A depender de quem fala, uma
ideia do que é (ou não é) o Brasil será trazida à tona. Talvez um enorme
território reunido apenas pelo Estado, uma identidade formada por uma língua
compartilhada, ou um povo que em suas diferenças achou estratégias para
resistir e sobreviver, um projeto colonial e imperial de destruição sistemática
de outras culturas, um mosaico cosmopolítico de diferentes modos de existência,
o outro lado da Porta do Não Retorno de Benim. Etc., etc. Diante disso, o
PET-Filosofia UFPR propõe como tema geral da XIV Semana Acadêmica de Filosofia
da UFPR o Brasil e suas faces, para que possamos nos reunir e
refletir sobre o chão em que pisamos e como sua existência demarca uma
infinidade de problemas tão grandes quanto nossos céus, nossas várzeas, nossos
bosques, nossas vidas e nossas mortes. Como inspiração estética e política para
a divulgação da Semana Acadêmica e contra a exaltação de um Brasil
“verde-amarelo” pautado por um projeto genocida e autoritário, encontramos nas
obras de Maria Auxiliadora (1935-1974) o retrato de algumas dessas faces.
Outras faces de um outro Brasil, faces que, por muitos séculos, foram
brutalmente desfiguradas ao longo da construção de uma perversa “identidade”
nacional, mas que aqui ressurgem como possível lugar de
resistência.
A culinária aqui se une com o poder
divinatório, com o óleo de dendê e suas sementes, e também se encontra com o
pinhão e as cutias que os abrem com dentes. Xapiripe dançam, mas não sem deixar
um espaço reservado para Xangô saudar seus filhos. O samba alegre nos faz
chorar, lembrando dos nossos sofrimentos e daqueles que se foram enquanto
comemos o barreado com banana da terra cozida e carne de sol. Tantos vasos de
tantos lugares foram trazidos para cá, no caminho quebrados; pela necessidade,
colamos os cacos e formamos um enorme vaso de diferentes cores e materiais para
guardar as ervas da nossa feitura e o pão durante sua fermentação. Celebremos,
pois, contra as crises socioeconômicas, epidêmicas e ambientais que nos
assolam, esses cacos com meditação e produção sobre as faces do vaso restaurado
a partir de outros que foram trazidos antes!