No período de 08 a
10 de novembro de 2021, em formato online, será promovido o XII Fórum
Internacional de Pedagogia - Edição Brasil. O evento será realizado pela
Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP),
contando com o apoio de outras instituições de Ensino Superior brasileiras.
Diante da atual
conjuntura acadêmica no Brasil e somada ao fenômeno do negacionismo científico,
o evento trará como tema principal a “A ciência como
fronteira para a resistência democrática”, pautando o debate sobre o lugar da
Universidade, da educação e da pedagogia no contexto de uma sociedade
comprometida com a democracia, a ciência e a educação.
Assim, considerando
as discussões realizadas em edições anteriores e os devidos encaminhamentos
propostos, a AINPGP opta por organizar uma edição que debata questões
emergentes no contexto acadêmico e, em especial, no campo do saber científico,
dentre as quais destacamos as ameaças à democracia;
os riscos do negacionismo científico; os percursos e os desafios da formação de
pesquisadores/as e da produção do saber científico, dadas as manifestações
revisionistas e negacionistas acerca dos avanços promovidos pelo campo
científico. Questões estas que, no
contexto brasileiro, têm se desdobrado em uma profusão de debates tanto em
âmbito universitário quanto fora dele.
Busca-se aqui discutir
esse panorama, problematizando-o, no intuito de compreender os mecanismos de
poder e as desigualdades sociais e educacionais que, por um lado, legitima(ra)m
conhecimentos e, por outro, continuam a produzir uma política de pertencimento
e/ou de negação cultural no Brasil, forjando uma democracia desigual,
excludente.
Dado isso, considerando-se
a supremacia da ciência em seu papel de fornecer instrumentos para a explicação
da realidade, questionamos o(s) porquê(s) deste cenário. Entendemos ser a
própria ciência, a partir dos seus diversos campos de estudo, quem nos ajuda
nessa compreensão, de maneira que se mostra como fronteira à resistência
democrática.
O XII FIPED, o segundo
realizado em formato online, conta ainda com vasta experiência de edições
realizadas dentro e fora do Brasil e visa, com uso das tecnologias, fazer menor
a distância entre instituições educacionais, pesquisadores/as, países e continentes.
Os organizadores