O XIII Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM) é promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraíba (SBEM-PB), uma organização dedicada ao desenvolvimento e fortalecimento da Educação Matemática no estado da Paraíba. O evento reúne pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, proporcionando um espaço colaborativo para o avanço da área.
Ao longo de sua trajetória, foram realizados 12 encontros em várias cidades do estado da Paraíba. Mesmo sendo sediado em determinados campi, o evento sempre ocorre em parceria com diferentes instituições públicas de ensino superior da Paraíba, incluindo a UEPB, UFPB, UFCG e IFPB, garantindo um caráter colaborativo e interinstitucional. Os três primeiros encontros ocorreram em João Pessoa, no Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos anos de 1991, 1993 e 2003. Em seguida, os encontros de 2005 e 2008 foram sediados em Campina Grande, no Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em 2010, o evento foi realizado na cidade de Monteiro, no Campus da UEPB, ampliando sua abrangência para o Cariri Paraibano.
Em 2012, o VII EPBEM, retornou a João Pessoa no Campus I da UFPB. Em 2014 e 2016, Campina Grande recebeu o evento novamente, sendo realizado, respectivamente, na UEPB e no IFPB. Em 2018, em sua décima edição, o EPBEM chegou à região do Sertão, sendo realizado em Cajazeiras nos campi do IFPB e da UFCG, marcando um passo importante para a descentralização do encontro. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o XI EPBEM foi realizado de forma totalmente remota. Mesmo no formato online, o evento reafirmou sua relevância para a divulgação e reflexão sobre o ensino de Matemática, fortalecendo o intercâmbio de experiências entre estudantes, professores e pesquisadores.
Em 2023, o evento retornou ao formato presencial e foi novamente sediado em João Pessoa, no Campus I da UFPB. Durante a assembleia geral da SBEM-PB, ao final do evento, foi decidido que a XIII EPBEM ocorresse no Sertão da Paraíba, desta vez em Patos, no Campus da UEPB. A cidade acolherá o encontro pela primeira vez, ampliando o alcance e a representatividade da Educação Matemática na região, o qual terá como tema “Caminhos para uma Educação Matemática com Justiça Social”.
O XIII EPBEM busca promover uma interação de saberes alicerçados na Educação Matemática, incentivando a colaboração entre pesquisadores, professores e licenciandos na busca de melhorias para o ensino de Matemática na Paraíba. O evento visa fomentar a troca de experiências e práticas pedagógicas, divulgar pesquisas e fortalecer a integração entre a educação básica e o ensino superior na Paraíba.
Promovido pela SBEM-PB e organizado em parceria com instituições locais (UEPB, UFPB, UFCG e IFPB), o EPBEM contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos, abordando temas que compreendem as principais Tendências em Educação Matemática.
Com apoio da FAPESQ, o XIII EPBEM espera ampliar o impacto educacional na Paraíba, estimulando o intercâmbio de práticas pedagógicas inovadoras e promovendo uma formação matemática inclusiva e equitativa. O XIII EPBEM compreenderá uma carga horária total de 30 horas, desenvolvida em atividades ao longo de 3 dias, com a emissão de certificados e a publicação dos anais do evento.
Além disso, nesta edição, temos uma novidade: O XIII EPBEM será realizado juntamente com o III Colóquio de Práticas Docentes e Estágio Supervisionado (COPRADES), evento idealizado pelo Curso de Licenciatura em Matemática do CCEA/UEPB, que tem como objetivo fortalecer o diálogo entre universidade e escola no que diz respeito à formação inicial de professores (as) de Matemática, proporcionando uma atividade coletiva que promova a reflexão sobre as experiências de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino, vivenciadas por Licenciados (as), Supervisores (as) e Orientadores (as) de estágio.
Comissão Organizadora:
SBEM - PB
Fabíola da Cruz Martins - UEPB - Coordenadora Geral do evento
Silvanio de Andrade - UEPB - Diretor da SBEM - PB
Rogéria Gaudencio do Rêgo - UFPB - Vice-Diretora
Adriano Alves da Silveira - SEE/RN - 1° Secretário
Maria Alves de Azeredo - UFPB - 2ª Secretária
Jair Dias de Abreu - SEE/RN, IFPB - 3° Secretário
Maurício Alves Nascimento - SEE/PB - 1º Tesoureiro
Leonardo Lira de Brito - UFCG - 2° Tesoureiro
Comissão Local - UEPB e IFPB / Patos - PB
Ademir Benteus Pampu (CCEA/UEPB)
Arlandson Matheus Silva Oliveira (CCEA/UEPB)
Débora Martins Farias (CCEA/UEPB)
Deoclecia de Andrade Trindade (CCEA-UEPB)
Fabíola da Cruz Martins (CCEA/UEPB)
Hannah Dora de Garcia e Lacerda (IFPB)
Ismael Sandro da Silva (CCEA/UEPB)
José Ginaldo de Souza Farias ( CCEA - UEPB )
Maria Betânia Soares S. Batista (CCEA/UEPB)
Maria das Neves de Araújo Lisboa (CCEA-UEPB);
Marciel Medeiros de Oliveira (CCEA/UEPB)
Renato Burity Croccia Macedo (CCEA/UEPB)
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira (CCEA/UEPB)
Rozana Bandeira da Silva( CCEA/UEPB)
Wuallison Firmino dos Santos (IFPB)
Colaboradores:
Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande / Universidade Federal da Paraíba / Instituto Federal da Paraíba
Apoio financeiro:
FAPESQ-PB: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba