O XIII Colóquio Regional de Ensino Religioso (CCER) será realizado no
dia 08 de novembro de 2024, na Universidade do Extremo Sul Catarinense –
Unesc, com o tema Organização Curricular e Práticas Pedagógicas não
Confessionais.
O tradicional evento, que ocorre anualmente, em diferentes e
importantes cidades do Estado de Santa Catarina, este ano acontecerá na
nossa Unesc, com o objetivo debater a contribuição do Ensino Religioso não
confessional nos territórios escolares com vistas ao desenvolvimento de
práticas pedagógicas que reconhecem a diversidade religiosa e contribuam na
efetivação dos direitos humanos, especialmente da liberdade religiosa.
O XIII Colóquio Regional de Ensino Religioso (CCER) conta com o apoio
de parceiros como a Rede Estadual de Ensino – SED de Criciúma, com a
Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, e com a Associação dos
Professores de Ensino Religioso de Santa Catarina – Aspersc.
A organização curricular e as práticas pedagógicas não confessionais
são essenciais para assegurar uma educação inclusiva, plural e respeitosa em
diversos contextos escolares. Essa abordagem visa promover o aprendizado
de maneira que todos os estudantes, independentemente de suas crenças
pessoais, se sintam acolhidos e valorizados.
As práticas pedagógicas não confessionais são fundamentais para evitar
a imposição de valores ou crenças religiosas, focando em métodos que
celebram a diversidade cultural e social, envolve a utilização de abordagens
que incentivem o pensamento crítico, a empatia e a colaboração entre os
alunos.
Oficina 1: Representações Religiosas na Arte
Objetivo: Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas,
reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas.
Ministrantes: Prof. Beatriz Machado Bristot (FURB/UNESC), Prof. Greice Deos Vieira
(FURB/UNESC) e Prof. Patricia da Silva Cardoso (FURB/UNESC).
Oficina 2: A gamificação digital nas aulas de Ensino Religioso
Objetivo: Apresentar e construir atividades de gamificação para aulas de Ensino Religioso no
Ensino Fundamental, numa perspectiva de educação inclusiva.
Ministrantes: Prof. Juliano Vargas (UNESC/FURB) e Profa. Litieli da Silva Moreira (UNESC/FURB)
Oficina 3: Ensino Religioso e mitos da criação
Objetivo: Desenvolver a habilidade prevista na BNCC-ER para o 5º ano: “(EF05ER03)
Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de
mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte)”.
Ministrantes: Profa. Joice de Souza Avelina Costa (FURB/UNESC) e Prof. Fabrício Costa
(FURB/UNESC)
Oficina 4: Ensino Religioso e Educação Antirracista
Objetivo: Explorar pedagogicamente a habilidade EF09ER06 da BNCC-ER, proporcionando um
espaço de reflexão e aprendizado sobre questões relacionadas ao preconceito, ao racismo
religioso e a discriminação racial, promovendo a sensibilização sobre a importância da
educação antirracista, através de ferramentas e estratégias pedagógicas que problematizem e
desconstruam preconceitos para promover a equidade racial no ambiente escolar e na
sociedade.
Ministrante: Profa. Esp. Mary Hellen Cruz David Soares (FURB/UNESC)
Oficina 5: Ancestralidades e Africanidades
Objetivo: Desenvolver atividades conforme a habilidade (EF07ER08) Reconhecer o direito à
liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que
a violam
Ministrante: Aline de Oliveira Vieira (FURB/UNESC), Ângela Cristina Felisberto Antonio
(FURB/UNESC), Danúbia Ramos Francisco (FURB/UNESC) e Juliette Oliveira Vieira
(FURB/UNESC)
Oficina 6: Espaços e territórios religiosos: painel semântico
Objetivo: Reconhecer o caráter simbólico dos espaços e territórios religiosos (EF03ER01)
Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e
movimentos religiosos.
Ministrantes: Graziela da Silva Madeira (UNESC) Eduardo
Cunha de Oliveira (UNESC), Keturyn da Silveira da Silva (UNESC).
Oficina 7: A religião e a fotografia
Objetivo: Apresentar os espaços sagrados através de fotografias (EF03ER01) Identificar e
respeitar os diferentes espaços e territórios de diferentes tradições e movimentos religiosos.
Ministrante: Bruno Teixeira da Encarnação (UNESC)
Oficina 8: Mapas Interativos no Ensino Religioso: Investigando territórios sagrados
Objetivo: Promover a capacidade de explorar e representar visualmente
diferentes territórios sagrados, utilizando mapas interativos como ferramenta
pedagógica para fomentar o diálogo e a reflexão crítica.
Ministrantes: Tatiane dos Santos Virtuoso (UNESC), Djenyfer da Silva Vital (UNESC)
Oficina 9: Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis)/ Curso de História Unesc /
PPGCA/Unesc: Atividades de Educação para o Patrimônio e a Cultura Indígena no Ensino
Religioso.
Objetivo: Promover a valorização da importância do patrimônio e da cultura indígena,
integrando atividades de educação que relacionem a Arqueologia ao Ensino Religioso, para
fomentar o respeito e a compreensão das tradições e saberes indígenas na comunidade.
Ministrantes: Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis)/ Curso de História
Unesc / PPGCA/Unesc, Mateus Minatto Unesc, Fabiano Alves Karái - Tekoá Marangatu - Imaruí SC, Mestre em Ciências Ambientais e Annie Souza Marques Unesc, Luiz Miguel Ghedin Lapis/Unesc, Alex Luciano tavares Rollano Lapis/Unesc.
Oficina 10: Histórias em quadrinho como ferramenta de pesquisa para o Ensino Religioso
Objetivo: Explorar a utilização das histórias em quadrinho como uma ferramenta didática no
Ensino Religioso, promovendo a pesquisa e a interpretação de conceitos que envolvem o
Componente Curricular de forma criativa e acessível, além de estimular o engajamento dos
alunos por meio da narrativa visual.
Ministrantes: Almir Silva Souza (Unesc)
Oficina 11: Concepções de Vida e Morte em Diferentes Tradições Religiosas
Objetivo: Explorar especificidades nas concepções de vida e morte em diferentes tradições
religiosas, refletindo sobre a valorização da vida e a compreensão da morte por meio de
produções cinematográficas que abordam essa temática. Além disso, investigar significados de
celebrações como o Dia dos Finados, Halloween, Dia do Saci e Día de los Muertos.
Ministrantes: Anna Maria de Souza Córdova (Professora da Rede Estadual de Ensino de Santa
Catarina)
Oficina 12: Monstros do Bullying: Simbologia e Tecnologias Digitais no Combate à Violência Escolar" - Objetivos: A oficina tem como objetivo apresentar atividades de conscientização e combate ao bullying escolar, integrando simbolismos culturais e tecnologia. Atividades: Os participantes serão incentivados a criar personagens fictícios, os "monstrinhos do bullying", utilizando animações digitais e hologramas. Essa abordagem interativa e reflexiva visa estimular uma compreensão mais profunda sobre a violência escolar, promovendo discussões sobre estratégias de combate e prevenção da violência escolar. Ministrante: Prof° Esp Renan Vilela ( SEFE POMERODE)
Oficina 13: Temática: Grafismo indígena a partir de tintas da terra. Objetivo sensibilizar por meio do grafismo com a terra o contato com o “modo de ser” indígena. EF07ER06) Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais. Acadêmicas: Agda Bernardete Alano, Viviani Aparecida Zilli
Inscreva-se no link e escolha a oficina que participará: https://forms.gle/XCsVfSzbA4V4JnMn9