A realização do XIII Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia do CEULS /ULBRA faz parte do calendário institucional, uma vez que o Centro Universitário Luterano de Santarém realiza o Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia a cada dois anos. Neste ano de 2022 com o tema central "A importância das Equipes Multiprofissionais na Pesquisa Contemporânea".
O evento consiste em ampla repercussão entre a comunidade acadêmica regional, nele é ressaltada a integração entre ensino, pesquisa e extensão propiciando a interdisciplinaridade, bem como a socialização de trabalhos realizados por acadêmicos da Ulbra Santarém e demais instituições da cidade e região.
Estes eventos oferecem a oportunidade de divulgação científica a partir da publicação de resumos em anais, oficinas e palestras.