XIII ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-MA  Democracia, Educação e História: desafios do tempo presente.

XIII ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-MA Democracia, Educação e História: desafios do tempo presente.

presencial Prédio do Curso de História - UEMA - São Luís - Maranhão - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

CADERNO DE PROGRAMAÇÃO

Saiu o Caderno de Programação do XIII ENCONTRO REGIONAL ANPUH-MA



ACESSE AQUI

RESULTADO FINAL- MONITORIA SELECIONADOS

Lista definitiva da Seleção para Monitoria

MONITORES SELECIONADOS

 

TURNO: MANHÃ

NOME

INSTITUIÇÃO

Alda Angelica Oliveira Sousa

UEMA

Emilly Ranielle Santos Silva

UFMA

Helena Miréia Rocha Da Silva

UEMA

Vitória Francisca Dutra Costa

UFMA

Ymany De Fatima Da Cruz Oliveira

UFMA

 

TURNO: TARDE

NOME

INSTITUIÇÃO

Adriely Figueiredo Cordeiro

UFMA

Agatha Victoria Silva Lima

UEMA

Ana Beatriz Sousa Chagas

UEMA

Ana Stella Reis Mendes

UEMA

Antônio Carlos Nascimento Da Silva Neto

UEMA

Breno Pereira Silva

UEMA

Camily Pavão Ferreira

UFMA

Carla Mendes

UEMA

Carlos Ernesto Aragão Barros

UEMA

Evilla Maria Leite Carvalho

UFMA

Giovanna Silva Nascimento

UEMA

José Pedro Da Conceição Barros

UEMA

Julia Fernanda Sousa Salazar

UFMA

Mariana Silva Rodrigues

UFMA

Millena Lima Moreno

UFMA

Paulo Ítalo Carvalho Santos

UFMA

Rafael Sousa De Almeida

UEMA

Roberto Carlos Sousa Monteiro Júnior

UEMA

Carine Pereira Sousa

UEMA

Teylou Barros Moraes

UEMA

Kaike José Magalhães Borges

UEMA

 

TURNO: NOITE

NOME

INSTITUIÇÃO

Adryan Gabriel De Carvalho Moreira

UFMA

Ellen Vanessa Cutrim dos Santos

UEMA

Lyssia De Fatima Coelho Santos

UFMA

Pâmela Safira De Brito Cantuário

UEMA

 

 

São Luís, 13 de novembro de 2022.


Comissão Organizadora

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

CIRCULAR DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA ANPUH/MA

BIÊNIO 2023/2025


INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!

As inscrições para apresentação de Comunicações Orais em Simpósios Temáticos (ST)- foram PRORROGADAS até o dia 4 de novembro de 2022.




As inscrições para apresentação de Comunicações Orais em Simpósios Temáticos no XIII Encontro Regional da Associação Nacional de História - seção Maranhão foram PRORROGADAS até o dia 4 de novembro.


Serão aceitos trabalhos de graduandos, pós-graduandos e profissionais, podendo ser realizada no próprio site do evento, no link????:

INSCREVA-SE AQUI


O evento da ANPUH-MA ocorrerá de maneira presencial nos dias 16, 17 e 18 novembro de 2022, no prédio do Curso de História da UEMA, localizado no Centro Histórico de São Luís-MA. 


Participe!

LISTA DE LANÇAMENTO DE LIVROS

Conversa com autores (as): dia 17 de novembro das 9:30 às 12:00



LISTA DE LANÇAMENTO DE LIVROS

1. Histórias e Memórias da Balaiada

 

Elizabeth Sousa Abrantes & Outros (Orgs.)

Editora da UEMA.

Resumo: Trata-se de um conjunto de textos relativos à Balaiada em suas diferentes configurações e sujeitos sociais protagonistas, nos territórios do Maranhão, Piauí e o Ceara; mas, também, de suas memórias numa perspectiva historiográfica.


2.     Política e Cultura nas histórias do Bumba meu boi

Carolina Martins

Editora Cancioneiro

Resumo: Através das trajetórias de mestres e brincantes do Boi de Pindaré, a autora reflete sobre a complexidade que envolve o universo dos bois do Maranhão e a formação do sotaque da baixada na capital do estado. É resultado de pesquisa realizada entre os anos de 2013-2015 e conta com entrevistas de mestres e brincantes de grupos de Bumba meu boi de sotaque da baixada que se localizam em São Luís.


 3.     Diversidade, antidiscriminação, estudos, contextos e vivências


Coordenação: Elaile Silva Carvalho, Marco Adriano Ramos Fonsêca. Diversos autores

Edições ESMAM

Resumo: e-book que ora se apresenta é composto de dezesseis artigos que abordam temas contemporâneos, tais como a diáspora africana, o racismo estrutural, o feminicídio, o etarismo e o ageísmo, a diversidade sexual, as questões de gênero, a lgbtfobia, a estética e a beleza negra, as ações afirmativas, os direitos humanos e as políticas públicas, o ensino da história africana e afro-brasileira. Cada artigo apresenta uma análise calcada em situações concretas vivenciadas no mundo de que participamos como sujeitos e não como meros espectadores, demonstrando a maturidade autoral ao tratar de questões delicadas e ao apontar possíveis soluções aos problemas analisados.


  1. 4.Úrsula: uma história em quadrinhos

  1. Iramir Araújo
  2. Editora 7 cores

Maria Firmina dos Reis: Úrsula-uma história em quadrinhos.

Livro em quadrinhos com 120 páginas em preto e branco. O livro é dividido em duas partes, uma, com a busca por Maria Firmina, feita pelo professor Nascimento Morais Filho, que serviu como base para o roteiro da parte biográfica e a Quadrinização do romance. O livro tem roteiro de Iramir Araujo e desenhos de Rom Freire e Ronilson Freire. "A história da maranhense, primeira mulher negra da literatura brasileira a publicar um romance e Úrsula, agora em quadrinhos, é uma nova oportunidade para aqueles que já conhecem o romance o lerem de outra forma, assim como excelente oportunidade para os novos leitores" (da apresentação de Régia Agostinho).


  1. 5.Oh, a polícia parou!!! A polícia parou: o movimento reivindicatório realizado pelos miliares estaduais do Maranhão no ano de 2011


Paulo Henrique Matos de Jesus

Editora Nelpa

Resumo: Este livro tem como objetivo central investigar e compreender a organização e a dinâmica do movimento reivindicatório realizado pelos militares estaduais do Maranhão no ano de 2011, perscrutando a possibilidade de conexão com as dimensões institucionais, jurídicas e políticas historicamente estabelecidas no contexto nacional e estadual, em especial como as experiências desses sujeitos se manifestaram nessa dinâmica e na construção de uma memória individual e coletiva a seu respeito.


