XIV CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES  - CONINTER

XIV CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES - CONINTER

presencial Universidade Vila Velha - UVV - Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Sobre o evento

Vivemos em um mundo marcado por desafios de diversas naturezas: sejam eles sociais, políticos, econômicos ou culturais. Estes desafios muitas vezes parecem intransponíveis, perpetuando um ciclo de estagnação que afetam a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. A partir desse cenário desafiador, torna-se essencial promover um espaço de reflexão e debate que busque não apenas compreender as origens e dinâmicas dos desafios, mas também apresentar caminhos e horizontes para superá-los.

O XIV CONINTER, cujo tema é "Tecnologias Sociais e Práticas Interdisciplinares do Desenvolvimento da Ciência" surge como uma resposta necessária a esse contexto complexo e dinâmico. Por meio deste evento, buscamos reunir acadêmicos, pesquisadores, profissionais e agentes de mudança de diversas áreas do conhecimento e atuação, vinculados ou não ao campo interdisciplinar, com o intuito de compartilhar experiências, insights e propostas que possam contribuir para a construção de um mundo socialmente justo, diverso e democrático.

Portanto, o XIV CONINTER, através Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH) e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSEG) da Universidade Vila Velha (UVV) convida a comunidade acadêmica a participar e contribuir com os debates promovidos no evento.


EDITAL XIV CONINTER - ACESSE AQUI!

Inscrições

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Atividades

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Ementas - Grupos de Trabalho


GT 01 - Arte, Cultura e suas Tridimensionalidades


Coordenação: 

  • ANNA PAULA SOARES LEMOS  - (PPGHCA UNIGRANRIO)

  • BEATRIZ BRANDAO DOS SANTOS - (PPGHCA UNIGRANRIO)

  • CAROLINA PUCU DE ARAUJO  - (Faculdade CAL DE ARTES CENICAS)

Ementa: Convidamos pesquisadoras e pesquisadores, artistas, agentes culturais e demais interessados a submeterem trabalhos que dialoguem com as múltiplas dimensões — simbólica, cidadã e econômica. Compreendendo a cultura como um campo transversal e dinâmico, este GT busca refletir sobre as interfaces entre a produção artística, as políticas públicas e os contextos sociais nos quais se inserem. Nesse sentido, são bem-vindas investigações e relatos de experiência que problematizem as relações entre arte e saúde, políticas culturais e direitos culturais, bem como produções e reflexões que envolvam teatro, cinema, literatura e outras linguagens, sobretudo em perspectivas interdisciplinares. Incorporamos também o interesse por abordagens que evidenciem o papel das tecnologias sociais como estratégias de inovação centradas nas comunidades, promovendo soluções colaborativas e sustentáveis. Interessa-nos fomentar o debate sobre como essas expressões e práticas culturais, aliadas à interdisciplinaridade, contribuem para a construção de sentidos, pertencimentos e transformações sociais, ao mesmo tempo em que dialogam com os desafios contemporâneos no campo das humanidades.  

GT 02 - Autocomposição, cuidado e justiça multiportas: tecnologias sociais para a pacificação em rede e a transformação de conflitos


Coordenação: 

  • Rafael Soares Duarte de Moura

  • Richardson Xavier Brant

Ementa: Este Grupo de Trabalho propõe uma reflexão interdisciplinar sobre a autocomposição como tecnologia social promotora de justiça, pacificação e transformação de conflitos. Parte da crítica ao modelo judicial adversarial para valorizar alternativas como mediação, conciliação, arbitragem e justiça restaurativa, com enfoque na atuação dos Núcleos de Autocomposição em rede. O GT acolherá investigações que articulem as dimensões normativa, institucional e territorial dessas práticas, e que analisem seus impactos na democratização do acesso à justiça e na promoção dos direitos humanos. Serão valorizadas abordagens que considerem contextos periféricos, como o Norte de Minas, e experiências de povos e comunidades tradicionais. A interdisciplinaridade será central, reunindo contribuições do Direito, da Sociologia, da História, da Psicologia, das Políticas Públicas e da Educação. Pretende-se construir um espaço dialógico e plural para formulação de estratégias inovadoras de gestão dos conflitos e fortalecimento da justiça multiportas. Os(as) coordenadores(as) comprometem-se com a divulgação da chamada, seleção dos trabalhos, organização das apresentações e avaliação final para os anais do evento. 

GT 03 - Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes e suas interfaces


Coordenação: 

  • Silvio Roberto Stéfani, Unicentro, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Comunitário
  • Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Unicentro, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Comunitário
  • Cláudio Luiz Chiusoli, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Comunitário
Ementa: As cidades são complexas e com muitos desafios e problemas. As cidades sustentáveis e ou/ inteligentes devem ser diagnosticadas, planejadas e monitoradas de forma interdisciplinar visando a qualidade de vida dos cidadãos. O tema cidades sustentáveis e ou/ inteligentes oportuniza a apresentação de trabalhos na perspectiva de estudos interdisciplinares sobre cidades, seus desafios e suas interfaces na gestão pública, políticas públicas, ordenamento do território e soluções tecnológicas, com a proposição de diagnósticos, planejamentos, planos diretores e políticas urbanas. A Agenda 2030, da ONU, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, traz a ODS 11 com diversas metas e indicadores para as cidades realizarem a transição para a sustentabilidade até 2030. Tais metas estabelecem os parâmetros para que sejam avaliados e monitorados. Serão aceitos trabalhos do tema de revisões sistemáticas, trabalhos empíricos, trabalhos técnicos e outros que envolvam a gestão urbana e/ou governança urbana e políticas públicas na esfera das cidades e seu ambiente urbano e rural.


GT 04 - Ciência, Educação e Juventudes: perspectivas de análises e projetos de futuro


Coordenação: 

  • Ana Carla de Oliveira Pinheiro (Universidade Federal Fluminense/ UFF, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito)

  • Natália Cristina Corrêa Castelo Branco (Universidade Federal Fluminense/ UFF, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito)

  • Maria Alice Chaves Nunes Costa (Universidade Federal Fluminense/ UFF, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito)

Ementa: Este Grupo de Trabalho tem como objetivo promover uma abordagem reflexiva sobre tecnologias sociais e políticas públicas e voltadas às juventudes e adolescentes brasileiros, com ênfase nos desafios enfrentados por estudantes da rede pública de ensino médio, especialmente em contextos marcados por vulnerabilidades sociais e territoriais. A proposta abrange discussões sobre os impactos do Novo Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os efeitos dessas políticas sobre a permanência escolar, a inserção sociolaboral e o direito à educação de qualidade. Serão acolhidos estudos teóricos, empíricos e metodológicos que analisem a articulação entre Estado e sociedade civil na formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais voltadas à formação de adolescentes e jovens. O GT se interessa por contribuições que explorem as tensões e possibilidades de uma agenda educacional comprometida com a justiça social, a equidade e o fortalecimento de trajetórias emancipatórias. 

