O XIV Encontro de História Oral da Região Norte e V Encontro Pan-Amazônico de História Oral “Amazônia Centro do Mundo: História Oral e Lutas Amazônidas Contemporâneas”, promovido pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), se realizará nos dias 04 a 06 de junho de 2025, na cidade de Belém, estado do Pará. O encontro, tendo como foco a Amazônia, sua pluralidade, diversidade e desafios, terá como principais objetivos: estreitar e ampliar o diálogo, intercâmbio e colaboração, entre as instituições de pesquisa e de ensino superior na Região Norte do Brasil e também com os outros países Pan-Amazônicos; disseminar e melhorar a qualidade da produção científica com fontes orais, sobretudo, ainda que não exclusivamente, nas áreas das Ciências Humanas e Sociais; enriquecer e aperfeiçoar as pesquisas e a formação de alunos de graduação e de pós-graduação, bem como de profissionais do magistério, por meio de conferências, mesas-redondas, sessões de comunicações e oficinas. Por fim, reforçar a Rede Pan-Amazônica de História Oral, criada em 2022, por pesquisadores de diferentes países da região.
A Associação Brasileira de História Oral (ABHO), criada em 1994, tem como objetivo central incentivar o estudo, o ensino e a pesquisa com fontes orais no âmbito regional e nacional. É constituída por cinco regionais – Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste – e é aflliada à International Oral History Association (IOHA). Os encontros nacionais e os regionais da ABHO, realizados em anos alternados, são os principais espaços de intercâmbio e de divulgação dos estudos que se utilizam das fontes orais. Os encontros de História Oral da Região Norte são eventos organizados desde 1997 pela ABHO/Regional Norte. O I Encontro de História Oral da Região Norte foi realizado em Rio Branco (Acre), em 1997. O II Encontro em Belém (Pará), em 1999. O III na cidade de Rio Branco (Acre), em 2003. O IV em Porto Velho (Rondônia), em 2005. O V Encontro em Boa Vista (Roraima), em 2007. O VI Encontro, em Palmas (Tocantins), em 2009. O I Congresso Pan-Amazônico e VII Encontro da Região Norte de História Oral, foi realizado em Belém em 2012. O VIII Encontro e II Congresso Pan-Amazônico de História Oral, foi realizado, em 2013, em Rio Branco (Acre). O IX Encontro e III Congresso Pan-Amazônico de História Oral, teve lugar na cidade de Parintins (Amazonas), em 2015. O X Encontro da Região Norte e III Congresso Pan-Amazônico de História Oral, foi realizado na cidade de Manaus (Amazonas), em 2017. O XI Encontro da Região Norte de História Oral, se reuniu em Marabá (Pará), em 2019. O XII Encontro Regional Norte de História Oral e IV Congresso Pan-Amazônico, foi realizado, em 2021, no Campus de Araguaína da Universidade Federal do Norte do Tocantins. O XIII Encontro Regional Norte de História Oral, foi realizado em Parintins em 2024.
A maioria dos palestrastes das mesas-redondas e organizadores dos Simpósios Temáticos e mini-cursos serão professores/as das universidades públicas federais e estaduais da Região Norte do Brasil, e também a maioria das alunas e alunos dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da nossa região. O evento promoverá o intercâmbio entre as instituições de ensino superior e de pesquisa amazônicas; estreitará parcerias e colaboração entre os pesquisadores das fontes orais, estimulando os debates e os diálogos para enriquecer e aperfeiçoar a formação dos professores, pesquisadores e alunos. Igualmente, incentivará a emergência de experiências e reflexões teórico-metodológicas para o desenvolvimento das suas respectivas pesquisas e divulgação dos seus trabalhos que utilizam a História Oral em suas atividades de pesquisa e ensino. As singularidades das experiências do tempo presente emergem como força provocadora. Nos impelem à reflexão em diferentes perspectivas, a começar pelas relações que nós professores/pesquisadores de diferentes áreas mantemos com a sociedade presente. O que fazemos e como nos relacionamos com a sociedade do tempo presente ao trabalharmos com a História Oral? Que tipo de relação é possível estabelecer com a sociedade por meio da metodologia da História Oral? E, ao se problematizar o tempo presente no diálogo com essa metodologia, que significados, sentidos e desdobramentos são possíveis estabelecer entre os afazeres acadêmicos e as demandas políticas, sociais, éticas e epistemológicas? Nesse sentido, reafirmamos o papel estratégico que as universidades federais desempenham para a construção do conhecimento científico nas áreas das Ciências Humanas e Sociais e formação dos alunos e professores dos diferentes estados da Região Norte. Assim, mais uma vez, a UFPA, hoje principal universidade da Região Norte, será um espaço para o diálogo e formação de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.