 6.6. Jogo de Cartas entre Hannah Arendt e Mary McCarthy  - impressões de duas mulheres sobre o próprio tempo


Maristela Sena 

PPGHIST-Uema

Resumo: A Literatura é campo expandido de diálogo interdisciplinar com a História e produz espaço próprio, onde cabem criação e conflito. O conteúdo das correspondências trocadas entre Hannah Arendt e Mary McCarthy, reunidas no livro Entre Amigas – A correspondência de Hannah Arendt e Mary McCarthy (1949-1975), organizado por Carol Brightman, é o objeto desse estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) . Arendt e McCarthy narram em seus textos-cartas os principais acontecimentos do século XX, além de eventos referentes a suas vidas pessoal e profissional. Elas utilizam a correspondência para relatar ações e produzir seus pensamentos. Discorrem como testemunhas sobre a dinâmica social da época, o que aguça a percepção delas sobre o ambiente político-cultural em que se estabeleceram como escritoras. Eventos como a Guerra Fria, Manifestações Estudantis, Guerra do Vietnã, Luta contra o Racismo, são alguns assuntos abordados nessas cartas e que habilitam a obra Entre Amigas como conteúdo a ser utilizado em aulas de História no Ensino Médio a partir do diálogo com a Literatura. Para isso, a pesquisa elaborou um produto pedagógico, que faz parte desta obra. Papel de Carta é meio manual, meio almanaque, um caderno com verbetes de acontecimentos e relatos da relação que as autoras tiveram com esses, além de atividades que podem ser utilizadas em perspectiva interdisciplinar nas aulas de História, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, Inglês e Arte.

 

7. Educação Histórica: Entre o Ensino e a Pesquisa

     

Washington Tourinho Júnior (org.)

Editora: Edufma

Resumo: A Coletânea intitulada “Educação Histórica: Entre o Ensino e a Pesquisa”, foi organizada pelo prof. Dr. Washington Tourinho Junior, com recursos CAPES/PROEB/UAB. Os textos são assinados por discentes e docentes do Mestrado Profissional em Ensino de História/UFMA, turma 2020. As temáticas foram escolhidas pelos primeiros e correspondem a reflexões sobre suas práticas em sala de aula. Ao longo dos onze capítulos afloram discussões que fazem parte do cotidiano dos docentes, com uma preocupação que perpassa todas as suas ações para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e eficiente. Nessa esteira, se sobressaem as reflexões sobre as estratégias e os recursos didáticos, com aprofundamento sobre as oficinas de História, a utilização de filmes, músicas, games, e-books e outros recursos, apontando seus benefícios e entraves à sua plena utilização.  Para além das estratégias e metodologias, as discussões de fundo, como a educação inclusiva, a educação para as relações étnico-raciais, de gênero e a diversidade das orientações quanto à sexualidade foram objeto de debate e posicionamentos.


8. Memória e identidades negras patrimonializadas (Brasil - séculos XX/XXI)


Zélia Lopes e Silva (org.); Mary Angélica Tourinho

Paco editorial

Resumo: Memória e Identidades Negras Patrimonializadas (Brasil – Séculos XX/XXI), é uma obra coletiva, que busca apresentar aos leitores os aspectos simbólicos que foram impostos às personalidades negras com grande destaque na história do país, ao longo do tempo. Permeando o campo da memória e da identidade, presente no tema, os autores se empenham em discutir os simbolismos nas homenagens, memoriais e todo o patrimônio deixado por essas personalidades negras históricas, que contribuem para o acervo cultural do povo, mesmo que essas mesmas personalidades, também representem um passado sofrido de discriminação que perdura até hoje.

9. O rural no Meio Norte: Terra, Trabalho e Cultura


Marcia Milena Galdez Ferreira   

Editora UEMA

Resumo: Esta coletânea partiu do interesse e do esforço de pesquisadores em pensar o mundo rural, em especial o Meio Norte do Brasil, em diferentes perspectivas metodológicas e campos do saber que perpassam olhares múltiplos: histórico, sociológico, antropológico, educação do Campo, Jornalismo, que convergem em um aspecto comum; nos processos de dominação e nas relações de poder entre os sujeitos e a terra.  A abordagem do Meio Norte enquanto região que apresenta similitudes geográficas, históricas e problemas resultantes do seu modo de constituição e reprodução social é também um convite a um diálogo permanente entre professores de IES, muitos deles vinculados à Programas de Pós-graduação, e jovens pesquisadores que enveredam por esse campo de pesquisa rico em possibilidades de análises, amplo em termos de problemas, e de grande relevância social para as Ciências Humanas engajadas. Convidamos os leitores a mergulhar nos temas e problemas sobre o Meio Rural no Meio Norte, uma das portas de entrada do Brasil profundo, nos capítulos que se seguem, onde a terra, o trabalho, a sociedade e a cultura são os eixos das pesquisas apresentadas.


10.  Agentes, Agências e Imprensa na construção e dinâmica dos regimes ditatoriais contemporâneos

 


Organizadores: Prof.ª Dr.ª  Monica Piccolo e Prof. Dr. Fábio Henrique Monteiro Silva

A coletânea “Agentes, Agências e Imprensa na construção e dinâmica dos regimes ditatoriais contemporâneos” reúne pesquisas realizadas por jovens pesquisadores, professores da rede básica de educação, mestres, doutorandos, recém-doutores e professores de IES Variadas e de distintas regiões do país. Na investigação das engrenagens dos regimes ditatoriais, organiza-se em três partes: na primeira, são analisados a trajetória e o papel de alguns agentes, centrais para o estabelecimento e consolidação dos regimes ditatoriais. Na mesma perspectiva, a segunda parte destina-se à investigação em torno das agências estatais, consideradas vitais para a sobrevida e dinâmica de tais regimes. Na última parte, a investigação acerca dos regimes ditatoriais foca-se na atuação da imprensa e suas relações com a consolidação e crise dos regimes ditatoriais contemporâneos.


11. POVOS INDÍGENAS NA HISTÓRIA: VIVÊNCIAS, RESISTÊNCIAS E DIREITOS SOCIAIS NA ATUALIDADE




Joelma Santos da Silva (org.)

Even Publicações

 

O livro "Povos Indígenas na História: vivências, resistências e direitos sociais na atualidade" é o primeiro volume da Coleção Estudos da Anpuh-MA, resultado do XII ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH – MA, promovido pela seção maranhense da Associação Nacional de História de maneira on-line, no ano de 2020. O objetivo do evento foi criar espaços de diálogo e reflexão acerca da importância das histórias indígenas no contexto da realidade brasileira, em meio a uma das mais graves crises de saúde da história do país, trazendo à discussão os "passados que não passam" acerca dos processos de autoritarismo e violência que conformaram nossa história e que se tornam mais visíveis com os reflexos da pandemia de COVID-19. O genocídio perpetrado pelo Estado brasileiro, que se negou a reconhecer os efeitos da doença, sobretudo para os povos originários, fez com que a história continuada de luta e resistência indígena tomasse ares cada vez mais dramáticos. A ANPUH – MA contou com a participação ativa de dezenas de pesquisadores nesse momento importante de debate, reflexão e de proposições para o futuro, e agora reúne nessa publicação alguns dos trabalhos apresentados durante o evento.

