Diante do cenário político e social brasileiro, e a preponderância que a região da Amazônia tem em todas as discussões da contemporaneidade, o XIV Seminário de Educação se propõe a discutir e problematizar a educação em suas mais diferenciadas mediações dentro de uma perspectiva democrática, promovendo um amplo debate sobre práticas pedagógicas e políticas públicas. A realidade educativa da região Norte do país envolve questões políticas, ambientais e econômicas desafiadoras, e a educação cumpre papel fundamental ao ampliar as possibilidades de discussão e de formação em direção a uma sociedade fundamentada nos valores da justiça e solidariedade entre os povos. Para que seja possível discutir democracia em contexto amazônico se faz necessário pensar na diversidade, na interculturalidade e transversalidade no campo educacional. Tendo em vista a construção de reflexões acerca dos conflitos, anseios e contradições para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, propõe-se especificamente a discutir a multiplicidade de leituras de/sobre o mundo, em suas várias linguagens, problematizando como elas constroem realidades, identidades, subjetividades e diferenças na cultura da região em que vivemos. O XIV SED afina-se aos objetivos definidos desde a primeira edição do evento: a promoção do intercâmbio e a divulgação, para a sociedade em geral dos conhecimentos produzidos na área da educação e interculturalidade e na construção de olhares para os currículos, propostas pedagógicas e políticas públicas que atendam às diferenças no processo educacional, pensando de forma central as particularidades da região Norte. Contará com Conferências, oficinas, mesas temáticas, sessões de comunicação oral e relatos de experiências. Reunirá pesquisadores/as de vários programas de pós-graduação, e acadêmicos de várias instituições do País, bem como professores da educação básica. O evento será PRESENCIAL.