A XIII Semana de Química da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, traz o tema “A Química e Suas Interconexões: Ações e Propostas para a Defesa da Inclusão". Nesta edição de 2025, convidamos os/as estudantes, docentes e técnicos vinculados do Curso de Licenciatura em Química, demais cursos da UAST e de instituições de ensino superior da região do Sertão do Pajeú à reflexão e ao diálogo sobre o papel transformador da Química na construção de uma sociedade mais justa, diversa e acessível. Com foco na interligação entre a Química, a educação, a cidadania e os direitos humanos, buscamos ampliar as perspectivas sobre como o conhecimento científico pode – e deve – ser um instrumento a serviço da inclusão.
Neste evento, que reunirá estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, serão oferecidos minicursos, oficinas, mesas de debate e palestras, com o objetivo de promover trocas de saberes, experiências e propostas voltadas para a construção de práticas mais inclusivas dentro e fora do espaço acadêmico.
Nosso objetivo é estimular a discussão sobre estratégias didáticas acessíveis, proposição de instrumentos químicos adaptados, pesquisas que buscam incluir estudantes a partir de suas diversas especificidades e a valorização de temas sociais no contexto da Química. Acreditamos que a Ciência, quando aliada à empatia e ao compromisso social, tem o poder de transformar realidades.
Convidamos todos e todas a participarem desse momento de aprendizado coletivo, de construção de ideias e de fortalecimento de ações que contribuam para uma educação científica mais inclusiva, crítica e humanizada.
Seja bem-vindo(a) a este espaço de partilha, escuta e transformação.
ATENÇÃO: PARA TODAS AS MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO A SEGUIR, APENAS UM DOS AUTORES DE CADA TRABALHO FICARÁ RESPONSÁVEL PELA SUA EXPOSIÇÃO.
COMUNICAÇÃO ORAL (TRABALHO COMPLETO)
Os autores apresentam os seus trabalhos em exposições orais de, aproximadamente, 10 min; a cada apresentação, segue-se uma sessão de perguntas e respostas com a duração de 15 min. É uma oportunidade para explorar o estudo com alguma profundidade, utilizando-se de suporte em multimídia, a fim de abordar metodologias, resultados e discussões de maneira estruturada. No mais, a interação direta com o público permite um diálogo enriquecedor e o feedback imediato, promovendo uma troca acadêmica intensa.
➔ Alternativamente, as exposições seriam realizadas no formato Pecha Kucha, com a duração de 6 min 40 s, tempo ao longo do qual os autores deveriam explorar o conteúdo do trabalho com recurso ao suporte multimídia, uma apresentação composta [necessariamente] por vinte slides— 20 s dedicados a cada um deles —, cujo apelo deve ser mais imagético do que textual a fim de prender a atenção do público e dinamizar a sessão.
SUGESTÃO DE MODELO (SLIDE)
FLASH POSTER PRESENTATION (RESUMO SIMPLES)
Cada apresentador tem 5 minutos para expor, de maneira rápida e concisa, os pontos principais do seu trabalho. Para tanto, uma única imagem de apoio, como um pôster reduzido, destacando as ideias centrais, é utilizada; o material deve ser previamente encaminhado para definição da ordem de apresentação e ajustes tecnológicos. Esse formato é ideal para captar a atenção do público e despertar o interesse numa discussão posterior, numa espécie de painel integrado entre os autores.
Apresentação com surgimento de imagens/etapas da apresentação, outra sugestão é a utilização de 3 slides de apresentação.
MODELO DE SLIDE (RESUMO SIMPLES)
SESSÃO DE PÔSTERES (MOMADIQ)
O trabalho será exposto em pôster confeccionado em papel (90x100) e fixado em painel num local reservado para a apresentação. O autor ficará disponível, ao lado do pôster, pelo tempo de duas horas para explicar detalhes do seu estudo e responder perguntas dos participantes e avaliadores que realizarão as apreciações. Esse formato é propício para uma interação informal e direta com o público, permitindo discussões detalhadas e específicas em torno do tema que cada trabalho desenvolve.
Atenção! Fica a critério dos autores manter a seção metodologia, bem como, anexá-la ao final da introdução.
MODELO DE PÔSTER (BANNER)
PREMIAÇÕES
Comunicações orais: prêmios para os três trabalhos mais bem avaliados pela comissão.
Apresentações flash pôster: certificado de menção honrosa para os três trabalhos mais bem avaliados pela comissão.
Sessão de pôsteres (banner): certificado de menção honrosa para os três trabalhos mais bem avaliados, tanto pela comissão quanto pelo público.
Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UAST- UFRPE
Antônio Inácio Diniz Júnior
Elayne Bessa Ferreira Pinheiro
Docentes da UAST- UFRPE
Artur Torres de Araújo
Andrea Monteiro
Cíntia Beatriz de Oliveira
Edvaldo da Nóbrega Gaião
Giselle Barbosa Bezerra
Hemerson Henrique Ferreira do Nascimento
José Francielson Queiroz
Ramon Kenned de Sousa Almeida
Sueny Barbosa Freitas
Thiago Muniz de Souza
Vanessa Santana
Discentes UAST-UFRPE
Guilherme Matheus Alves Silva
Manuela Rayane Bezerra da Silva
Mayara Arielly da Silva
Carla Teixeira Diniz
José Vinicius Lima do Nascimento
Joab David Sena Alves
Mariana Geraldo de Sousa
Walter Quintino Marques de Lima
Stefany dos Santos Ferreira
Iraci Almeida de Medeiros
Luiz Fernando Eloi de Sousa
Eduarda Rebeka Alves Cavalcanti