INCRIÇÕES ABERTAS PARA MONITORIA

Inscrições grátis para estudantes de graduação



A Seleção de monitores será feita por ordem de inscrição no site. Serão selecionados 30 monitores  (vagas limitadas).

Inscrições: 25 a 31 de outubro de 2022, no site do evento - na aba Inscrições.

Graduandos (as) de História e Licenciatura em Ciências Humanas,  a partir do 3º período.

Na inscrição o (a) estudante deve marcar a disponibilidade de turno: manhã, tarde e noite.

Os monitores (as) terão  garantido  a participação gratuita no evento, camisa e certificação de ouvintes e monitoria.

É imprescindível que os monitores participem das reuniões convocadas antes do evento, 

 

Selecionaremos da seguinte forma:

manhã: 5 monitores;

tarde: 20 monitores;

noite: 5 monitores.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO ORAL EM SIMPÓSIO TEMÁTICO!!!!

Orientações como submeter meu texto no ST



Orientações como submeter meu texto no ST

1.  Faça sua inscrição em “Comunicação em Simpósio Temático” de acordo com sua categoria (filiado, não filiado, pós-graduado, professor, etc.)

 

2.  Após a confirmação do pagamento, sua área do participante habilitará a opção "Submissões".

 

3.  Na aba "Submissões". Clique primeiro em “Regras de submissão” leia as regras e adapte o trabalho.

 

4.  Clique em “Submeter”

4.1.    Escolha a modalidade - Apresentação Oral em ST

4.2.    Selecione a área temática, no caso o simpósio que deseja participar (A lista de Simpósios com seus respectivos resumos e coordenadores se encontram no site do evento – um post abaixo deste)

4.3.    Coloque o título de seu trabalho em Caixa Alta.

4.4.    Anexe seu texto. OBS: você deverá anexar o texto duas vezes. A primeira vez como Trabalho não identificado para assegurar a integridade da avaliação, este arquivo NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, garantindo assim a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. Caso haja qualquer forma de identificação o trabalho será automaticamente desclassificado. A segunda vez como Trabalho identificado: Você deverá anexar o mesmo trabalho, desta vez com a identificação de todos os autores. Se aprovado, este trabalho será utilizado na publicação dos anais do evento após validado.

4.5.    Confira o nome do Autor e se houver adicione os coautores. Marque os apresentadores

 

5.  Clique em Submeter e pronto.

 

6.  Aguarde a carta de avaliação em seu e-mail. (OBS:  A avaliação, o aceite ou a eliminação de trabalhos são da responsabilidade dos coordenadores de cada Simpósio Temático.)       

 

As inscrições e submissões para ST encerram no dia 30/10/2022.

 

Esperamos vocês!

 

LISTA DE HOSTELS E HOTÉIS E RESTAURANTES PRÓXIMOS AO PRÉDIO DE HISTÓRIA

Olá, participantes!

Para nossos associados e inscritos de fora da ilha de São Luís, infelizmente não foi possível garantir alojamentos e alimentação gratuitos.

Assim, no esforço de ajudar, a Comissão Organizadora fez uma Lista de hotéis, hostels e restaurantes próximos do local do evento.

Não nos responsabilizamos por reservas e descontos e sugerimos que marquem sua estadia com antecedência, pois os hotéis e hostels podem rapidamente ficar sem vaga.

 

LISTA DE HOSTELS E HOTÉIS NA REGIÃO DO CENTRO

 

1 – Guará Hostel

R. São João, 329, Centro

Telefone: (98) 97018-4557

 

2 – Águias hotel

Rua Cruz nº 263, Centro

Telefone: (98) 9811900660

 

3 – Pousada Catarina Mina

Rua de Nazaré, 82, Centro

Telefone: (98) 988892858

 

4 – Reviver Hostel

Rua de Nazaré, 200, Centro

(98) 999039955

 

5 – Portas da Amazônia

Rua do Giz, 129, Centro

(98) 981218854

 

6 – Casa Guarnicê

Rua São João, 63, Centro

(98) (98) 98465-9993

 

7 – Hotel Pousada dos Sonhos

Rua dos Afogados 496, Centro

(98) (98) 99139-1707

 

LISTA DE RESTAURANTES PRÓXIMOS AO PRÉDIO DE HISTÓRIA

 

1 - Decos Bar e Restaurante

Tel: 988128228/989012690

End: Feira da Praia Grande - Projeto Reviver (Centro Histórico) - Mercado das Tulhas.

 

2 - Bar e Restaurante Proteção de São José

Tel: 987782259

End: Feira da Praia Grande - Projeto Reviver (Centro Histórico) - Mercado das Tulhas.

 

3 - Restaurante Sel-Service Reviver

Tel: 988289119/991324362

End: Travessa Marcelino de Almeida, n° 75 - Centro Histórico - Reviver.

 

4 - Bar e Restaurante do

 Marlon

Tel: 981417096/988215771

End: Rua João Vital de Matos, n° 119, Centro.

 

5 - Scorpions Alimentação Coletiva

Tel: 991942350

Rua da Palma, n°83 AB. Centro.

 

6 – Delicias do Sol

Telefone: (98) 98807-3787 / WhatsApp: 98738-0444

Rua do Sol, nº 441b - Centro, São Luís - MA

 

Declaramos que os locais indicados foram escolhidos, único e exclusivamente por sua proximidade com o prédio em que ocorrerá o evento e preços mais acessíveis, não tendo a ANPUH-MA adquirido qualquer benefício com sua divulgação.

ELEIÇÕES PARA A DIRETORIA DA ANPUH-MA BIÊNIO 2023-2025

A eleição ocorrerá no dia 17/11/2022, durante o XIII Encontro Regional



ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROFISSIONAIS DE HISTÓRIA – ANPUH

NÚCLEO REGIONAL DO MARANHÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DA DIRETORIA DA ANPUH-MA - BIÊNIO 2023-2025

De acordo com o § 2º do art. 29, do Estatuto da Associação Nacional de Profissionais de História - Núcleo Regional do Maranhão, a Comissão Eleitoral composta pelos sócios, Nila Michele Bastos Santos (IFMA), Elizabeth Sousa Abrantes (UEMA) e Leide Ana Oliveira Caldas (IFMA), apresenta as normas regimentais que deverão vigorar no processo eleitoral da Diretoria e da Comissão Fiscal da entidade para o biênio de 2023-2025.

 

REGIMENTO ELEITORAL

 

CLÁUSULA 1ª - A Diretoria do Núcleo Regional da ANPUH no Maranhão, cujo mandato tem a duração de 02 (dois) anos, é composta por um(a) Diretor(a), um(a) Vice-Diretor(a), um(a) Secretário(a)-Geral, um(a) Primeiro(a)-Secretário(a), um(a) Tesoureiro(a)-Geral, um(a) Primeiro(a) Tesoureiro(a) e o Conselho Consultivo integrado por representantes de cada Seccional.

 

CLÁUSULA 2ª - A Comissão Fiscal, com mandato de 02 (dois) anos, é composta por 3 (três) membros titulares e 1 (um) suplente.

 

CLÁUSULA 3ª - Podem votar e ser votados todos os associados quites com a anuidade de 2022.

 

CLÁUSULA 4ª - A lista dos sócios quites, com contatos atualizados (e-mail e telefone), estará à disposição das chapas concorrentes e poderá ser solicitada por meio eletrônico à secretaria geral da ANPUH-MA através do e-mail anpuhma2020@gmail.com

 

CLÁUSULA 5ª - O processo de escolha da nova diretoria do Núcleo da ANPUH-MA será realizado no dia 17 de novembro de 2022, das 08:00 às 20:00 horas, de maneira online, no site da ANPUH nacional.

 

§ Único – O voto será pessoal, direto e secreto, não se admitindo voto cumulativo.

 

CLÁUSULA 6ª - Será considerada eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos válidos.

 

DOS CARGOS EXECUTIVOS DA DIRETORIA E DA COMISSÃO FISCAL

 

CLÁUSULA 7ª - As chapas concorrentes devem fazer sua inscrição junto à Comissão Eleitoral da ANPUH-MA até as 23:59 h do dia 30 de outubro de 2022, nos seguintes termos:

 

§ 1º - O registro de chapa para a Diretoria e de candidatos à Comissão Fiscal deverá ser feito por meio de requerimento, acompanhado de anuência dos candidatos, por escrito, através do endereço eletrônico anpuhma2020@gmail.com, com o assunto "Inscrição de chapa para o processo eleitoral 2022".

 

§ 2º - Cada chapa para a Diretoria deverá ser completa, indicando candidatos em número igual às vagas a serem preenchidas.

 

§ 3º - As candidaturas à Comissão Fiscal serão individuais;

 

§ 4º - Só poderão ser candidatos os sócios filiados até o início do processo eleitoral através da divulgação deste edital e que estiverem quites com a Tesouraria.

 

CLÁUSULA 8ª - A Comissão Eleitoral fará, por e-mail, a divulgação junto aos associados das chapas inscritas e das candidaturas individuais à Comissão Fiscal.

 

CLÁUSULA 9ª - No processo de votação, cada sócio votante escolherá a chapa de sua preferência e votará em até três nomes para a composição da Comissão Fiscal.

 

CLÁUSULA 10ª - Serão considerados eleitos à Comissão Fiscal os três candidatos mais votados.

 

§ Único – O quarto candidato mais votado à Comissão Fiscal será eleito suplente dos membros da Comissão.

 

CLÁUSULA 11ª - A apuração, com resultado consignado em Ata e amplamente divulgado entre os associados, será realizada no dia 18 de novembro de 2022, logo após a eleição, e os eleitos serão proclamados em seguida.

 

CLÁUSULA 12ª - A Ata dos resultados da eleição deverá ser encaminhada pela Comissão Eleitoral à Secretaria Geral da ANPUH-MA até o dia 18 de novembro de 2022.

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

CLÁUSULA 13ª - A homologação da Ata ocorrerá em Assembleia Geral da ANPUH-MA, a ser realizada no dia 18 de novembro de 2022, durante o XIII Encontro Regional da ANPUH-MA.

 

CLÁUSULA 14ª - Os membros eleitos da Diretoria Executiva e da Comissão Fiscal da ANPUH-MA, tomarão posse na sessão de encerramento do XIII Encontro Regional da ANPUH-MA, no dia 18 de novembro de 2022.

 

CLÁUSULA 15ª - Durante a Assembleia Geral da ANPUH-MA, a ser realizada no dia 18 de novembro de 2022, será realizada a prestação de contas da atual diretoria

 

CLÁUSULA 16ª - O Edital de convocação será divulgado dia 17 de outubro de 2022 no boletim eletrônico da ANPUH-MA e na página de internet https://www.even3.com.br/xiii-encontro-regional-da-anpuh-ma-democracia-educacao-e-historia-desafios-do-tempo-presente-272084/

 

CLÁUSULA 17ª - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral

 

São Luís (MA), 17 de outubro de 2022.

 

  

A Comissão Eleitoral ANPUH-MA


 Nila Michele Bastos Santos (Presidente da Comissão)

Elizabeth Sousa Abrantes

Leide Ana Oliveira Caldas


 
 

 
ANEXO I AO REGIMENTO ELEITORAL ANPUH-MA
CALENDÁRIO PARA AS ELEIÇÕES DA DIRETORIA
 

DATA

ATIVIDADE

05/10/2022

Designação da Comissão Eleitoral

17/10/2022

Divulgação do edital do Regimento Eleitoral

17/10/2022

Abertura do prazo para inscrição das chapas

30/10/2022

Data-limite para inscrição das chapas

31/10/2022

Divulgação das chapas inscritas

02/11/2022

Data-limite para envio de recursos

05/11/2022

Data-limite para julgamento de recursos e impugnações contra chapas concorrentes

06/11/2022

Divulgação da lista de chapas inscritas após prazo de recurso e impugnação

07/11/2022

Data-limite para divulgação da lista de votantes

07/11/2022

Início do período de campanha das chapas concorrentes

17/11/2022

Realização da eleição, apuração dos votos e elaboração da Ata

18/11/2022

Posse da nova diretoria da ANPUH-MA na Assembleia Geral

 

 


 

ANEXO II AO REGIMENTO ELEITORAL ANPUH-MA

REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CHAPA ELEITORAL PARA

 DIRETORIA DA ANPUH-MA BIÊNIO 2023-2025

 

De acordo com o Estatuto da Associação Nacional de Profissionais de História – ANPUH – Núcleo Regional do Maranhão e com o Regimento Eleitoral 2022, vimos por intermédio deste requerimento, solicitar inscrição da Chapa Eleitoral denominada “__________________________________________­­­­­”, visando o pleito eleitoral de 2022.

 

 

 

CARGO:

DIRETOR(A)

NOME:

 

E-MAIL:

 

TELEFONE:

 

INSTITUIÇÃO:

 

ANUÊNCIA (ASSINATURA):

 

CARGO:

VICE-DIRETOR(A)

NOME:

 

E-MAIL:

 

TELEFONE:

 

INSTITUIÇÃO:

 

ANUÊNCIA (ASSINATURA):

 

CARGO:

SECRETÁRIO(A)-GERAL

NOME:

 

E-MAIL:

 

TELEFONE:

 

INSTITUIÇÃO:

 

ANUÊNCIA (ASSINATURA):

 

CARGO:

PRIMEIRO (A) -SECRETÁRIO (A)

NOME:

 

E-MAIL:

 

TELEFONE:

 

INSTITUIÇÃO:

 

ANUÊNCIA (ASSINATURA):

 

CARGO:

TESOUREIRO (A)

NOME:

 

E-MAIL:

 

TELEFONE:

 

INSTITUIÇÃO:

 

ANUÊNCIA (ASSINATURA):

 

CARGO:

PRIMEIRO (A)-TESOUREIRO (A)

NOME:

 

E-MAIL:

 

TELEFONE:

 

INSTITUIÇÃO:

 

ANUÊNCIA (ASSINATURA):

 

 

Nesses termos, pedimos deferimento.

