A Educação Física é uma área de
conhecimento abrangente, que se aprofunda em diferentes saberes (áreas do
conhecimento) que se entrelaçam e se complementam para dar a base da atuação
profissional, seja no campo do Bacharelado ou da Licenciatura.
A compreensão do corpo em sua
dimensão biológica pode ser considerado o conhecimento fundamental para o
Bacharelado, pois conhecimento advindos da Fisiologia do Exercício, Biomecânica
e a Anatomia (para citar alguns exemplos) são imprescindíveis para entender
como o corpo humano responde ao esforço físico, como os músculos se adaptam, os
sistemas energéticos operam e até como as lesões podem ser prevenidas. Esses
saberes são fundamentais para a prescrição segura e eficaz de atividades
físicas, seja para o alto rendimento, a reabilitação ou a promoção da saúde.
No entanto, o corpo não apresenta
uma dimensão isolada de um contexto social, cultural e individual. Essa
inserção denota a importância de saberes sobre as Ciências Humanas e Sociais na
Educação Física, como (por exemplo): a Filosofia a refletir sobre o significado
do corpo, do movimento e da própria prática, questionando os propósitos de
nossa atuação; a Psicologia fornecendo as bases para a compreender a motivação,
as emoções e o comportamento; e a Pedagogia para orientar as estratégias de
ensino e aprendizagem, considerando as diferentes fases do desenvolvimento
humano e os objetivos educacionais. Esses saberes convergem para estruturar a
formação do Licenciado em Educação Física
Face aos
diferentes cenários (erigido na diversidade de saberes) de cada formação em
Educação Física, o desafio proeminente é a interdisciplinaridade. Esse é o
objetivo do XIV Congresso Nacional de Educação Física (CONEF: A intervenção da
Educação Física: saberes e cenários) que busca engajar um público diversificado
de estudantes e profissionais e convidá-los a refletir sobre a necessidade de
integrar conhecimentos e as tendências pedagógica, incentivando a discussão e a
troca de experiências sobre os saberes da formação profissional, saberes
disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais. Nossos principais
objetivos serão promover a integração interdisciplinar, valorizar a prática
docente e as diferentes tendências pedagógicas, fomentar a discussão sobre os
desafios da formação e da pesquisa, disseminar o conhecimento científico de
forma acessível, e incentivar a produção acadêmica e a carreira científica na
Educação Física.
Sintam-se
todos acolhido e bem-vindos por nós alunos e professores da Comissão de
Organização.