(08:30-16:00)
03 - Chapada das Mesas (Carolina-MA) (*Atividade com custo adicional para o participante mediante pagamento de valor fixado por empresa privada de turismo)
Saída: Campus da UEMASUL - Imperatriz-MA
17/10/2026
(08:30-12:00)
04 - Territórios indígenas em Imperatriz-MASaída: Campus da UEMASUL - Imperatriz-MA
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}