XIII Encontro Paraibano de Educação Matemática

XIII Encontro Paraibano de Educação Matemática

presencial Universidade Estadual da Paraíba - Patos - Paraíba - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Apresentações de trabalhos

Acesse o dia e horário das Apresentações de Trabalhos


Orientações: Os trabalhos serão apresentados em formato de roda de conversa, não sendo exigida a utilização de slides. Recomenda-se que cada autor elabore um roteiro para orientar sua exposição. Cada apresentação terá duração máxima de 10 minutos, seguida de 5 minutos destinados a questionamentos e discussões.

Sobre o evento


O XIII Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM) é promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraíba (SBEM-PB), uma organização dedicada ao desenvolvimento e fortalecimento da Educação Matemática no estado da Paraíba. O evento reúne pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, proporcionando um espaço colaborativo para o avanço da área. 


Ao longo de sua trajetória, foram realizados 12 encontros em várias cidades do estado da Paraíba. Mesmo sendo sediado em determinados campi, o evento sempre ocorre em parceria com diferentes instituições públicas de ensino superior da Paraíba, incluindo a UEPB, UFPB, UFCG e IFPB, garantindo um caráter colaborativo e interinstitucional. Os três primeiros encontros ocorreram em João Pessoa, no Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos anos de 1991, 1993 e 2003. Em seguida, os encontros de 2005 e 2008 foram sediados em Campina Grande, no Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em 2010, o evento foi realizado na cidade de Monteiro, no Campus da UEPB, ampliando sua abrangência para o Cariri Paraibano.


Em 2012, o VII EPBEM, retornou a João Pessoa no Campus I da UFPB. Em 2014 e 2016, Campina Grande recebeu o evento novamente, sendo realizado, respectivamente, na UEPB e no IFPB. Em 2018, em sua décima edição, o EPBEM chegou à região do Sertão, sendo realizado em Cajazeiras nos campi do IFPB e da UFCG, marcando um passo importante para a descentralização do encontro. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o XI EPBEM foi realizado de forma totalmente remota. Mesmo no formato online, o evento reafirmou sua relevância para a divulgação e reflexão sobre o ensino de Matemática, fortalecendo o intercâmbio de experiências entre estudantes, professores e pesquisadores.


Em 2023, o evento retornou ao formato presencial e foi novamente sediado em João Pessoa, no Campus I da UFPB. Durante a assembleia geral da SBEM-PB, ao final do evento, foi decidido que a XIII EPBEM ocorresse no Sertão da Paraíba, desta vez em Patos, no Campus da UEPB. A cidade acolherá o encontro pela primeira vez, ampliando o alcance e a representatividade da Educação Matemática na região, o qual terá como tema “Caminhos para uma Educação Matemática com Justiça Social”. 


O XIII EPBEM busca promover uma interação de saberes alicerçados na Educação Matemática, incentivando a colaboração entre pesquisadores, professores e licenciandos na busca de melhorias para o ensino de Matemática na Paraíba. O evento visa fomentar a troca de experiências e práticas pedagógicas, divulgar pesquisas e fortalecer a integração entre a educação básica e o ensino superior na Paraíba. 


Promovido pela SBEM-PB e organizado em parceria com instituições locais (UEPB, UFPB, UFCG e IFPB), o EPBEM contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos, abordando temas que compreendem as principais Tendências em Educação Matemática.


Com apoio da FAPESQ, o XIII EPBEM espera ampliar o impacto educacional na Paraíba, estimulando o intercâmbio de práticas pedagógicas inovadoras e promovendo uma formação matemática inclusiva e equitativa. O XIII EPBEM compreenderá uma carga horária total de 30 horas, desenvolvida em atividades ao longo de 3 dias, com a emissão de certificados e a publicação dos anais do evento.


Além disso, nesta edição, temos uma novidade: O XIII EPBEM será realizado juntamente com o III Colóquio de Práticas Docentes e Estágio Supervisionado (COPRADES), evento idealizado pelo Curso de Licenciatura em Matemática do CCEA/UEPB, que tem como objetivo fortalecer o diálogo entre universidade e escola no que diz respeito à formação inicial de professores (as) de Matemática, proporcionando uma atividade coletiva que promova a reflexão sobre as experiências de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino, vivenciadas por Licenciados (as), Supervisores (as) e Orientadores (as) de estágio.

