A XIII Jornada de Pós-Graduação do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) busca evidenciar aspectos diversos que permeiam a vivência e a permanência na pós-graduação. Dentre eles, podemos destacar a saúde mental, a pesquisa e os diversos campos de atuação na Educação em Ciências e Saúde.
A proposta de temática “Pós-graduação em xeque” é uma discussão que faz convite à reflexão sobre a pós-graduação sob um olhar que leva em conta as agendas e metodologias de pesquisa, mas também, a saúde mental de quem as produz. Discussões sobre produtivismo acadêmico e diversas outras pressões que nos cercam na academia e que, muitas das vezes são deixadas de lado, impactam a saúde mental de alunos e professores e, consequentemente, a qualidade de suas pesquisas, a sua permanência na academia e até a sua saúde física. A partir disso, questionamos: Quais influências o universo acadêmico e seus sistemas de avaliação têm na saúde mental de estudantes e pesquisadores?