GT 05 - Conflitos ambientais decorrentes de sobreposição de territórios de Povos e Comunidades Tradicionais e Unidades de Conservação: avanços, retrocessos e novas perspectivas


Coordenação: 

  • Alba Simon Pós Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito – UFF

  • Guilherme Hissa Vilas BoasProfessor do Programa de Pós Graduação  em Geografia ( PPGG – UFRJ) 

Ementa: O GT pretende reunir pesquisas, sobre conflitos decorrentes  de sobreposição  (dupla afetação) de territórios  de comunidades  tradicionais  e unidades  de conservação, experiências de retomadas de terras indígenas por povos originários, conflitos pelo direito de permanência ou pelo direito histórico de titulação envolvendo liberdade identitária de manejo e de reprodução cultural econômica de povos e comunidades tradicionais em seus territórios tradicionais, Iniciativas inovadoras e ações estruturantes de consolidação de áreas protegidas e de conquista de direitos territoriais de povos e comunidades tradicionais


GT 06 - Conflitos socioambientais


Coordenação: 

  • Napoleão Miranda - (PPGSD/UFF)

  • Wilson Madeira Filho - (PPGSD/UFF)

  • May Waddington - (PPGES/UFSB)

Ementa: Os conflitos socioambientais permeiam os usos e processos de decisão (planejamento, legislação e gestão) sobre os territórios urbanos e rurais. Em sociedades economicamente desiguais, instituições e mecanismos jurídico-políticos tanto são arenas democráticas de gestão e solução de conflitos e de compensação de danos, quanto são instrumentos operantes da desigualdade. Os conflitos socioambientais enfocam não apenas as disputas sobre usos, posse, propriedade, planejamento e gestão de territórios urbanos e rurais, como também as implicações sobre a qualidade e os modos de vida de seus habitantes. As políticas de desenvolvimento econômico efetivadas no Brasil têm direcionado a maior parte dos danos sociais, econômicos e ambientais a grupos sociais vulneráveis (trabalhadores urbanos e rurais, populações de baixa renda, comunidades tradicionais, segmentos raciais discriminados) e os compelido a deslocarem-se do seu território, enquanto que os danos ambientais sistêmicos também não são previstos nem remediados. Esses são os temas que permeiam a proposta de organização deste GT o qual, a partir de uma abordagem interdisciplinar e voltada para estudos de caso, busca analisar a contribuição de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas para a compreensão dos conflitos socioambientais no país

GT 07 - Desafios contemporâneos da Justiça Administrativa em Perspectiva Interdisciplinar


Coordenação: 

  • Carlos Magno Spricigo, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação Justiça Administrativa
  • Rogerio Dultra dos Santos, Universidade Federal Fluminense, PPGJA-UFF
Ementa: O Grupo de Trabalho, apresentado pela primeira vez neste evento, quer promover um espaço de reflexão, divulgação e discussão de pesquisas e estudos realizados em torno da grande temática da justiça administrativa no Brasil. A justiça administratival permite à Administração Pública revisar seus próprios atos e resolver conflitos internamente, com base na autotutela e nos princípios do contraditório e da ampla defesa. Ela promove eficiência, desjudicialização e acesso mais ágil à solução de litígios, com respeito a garantias como imparcialidade, transparência e controle judicial posterior. A abordagem da problemática da justiça administrativa é proposta aqui em chave interdisciplinar (congregando pesquisadores e profissionais das áreas do direito, ciência política, história, economia, meio ambiente, saúde pública, serviço social) e por isso são bem-vindas pesquisas que abordem os seguintes subtemas: (1) teoria do direito, argumentação e justiça administrativa; (2) a formação histórica da justiça administrativa no Brasil; (3) desafios contemporâneos da justiça administrativa; (4) funcionamento das instituições de justiça administrativa; (5) impacto econômico da justiça administrativa e (6) judicialização das políticas de saúde.


GT 08 - Diálogos Interdisciplinares em Desenvolvimento Socioambiental e Gestão Territorial


Coordenação: 

  • Andréa Hentz de MelloPrograma de Pós-graduação em  Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia /Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará ( PDTSA/UNIFESSPA).

  • Rosana Quaresma Maneschy  Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia/ Universidade Federal do Pará  (PPGEDAM/UFPA).

  • Gabriel de Moraes Outeiro Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos  Socioambientais na Amazônia/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PDHSA/UNIFESSPA).

EmentaOs biomas brasileiros, mas especificamente a Amazônia, vem sofrendo nas últimas décadas com a  expansão de grandes projetos de infraestrutura mineral, produção de grãos, biocombustíveis e avanço da agropecuária de corte, perpassando  por diferentes noções de desenvolvimento e práticas de gestão territorial. Visando contribuir com os debates interdisciplinares sobre desenvolvimento e gestão territorial, tanto na Amazônia como nos demais biomas brasileiros, em prol de uma sociedade mais justa, este GT está aberto ao recebimento de textos, teóricos e/ou empíricos, que discutam as diversas questões que interessam ao tema do Desenvolvimento e Gestão, como aspectos econômicos, políticos, institucionais, culturais, históricos, sociais, incluindo temas como políticas públicas, movimentos sociais, justiça climática, justiça distributiva,  agricultura, agroecologia e sistemas de produção, sejam eles familiares ou patronais, grandes projetos, entre outros, com abordagens teóricas plurais, tendo como lócus o contexto da Amazônia e demais  biomas brasileiros. 


GT 09 - Dilemas contemporâneos e conhecimento científico: A interdisciplinaridade e os desafios para justiça social, diversidade e democracia


Coordenação: 

  • Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF/UFF; Vinculado ao PPG Cognição e Linguagem da UENF
  • Adriano Furtado Holanda (UFPR); Vinculado aos PPGs em Psicologia e Educação da UFPR
  • Renato Faria da Gama (UFF; Vinculado ao PPG em Neurologia e Neurociências da UFF
Ementa: A contemporaneidade tem sido marcada por dilemas diversos, de naturezas diversas. Seja nos âmbitos econômicos, sociais, políticos, culturais, muitos são os desafios para a manutenção de uma qualidade de vida mínima possível às milhões de pessoas no nosso tempo. Experiências insólitas constituídas por guerras, intensas instabilidades regidas por crescentes tendências polarizantes e fragmentárias têm causado a intensificação de fenômenos como a intolerância, exclusões e mortes, consolidando sistemas nutridos pelas desigualdades e invisibilidades que configuram uma sociedade cada vez mais adoecida e que tem se mostrado impotente para solucionar seus próprios dilemas estruturais. Naturalizações hodiernas confrontam também o conhecimento científico em geral e têm proporcionado crises individuais e sistêmicas que nos exigem reconfigurações necessárias em todos os segmentos da vida humana. O presente Grupo de Trabalho se propõe a acolher pesquisas de natureza interdisciplinares que enfrentem as idiossincrasias e paradoxos contemporâneos, apontando para possibilidades de subsídios que contribuam para a construção de saberes que, ao mesmo tempo são decorrentes de tais fenômenos, possam apontar elementos teórico-práticos para sua superação na busca de devires humanos mais inclusivos, comprometidos com as diversidades e alteridades individuais e sociais, socialmente justos e democráticos,  e respostas necessárias a esse contexto complexo e dinâmico em que vivemos.