 

Local ________________, ______ de __________ de 2022.

 

 

 

Para uso da Comissão Eleitoral:

Recebido em:

 

Despacho da Comissão:

 

 

Assinaturas:

 

 

 

 

 

 

  

 

ANEXO III AO REGIMENTO ELEITORAL ANPUH-MA

REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CANDIDATURA PARA A COMISSÃO FISCAL DA DIRETORIA DA ANPUH-MA BIÊNIO 2023-2025

 

De acordo com o Estatuto da Associação Nacional de Profissionais de História – ANPUH – Núcleo Regional do Maranhão e com o Regimento Eleitoral 2022, venho por meio deste requerimento, solicitar inscrição para a Comissão Fiscal da Diretoria da ANPUH-MA, BIÊNIO 2023-2025.

 

 

CARGO:

COMISSÃO FISCAL

NOME:

 

E-MAIL:

 

TELEFONE:

 

INSTITUIÇÃO:

 

ASSINATURA:

 

 

Nesses Termos, pedimos deferimento.

 

Local ________________, ______ de __________ de 2022.

 

 

 

Para uso da Comissão Eleitoral:

Recebido em:

 

Despacho da Comissão:

 

 

Assinaturas:

 

 

 

 

 

 

 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

VEJA A LISTA DOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS- ST


INSCRIÇÃO NO LINK 

AQUI

LISTA DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS- RESUMOS

AQUI



SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

 

ST - 01 CAMINHOS DE MIGALHAS: estudos de gênero, violência e escravidão na cidade e sertão no Maranhão oitocentista, a partir da micro-história 

          Coordenadores: 

Profa. Ma. Antônia De Castro Andrade (IFMA- campus Itapecuru, Doutoranda PPGHIST-UEMA)

Profa. Ma. Nila Michele Bastos Santos (IFMA- campus Pedreiras, Doutoranda PPGHIST-UEMA)

 

ST - 02 ENSINO DE HISTÓRIA POR UMA EDUCAÇÃO ANTIFASCISTA

 

Coordenadores:   

Profa. Dra. Dayse Marinho Martins (SEMED, PPGPSI - UFMA)

Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues Dos Santos (PPGHIST-UEMA)

Profa. Dra. Mary Angélica Costa Tourinho (ProfHISTÓRIA-UESPI)

 

O cenário da contemporaneidade marcado por dilemas e crises mediante o avanço da lógica neoliberal impõe desalento à implementação de práticas sociais libertárias com o avanço da agenda conservadora. No Brasil, o jogo de forças políticas e práticas de intolerância, opressão, assédio e clientelismo mascarados por discursos de sujeitos que se revestem de crítica, mas, atuam com base em violência simbólica em defesa de interesses particulares, traz à tona a necessária problematização sobre a educação enquanto direito e formação política. Nesse panorama que corrói direitos sociais e suscita sofrimento no âmbito das pessoas em suas subjetividades, a educação pode configurar mecanismo libertador seja pela formação ou pelo conhecimento e acesso a serviços e políticas públicas. Pensar o currículo nesse novo contexto representa rever a abordagem do saber, a fim de potencializar a aprendizagem crítica e significativa, contribuindo para a formação cidadã. Uma das áreas de conhecimento cujo trabalho pedagógico atuará decisivamente na formação atitudinal é a História. A referida disciplina possibilita a reflexão sobre a sociedade e, portanto, contribui para a ressignificação de valores humanísticos, integrativos envolvendo questões como a ética, a cidadania e a educação. Sendo assim, contribui para a formação de ideias, o chamado “saber pensar”, indispensável para a constituição da autonomia do educando frente ao contexto social. Diante disso, propõe-se por meio deste simpósio, debater sobre o lugar do ensino de História nesse cenário, discutindo teorizações e práticas pedagógicas que enfoquem uma educação para o senso histórico, crítica e problematizante. A proposta se pauta, portanto, em refletir sobre de que forma o ensino de História pode contribuir na construção de uma educação antifascista no combate às práticas de extrema-direita, xenofobia, discriminação, supremacia, assédio, gaslighting, machismo e patriarcado. Trata-se, assim, de articular por meio do ensino de História, estratégias de enfrentamento no combate a comportamentos que colocam pessoas em risco, propondo melhorias à sociedade, potencializando as problematizações no campo da escolarização.

Palavras-Chave: Ensino de História, educação antifascista, escolarização.


ST - 03 TRABALHO, CONFLITOS E SOCIABILIDADES NOS SERTÕES DO NORTE DO IMPÉRIO 

Coordenadores:

Prof. Dr. Antonio Alexandre Isidio Cardoso (UFMA – Campus Codó)

Prof. Dr. Jonas Rodrigues de Moraes (UFMA – Campus Codó)

 

ST - 04 HISTÓRIA DO CRIME E DA JUSTIÇA CRIMINAL: narrativas, pesquisas e abordagens 

Coordenadores:

Prof. Me. Paulo Henrique Matos de Jesus (Doutorando PPGHIS-UFMA)

Prof. Me. Wagner Cabral Da Costa (UFMA, Doutorando PPGHIS-UFMA)

 

ST - 05 HISTORICIDADES AMAZÔNICAS CONTEMPORÂNEAS: agentes, territórios e fronteiras em perspectiva interdisciplinar 

Coordenadores:

Profa. Ma. Joyce Oliveira Pereira (Doutoranda PPGHIST-UEMA)

Profa. Ma. Tayanná Santos de Jesus Sbrana (UFMA – Campus Imperatriz, Doutoranda PPGHIST-UFPA)

 

ST - 06 CONEXÕES ATLÂNTICAS: história global, educação e práticas políticas 

Coordenadores:

Prof. Dr. Josenildo de Jesus Pereira (PPGHIS-UFMA)

Prof. Dr. Alírio Carvalho Cardoso (PPGHIS-UFMA)

 

ST - 07 INDÍGENAS NA HISTÓRIA

Coordenadores:

Profa. Dra. Soraia Sales Dornelles (PPGHIS-UFMA)

Prof. Me. Diego Fernando Silva Rabelo (Doutorando UERJ)

 

ST - 08 HISTÓRIA RURAL: terra, trabalho e migrações no Brasil e no Sul Global

                                                                                                                                                                          Coordenadores:

Profa. Dra. Marcia Milena Galdez Ferreira (PPGHIST-UEMA)

Profa. Dra. Viviane de Oliveira Barbosa (UFMA/UEMA)