Comissão Organizadora:

SBEM - PB

Fabíola da Cruz Martins - UEPB - Coordenadora Geral do evento

Silvanio de Andrade - UEPB - Diretor da SBEM - PB

Rogéria Gaudencio do Rêgo - UFPB - Vice-Diretora

Adriano Alves da Silveira - SEE/RN - 1° Secretário

Maria Alves de Azeredo - UFPB - 2ª Secretária

Jair Dias de Abreu - SEE/RN, IFPB - 3° Secretário

Maurício Alves Nascimento - SEE/PB - 1º Tesoureiro

Leonardo Lira de Brito - UFCG - 2° Tesoureiro


Comissão Local - UEPB e IFPB / Patos - PB

Ademir Benteus Pampu (CCEA/UEPB)

Arlandson Matheus Silva Oliveira (CCEA/UEPB)

Débora Martins Farias (CCEA/UEPB)

Deoclecia de Andrade Trindade (CCEA-UEPB)

Fabíola da Cruz Martins (CCEA/UEPB)

Hannah Dora de Garcia e Lacerda (IFPB)

Ismael Sandro da Silva (CCEA/UEPB)

José Ginaldo de Souza Farias ( CCEA - UEPB )

Maria Betânia Soares S. Batista (CCEA/UEPB)

Maria das Neves de Araújo Lisboa (CCEA-UEPB);

Marciel Medeiros de Oliveira (CCEA/UEPB)

Renato Burity Croccia Macedo (CCEA/UEPB)

Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira (CCEA/UEPB)

Rozana Bandeira da Silva( CCEA/UEPB)

Wuallison Firmino dos Santos (IFPB) 


Colaboradores:

Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande / Universidade Federal da Paraíba / Instituto Federal da Paraíba


Apoio financeiro:

FAPESQ-PB: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba

Comissão Científica


Adriano Alves da Silveira (SEE/RC)
Aldinete Silvino de Lima (UFCG)
Alexsandra Félix de Brito (UFCG)
Alline Leal dos Santos (UEPB)
Alissá Mariane Garcia Grymuza (UFRN)
Aluska Dias Ramos de Macedo Silva (UFCG)
André Ferreira de Lima (SEE/PB)
André Pereira da Costa (UFCG)
Andriely Iris Silva de Araújo (SEE PB)
Caleb da Silva Araujo Campelo (UEMA)
Carlos Alex Alves (SEE/PB)
Cicero da Silva Pereira (IFPB)
Claudilene Gomes da Costa (UFPB)
Cristiane Borges Ângelo (UFPB)
Deoclécia de Andrade (UEPB)
Eduardo Gomes Onofre (UEPB)
Érica Edmajan de Abreu (UEPB)
Elivelton Serafim Silva (UEPB)
Fabiana Araújo Batista (SEE PB)
Fabíola da Cruz Martins (UEPB)
Gilmara Gomes Meira (IFPB)
Graciana Ferreira Dias (UFPB)
Helber Rangel Formiga Leite de Almeida (UFCG)
Jair Dias de Abreu (IFPB)
Jose Jorge de Sousa (PPGECEM/UEPB)
Leandro Mário Lucas
Leonardo Lira de Brito (UFCG)
Lucas Henrique Viana (PPGECEM/UEPB)
Luís Havelange Soares (IFPB)
Maria Alves de Azeredo (UFPB)
Maria Betânia Sabino Fernandes (UFCG)
Maurício Alves Nascimento (SEE/PB)
Matheus Marques de Araújo (UEPB)
Nahum Isaque dos Santos Cavalcante (UFCG)
Polliana Barboza da Silva (UEPB)
Regina Pina Neves (UnB)
Robson da Silva Eugenio (UPE)
Rogéria Gaudencio do Rêgo (UFPB)
Rômulo Alexandre Silva (IFPB)
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira (IFPB)
Saul Brabosa de Oliveira (UEPB)
Severina Andrea Dantas De Farias (UFPB)
Sheila Valéria Pereira da Silva (PPGECEM/UEPB)
Silvanio de Andrade (PPGECEM/UEPB)
Ticiany Marques da Silva (SEE RN)
Tiêgo dos Santos Freitas (UEPB)
Vanessa Lays Oliveira dos Santos (SEE/RN)
Wuallison Firmino dos Santos (IFPB)
Zuleide Ferreira de Sousa


Inscrições

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Atividades

Inscrições para minicursos abertas até o dia 30/05.