GT 10 - Direitos humanos, diversidade e ações afirmativas


Coordenação: 

  • Shirlena Campos de Souza Amaral -Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL), Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais (PPGPS) e Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP)
  • Décio Nascimento Guimarães – Instituto Federal Fluminense- Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFF), Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF)
  • Patricia Teles Alvaro Salgado- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)-Professora Titular no IFRJ, integrante do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS/IFRJ); Pesquisadora-líder do Laboratório/Lecef/IFRJ/CNPq 
Ementa: Esse GT propõe-se a tratar a questão da Diversidade, discorrendo sobre as bases culturais e mentais de práticas discursivas e sociais que (1) alicerçam preconceitos e exclusão e, na contramão disso, (2) contribuem para a promoção da igualdade e desenvolvimento da democracia, da justiça social e cultural. A reprodução de memórias histórico-culturais da metáfora da supremacia do “eu” em detrimento ao “outro” forma um lastro que sustenta padrões colonizadores de exclusão e de violência. Propondo uma ruptura com este paradigma, estudos, saberes e manifestações contra-hegemônicas mostram que práticas inclusivas, como as políticas afirmativas, representam oportunidades de desconstrução desse lastro. Propiciam a ressignificação das relações de poder, provocando reflexões relativas ao protagonismo das identidades e diversidades étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual e outras que dos cenários escolar e sócio-humano. Esse GT constitui-se como espaço de debates sobre essas práticas e ajuda-nos a enfrentar a violência do silenciamento e da exclusão das diversidades, ao passo que pode promover o fortalecimento de ações afirmativas de empoderamento dos grupos autodeclarados minorias sociais. E, da mesma forma, propicia-nos fomentar reflexões sobre o papel da educação para a construção de uma cultura de direitos humanos

GT 11 - Educação, Ciência e Direito: Caminhos para a Democratização do Conhecimento


Coordenação: 

  • DANIELA LEITE JABES, Universidade de Mogi das Cruzes-UMC, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas
  • RAFAEL BARROS BERNARDES DA SILVEIRA, Universidade de Mogi das Cruzes-UMC, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas
Ementa: Este Grupo de Trabalho tem como objetivo reunir propostas que articulem ciência, educação, participação social e aspectos jurídicos na perspectiva da democratização do conhecimento. Serão acolhidas investigações e relatos de experiências que discutam estratégias para tornar a informação científica mais acessível, compreensível e socialmente relevante, especialmente diante de contextos marcados pela desinformação, pelas desigualdades educacionais e pelo acesso restrito ao conhecimento. O GT acolhe abordagens que valorizem o pensamento crítico, o diálogo entre saberes, o engajamento cidadão com os processos científicos, o uso formativo das tecnologias digitais e o fortalecimento de iniciativas de ciência cidadã e empreendedorismo social com base em evidências. Também são bem-vindas reflexões sobre o papel do Direito na garantia ao acesso à informação e à participação social em decisões que envolvem ciência e tecnologia. Ao reunir perspectivas interdisciplinares, o GT busca contribuir com novos arranjos entre conhecimento, cidadania e inovação comprometida com transformações sociais concretas.


GT 12 - Envelhecimento Humano e Práticas Inovadoras: Tecnologias Sociais, Saúde e Intergeracionalidade


Coordenação: 

  •          Rosalee Santos Crespo IstoeUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)

  •          Valtair Afonso Miranda Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)

Ementa: Este Grupo de Trabalho tem como objetivo debater como a ciência pode compreender e ressignificar o processo de envelhecimento humano a partir das práticas interdisciplinares e de tecnologias sociais, evidenciando novas possibilidades para enfrentamento de desafios contemporâneos. Propõe-se explorar dimensões variadas:
  1. Envelhecimento Digital e Inclusão Tecnológica, com foco em alfabetização digital, tecnologias assistivas e uso de inteligência artificial, com atenção às barreiras e oportunidades para a autonomia do idoso;
  2. Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico no envelhecimento, abrangendo a influência das redes sociais, práticas terapêuticas não convencionais e estratégias de enfrentamento ao etarismo e à solitude;
  3. Educação Financeira e Sustentabilidade, investigando o planejamento financeiro para a longevidade, o empreendedorismo sênior e os impactos das novas dinâmicas familiares na vida econômica dos idosos;
  4. Interfaces entre Saúde Física e Tecnologias Sociais, discutindo telemedicina, dispositivos vestíveis (wearables) e políticas públicas que ampliem o alcance e a qualidade da assistência à pessoa idosa;
  5. Intergeracionalidade e Transformações Sociais, enfatizando a aprendizagem mútua entre gerações, voluntariado, novas formas de moradia e a relação das mudanças climáticas com a saúde e qualidade de vida dos idosos.

O GT acolherá trabalhos teóricos, empíricos e relatos de experiência, fomentando o diálogo interdisciplinar entre as áreas de saúde, ciências sociais, educação, economia, tecnologia e outras. Nesse sentido, espera-se contribuir para a formação de redes de pesquisa e intervenção que mobilizem diferentes olhares e conhecimentos, fortalecendo o desenvolvimento da ciência e a inclusão social das pessoas idosas.


