XIII SEMAT - Semana da Matemática e Educação Matemática - IFSP/Campus Guarulhos

XIII SEMAT - Semana da Matemática e Educação Matemática - IFSP/Campus Guarulhos

presencial Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/Campus Guarulhos - Guarulhos - São Paulo - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

VIII Congresso Brasileiro de Educação

Quarta-Feira, 23 de Outubro

Bauru, SP

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

Evento online

I COBPIT - Congresso Brasileiro de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Práticas e Pedagógicas

Quinta-Feira, 18 de Julho

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

XIII SEMAT

Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática: reflexões sobre currículos e práticas pedagógicas

 

📚 A décima terceira edição do nosso evento – XIII SEMAT – com o tema "Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática: reflexões sobre currículos e práticas pedagógicas", apresenta-se como uma oportunidade enriquecedora para todos os interessados em Matemática e Educação Matemática.

 

Organizado por alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos, esse evento tem como objetivo principal fomentar o debate sobre temas relevantes nessas áreas, oferecendo uma variedade de atividades para participação ativa e aprendizado.

 

Por meio de palestras ministradas por convidados, comunicações científicas, relatos de experiência, mesas-redondas e minicursos, será oportunizada uma perspectiva diversificada e interdisciplinar de diferentes temáticas, proporcionando uma experiência enriquecedora e abrangente aos participantes.

 

É importante ressaltar que o evento será presencial, o que possibilitará fortalecer os laços entre os participantes, promover interações significativas e vivenciar uma experiência enriquecedora de aprendizado colaborativo.

 

Não fique de fora deste evento! Venha fazer parte da XIII SEMAT, e junte-se a outros professores, pesquisadores e estudantes na troca de conhecimentos nas áreas da Matemática e Educação Matemática. Sua participação é fundamental para o sucesso deste encontro!

 

Esperamos por você!

📐 📊 🧮 📚

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Datas Importantes

Prazo para submissão de trabalhos prorrogado: 15/04/2024.

 

Divulgação dos pareceres:

Trabalhos submetidos até 03/04/24 - divulgação até 12/04/24.

Trabalhos submetidos entre 04/04/24 e 15/04/24: divulgação até 29/04/24.

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Prezado(a) autor(a)! 


Antes de submeter seu trabalho para avaliação, atente para as orientações descritas a seguir: 


  • O arquivo do trabalho a ser submetido não deve ser superior a 10Mb. Somente será aceito o trabalho que estiver de acordo com as normas detalhadas nos modelos disponíveis. Os modelos estão disponíveis por meio de links indicados ao longo desta seção.

  • O trabalho aprovado deverá ser apresentado em uma das "Salas de Apresentações de Trabalhos" ou no formato "Pôster", em sessões pré-definidas. A relação dos trabalhos, separados por sala ou por sessões, será divulgada com antecedência na página do evento. Ressaltamos que é obrigatória a apresentação do trabalho no evento para que ele seja publicado nos Anais da XIII SEMAT.

  • Não é necessário que o trabalho a ser submetido contemple especificamente a temática da XIII SEMAT.

  • Cada autor pode ser o proponente principal de até dois (2) trabalhos, sem limite para atuar como coautor. Considerando a possibilidade de submissão de trabalhos realizados em grupo, como grupos de participantes do PIBID e da Residência Pedagógica, o número máximo de autores para cada trabalho é sete.

  • Todo trabalho submetido será avaliado pela Comissão de Pareceristas da XIII SEMAT, a qual utilizará um formulário específico para analisar o trabalho e emitir a decisão de avaliação.

  • A submissão de trabalho poderá ser feita para as seguintes modalidades: Comunicação Científica ou Relato de Experiência. A seguir, são descritas as normas específicas para cada uma das modalidades. 



MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS


COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

 

O texto da modalidade Comunicação Científica deve apresentar resultados parciais ou finais de pesquisas científicas na área de Educação Matemática ou áreas afins, podendo ser uma pesquisa de natureza teórica ou empírica. Deve ser organizado em um mínimo de 8 (oito) e um máximo de 12 (doze) páginas, do título às referências. 