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Hospedagens

Hospedagem para o XIII EPBEM

Confira a relação de hotéis disponíveis para o evento. Organizamos uma lista com sugestões de hospedagem próximas ao local do XIII EPBEM, para que você possa se programar com tranquilidade.


👉 Clique aqui para acessar a lista de hotéis.

Convidados

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Eixos Temáticos

  • ET-01: Avaliação em Educação Matemática Nesse ET serão levados em consideração as investigações, estudos e experiências a respeito de diferentes procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições escolares, em especial, os que envolvem a avaliação da aprendizagem em matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Também serão foco de interesse, discussões sobre a avaliação em larga escala (Prova Brasil, SAEB, ENEM, PISA, etc).
    Coordenadoras: 
    Maria Betânia Sabino Fernandes e Sheila Valéria Pereira da Silva.

  • ET-02: Currículos em Educação Matemática – O presente eixo temático pretende congregar discussões teóricas e práticas que envolvam o tema do currículo, inserido no campo da Educação Matemática. Abrangem o currículo em diferentes perspectivas teóricas que embasam as pesquisas sobre o tema, as análises sobre currículos em seus diferentes momentos de realização. Apresentem reflexões sobre a natureza, implementação, finalidades, avaliação ou proposição de currículos em Educação Matemática, bem como dos agentes, documentos oficiais e fatores que influenciam na materialização desses processos.
    Coordenadores: 
    Nahum Isaque dos Santos Cavalcante e Aldinete Silvino de Lima.

  • ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática – Este eixo temático visa promover a discussão e a disseminação de estudos, pesquisas e experiências relacionados ao uso de diferentes recursos didáticos na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico em Matemática. Visando explorar os diversos recursos, tais como os jogos, recursos lúdicos, os materiais impressos (por exemplo, o livro didático), os materiais manipuláveis, as tecnologias, os laboratórios e os demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática.
    Coordenadores: Rogéria Gaudêncio do Rêgo e André Ferreira de Lima.

  • ET-04: Diferença e Inclusão em Educação Matemática – Neste Eixo Temático serão exploradas questões relacionadas à Diferença, Inclusão e Direitos Humanos, entre as quais destacamos: (A) Estudos associados aos processos de ensino e de aprendizagem matemática daqueles historicamente marginalizados no contexto escolar; (B) Reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; (C) Implicações para o currículo e para a avaliação; (D) O desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social; (E) Discussões sobre políticas públicas no contexto da inclusão e da Educação Matemática; (F) Discussões na temática de Direitos Humanos e Justiça Social; (G) Formação de professores que ensinam matemática na perspectiva inclusiva; (H) Educação Matemática na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem.
    Coordenadores: Vanessa Lays Oliveira dos Santos e José Jorge de Sousa.

  • ET-05: Exploração, Proposição, Resolução de Problemas e Investigações Matemáticas – Esse eixo temático congrega trabalhos de estudos investigativos e de experiências didáticas que abordam o uso da Exploração, Proposição, Resolução de Problemas e Investigação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais situações podem envolver as diferentes perspectivas mencionadas, inseridas no âmbito da Aritmética, Álgebra, Geometria, Trigonometria e do campo da Estatística e Probabilidade.
    Coordenadores: Fabíola da Cruz Martins e Adriano Alves da Silveira.

  • ET-06: Epistemologia, História e Etnomatemática no ensino de Matemática – O presente eixo temático visa refletir sobre pesquisas e estudos já realizados ou em andamento, que abordam elementos da epistemologia e História da Matemática, bem como pesquisas no campo da Etnomatemática. O principal objetivo é conferir significado aos processos de ensino da Matemática por meio da interação entre teoria e prática, embasados em fundamentos teóricos desses campos. Além disso, podem ser contempladas as interseções entre epistemologia, história e etnomatemática, e como esses elementos podem enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes no contexto do ensino de matemática.
    Coordenadores: Tiêgo dos Santos Freitas e Luís Havelange Soares.

  • ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática – Este eixo temático visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiências acerca da formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. As temáticas relacionadas a este eixo contemplam, dentre outros aspectos, o currículo da Licenciatura (Matemática e Pedagogia), prática de ensino e prática como componente curricular, estágio supervisionado, formação específica e formação didático-pedagógica, práticas formativas e práticas profissionais. Além disso, também pertencem ao eixo temático trabalhos relacionados à produção de materiais didáticos para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática (Licenciatura em Matemática e Pedagogia), bem como experiências de formação vinculadas aos programas de ensino, pesquisa e extensão.
    Coordenadores: Maria Alves de Azeredo e Leonardo Lira de Brito.