GT 13 - Estudo dialógicos do discurso e ensino de línguas


Coordenação: 

  • Eliana Crispim França Luquetti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)
  • Sérgio Arruda de MouraUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)
  • Raquel França FreitasUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)

Ementa: O ensino da língua materna envolve não apenas o conhecimento teórico do sistema linguístico, mas também a seleção de materiais e a aplicação de métodos de ensino e avaliação. Para os professores, é fundamental estabelecer conexões entre diferentes áreas de conhecimento e atuar como mediadores do aprendizado em sala de aula. A interdisciplinaridade se torna uma ferramenta importante, permitindo que os educadores integrem suas experiências e aprofundem seus conhecimentos enquanto buscam práticas inovadoras. Entretanto, o ensino de língua enfrenta desafios significativos, como abordagens metodológicas inadequadas, livros didáticos que não refletem o uso cotidiano da língua e uma ênfase excessiva na norma padrão, o que pode prejudicar a compreensão e aplicação da linguagem em contextos reais. Para melhorar a formação e as práticas pedagógicas, é crucial que as políticas educacionais considerem a diversidade e a funcionalidade da linguagem. Além disso, promover discussões sobre a formação contínua dos professores pode contribuir para um ensino de língua materna mais inclusivo e interdisciplinar, sempre buscando alternativas que levem em conta as realidades sociais.


GT 14 - Estudos Culturais: práticas interdisciplinares, diferenças e linguagens


Coordenação: 

  • Miguel Rodrigues de Sousa Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais
  • Aguinaldo Rodrigues Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais
  • Róbson Pereira da Silva, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (UFMS); Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFSCar)
Ementa: Os Estudos Culturais são dotados de um enfoque plural do conhecimento, manifestado interdisciplinarmente e o conhecimento produzido neste campo é compreendido de forma articulada política e epistemologicamente. Este GT tem por objetivo compreender as práticas socioculturais das diferenças, a diversidade de saberes, sua circulação e apreensão, as relações de poder expressas nestes processos. Esperamos refletir sobre a produção do conhecimento acadêmico-científico, seu estatuto e as intersecções, os embates e as tensões que estabelece com os saberes tradicionais e outros saberes emergentes, sobre as relações sociais entre os grupos marcados por sua distinção, suas resistências e práticas de luta, a produção/diluição de identidades, as dimensões culturais, políticas, econômicas e discursivas que envolvem os sujeitos e seus saberes em relação a suas regiões, espaços, lugares e não-lugares, e trânsitos, assim como pensar interdisciplinarmente os sujeitos, seus produtos simbólicos e não-simbólicos, interconectados com os momentos de produção, circulação e consumo. 

GT 15 - Gênero, Violências, Cultura – Interseccionalidade e(m) Direitos Humanos


Coordenação: 

  • Verônica Teixeira Marques - UNIMA/Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas

  • Djalma Thürler – UFBA/Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade

  • Claudiene SantosUFU/Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais (PPGCINE/UFS) 

Ementa: Este Grupo de Trabalho propõe o desafio de desnaturalizar a cultura da violência de gênero, entendendo-a como um fenômeno estruturante das relações sociais, históricas e institucionais. O objetivo é promover reflexões críticas que articulem a noção de discriminação interseccional à (não) efetivação dos direitos humanos na contemporaneidade, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas com enfoque interdisciplinar e transversal. Serão acolhidos trabalhos científicos que partam da relação entre gênero, violências, cultura e direitos humanos, considerando os múltiplos marcadores sociais da diferença tais como raça, classe, sexualidade, territorialidade, deficiência, entre outros – e suas interseções nas experiências de grupos historicamente marginalizados. Interessa-nos a análise de como essas camadas de opressão se manifestam em práticas sociais, discursos, instituições, políticas públicas e representações culturais.

a) As intersecções entre raça/etnia, classe social e gênero, com foco em desigualdades estruturais e reprodução de hierarquias sociais;
b) Discursos e práticas sobre masculinidades, suas implicações sociais e os mecanismos de poder que operam na manutenção de violências de gênero;
c) A vivência e resistência de corpos dissidentes, LGBTQIAPN+, pessoas trans, não-binárias e intersexo, frente a normas de gênero e sexualidade;
d) Violências contra mulheres em suas diversas formas – doméstica, sexual, obstétrica, tráfico de mulheres, feminicídio, exploração sexual e laboral;
e) As representações midiáticas e artísticas da violência de gênero e das resistências culturais: cinema, audiovisual, literatura, artes visuais, mídias sociais e pedagógicas;

f) Educação em direitos humanos, abordando práticas educativas formais e não-formais que enfrentem o sexismo, o racismo e a LGBTfobia, e promovam culturas de paz e justiça social.


GT 16 - Impactos dos avanços tecnológicos na educação: dilemas, reflexões e proposições


Coordenação: 

  • Verusca Moss Simões dos Reis Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)

  • Gabriela do Rosario SilvaUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)

Ementa: Nos últimos anos, as transformações advindas do campo da Ciência e da Tecnologia (C&T) têm causado impactos na sociedade como um todo, levando a uma reflexão nos mais diversos âmbitos: vida social e afetiva; mundo do trabalho; saúde mental; questões éticas e bioéticas e, também, na educação. Sendo assim, este Grupo de Trabalho (GT) objetiva promover um espaço de reflexão sobre os impactos dos avanços tecnológicos na educação contemporânea. Almeja-se investigar como as inovações digitais – inteligência artificial, realidade aumentada, aprendizagem adaptativa, plataformas educacionais, redes sociais, entre outras – vêm transformando as práticas pedagógicas, a relação entre educadores e educandos, bem como o próprio conceito de ensino e aprendizagem. O GT também tratará das desigualdades no acesso às tecnologias, os desafios da inclusão digital e as necessidades de formação continuada de professores diante das novas demandas. Assim, por intermédio da troca de experiências entre pesquisadores, professores e demais interessados, busca-se refletir sobre esses e outros desafios, bem como promover diálogos interdisciplinares com foco na equidade, na inclusão e na qualidade do ensino. 


GT 17 - Informação, educação e tecnologias


Coordenação: 

  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)

  • Cleonice Puggian - UERJ

  • Cristiana Barcelos da SilvaUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)

  • Fabio Machado de OliveiraUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL)

Ementa: O GT tem como objetivo promover um espaço interdisciplinar de interlocução acadêmica para pesquisadores das seguintes temáticas: epistemologias emergentes, tecnologias e educação; ciberespaço, cibercultura e sociedade em rede; linguagens tecnológicas e redes sociais digitais; educação, tecnologias e processos de formação humana; hipertextualidade, leitura e escrita; docência, discência e cibercultura; tecnologias, saberes e métodos; acesso à informação, igualdade e diferença; políticas públicas, educação e informação; Inteligência Artificial (IA) e suas conexões com a Educação. Busca agregar conhecimentos e articular o diálogo entre as diversas áreas à luz das transformações tecnológicas, sociais e culturais. Examina a complexa interface entre as diversas esferas da ação humana, observando os impactos das tecnologias digitais na educação, informação e ciência.


GT 18 - Instituições participativas e políticas públicas: desafios e perspectivas em contextos de reconfiguração democrática


Coordenação: 

  • Nilo Lima de Azevedo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais
  • Joseane de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais
  • Humberto Ribeiro Júnior, Universidade Vila Velha, Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública - PPGSEG/UVV
Ementa: Este Grupo de Trabalho propõe discutir a trajetória e os desafios das instituições participativas no Brasil, que ganharam força e institucionalidade após a Constituição de 1988, vinculadas à formulação e implementação de políticas públicas federativas, como o SUS, SUAS, PNAE, SNC, entre outras. Tais instituições — conselhos, conferências, audiências públicas, orçamentos participativos — se destacaram no âmbito municipal, com a descentralização promovida pela Constituição de 1988. Os municípios passaram a ser responsáveis diretos pela implementação de diversas políticas públicas. A exigência de conselhos gestores como condição para repasse de recursos federais, aliada à proximidade com a população e ao surgimento de experiências inovadoras como os orçamentos participativos, fez do nível local um espaço privilegiado para o fortalecimento da democracia participativa. Com os governos Temer e Bolsonaro, observou-se um processo de enfraquecimento, extinção ou desidratação desses espaços. No entanto, em função do arranjo federativo, muitos estados e municípios conseguiram preservar práticas participativas que mitigaram os efeitos da crise institucional. Com o retorno de um governo progressista ao poder, novas possibilidades se abrem para sua reativação. O GT acolherá reflexões teóricas e estudos de caso que investiguem forças, fragilidades, limitações e potencialidades das instituições participativas, no novo cenário político brasileiro.


GT 19 - Justiça socioambiental: mudanças climáticas, soberania alimentar e direitos dos animais


Coordenação: 

  • Córa Hisae Monteiro da Silva Hagino, Professora do Departamento VDI da Faculdade de Direito da UFF de Volta Redonda. Pesquisadora do LAJA - Laboratório de Justiça Ambiental da UFF e do LAJACA - – Laboratório de Justiça, Ambiente, Cidade e Animais (UFF). PPGSD Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito
  • Luiza Alves Chaves, Professora do Departamento VDI da Faculdade de Direito da UFF de Volta Redonda. Pesquisadora do LAJA - Laboratório de Justiça Ambiental da UFF e do LAJACA – Laboratório de Justiça, Ambiente, Cidade e Animais (UFF). Doutora e Mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF. Pós-Doutoranda
  • Roberta Oliveira Lima, Pós-doutoranda (PPGSD/UFF) e PPGCOM (UFF)
Ementa: O GT busca promover um espaço interdisciplinar e plural de debates sobre os múltiplos conflitos que emergem das relações entre mudanças climáticas, sistemas alimentares, justiça ambiental e direitos dos animais. Em contextos de desigualdade estrutural, os mecanismos jurídico-políticos de planejamento, legislação e gestão ambiental operam simultaneamente como arenas democráticas de remediação e como vetores de aprofundamento da desigualdade.  As políticas de desenvolvimento adotadas no Brasil e na América Latina têm produzido efeitos desproporcionais sobre povos e comunidades tradicionais, populações racializadas e trabalhadores urbanos e rurais. Este GT busca reunir pesquisas empíricas e teóricas que analisem criticamente essas dinâmicas, enfocando temas como: agroecologia, soberania alimentar, ética e direitos dos animais, desinformação climática, conflitos por uso da terra e dos bens comuns, vulnerabilidade interseccional, e práticas emancipatórias com ênfase em abordagens que dialoguem com saberes acadêmicos e populares.


GT 20 - Memória, Narrativas e Discursos


Coordenação: 

  • Diana de Souza PintoPPGMS UNIRIO

  • Tamara de Souza CamposPPGHCA UNIGRANRIO

Emeta: Discursos e narrativas no processo de construção de memória. Práticas discursivas institucionais no contexto da interdisciplinaridade. As narrativas como significações engendradas pela ação conjunta de atores sociais no processo de construção de memória. A produção de narrativas e o enquadramento de experiências na dinâmica social da memória e do esquecimento. Abordagens de análise do discurso e de narrativas: perspectivas teórico-metodológicas para o estudo do campo da memória social. As noções de micro e macro contextos nos discursos que compõem a memória. Memória, esquecimento e narrativas como atividades sociais. Vozes institucionais e sistemas de representação na construção de narrativas e memória: identidades situadas engendradas nos discursos concebidos como resultado de negociações locais de sentido entre os participantes. A relação discurso, poder, memória e instituições. Vínculos entre as relações de poder, narrativas e emoções nas práticas cotidianas de dominação, exclusão e formas de resistência social. Narrativas de memórias traumáticas. 

GT 21 - Memória, violência e trauma social


Coordenação: 

  • FRANCISCO RAMOS DE FARIAS, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS)
  • RAFAEL ANDRES PATIÑO OROZCO, Universidade Federal do Sul da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES)
  • GABRIELA LAMEGO, Universidade Federal da Bahia (UFBA) 
Ementa: O objetivo deste Grupo de Trabalho é reunir estudos que abordem: Memória mítica da violência: transmissão de relatos e consequências na constituição dos laços sociais. Violência direta, estrutural e cultural. Figuras da violência: práticas de segregação e exclusão social, genocídio, feminicídio, extermínio e massacre. Vidas matáveis não passiveis de luto. Poder e violência: as diferentes configurações da violência nos corpos. Efeitos estruturantes da violência: crise, reação, resistência e posicionamentos subjetivos. Golpe de Estado ou reversão do poder. O exercício do poder sem violência. A atitude consensual como ação de não violência. Autorização, interdição e obrigação. Monopolização do poder. Conformismo e totalitarismo. Respostas ao mal-estar na contemporaneidade: suspeição, necropolítica. Vítimas, sobreviventes e resistentes. Práticas políticas estatais com exclusão dos legados institucionais. A sofisticação das tecnologias de liquidação de corpos. Cartografia das catástrofes: eventos da natureza, desregramentos, rupturas e traumas sociais. Fenomenologia subjetiva, violência e emoções sociais. Elaboração de experiências traumáticas. Estéticas de ruinas: a escritura dos escombros e restos. O culto aos monumentos: vozes das ruinas. Antimonumentos e sentidos. A exceção e a norma: o crime como afirmação ou dissidência? Tragédia e sintoma social. Serão bem-vindos também neste GT trabalhos que incluam perspectivas analíticas que considerem os marcadores sociais das desigualdades de gênero, raça/etnia, classe social, território entre outros nos temas abordados. 

