O Simpósio de Educação do Câmpus de Miracema tem sido realizado desde o ano de 2003.
O XIII Simpósio de Educação do Câmpus de Miracema e VII Seminário do Grupo de Pesquisa EDURURAL tem como tema Pedagogia Miracema 20 anos: história, memória e desafios na formação de professores, e como objetivo se propõe contribuir para o debate sobre educação no contexto do Estado do Tocantins e território brasileiro.
Este evento constitui-se em uma atividade de natureza acadêmica, científica e cultural, voltada para estudantes, pesquisadores, profissionais da educação e comunidade interessada neste tema.
Esse ano o evento será realizado de forma híbrida sendo dividido entre atividades presenciais e remotas (on-line). Serão abordados temas relevantes para a educação brasileira, com ênfase nas particularidades do território tocantinense e região de Miracema do Tocantins.
O evento contará com palestras, Grupos de Trabalhos (GT) e oficinas. A programação propõe abrir espaços para discussão sobre diversos temas para que alunos(as), professores (da UFT, outras universidades, faculdades e da educação básica), e comunidade possam debater e produzir conhecimento para a construção de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade social para todos.
Realização de 21 a 23 de novembro de 2023.
Local: UFT - Câmpus Miracema (Evento Presencial)
SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADO ATÉ DIA 15/11/2023 (ÚLTIMO DIA!!!)
GRUPOS DE TRABALHO
GT 1 Campesinato, Educação e Questão Agrária - Acolhe estudos que aprofundam o conhecimento das transformações no espaço e território, com implicações para os processos sociais e educativos, escolares e não escolares, referente às questões socioambientais, aos conflitos e às resistências articulados com a defesa do território e a emancipação de populações camponesas, indígenas e quilombolas.
GT2 Estado, Educação e Sociedade - Considera estudos multidisciplinares no campo das ciências humanas a partir da perspectiva que compreende a educação como um direito público e subjetivo, inerente aos processos sociais, às práticas educativas e políticas públicas que não se limitam ao mundo da escola.
GT 3 Educação, Saúde e Subjetividade - Contempla estudos na interface entre as áreas de Educação, Saúde e Linguagens, em que a subjetividade é tomada como objeto de investigação, articulando-se com a defesa da emancipação de populações camponesas, indígenas e quilombolas.
GT 4 Formação Docente e Práticas Pedagógicas - Adota como princípio ações de ensinar/educar, fazendo interface com o trabalho, a formação e a profissionalização docente em contextos de educação escolar e não escolar.
GT 5 Educação, Diversidade, Interculturalidade e Currículo - Educação e diversidade como dimensão constitutiva do ser humano. Currículo e a diversidade na contemporaneidade. Cultura como expressão dos diferentes grupos sociais. Educação multicultural. Perspectiva da educação intercultural. Currículo e interculturalidade. A escola como espaço de encontro intercultural. Estratégias pedagógicas e perspectiva intercultural. Desigualdades e diferenças no espaço escolar e questões e tensões no cotidiano: classe, gênero, raça, etnia, pessoas com deficiência.
GT 6 Educação, Tecnologia e Comunicação - Educação e Comunicação. Tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Educação presencial, semi presencial e a distância. Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A mediação pedagógica no ensino-aprendizagem através das TIC's. Mídia e Educação. Mídia como instrumento didático-pedagógico. Tecenologia Assistiva para a inclusão escolar de pessoas com deficiência.
GT 7 - Infâncias, Alfabetização e Letramento - Reflexões teóricas sobre o processo histórico, social e político da construção da infância. História e políticas de educação à infância no Brasil. Ludicidade e Educação. Formação de Professores para a Educação Infantil. Prática Pedagógicas para e na Educação Infantil. Pedagogia Histórico-Crítica e Alfabetização e Letramento. Linguagem escrita, Prática Pedagógica, Didática da Alfabetização. Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
GT 8 História e Historiografia da Educação - Políticas e História da Educação; intelectuais e ideário pedagógico; arquivos e patrimônios escolares; educação e gênero na História da Educação; impressos pedagógicos e imprensa periódica educacional; fontes, arquivos e patrimônios escolares; relações étnico-raciais e movimentos sociais na educação; instituições e práticas educativas; biografias e (auto)biografias de educadores. História da Educação no Brasil e no Tocantins.
GT 9 Educação, Linguagens, Contextos e Práticas Educativas - A linguagem compreendida como interação verbal entre os sujeitos, mediadora das práticas educativas e pedagógicas em contextos social, histórico, político e cultural, reverberando, na escola e na sociedade, sua funcionalidade. Nesse sentido, pode-se afirmar que a linguagem constitui o meio elementar para a manutenção de uma educação democrática, qualitativa e humanizada.
GT 10 Educação de Jovens e Adultos, Educação não-escolar, Cultura e Movimentos Sociais - Educação de Jovens e Adultos suas lutas e desafios. Socioeducação: origem, significado e implicações para o atendimento socioeducativo. Recepciona estudos de diversas áreas articulados com a perspectiva de penar a educação como prática social oriunda dos processos sociais constituídos e em formação na sociedade brasileira e tocantinense, mediados pela cultura e pelas ações dos movimentos sociais.
Datas Importantes
Inscrições: até 19 de novembro de 2023.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADO ATÉ DIA 15/11/2023 (ÚLTIMO DIA!!!)
Resultado dos trabalhos aceitos: 19 de novembro de 2023.
Realização do evento: de 21 a 23 de novembro de 2023.