Prof. Dr. Isaac Giribet Bernat (UEMA)


ST - 09 CIDADE E A HISTÓRIA: as pessoas que compõem o espaço geográfico 

Coordenadores:

Profa. Ma. Lilian Soares da Silva (Doutoranda - UPM)

Profa. Dra. Ingrid Hötte Ambrogi (Universidade Presbiteriana Mackenzie)


ST - 10 RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES: abordagens históricas e sociológicas 

Coordenadores:

Profa. Dra. Joelma Santos da Silva (IFMA – Campus Pinheiro)

Prof. Dr. Jorge Luiz Feitoza Machado (UFMA – Campus Bacabal)


ST - 11 IMPRENSA E IMPÉRIO DO BRASIL

Coordenadores:

 Profa. Dra. Edyene Moraes dos Santos (UFMA – Campus Codó)

 Profa. Dr. Roni César Andrade de Araújo (UFMA – Campus Grajaú)

 

ST - 12 ENSINO DE HISTÓRIA EM DEBATE: práticas docentes e a construção do conhecimento histórico em sala de aula 

Coordenadores:

Profa. Ma. Priscilla Piccolo Neves (Doutoranda-Universidade de Coimbra)

Prof. Me. Werbeth Serejo Belo (Doutorando-Universidade de Coimbra)

 

ST - 13 HISTÓRIA, CINEMA E MÚSICA: diálogos e múltiplas realidades sócio-históricas

Coordenadores:

Profa. Ma. Leide Ana Oliveira Caldas (IFMA – Campus Coelho Neto, Doutoranda PPGHIS-UFMA)

Prof. Me. Wendell Emmanuel Brito de Sousa (Doutorando PPGHIST-UFPA)

Prof. Dr.  João Batista Bitencourt (PPGHIS-UFMA)


ST - 14 ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL: possibilidades e desafios atuais

Coordenadores:

Profa. Dra. Adriana Maria de Souza Zierer (PPGHIS-UFMA/UEMA)

Profa. Dra. Solange Pereira Oliveira (UEMA/FAPEMA)


ST - 15 REGIMES DITATORIAIS CONTEMPORÂNEOS: Instituição, Engrenagens e Ocaso

Coordenadores:

Profa. Dra. Monica Piccolo (PPGHIST-UEMA)

Prof. Me. Leonardo Leal Chaves (Doutorando-Universidade de Coimbra

 

ST - 16 EMANCIPAÇÕES E PÓS-ABOLIÇÃO NO NORTE-NORDESTE DO BRASIL 

Coordenadores:

Profa. Dra. Carolina Martins (UFPA)

Prof. Dr. Antônio Evaldo Almeida Barros (UFMA/UEMA)

Profa. Ma. Milena Rodrigues de Oliveira (Doutoranda PPGHIS-UFMA)

 

ST - 17 ESTADO, PODER, QUESTÃO AGRÁRIA E EDUCAÇÃO NO CAMPO 

Coordenadores:

Profa. Dra. Rita de Cássia Gomes Nascimento (IFMA – Campus Maracanã)

 Prof. Dr. Sávio José Dias Rodrigues (UFMA)

Prof. Ma. Mariana da Sulidade

 

ST - 18 PROJETOS E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ÂMBITO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS

Coordenadores:

Prof. Dr. Raimundo Inácio Souza Araújo (COLUN-UFMA)

Profa. Dra. Raissa Gabrielle Vieira Cirino (UEMA)

Proaf. Dra. Antônia da Silva Mota (PROFHistória-UFMA)

 

ST - 19 ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NO BRASIL: ENSINO, TEORIA E PESQUISA 

Coordenadores:

Profa. Dra. Tatiana Raquel Reis Silva (PPGHIST-UEMA)

Prof. Dr. Rosenverck Estrela Santos (UFMA)

 

ST - 20 EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: uma história que não está no passado, mas escrita no presente 

Coordenadores:

Profa. Ma. Lilian Soares da Silva (Doutoranda - UPM)

Profa. Dra. Ingrid Hötte Ambrogi (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

 

ST - 21 HISTÓRIA POLÍTICA: temas, abordagens e desafios para a pesquisa e ensino sobre os séculos XX e XXI

 

Coordenadores:

Prof. Dr. Victor de Oliveira Pinto Coelho (PPGHIST- UFMA)

Prof. Me. Joabe Rocha de Almeida (Doutorando UFPel)

 

ST - 22 MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO: políticas públicas e proteção social no contexto da gênese do estado providência no Brasil 

Coordenadores:

Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes (PPGHIST-UEMA)

Profa. Me. Jéssica Mayara Santos Sampaio (Doutoranda PPGHIST-UEMA)

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

 

 ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

 

Os ST’s são espaços para a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em processo de realização sobre um mesmo tema.

 

Proposta de apresentação:

 

·      O proponente deve ter ao menos a graduação em andamento.

·      Cada inscrito poderá apresentar até 2 trabalhos, em 2 diferentes Simpósios Temáticos.

·    Caso não seja aceito no primeiro, a comunicação poderá ser submetida à avaliação de outro simpósio, a organização entrará em contato com o participante perguntando se deseja ou não participar do outro ST

·      Na inscrição, não utilize caixa alta no texto do resumo, apenas na autoria.

·      Os apresentadores de trabalho associados deverão estar em dia com a anuidade de 2022.

·    No caso de serem 2 autores (coautoria), cada um deve fazer a inscrição individualmente no sistema.

·     Para garantir a publicação nos Anais do Evento, o inscrito deve enviar um "arquivo em Word" com o título (título: até 200 caracteres) e o artigo (de 6 a 10 laudas incluindo as referências) de sua apresentação.

 

Avaliação das propostas de apresentação de trabalho:

 

·      A avaliação, o aceite ou a eliminação de trabalhos são da responsabilidade dos coordenadores de cada Simpósio Temático.

  

Observações gerais:

 

·      Caso o Simpósio Temático seja cancelado, em razão de não atingir o número mínimo de 05 participantes, os inscritos terão seus trabalhos avaliados (e sujeitos à aprovação ou à eliminação) de outros ST’s. A organização entrará em contato com o participante perguntando se deseja ou não participar do novo ST.

·      Não haverá devolução do valor de inscrição, caso o trabalho não seja aceito em nenhum ST. O inscrito poderá usar o valor pago na inscrição para participar na modalidade de ouvinte, para o que receberá o respectivo certificado.

 

Instruções para inscritos em Simpósios Temáticos para publicar seus textos nos anais eletrônicos

 

Os inscritos que apresentarem trabalho em simpósios temáticos e desejarem publicar seus textos nos anais eletrônicos devem obedecer às seguintes instruções:

·      Anexar o arquivo do texto a ser apresentado no aba “Submeter”.

·   Aceitar que o envio do texto implica a cessão dos direitos autorais e que, após o envio do texto para publicação, não será permitida qualquer alteração em seu conteúdo.

