XIV Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul (SAB Sul) e das VI Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani (JAAG)

XIV Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul (SAB Sul) e das VI Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani (JAAG)

presencial Universidade Estadual de Maringá - Maringá - Paraná - Brasil

XIV SAB SUL e VI JAAG

O XIV Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul (SAB Sul) e das VI Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani (JAAG), sob o tema “Entre Emergências e Reconstruções – Qual será o futuro de nosso passado?”, será realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre os dias 9 e 13 de novembro de 2026.

O evento tem como propósitos contribuir para a promoção da ciência aberta e a democratização do conhecimento, ampliar e qualificar o espaço regional e internacional de interlocução científica, fortalecer vínculos e parcerias institucionais e valorizar as práticas arqueológicas desenvolvidas na região Sul do Brasil e nos demais países do Cone Sul.

Neste primeiro momento, estarão abertas apenas as inscrições para a submissão de propostas de simpósios temáticos, no período de 25 de março a 30 de abril de 2026. Em momento posterior, serão abertas as inscrições no evento e as submissões para comunicações orais, pôsteres e ouvintes.

Para as VI Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani (JAAG), as orientações para submissão de propostas de comunicações orais serão divulgadas oportunamente.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Universidade Estadual de Maringá

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história (LAEE)

O Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história (LAEE) integra o Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Criado em 1996 e instalado em 1997, o laboratório está localizado em um edifício histórico reconstruído no campus da universidade. A estrutura, originalmente uma tulha de café pertencente à Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, foi desmontada de sua fazenda de origem e remontada na UEM, preservando suas características arquitetônicas externas e sendo adaptada para atividades de pesquisa.

Com área aproximada de 265 m², o espaço abriga laboratório, depósito de materiais arqueológicos, biblioteca, salas de pesquisadores, secretaria e sala de reuniões e aulas.

O LAEE desenvolve pesquisas voltadas às relações socioculturais entre populações indígenas do Sul do Brasil e as sociedades envolventes, reunindo pesquisadores de diferentes áreas em torno de uma proposta efetivamente interdisciplinar. O laboratório busca promover o diálogo entre arqueologia, etnologia, história e outras áreas afins, fortalecendo abordagens coletivas de investigação e contribuindo para a produção e difusão do conhecimento sobre as populações e suas histórias.

Fonte: https://cpr.uem.br/pite/index.php/infraestrutura-tecnologica/laboratorios/2275-laboratorio-de-arqueologia-etnologia-e-etno-historia

Crédito das imagens: Marcio Augusto Uliana Macella e Assessoria de Comunicação da UEM. 

 


Circulares

Acesse as circulares do evento clicando nos links a seguir. 

Primeira Circular - Português:

https://bit.ly/PrimeiraCircular-PT-BR

Primeira Circular - Español:

https://bit.ly/PrimeiraCircular-ESP

Segunda Circular - Português:

https://bit.ly/SegundaCircular-PT-BR

Segunda Circular - Español:

https://bit.ly/SegundaCircular-ESP

Terceira Circular - Português:

https://bit.ly/TerceiraCircular-PT-BR

Terceira Circular - Español:

https://bit.ly/TerceiraCircular-ESP

Quarta Circular - Português:

https://bit.ly/QuartaCircular-PT-BR

Quarta Circular - Español:

https://bit.ly/QuartaCircular-ESP


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}