  • ET-08: Modelagem Matemática e suas aplicações – Esse eixo temático visa discutir aspectos teóricos e práticos envolvendo a Modelagem Matemática no campo da Educação Matemática, a partir de experiências desenvolvidas nos diferentes níveis de escolaridade e de pesquisas realizadas nessa temática.
    Coordenadores: Carlos Alex Alves e Deoclécia de Andrade Trindade.

  • ET-09: Tecnologias Digitais em Educação Matemática – Refletir temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso tecnologias digitais no desenvolvimento profissional e na prática educativa da professora e do professor que ensina matemática, na formação de professores de Matemática, na produção de material didático, no uso de software e/ou aplicativos e/ou plataformas digitais, no currículo de Matemática e em questões relacionadas à avaliação.
    Coordenadores: Jair Dias de Abreu e Lucas Henrique Viana.

  • ET-10: Perspectivas Críticas em Educação Matemática - Este eixo temático pretende congregar discussões teóricas e práticas que abordem as perspectivas críticas na Educação Matemática. Neste sentido o eixo apela para trabalhos que explorem os seguintes tópicos: (A) O papel das políticas nacionais na prática e investigação em educação matemática. (B) Respostas da educação, dos educadores matemáticos e dos estudantes à pobreza, migração, racismo, segregação, gênero etc. (C) Aspectos teóricos e metodologias que permitam aos pesquisadores e professores pensarem sobre o poder e a política na educação matemática. (D) Educação matemática e processos de inclusão e exclusão de diferentes tipos de alunos. (E) Percepção de que os aspectos críticos abordados nos trabalhos estejam integralmente ligados a um movimento em direção a uma educação matemática mais justa e humanizadora para o aluno.
    Coordenadores: Maurício Alves Nascimento e Silvanio de Andrade.


Submissões

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Orientações para Autoras e Autores

Orientações para Autoras e Autores

 

XIII Encontro Paraibano de Educação Matemática tem como propósito debater em território paraibano os desdobramentos da Educação Matemática com professores(as) da Educação Básica, professores(as) e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia e estudantes da Pós-Graduação e pesquisadores.

 

Os trabalhos, submetidos nos formatos Comunicação CientíficaRelato de Experiência e Minicurso, devem apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, ou experiências desenvolvidas com foco no processo de educar pela Matemática. Cada texto deve ser submetido a apenas um dos 10 eixos temáticos, cabendo às pessoas proponentes a leitura da ementa do eixo pretendido para observar se o trabalho está em seu escopo. Ver relação dos eixos temáticos.

 

DAS NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO

 

Cada participante poderá submeter até 5 (cinco) trabalhos, independentemente de configurar como autoria principal ou coautoria. Em caso de submissão de mais de um trabalho, não há impedimento de que as submissões sejam para eixos temáticos diferentes.  

  • Os trabalhos deverão ser submetidos em Português.

Obs.: Em relação aos resumos que compõem o texto devem ser redigidos em Português e Inglês (todos conforme template).

  • Todos os autores e autoras do mesmo texto deverão estar inscritos no XIII EPBEM para que o texto seja distribuído para avaliação e posterior apresentação e publicação nos anais.
  • Para os minicursos, serão aceitas propostas de autores com titulação mínima de mestrado.
  • O pagamento da anuidade da SBEM não é obrigatório para a inscrição no XIII EPBEM e, como consequência, para submissão de trabalhos. Entretanto, sócios e sócias têm desconto nos valores, ficando o convite às pessoas para se associarem e contribuírem com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Para pagar a anuidade ou se associar, clique neste link.

 

DA ESCRITA DO TRABALHO

 

A estrutura geral do texto varia conforme a modalidade de submissão. Em linhas gerais, é preciso observar os critérios seguintes; e, para maior detalhamento, consultar os templates específicos para cada modalidade:

