O ENEEF é um espaço que se caracteriza como um momento de formação para os estudantes de Educação Física de todo o país. O Encontro faz parte de um projeto de atividades planejadas pela ExNEEF, entidade representativa dos estudantes de Educação Física, a qual realiza diversas ações com o intuito de promover e contribuir com o processo de melhorias na Sociedade Brasileira. Enquanto Movimento Estudantil (ME), parcela da sociedade civil, a ExNEEF compreende a necessidade de organização por parte de seus militantes, com o intuito de possibilitar àqueles que cursam esta área do conhecimento uma análise crítica acerca da realidade brasileira.
Assim como os demais encontros realizados pelo MEEF, o ENEEF também organiza os estudantes para um maior envolvimento político com a realidade da Educação Brasileira, da área do conhecimento da Educação Física e, principalmente, com a realidade social da comunidade em geral.
Nessa perspectiva, é fundamental que o Encontro se destine a construir o MEEF e a ExNEEF, ou seja, contribua na consolidação da entidade que organiza a luta estudantil dessa área. Para tanto, não nos restringimos a só atuar na garantia de direitos específicos de uma categoria de trabalhadores/as da classe trabalhadora relacionada ao âmbito da Educação Física (que, no caso, são as/os professoras/es), mas também nos ganhos gerais que se projetam em mudanças radicais do sistema societário do país.
O XL ENEEF abarcará uma grande diversidade de temáticas, as quais fazem parte do arcabouço da Educação Física. Temos atividades teórico-práticas que se propõem a compreender fenômenos como Esportes, Jogos, Práticas Corporais Expressivas, Capoeira, Dança, Lutas, Ginástica e também espaços sobre Educação, Prática Pedagógica, Formação, Saúde e Mídia. Neste ano, os Eixos Temáticos do Encontro serão: “NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA; FORMAÇÃO MILITANTE: Resgate histórico do MEEF; FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA e COMBATE ÀS OPRESSÕES”, pautas muito visadas no período pandêmico e nas lutas mais recentes no Brasil contra o fascismo e que necessitam de nossa reflexão coletiva como sujeitos sociais, especialmente sendo professores e professoras de Educação Física em formação. Entendemos como de vital importância a realização do encontro em nossa escola, que tem por muitos anos a tradição de ser parte ativa da construção nacional do MEEF. Resistimos a um período de crise da saúde e “desgoverno”, com projetos neoliberais que fazem jus à necropolítica, e de intensa retirada de direitos das/os trabalhadoras/es. Faz-se imprescindível que o Movimento Estudantil (ME) debata suas pautas específicas, assim como as pautas gerais, de resistência aos ataques e organização da luta.