XII Jornada de Estudos Irlandeses 2023

XII Jornada de Estudos Irlandeses 2023

online Salvador - Bahia - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o evento

A Jornada de Estudos Irlandeses é promovida anualmente pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) em colaboração com universidades brasileiras e tem dois objetivos primordiais: incentivar a pesquisa em literatura irlandesa em diálogo com outras literaturas, artes e mídias; e estabelecer um fórum de discussão para pesquisadores de diversos níveis, em estudos literários, a partir dos Estudos Irlandeses.


Em sua décima segunda edição, a Jornada é promovida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a temática: As Novas Cores da Irlandesidade: Projeções do Passado e Narrativas Contemporâneas O evento tem como intuito reunir e apresentar estudos sobre questões étnico-raciais, de gênero e identidade, temas que também atravessam a realidade irlandesa dos dias atuais. Trata-se de uma proposta que evoca debates sobre as transformações demográficas e sociais na Irlanda, engendradas, principalmente, pelos fenômenos econômicos Tigre Celta (1994-2008) e Fênix Celta (2014-). Dentro do contexto atual, deve-se entender a realidade irlandesa a partir de sua diversidade, em especial como indivíduos de múltiplas arenas nacionais se estabeleceram e vivem no país. 


O evento elicia, portanto, repensar o conceito de irlandesidade, visto que, mesmo nos dias atuais, ideologias conservadoras insistem em delinear os limites da identidade nacional. Esses fenômenos socioculturais acionam transformações nos contextos histórico, político, social, linguístico e literário da Irlanda. Esta proposta surge a partir da necessidade de promover discussões sobre comunidade irlandesa contemporânea, contrastando com situações análogas em outros países, inclusive no Brasil, abrangendo diversas áreas do conhecimento com o intuito de divulgar pesquisas realizadas nas universidades públicas e privadas brasileiras na área de estudos irlandeses.


O evento também acolhe pesquisas nas áreas de literatura, linguística, cultura, antropologia, sociologia e história, ainda que não estejam diretamente relacionadas à Irlanda. Deste modo, os discentes encontram um espaço para compartilhar as suas pesquisas de TCC, PIBIC, mestrado e doutorado e têm a oportunidade de conhecer e se familiarizar com as principais pesquisas brasileiras voltadas ao contexto irlandês.


A Jornada será realizada de maneira híbrida nos dias 24 e 25 de abril, nos turnos matutino e vespertino. O idioma do evento será a língua portuguesa, com a possibilidade de palestras/falas em língua inglesa. Ela propõe o entrelaçamento cultural, a ser abordado em conferências, mesas-redondas, comunicações coordenadas ou individuais e sessões de pôsteres, abertas à participação de alunos de graduação, pós-graduação, professores e outros pesquisadores. Os organizadores aceitam propostas de comunicações individuais ou coordenadas sobre os seguintes tópicos:


  • Estudos irlandeses: literatura, história e cultura; 
  • Diálogos entre literatura irlandesa e outras literaturas; 
  • Inter-relação entre autores, gêneros e textos;
  • Literatura e outras artes: cinema, teatro, música, artes plásticas; 
  • Interculturalidade e linguagem;
  • Literatura e tradução; 
  • Literatura e história; 
  • Literatura brasileira em diálogo;
  • Literatura, gênero, sexualidade; 
  • Literatura e questões étnico-raciais; 
  • Ensino de literaturas e línguas;
  • Língua, identidade e poder.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

1. Os trabalhos poderão ser apresentados em forma de comunicações individuais ou coordenadas. 


2. A submissão de trabalhos aceita propostas em um dos tópicos acima elencados, na temática sugerida a partir do envio de resumos com título, nome, filiação, tópico sugerido.


3. Os resumos devem ter entre 250 e 500 palavras, e até cinco palavras-chave.  


4. O tempo de apresentação será de 15 minutos, e, após três apresentações, 10 minutos para perguntas e comentários sobre as três apresentações, sendo o tempo bem respeitado.


5. As comunicações serão realizadas de forma remota. Os links serão enviados aos participantes uma semana antes do evento. 

 

6. Os resumos de trabalhos a serem submetidos deverão ser enviados no e-mail jornadadeestudosirlandesesabei@gmail.com

7. O prazo para submissão de trabalhos é: 03/04/2023.


Programação

Primeiro dia - 24 de Abril  (Auditório do Instituto de Letras da UFBA)


Mesa de Abertura – 8h30-9h00 - Emb. Séan Hoy, Profa. Dra. Alvanita Almeida, Profa. Dra. Noélia Borges e Profa. Dra. Alessandra Rigonato

Os Lusíadas e Finnegans Wake: a narrativa em (re)composição – 09h00-09h40 - Prof. Dr. Pedro Alaim

De Dubliners a Araguaíners: processo de ensino de língua inglesa através do texto literário – 09h40-10h20 - Profa. Dra. Alessandra Cristina Rigonato 

COFFEE BREAK – 10h20-10h40

Mesa Redonda com Pesquisadores de Iniciação Científica – 10h40-11h00

As recriações de ‘Eveline’ de James Joyce e as novas cores da Irlanda contemporânea – 11h00-11h40 - Prof. Me. Victor Augusto Pacheco 

