A História dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) está ligada de forma orgânica à própria história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, demarcando, inclusive, a sua origem.
Desde a década de 1980 diversos grupos constituídos por professores, estudantes e pesquisadores no país, preocupados com questões referentes à Educação Matemática, promoveram debates e discussões com vistas a um futuro promissor no espaço que lhes cabia no campo educativo. Essa preocupação motivou a realização do I Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, na PUC/SP em 1987. No ano seguinte, em 1988, realizou-se o II ENEM, na cidade de Maringá/PR, no qual ocorreu a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. A partir de então, a SBEM realizou os ENEM seguintes, até 1995, bianualmente e, após essa data, passou a ser trianual. Sequencialmente, a história dos ENEM foi sendo construída: em 1990 o III ENEM ocorreu em Natal/RN, o IV ENEM aconteceu em Blumenau/SC em 1993, o V ENEM em Aracajú/SE em 1995, o VI ENEM em São Leopoldo/RS em 1998, o VII ENEM no Rio de Janeiro/RJ, em 2001, o VIII ENEM aconteceu em Recife/PE em 2004, o IX ENEM em Belo Horizonte/MG em 2007, o X ENEM ocorreu em Salvador/BA em 2010 e o XI ENEM em Curitiba/PR em 2013. O XII ENEM retornou a São Paulo em 2016 e, por fim, o XIII ocorreu em Cuiabá/MT em 2019.
Este evento é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação e pesquisadores. A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área.
Diante do atual cenário de enfrentamento à pandemia de COVID-19, a realização de um evento que congrega profissionais e estudantes de todo o país não seria possível de forma presencial. Portanto, a edição do XIV ENEM, no período de 11 a 15 de julho de 2022, acontecerá de forma online, sendo organizado pela Diretoria Nacional Executiva (DNE) e pelas diretorias regionais da SBEM dos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Ceará. Pela primeira vez, quatro diretorias regionais da SBEM se juntaram à DNE para pensar e realizar este grande evento de pesquisa e de divulgação profissional-científica da Educação Matemática brasileira.
Apesar deste contexto pandêmico, não poderíamos deixar de lembrar de um dos principais educadores matemáticos do nosso país, que nos deixou em 2021: o Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio. Ele foi matemático e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reconhecido mundialmente pela comunidade acadêmica por seus estudos na área de Etnomatemática, campo científico que discute sobre o ensino tradicional da matemática e como o conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos culturais. Ele foi laureado em 2001 pela Comissão Internacional de História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por contribuições à História da Matemática e, também, ganhou em 2005 a medalha Felix Klein, pela Comissão Internacional de Instrução Matemática, por conta de suas contribuições no campo da educação matemática.
O professor D’Ambrósio esteve presente desde a primeira edição do ENEM e foi um dos pesquisadores que impulsionaram as discussões para a institucionalização da SBEM. Portanto, com o tema “Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrósio”, a XIV edição do ENEM propõe homenagear este grande educador matemático brasileiro que tanto trabalhou em prol do desenvolvimento desta área.