GT 22 - Memórias, Patrimônios e Territórios


Coordenação: 

  • Regina Abreu (PPGMS/UNIRIO)

  • Renata Oliveira (PPGHCA/UNIGRANRIO)

  • Bianca Rihan (PPGMS/UNIRIO)

  • Sabrina Dinola (PPGMS/UNIRIO)

Ementa: O GT Memórias, Patrimônios e Territórios têm por objetivo colocar em diálogo pesquisas que abordem as distintas e alargadas configurações dos patrimônios e das dinâmicas patrimoniais no Brasil e no mundo. Abarcando debates em torno das políticas públicas e dos processos de patrimonialização institucionais, o GT se interessa, igualmente, pelos chamados patrimônios contra-hegêmonicos, tecidos e mobilizados por fora das chancelas e para além das categorias de Estado, ou como resultantes de conflitos entre grupos sociais e/ou entre grupos e instâncias de poder - públicas ou privadas - em "territórios patrimoniais". Nesse sentido, são muito bem-vindas as experiências de pesquisas individuais ou em rede que contribuam na construção de conhecimentos e inovações no campo do patrimônio cultural, destacando-se as construções colaborativas de conhecimento entre pesquisadores e os chamados “detentores”, em ações compartilhadas de engajamento e luta política. Em suma, pretende-se reunir trabalhos e experiências de pesquisa permeados por "políticas patrimoniais", "processos de patrimonialização e salvaguarda", “memórias de resistência”, “territórios instáveis”, “museus sociais e participativos”, “processos de patrimonialização em tempos extremos” e construção de “territórios de memoração”.


GT 23 - Mídia, tecnologias sociais e direitos: práticas comunicacionais para transformação e inclusão


Coordenação: 

  • Franco Dani Araújo e PintoUniversidade Vale do Rio Doce (Univale)  - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território (PPGIGIT-Univale)

  • Eunice Sueli NodariUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC) -  Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC)

Ementa: Este Grupo de Trabalho propõe discutir a relação entre tecnologias sociais e práticas comunicacionais, com foco no papel das mídias digitais na mediação de saberes e na construção de soluções para desafios sociais. Acolherá trabalhos interdisciplinares sobre redes sociais digitais, mídias comunitárias, educomunicação, coletivos de comunicação e plataformas colaborativas como ferramentas de transformação social e científica. Serão valorizadas pesquisas que tratem da comunicação como tecnologia social, apropriação de mídias por grupos vulnerabilizados, ciência cidadã e divulgação científica. Também serão bem-vindas reflexões sobre a liberdade de expressão como condição essencial à participação democrática e à produção de conhecimento, especialmente frente a desinformação, censura e discursos de ódio. O GT busca reunir experiências empíricas e teóricas que evidenciem o potencial das mídias como instrumentos de inovação social, inclusão, sustentabilidade e fortalecimento dos direitos humanos

GT 24 - Novos horizontes para enfrentamento da emergência socioclimática


Coordenação: 

  • André Felipe SimõesPrograma de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
  • Diamantino PereiraProMuSPP-USP; Câmara da Capes a qual está vinculado o ProMuSPP: INTERDISCIPLINAR. Professor Doutor Associado da EACH/USP.
  • Marcos Bernardino de CarvalhoProMuSPP-USP; Câmara da Capes a qual está vinculado o ProMuSPP: INTERDISCIPLINAR. Professor Doutor Associado da EACH/USP. 
Ementa: O fundamento da emergência ambiental, particularmente a questão climática tem suas raízes fundadas na dinâmica socioeconômica hegemônica. Por isso a emergência é socioambiental e socioclimática. O fundamento da crise é civilizacional e não apenas restrito a um sistema dominante, como é o capitalismo na atualidade, porque o crescimento e o desenvolvimento deixaram de ser concebidos como meios para se atingir o bem-estar das populações para se transformar em objetivos em si, acima das pessoas e dos demais integrantes da natureza. Estabelecemos como objetivo demonstrar a dinâmica dessa conjuntura, trazendo ao texto outras perspectivas e horizontes eclipsados pela imposição que coloniza as mentalidades e aprofundamos a discussão em torno das dimensões socioambientais do sistema alimentar, da dinâmica urbana, da transição energética e da conservação da natureza. Nesse contexto, o GT “Novos horizontes para enfrentamento da emergência socioclimática” espera receber trabalhos que apontem estratégias para enfrentar as chamadas crises ambientais em suas diversas manifestações, incluindo a climática, não privilegiando apenas aquelas vinculáveis a medidas econômicas, mas, também, principalmente, medidas sociais e culturais que nos trasladem de sociedades do crescimento, do consumo e do produtivismo para referências em prol do vislumbre de outros horizontes possíveis.


GT 25 - O trabalho e a justiça


Coordenação: 

  • Carolina Pereira Lins Mesquita - Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF)

  • Joaquim Leonel de Rezende Alvim - Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF)

  • Carla Appolinário de Castro - Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF)

  • Roberto da Silva Fragale Filho - Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF)

Ementa: Atribuindo um sentido de continuidade aos Grupos de Trabalho que coordenamos em edições anteriores do CONINTER, nosso objetivo geral é refletir sobre o mundo do trabalho, as instituições correlatas, as condições de acesso à justiça e, em última análise, ao trabalho digno. Pesquisas empíricas, contextualizadas, com viés interdisciplinar e crítico serão privilegiadas, especialmente, aquelas que produzam dados primários sobre a categoria trabalho (e.g., formal, informal, ilegal, produtivo, reprodutivo, religioso e profissional). Também consistem em temáticas de interesse dinâmicas de precarização das relações individuais e coletivas de trabalho, bem como medidas de flexibilização e desregulamentação trabalhista implementadas no âmbito da sociedade civil, por intermédio de tecnologias e/ou pelo Estado (poderes Legislativo, Executivo e Judiciário).

 


GT 26 - Onde a terra é alma: territorialidade, retomada e cosmovisão das populações tradicionais


Coordenação: 

  • António Raúl Sitoe  - Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UERJ
  • Geórgia Pereira Lima  - Professora Associada da Universidade Federal do Acre, atuando no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFAC).
  • Girlian Silva de Sousa  - Docente do Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Direitos Humanos na Amazônia (GEDHA).
Ementa: Este Grupo de Trabalho propõe reunir reflexões interdisciplinares em torno das territorialidades construídas por populações tradicionais, povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhos, camponeses e de terreiro, a partir de suas cosmologias, memórias e práticas de resistência. Partimos do princípio de que, para esses povos, a terra não é um mero recurso ou propriedade, mas um ente vivo, sagrado, ancestral e constitutivo do próprio ser coletivo. O GT acolhe pesquisas que analisem os processos históricos de expropriação e colonização, bem como as múltiplas formas de resistência e retomada territorial, entendidas como movimentos políticos, espirituais e culturais. Interessa-nos discutir as lutas por reconhecimento, demarcação e autonomia a partir de uma perspectiva crítica ao modelo hegemônico de Estado-nação, propriedade privada e desenvolvimento, visibilizando os conflitos que emergem no campo, nas florestas, nas águas e nas cidades. Propomos o diálogo entre história, antropologia, direito, economia, sociologia, geografia crítica e epistemologias do Sul, com ênfase em abordagens que articulem saberes acadêmicos e tradicionais. Serão privilegiadas análises que examinem os vínculos entre território e identidade, corpo e terra, espiritualidade e política, além de temas como racismo ambiental, violência fundiária, colonialidade do poder e pluralismo jurídico. O GT está aberto a estudos empíricos, etnografias, relatos de experiências, análises teóricas e contribuições de pesquisadores indígenas, quilombolas. Interessa-nos também refletir sobre metodologias descolonizadoras e modos de escuta e produção de conhecimento que respeitem a autonomia e os saberes dos povos com os quais se pesquisa. Nosso intuito é construir um espaço de troca e fortalecimento das lutas territoriais, promovendo uma escuta plural e comprometida com a justiça social, ambiental e epistemológica.


GT 27 - Permanência Estudantil e Tecnologias Sociais: Práticas Interdisciplinares para Sustentar Trajetórias


Coordenação: 

  • Gerson Tavares do CarmoUENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense

    PPGCL/UENF – Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem, PPGSP/UENF – Programa de Pós Graduação em Sociologia Política

  • Leonardo Rogério Miguel -  UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense

    PPGSP/UENF – Programa de Pós Graduação em Sociologia Política

  • Fabio Machado de Oliveira -  UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense, UVV – Universidade Vila Velha - PPGCL/UENF – Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem , PPGSEG/UVV - Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública 

Ementa: Este Grupo de Trabalho propõe discutir a permanência estudantil como eixo estruturante das políticas educacionais, diferenciando-a da evasão. O foco está em compreender e fortalecer os processos que possibilitam aos estudantes permanecerem nos espaços educativos, a partir de tecnologias sociais e práticas interdisciplinares. Valorizam-se estudos que abordem ações de acolhimento, redes de apoio, programas de tutoria, experiências de extensão, saúde mental, metodologias participativas, entre outros fatores que contribuem para a sustentação das trajetórias educacionais. São bem-vindas contribuições que envolvam a ensino superior, ensino técnico, EJA e contextos formativos diversos, com metodologias qualitativas, quantitativas ou mistas. A perspectiva do GT é positiva e propositiva, destacando a permanência como um campo autônomo de produção científica e intervenção institucional. Busca-se, assim, reunir trabalhos que ampliem o repertório de estratégias para uma educação mais justa, democrática e duradoura, respeitando a pluralidade regional, institucional e epistemológica.

GT 28 - Poder Judiciário, Políticas Públicas e Profissões Jurídicas


Coordenação: 

  • Joaquim Leonel de Rezende Alvim (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da UFF) 
  • Andrea Catalina León Amaya (Pesquisadora NUTEAP e pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da UFF) 
  • Alberto Correia de Oliveira Filho (Pesquisador NUTEAP e professor do PPGDHC/UERR Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Estadual de Roraima) 
Ementa: O Poder Judiciário vem ganhando um protagonismo no cenário político brasileiro a partir de um processo de reorganização da arena política tradicional (executivo e parlamento) que envolve uma série de fatores e fenômenos (judicialização da política, estrutura da CF 1988 etc). Nesse processo, cada vez mais temos imbricações entre o funcionamento do poder judiciário, a implementação de políticas públicas em diferentes níveis da federação, a mobilização do direito e a participação de diferentes atores das profissões jurídicas (não somente magistrados, mas também o Ministério Público, Defensoria Pública, Advogados, Mediadores etc.). O GT contém conexões temáticas com o NUTEAP – Núcleo de pesquisas interdisciplinares de teorias, atividades e práticas no campo do direito – grupo de pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) cadastrado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9933791308276021), e suas duas linhas de pesquisa: “Acesso à justiça, Relações de trabalho, Direitos sociais e Instituições” e “Sistema de Justiça, Justiça(s) e Gênero em perspectiva latino-americana”. Nesse sentido, o GT proposto estimula a participação de pesquisadores de diferentes níveis com trabalhos de pesquisa empírica interdisciplinar envolvendo sobretudo os campos da sociologia, direito e antropologia.


GT 29 - Políticas culturais


Coordenação: 

  • Maria de Fátima Rodrigues Makiuchi (PPGDSC/UnB)
  • José Roberto Severino (PPG Cultura e Sociedade/UFBA) 
Ementa: O GT promove um espaço de reflexão para pesquisadores que se dedicam à temática das políticas culturais. Acolhe estudos e pesquisas teórico-conceituais e/ou analíticas que possam contribuir para a compreensão das políticas culturais em geral, do desenvolvimento e da gestão das políticas públicas de cultura frente aos desafios da contemporaneidade. Entre esses estudos destacamos aquelas dimensões que tratam do patrimônio material e imaterial, da diversidade cultural, dos processos de formulação, implementação e monitoramento das políticas culturais, da participação social, do financiamento público, e dos sistemas e indicadores da cultura.


GT 30 - Políticas Públicas e Mudança Social


Coordenação: 

  • Ana Paula Fracalanza

  • Cristiane Kerches da Silva Leite

  • Camila Gonçalves De Mario

Ementa: Este grupo de trabalho objetiva receber trabalhos que desenvolvam reflexões sobre as possibilidades e limites das políticas públicas como campo de efetiva mudança social no Brasil e na América Latina no momento histórico atual. Propomos debates entre trabalhos multisetoriais (saúde, educação, assistência social, meio ambiente, segurança pública etc.), diversos teóricos e metodologicamente, que articulem perspectivas interseccionais (classe, gênero e raça), dialogando com as questões de fundo: políticas públicas são espaço de mudança social, no sentido de redução das desigualdades e vulnerabilidades sociais? Quais são as dinâmicas de resistência às mudanças inclusivas sócio e economicamente? Como as forças sociais democráticas atuam politicamente, dentro e fora das instituições, para a construção de uma sociedade menos desigual? Trabalhos sobre casos de avanços (e dilemas) sociais oriundos de processos que envolvem disputas entre coalizões, corporações, movimentos sociais, think tanks, institutos de pesquisas e afins são bem-vindos, que transitem no campo da interdisciplinaridade e problematizem a mudança social a partir das políticas públicas no século XXI.