  • Comunicação Científica: Número mínimo/máximo de páginas, incluindo referências: entre 8 e 12 páginas. Serão considerados para a seção Comunicação Científica os textos que tratarem de pesquisas concluídas dos tipos: estudo empírico, bibliográfica, documental, revisão de literatura, ensaio teórico etc.
  • Relato de Experiência: Número mínimo/máximo de páginas, incluindo referências: entre 6 e 10 páginas. Serão considerados para a seção Relato de Experiência os textos que abordem atividades desenvolvidas em sala de aula nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com foco em práticas de ensino e em experiências de aprendizagem. 
  • Minicurso: Número mínimo/máximo de páginas, incluindo referências: entre 4 e 6 páginas. Serão considerados para a seção Minicurso somente a proposta de atividades de cunho prático que tratem de conhecimentos matemáticos. Observação: considerando a infraestrutura disponível para o evento, informamos que nem todas as oficinas poderão ser ofertadas, caso o número de proposições aprovadas seja superior à capacidade de espaços, bem como para evitarmos oficinas com um número demasiadamente pequeno de participantes. Para os casos de alguma oficina ter sido aprovada e não puder ser ofertada, a comissão científica sugerirá que o trabalho seja apresentado como Poster.

Para as pessoas que submeterem mais de um texto para eixos temáticos diferentes, poderão ocorrer coincidências no horário de apresentação, com dois trabalhos no mesmo horário em salas diferentes. A comissão organizadora se esforçará, na medida do possível, para evitar esses conflitos de horário.

 

Não serão publicados apêndices e anexos para nenhuma das modalidades de trabalhos.

 

O trabalho deve ter, no máximo, 5 (cinco) pessoas na autoria, e precisa ser submetido sem qualquer identificação de suas autoras ou autores. Caso aprovado, a identificação deverá ser feita exclusivamente na versão final, pós-correções.

 

A digitação do texto deverá, necessariamente, ser feita nos respectivos templates, respeitando a formatação, detalhamentos e exemplos neles contidos. Serão automaticamente recusados os textos não escritos no template.

 

DO CRONOGRAMA DA SUBMISSÃO/AVALIAÇÃO

 

Seguem os principais prazos para os quais pedimos atenção/acompanhamento pelas pessoas autoras:

  • Submissão — até 30 de abril de 2025
  • Período de avaliação  até 16 de maio de 2025
  • Período de correção pelos(as) autores(as) dos artigos aprovados — 06 dias após o recebimento do parecer, não podendo ultrapassar o dia 22 de maio de 2025


DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

 

O trabalho deve ser enviado, exclusivamente, pelo site oficial do XIII EPBEM, na opção Realizar Submissão. Para isso, é preciso que o(a) responsável pela submissão faça o cadastro no mesmo site, clicando em Login. Caso já tenha cadastro na plataforma Even3, basta entrar com seus dados.

 

No processo de submissão, devem ser informados todos os dados disponibilizados nos campos de submissão, de todas as autoras e autores. 

 

A decisão editorial se dará com um dos três casos a seguir:

  • trabalho aprovado mediante adequações/ajustes, ou seja, a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram e, no prazo de 6 (seis) dias, o texto revisado deve ser postado no sistema da submissão;
  • trabalho aprovado, quando não há indicação de alterações, cabendo aos proponentes postar a versão final em PDF, e identificada, no prazo de até 6 dias; e
  • trabalho reprovado.

Todos os trabalhos aprovados deverão ser ajustados em conformidade com os pareceres e passar por revisão textual com profissional competente. É de responsabilidade da autoria as correções gramatical, sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão de diagramação. Após serem realizados os ajustes e a revisão textual, o trabalho deve ser postado no sistema de submissão em versão PDF.

 

Monitoria do XIII EPBEM

Está aberto o edital para seleção de monitores do XIII Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM) para os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba!


📅 Período de inscrições: 02 a 10 de abril de 2025

📢 Resultado: 21 de abril de 2025

📝 Inscrições pelo formulário.


Os monitores selecionados terão isenção na inscrição do evento e receberão certificado de participação.


📌 Mais informações estão disponíveis no Edital.

🏠 Alojamento

🏠 Alojamento – XIII Encontro Paraibano de Educação Matemática da Área

Estão disponíveis 80 vagas de alojamento para discentes participantes do XIII EPBEM!
Atenção às orientações para reserva:

📌 A solicitação deve ser feita por um(a) professor(a) de IES, responsável pelo grupo de estudantes.
📧 Enviar e-mail para: xiiiepbem2025@gmail.com, informando o interesse e a quantidade de vagas.


📄 No e-mail, anexar lista com:
Dados do(a) professor(a) responsável: nome, matrícula, CPF, telefone e comprovante de inscrição;
Dados dos discentes: nome, matrícula, CPF, telefone e comprovante de inscrição.

👉 Acesse o material com todas as informações sobre a reserva de vagas no alojamento!


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Local do Evento

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