Para baixar o modelo para submissão do seu texto, em formato .doc, clique no link abaixo. A digitação do texto deve ser realizada necessariamente no modelo fornecido, onde você encontrará todas as orientações quanto às exigências de formatação.


Modelo para Submissão de Comunicação Científica:  Download


RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)


O texto submetido para esta modalidade precisa apresentar uma reflexão sobre uma ação ou sobre um conjunto de ações relacionadas às temáticas da área educacional. Pode abordar, por exemplo, uma prática de sala de aula ou de formação de professores, ou promover uma reflexão sobre a elaboração e desenvolvimento de recursos e materiais para o ensino e aprendizagem da matemática. É importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência, com observações e reflexões do autor.


O texto deve ser organizado em um mínimo de 6 (seis) e um máximo de 10 (dez) páginas, do título às referências. Para baixar o modelo para submissão do seu texto, em formato .doc, clique no link abaixo. A digitação do texto deve ser realizada necessariamente no modelo fornecido, onde você encontrará todas as orientações quanto às exigências de formatação.

 

Modelo para Submissão de Relato de Experiência:  Download


FORMATOS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

Tanto os trabalhos na modalidade Comunicação Científica quanto os inscritos na modalidade Relato de Experiência poderão ser apresentados no formato de Comunicação Oral ou Pôster. A escolha pelo formato de apresentação deverá ser feita no momento da submissão do trabalho.

 

Para o formato de Comunicação Oral, o autor terá disponíveis 20 minutos de duração para a apresentação, e será disponibilizada a projeção multimídia. Recomendamos que a apresentação seja gravada em pen drive.

 

Para o formato de Pôster, o autor deverá apresentar seu trabalho em local indicado pela coordenação do evento, e o pôster deverá ser confeccionado com dimensões de 90 cm por 120 cm, apresentando qualidades estéticas e atrativas aos participantes.

 


SUBMISSÃO DE MINICURSOS (MC)


De caráter mais prático, o minicurso deve enfatizar um tópico específico relacionado à Educação Matemática ou à Matemática, oferecendo espaço para maior interação e discussão, e sendo organizado/coordenado pelo ministrante. O minicurso terá a duração de 3 horas, e o texto deverá ser organizado em um mínimo de 6 (seis) e um máximo de 10 (dez) páginas, do título às referências.


As propostas devem conter de forma clara o conteúdo a ser desenvolvido no minicurso, o público-alvo, as condições de infraestrutura necessárias para o seu desenvolvimento e o número máximo de participantes.

 

A avaliação das propostas de minicursos submetidas considerará os seguintes critérios: relevância e pertinência do trabalho para as discussões da temática do evento; clareza na exposição das ideias; e indicação do público-alvo.

 

Para baixar o modelo para submissão do seu texto, em formato .doc, clique no link abaixo. A digitação do texto deve ser realizada necessariamente no modelo fornecido, onde você encontrará todas as orientações quanto às exigências de formatação.

Modelo para Submissão de Minicursos:  Download

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Palestrantes e ministrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Certificados e Anais do Evento

1. Os participantes do evento receberão um certificado de participação de 50 horas.


2. Os certificados de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados em até 5 dias úteis após o evento.


3. Os trabalhos aprovados e apresentados durante o evento serão publicados nos Anais, os quais serão disponibilizados até 30/06/2024.

 

Local do Evento

Coordenação da XIII SEMAT

Coordenação Geral

 

Rogério Marques Ribeiro
 

Comissão Organizadora


Ana Paula Ximenes Flores

Andressa Ribeiro Queiroz

Beatriz Ribeiro do Carmo Matias

Débora da Silva Santos

Elizabete Rubliauskas Giachetti

Fernanda Braga Santos

Vinícius Barbosa Calixto

Julius Nascimento Domingues

Kauê Hernanny Pereira da Silva

Marli da Conceição Castro

Victor Mascarenhas Alves Lima

Igor Rocha Siqueira

Thiago Emanuel Santos Goulart e Silva

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}