GT 31 - Políticas Públicas Socioambientais, Planejamento e Gestão Urbana e Regional


Coordenação: 

  • Rubio José Ferreira - Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais – PPGCHS/UFOB

  • Flávio Marcelo Rodrigues Bruno - Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCA/UFOB, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas – PPGCHS/UFOB,

Ementa: Partindo da importância das interações entre Estado e sociedade na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e regional na perspectiva socioambiental, o presente GT pretende acolher trabalhos interdisciplinares, sejam teóricos, práticos ou que representem aplicações práticas em que se faça possível discutir criticamente questões relacionadas à análise de políticas públicas socioambientais, ao planejamento e gestão urbanos e regional, e às reconfigurações espaciais resultantes do modo de produção capitalista atual. Considerando a crescente centralidade das questões ambientais, territoriais e ecológicas, o GT incentiva a submissão de pesquisas que examinem a interface entre planejamento urbano e políticas públicas socioambientais, contemplando as interações entre sociedade e natureza, os impactos das mudanças climáticas e a preservação da sociobiodiversidade. Também são bem-vindos estudos sobre a influência das políticas públicas na resiliência de povos, sociedade e comunidades tradicionais e sobre os desafios de integração entre desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental. 

GT 32 - Quem tem fome ainda tem pressa! Interseções entre o direito humano à alimentação, a segurança alimentar e nutricional e os desafios produtivos no contexto brasileiro


Coordenação: 

  • TAUÃ LIMA VERDAN RANGEL - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais

  • WAGNER DE OLIVEIRA RODRIGUES - Universidade Estadual de Santa Cruz -  Programa de Pós-Graduação em Planejamento de Cidades

Ementa: O enfrentamento global/nacional da insegurança alimentar e dos flagelos que ela causa - dentre elas a fome, no seu estado mais agudo - exige aqui a ampliação de estudos que congreguem discussões e pesquisas sobre o direito humano à alimentação adequada e as determinantes da justiça alimentar preconizadas de forma inter e transdisciplinar. Temas como arranjos produtivos locais, regionais e nacionais, políticas sociais e processos políticos de combate às causas da injustiça alimentar, arenas de políticas públicas em soberania e segurança alimentar e as agendas sociais de promoção deste direito humano são algumas das variáveis possíveis de discussão neste Grupo de Trabalho - face, inclusive, à conjuntura econômica, política e sanitária vivida nos últimos cinco anos sob a evidência de ameaça à democracia ocidental e à sobrevivência da humanidade em contextos pandêmicos e pós-pandêmicos. A partir de uma realidade regressiva estabelecida num conluio recente entre Estado e o grande capital agroexportador. Ainda assim, os desafios persistem e as dificuldades, sobretudo nos processos de internalização da política alimentar, se colocam - o que torna este tema ainda mais urgente diante das reações do capitalismo neoliberalizante que insiste na hegemonia da cultura necroalimentar como uma forma contemporânea de se controlar o que comer, de que forma e, mais drasticamente, se se irá comer - o que tem revelado, também, a fome como uma arma de guerra na sua forma mais vil em espaços vulnerabilizados do planeta.


GT 33 - Segurança Pública e Defesa: Cidadania, Inovação, Gestão e Vitimização


Coordenação: 

  • Fabio Machado de Oliveira, UVV, PPGSEG
  • Marco Aurélio da Costa, UVV, PPGSEG
  • Karina Melo Pessine, UVV, PPGSEG 

Ementa: Parte-se do pressuposto de que a segurança pública posta em discussão consolida uma rede inter e multidisciplinar com profissionais da segurança pública e defesa nacional, comunidade acadêmica e sociedade civil, e enfatiza o encontro de novos meios, técnicas e mudanças de ações visando a melhoria do bem-estar da população. As teorias da Sociologia, Ciência Política, Criminologia e Psicologia poderão ser utilizadas para analisar os fenômenos da criminalidade e da violência material e simbólica em uma perspectiva interdisciplinar, considerando as formas e as concepções das espacialidades e territoriais urbanas, bem como o conceito de cidades inteligentes por meio da inovação, sistemas de informação, inteligência e tecnologias em segurança pública.


GT 34 - Sistemas socioecológicos e políticas públicas


Coordenação: 

  • Marcelo Vianna – Programa de Pós-Graduação em Ecologia – UFRJ
  • Maria Eugênia Totti – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política – UENF 
Ementa: Esse GT propõe-se a tratar de questões imbricadas entre sistemas socioecológicos e incidência de políticas públicas.  A centralidade das discussões é nas temáticas que envolvem a gestão e a governança da água e do pescado e as populações locais. O grupo visa promover uma abordagem interdisciplinar a fim de compreender os desafios emergentes relacionados à água e ao pescado, considerando os aspectos sociais, ecológicos, econômicos e políticos envolvidos. São bem vindos trabalhos que promovam reflexões sobre as possibilidades e limites das políticas públicas como caminhos para uma sociedade menos desigual e para a conservação ambiental. Propostas de discussão: 1) Análise dos sistemas socioecológicos relacionados à água e aos recursos pesqueiros, identificando interações e interdependências entre elementos naturais e sociais; 2) Estudo das mudanças e adaptações socioambientais decorrentes de pressões antropogênicas, como a urbanização, poluição, mudanças climáticas e práticas de pesca insustentáveis; 3) Avaliação da eficácia das políticas públicas existentes relacionadas à gestão da água e dos recursos pesqueiros, identificando lacunas e áreas de melhoria; 4) Desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras para promover a gestão sustentável da água e dos recursos pesqueiros, considerando as necessidades das comunidades locais e a conservação dos ecossistemas aquáticos, e; 5) Estudos que busquem o diálogo e colaboração entre diferentes atores, incluindo acadêmicos, tomadores de decisão, organizações da sociedade civil e comunidades locais, visando a construção de consenso.


GT 35 - Tecnologias Sociais e Práticas Interdisciplinares para promoção da Acessibilidade e Inclusão de pessoas com necessidades específicas: pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação


Coordenação: 

  • Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis

  • Ediclea Mascarenhas Fernandes

  • Marcia Regina Castro Barroso

Ementa: Estudos sobre Tecnologias Sociais e Práticas interdisciplinares do desenvolvimento da ciência para promoção da acessibilidade e inclusão escolar, laboral e/ou social de pessoas com necessidades específicas: pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com vistas a um mundo socialmente justo, diverso e democrático. Que abordam temas como: metodologias inovadoras; produtos/jogos educacionais; recursos de tecnologias assistivas; acesso a direitos e cidadania; saúde e bem estar; formação de recursos humanos e intervenção social; geração de renda, valorização e preservação da memória cultural, redes e políticas públicas e; experiências pilotos como respostas necessárias a um contexto social complexo e dinâmico, em um cenário mundial marcado por desafios de diversas naturezas: sociais, políticos, econômicos ou culturais. 


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