·  Assumir total responsabilidade pelas ideias e informações contidas no texto enviado para a publicação.


Obs.: a publicação dos textos completos será realizada obedecendo ao formato de publicação de anais de eventos, com ISBN, no site do encontro que ficará disponível para livre acesso a partir da data de publicação. Está será amplamente divulgada pela Diretoria da Anpuh por meio de e-mails aos associados, em suas páginas nas redes sociais e por notificação automática, via e-mail, pelo próprio site do evento.

 

QUANTO AO TEXTO, É PRECISO OBEDECER ÀS SEGUINTES INSTRUÇÕES:

1.    Título em caixa alta, Times New Roman 12, negrito, alinhamento centralizado e espaçamento 1,5;

2.    Abaixo do título, alinhado à direita, devem ser digitados(s) o(s) nome(s) do(s) autor(es) do texto em Times New Roman 12, espaçamento 1,5, cada autor em uma linha. Pode-se incluir uma nota de rodapé numerada em algarismo arábico sequencial, onde devem constar a instituição do(s) autor(es), órgão de fomento da pesquisa - se for o caso - e e-mail para contato;

3.    Nos artigos produzidos por graduandos, a inserção da nota de rodapé após o nome do autor é OBRIGATÓRIA e deve trazer o nome completo do professor orientador da pesquisa e sua instituição, observando o seguinte padrão: Ex: A produção do presente artigo contou com a orientação do Prof. Dr. João da Silva, professor ou pesquisador na (Sigla da instituição);

4.    Não devem ser inseridos nomes de autores que não estão inscritos no evento;

5.    O texto deve ser redigido em Times New Roman 12 e espaçamento 1,5;

6.    Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm. 

7.    Os trabalhos devem ter extensão o mínimo de 6 e no máximo de 10 laudascontando as páginas de bibliografia e resumo, máximo de 2 páginas de anexos. Não há a necessidade de incluir abstract. O resumo e palavras-chave são optativos;

8.    Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas;

9.    O tamanho máximo de arquivo aceito é de 3 MB. Caso seu trabalho contenha imagens estas deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato TIF ou JPG, dimensionadas no formato de aproximadamente 5x5 cm e inseridas no corpo do próprio texto. Em hipótese alguma serão aceitos arquivos por outro canal que não seja a área do inscrito (por exemplo, por e-mail);

10. As tabelas devem ser digitadas seguindo a formatação padrão de tabela do programa editor de texto;

11. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências das mesmas devem indicar entre parêntese: nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (SOUZA, 1993,11-14);

12. As citações a partir de quatro linhas devem estar em Times New Roman 11, com recuo esquerdo de 4 cm, espaçamento 1,5. As referências das mesmas devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;

13. O uso de notas de rodapé deve ter apenas o carácter explicativo/complementar e estas devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.);

14. As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e deverão respeitar as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor;

15. As páginas não devem ser numeradas;

16. Os arquivos deverão ser salvos na extensão "doc" ou "docx", digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, edição 98 ou superior.

17. Os textos que estiverem fora das regras NÃO serão publicados.

18. Os textos que não foram apresentados também NÃO serão publicados.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Sobre o evento

Boas Vindas

O XIII Encontro Regional, promovido pela seção maranhense da Associação Nacional de História – ANPUH-MA, tem o objetivo de criar espaços de debate, diálogo e reflexão acerca da importância da luta por Democracia, enfatizando os desafios constantes e como a Educação e a História são importantes ferramentas que alimentam essa luta emancipatória. 

Em meio aos constantes ataques que a educação pública em diferentes níveis vem sofrendo, bem como diante dos negacionismos históricos e ameaças ao regime democrático, é urgente trazer à discussão os "desafios do tempo presente" diante das violências sofridas e das lutas empreendidas pelos profissionais de História. 

O autoritarismo perpetrado pelo Estado brasileiro impôs perseguições a uma educação crítica e democrática, socialmente transformadora, mas são várias as ações, práticas educativas e avanços a serem identificados, reconhecidos e valorizados. 

O que é uma educação democrática? Qual o lugar da História no exercício dessa educação? Como resistir diante dos desafios do tempo presente? 

A ANPUH-MA espera contar com sua participação nesse momento importante de debate, reflexão, esperança e proposições para o presente e o futuro do país.


Fazem parte da Comissão organizadora deste Encontro:

Diretora da Anpuh-MA: Joelma Santos da Silva (IFMA - Campus Pinheiro)

Vice-diretor Anpuh-MA: Márcio Henrique Baima Gomes (SEEDUC-MA)

Secretaria Geral Anpuh-MA: Nila Michele Bastos Santos (IFMA - Campus Pedreiras)

Primeira Secretária Anpuh-MA: Leide Ana Oliveira Caldas (IFMA - Campus Coelho Neto)

Tesoureira Anpuh-MA: Carolina Martins (UFPA - Campus de Bragança)

Primeira Tesoureira Anpuh-MA: Edyene Moraes dos Santos (UFMA - Campus Codó)

Associada Anpuh-MA: Raissa Gabrielle Vieira Cirino (UEMA)

Associado Anpuh-MA: Raimundo Inácio Souza Araújo (Colun-UFMA)

FILIE-SE JÁ!

VENHA, PARTICIPE DESTA HISTÓRIA!

banner_001

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH


Quem pode se filiar?

Podem se associar historiadores, as pessoas graduadas em História, Mestrandos, Doutorandos, Professores Universitários e de Ensino Fundamental e Médio. Pessoas que tenham publicado trabalhos em qualquer ramo da História, ou que atuem em áreas afins a ela, desde que recomendadas por uma Seção Estadual e referendadas pela Diretoria Nacional da Associação

O que eu ganho?

O associado recebe informativos que o deixarão sempre atualizado em relação a eventos acadêmicos, lançamentos de livros e revistas, além de obter descontos para associados em todos os eventos da ANPUH (nacionais e regionais).

Qual o valor?

Valor integral - R$270,00

Estudante de pós-graduação (mestrando(a)/ doutorando(a) - R$90,00

Professor de Ensino Fundamental e Médio - R$90,00

O pagamento é anual e também pode ser realizado por cartão de crédito, via Paypal, o que proporciona ao associado a opção de parcelar o pagamento e quitar as anuidades mesmo estando fora do Brasil. Para ter esta opção é necessário abrir uma conta no Paypal.

 

Como me filiar?

Para tornar-se sócio da Associação Nacional de História, você deverá inicialmente preencher o formulário de filiação no site da Anpuh-Nacional

 O fornecimento de informações verdadeiras é de extrema importância. Nos dados cadastrais presentes nos campos do formulário, além da informação referente ao e-mail e demais informações pessoais e institucionais, é também fundamental o preenchimento do campo “CPF”. Ele será elemento fundamental para identificação do associado.

 Seu pedido pode levar até 05 dias para ser aprovado. Após a aprovação, enviaremos, através do sistema, seus dados de acesso contendo seus respectivos login e senha para que possa realizar o acesso à “Área do Associado”. 

