A XII Jornada de Pós-Graduação do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde - UFRJ, com o tema “Invisibilidades e resistências na pandemia: possibilidades na Educação em Ciências e Saúde”, tem como objetivo refletir sobre o ensino remoto na educação em ciências e saúde; o papel da mulher cientista na pandemia; e a educação em tempos de negacionismo científico.
A desigualdade educacional escancarada durante os longos meses de distanciamento social por conta da pandemia de COVID-19 reflete, principalmente, as iniquidades de raça, gênero e classe em todos os níveis de formação. Nesse sentido, qual o papel da Educação em Ciências para pensar novas possibilidades na educação? E qual o papel da pesquisa em Educação em Saúde frente a gestão da pandemia que vem evidenciando as desigualdades sociais? Quais seriam as possibilidades de retomada dos estudantes, que durante a pandemia não tiveram acesso às aulas remotas? As redes de apoio que emergem perante essas situações são muitas e potentes, mostrando que a resistência é o combustível da existência frente às violências e opressões. Quais seriam os mecanismos para solucionar a complexa rede de invisibilidades na educação durante e pós pandemia? Houve alternativas que permitiram o acesso e a permanência da pesquisa, do ensino e da aprendizagem na modalidade remota? Qual o papel da comunidade acadêmica no combate a desinformação, fake news e negacionismo científico?
No intuito de refletir sobre tais questões, gostaríamos de construir junto a vocês a XII Jornada de Pós-Graduação do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde - UFRJ.