Mesa de Encerramento: Ulysses 100 na UFBA – 11h40-12h00 – Profa. Dra.  Daniela Steele, Profa. Dra. Renata Voss, Julia Zogbi e Beatriz Calixto 


Segundo dia - 25 de Abril  (Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA)


Samuel Beckett e o drama sonoro das fitas de Krapp – 8h10-8h50 –  Prof. Dr. Lauro Iglesias

O Abismo do Outro: O horror em Neve Negra e The Hole in The Ground – 08h50-09h30 – Profa. Dra. Gabriela Vasconcellos

Novas Tradições do Cinema de Terror Irlandês – 09h30-10h10 – Prof. Me. Sanio Santos das Silva 

COFFEE BREAK – 10h10-10h30

Traduzindo a realidade soteropolitana para o gaélico – 10h30-11h00 – Alex Hijmans

Influência céltica na língua e cultura galegas: uma apresentação introdutória - 11h00-11h40 - Prof. Dr. Mailson Lopes e Profa. Me. Raquel Souto 

Raça e Representação no século XXI: problemas pedagógicos e estéticos – 11h40-12h20 – Prof. Dr. Jesiel Ferreira de Oliveira Filho

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS - 25 e 29 de Abril

Todas as sessões serão realizadas remotamente e podem ser acompanhadas através do link: https://meet.google.com/irf-ypuk-swv

TERÇA-FEIRA (25 DE ABRIL) – 13h00

 

INTERSECCIONALIDA DE E EIXOS IDENTITÁRIOS: UMA ANÁLISE EM O ESSENCIAL DE PERIGOSAS SAPATAS Júlia Brito (UFCG)

 

A POLÍTICA LINGUÍSTICA DA ERA VARGAS E SEUS EFEITOS NA VIDA DE DESCENDENTES ALEMÃES Davi Souza Pereira Barbosa e Pedro Daniel dos Santos Souza (UFBA / UNEB)

 

O HUMOR NAS TRADUÇÕES DE THE IMPORTANCE OF BEING EARNEST (1895), DE OSCAR WILDE, NO BRASIL Guilherme Pereira Rodrigues Borges (UnB)


UMA COMPARAÇÃO DE VOZES NARRATIVAS DAS OBRAS DE SEBASTIAN BARRY E A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO  Maria Clara de Araújo Laeber (UFRRJ)

 

TERÇA-FEIRA (25 DE ABRIL) – 18h00

 

SOBRE DUAS ÂNGELAS: UMA BREVE CONTRIBUIÇÃO INTERATIVA PARA O DIÁLOGO ENTRE AS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – Pedro Panhoca da Silva (Herz Fellowship/Universit ät Konstanz)

 

AS PROTAGONISTAS FEMININAS DE SALLY ROONEY E O FLÂNEUR PELA CIDADE DE DUBLIN – Andressa Gonçalves (UnB)


A LÍNGUA COMO BILHETE DE IDENTIDADE EM ÁFRICA: O SEU PAPEL NA PROMOÇÃO DAS CULTURAS – Pansau Tamba (UFPR)

 

TRADUZINDO TO THE ROSE UPON THE ROOD OF TIME, DE W. B. YEATS: UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA – Felipe Mendes, Raabe Vaz e Monique Pfau (UFBA / PGET / UFSC)

 

SÁBADO (29 DE ABRIL) – 14h00

 

CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: A POESIA DE BEATRIZ DELGADO – Marseille Lopes Costa (UERJ)


O DIÁLOGO FORMAL DE FORMAL DE FINNEGANS WAKE COM A OBRA MUSICAL DE LUCIANO BERIO E FLO MENEZES – Luís Henrique Garcia Ferreira (UFPR)

 

MACHADO DE ASSIS E SUAS INTERTEXTUALIDADES COM SWIFT E STERNE – Rafael Fernandes de Souza Oliveira (UNIJORGE)


A TRAGÉDIA DE UMA NOVA GERAÇÃO – ANALISANDO VIVAIRUM (2019), DE LORCAN FINNEGAN – Samael Patriarcha Quintella (UFBA)

 

A DENEGAÇÃO DA SEXUALIDADE A PARTIR DO EMBATE MASOQUISMO-MASOCHIANO EM A VÊNUS DAS PELES – Renan Marques Isse (UERJ)

 

SÁBADO (29 DE ABRIL) – 16h00


O DISCO CONCEITUAL “HARBOUR OF TEARS” DA BANDA BRITÂNICA CAMEL – Alexandre Miguel Carneiro (SMED) 

THE HOUD OF THE BASKERVILLES AS A TALE: O USO DA ADAPTAÇÃO LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES DE LÍNGUA INGLESA – Sara Gonçalves Rabelo (IF Goiano)

 

ABRIR AS CORTINAS: SARAH KANE – Fernanda Paula Capraro de Toledo (Unicamp)

 

ROSA E JOYCE, GRACILIANO E BECKETT: APROXIMAÇÕES – André Barbosa de Macedo (UFPA)

 

IN A QUEST FOR SELF-IDENTITY: NON-BELONGING, NON-PLACE AND MIGRATION PERCEPTIONS IN JOYCE’S EVELINE – Victoria Barboza de Castro Cunha (UTFPR)

 

O FILHO DO SEU PECADO – O TERROR FAMILIAR EM SON (2021), DE IVAN KAVANAGH – Maria Clara de Santana Motonio (UFBA)

  




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