 A qualquer momento as informações de login e senha enviadas poderão ser modificadas na Área do Associado através do link “Alterar Dados de Acesso”. Recomendamos que realize essa modificação na primeira ocasião em que acessar o sistema. Na Área do Associado, poderá ser consultada a situação de sua anuidade, bem como os dados para pagamento.

 O pagamento da anuidade pode ser realizado por meio de boleto bancário (leva 01 dia útil para cair) ou então por meio do cartão de crédito, através da plataforma PayPal (cai em poucas horas).

 

Fui desfiliado. Como me refiliar?

São desfiliados todos aqueles que deixam de pagar duas ou mais anuidades. Para refiliar-se, proceda como se fosse filiar-se pela primeira vez. O formulário de filiação já estará pré-preenchido com suas informações antigas. Atualize suas informações, anexe os comprovantes necessários e aguarde a aprovação de seu pedido. Lembramos que, além da anuidade, é necessário pagar uma taxa de refiliação de R$45,00 no caso de pós-graduandos e professores do EF/EM e de R$100,00 no caso da categoria "professor/pesquisador" 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE FILIAÇÃO

 

Já é filiado, mas precisa regularizar sua anuidade?

Para quem está com a anuidade atrasada, basta clicar no link https://www.anpuh.org/home/login e entrar com seu login e senha cadastrados. Então siga as instruções para pagamento através de boleto ou transferência bancária.

 

Retirado do site da Associação Nacional de História. 

Confira mais informações no site da ANPUH 

  

Se ainda houver dúvidas a Anpuh-MA preparou um tutorial com imagens. Basta acessar o link abaixo:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TUTORIAL DE FILIAÇÃO



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Coordenador de Simpósio Temático

Regras de submissão para essa modalidade



Coordenador de Simpósio Temático

Regras de submissão para essa modalidade

 

Inscrições de 07/09 a 30/09/22 (prorrogação)

 

Os ST’ s constituem oferecem espaço para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento. O objetivo é reunir pesquisadores interessados em temas ou em abordagens teórico-metodológicas afins, proporcionando ocasião de debate e aperfeiçoamento.

Sobre a inscrição de coordenadores (as) e submissão da proposta:

Cada coordenador/a deve se inscrever individualmente ( filiado ou não à ANPUH-MA). Assim que todos (as) estiverem com suas inscrições devidamente confirmadas, apenas um (a) inscrito (a) deve submeter a proposta de Simpósio Temático no site do evento para não haver duplicidade de propostas.

 

Proposta:

- Cada ST deverá ter no mínimo 2 e no máximo 3 coordenadores, sendo a titulação mínima para as proposições: Mestre.

- Sugere-se que os proponentes pertençam a instituições diferentes e ao menos um possua titulação de doutor.

- Os proponentes associados à ANPUH devem estar em dia com as anuidades no ato da inscrição.

- Cada coordenador deverá fazer sua inscrição individualmente no sistema.

- As propostas de Simpósios Temáticos deverão conter:

?       Título (máximo de 200 caracteres com espaço);

?       Nome(s) do(s) coordenador(es);

?       Titulação e vínculo institucional do(s) coordenador(es);

?       Resumo contendo objetivos e justificativa da relevância do tema;

?       Bibliografia básica (opcional)

?      Todas as informações devem constar em texto único contendo no mínimo 100 e no máximo 500 palavras.

   O arquivo com o texto deverá ser anexado na aba "Submissões", que ficará disponível na área do participante após a confirmação do pagamento.


 Caberá ao(s) coordenador(es):

- Avaliar e selecionar as comunicações inscritas no ST, explicitando os critérios adotados no processo de seleção e sendo de suas exclusivas responsabilidades a aprovação e alocação dos trabalhos.

- Distribuir os trabalhos aprovados durante os dias e horários disponíveis para as sessões, com o objetivo de garantir ampla participação e o tempo necessário para apresentação, discussão e aprofundamento das questões suscitadas.

- Acompanhar e coordenar as sessões.

- Zelar pela lista de presença. Os participantes só receberão o certificado de apresentação de trabalho caso tenham assinado 2 de 3 sessões do ST em que estiverem inscritos).

- Manter diálogo próximo e sempre que necessário com a organização do evento

 Número de trabalhos e tempo mínimo de apresentação:

Cada simpósio deve ter no mínimo 4 e no máximo 12 trabalhos.

Os simpósios que não alcançarem o mínimo de trabalhos serão cancelados.

Os trabalhos inscritos serão redistribuídos para a 2º opção da inscrição

Fica a critério dos coordenadores a aprovação ou reprovação dos trabalhos enviados, bem como determinar a ordem o tempo mínimo adequado para cada apresentação. 

Pede-se, no entanto, que a quantidade de trabalhos não extrapole o tempo máximo de duração diária do ST que será de 3 horas e meia.

 

Avaliação de proposta de ST:

- A Comissão Científica do evento aprovará, mediante análise, as propostas de ST que mostrarem mérito acadêmico. As propostas serão avaliadas, levando-se em consideração a consistência, relevância e clareza, bem como a experiência profissional dos proponentes.

 

Observações gerais:

- Não haverá devolução do valor de inscrição, caso a proposta não seja aprovada pela Comissão Científica ou não alcance o número mínimo de inscritos;

- O resultado dos Simpósios Temáticos selecionados será divulgado no site do evento.

- Para demais questões ou dúvidas contactar a secretaria do evento. Pelo e-mail: anpuhma2020@gmail.com, Redes-sociais: @anpuh.ma

 


Como submeter minha proposta no Site

Tutorial de submissão

 

1.    Após a confirmação do pagamento, sua área do participante habilitará a opção "Submissões".

2.    Na aba "Submissões". Clique primeiro em “Regras de submissão”, leia as regras e adapte o seu texto.

3.    Clique em “Submeter”

3.1.       Escolha a modalidade

3.2.       Selecione a área temática, que neste caso será HISTÓRIA

3.3.       Coloque o título de seu trabalho

3.4.       Anexe seu texto.

3.4.1.     OBS: você deverá anexar o texto duas vezes. A primeira vez como Trabalho não identificado para assegurar a integridade da avaliação, este arquivo NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, garantindo assim a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. Caso haja qualquer forma de identificação o trabalho será automaticamente desclassificado. A segunda vez como Trabalho identificado: Você deverá anexar o mesmo trabalho, desta vez com a identificação de todos os autores.

3.4.2.     Se aprovado, O ST será utilizado como modalidade e estará disponível para os participantes se inscreverem.

3.4.3.     Confira o nome do Autor e se houver adicione os coautores. Marque os apresentadores, no caso os demais coordenadores já inscritos.

4.    Clique em Submeter e pronto!

5.    Aguarde a carta de aceite em seu e-mail.

AS INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES PARA ST ENCERRAM NO DIA 30/09/2022 já com prorrogação

Esperamos vocês!

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}