XII Feira Baiana de Matemática

XII Feira Baiana de Matemática

presencial Amargosa - Amargosa - Bahia - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

APRESENTAÇÃO

Feira de Matemática é um programa de incentivo ao estudo e pesquisa pelos estudantes (de todas as fases de escolaridade) sob a orientação de professores nos espaços e períodos escolares e de socialização desses estudos e pesquisas à comunidade por meio de uma exposição. Na Bahia já foram realizadas onze edições. Ao retomarmos, após um período sem realização, esperamos que essa seja uma edição com um bom número de participantes, graças aos esforços e colaboração de uma equipe que luta pela Educação Matemática Baiana. Os Núcleos da SBEM-BA estarão juntos nessa parceria.

Ao se pensar em Feira de Matemática vem a ideia de um movimento com princípios pautados numa gestão democrática e de colaboração coletiva. Além disso, tais princípios são baseados no respeito às discussões e decisões de um grupo que busca com a efetivação desse evento, não apenas apresentar metodologias alternativas para o ensino e a aprendizagem da Matemática, mas principalmente, procurar despertar no aluno a criticidade, a reflexão sobre o conhecimento matemático e suas aplicações, bem como a natureza de seu desenvolvimento.


Categorias:

-  Educação Especial

-  Educação Infantil

-  Ensino Fundamental - anos iniciais

-  Ensino Fundamental - anos finais

-  Ensino Médio

-  Ensino Superior

-  Professor

- Pessoas da comunidade

 

Modalidades

-  Materiais e Jogos Didáticos

-  Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras Disciplinas

-  Matemática Pura.

 

HISTÓRICO

A Feira de Matemática teve origem em 1985, na cidade de Blumenau em Santa Catarina. Foi decorrente de iniciativas inovadoras, desenvolvidas por egressos de um Curso de Especialização em Educação e Ciências, da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), que tinham o objetivo de proporcionar maior integração entre a Universidade e a Educação Básica.  Criada como um possível instrumento educacional de não elitização da Matemática, seus idealizadores, Vilmar José Zermiani e José Valdir Floriani, defendiam a realização de uma Feira especificamente de Matemática. A Feira de Matemática serviria para apresentação de trabalhos que fossem fruto de uma atividade pedagógica desenvolvida para/com os estudantes de cada turma.

Assim, após 21 edições catarinenses, ocorreu a expansão para o Estado da Bahia, pautada por um convênio técnico-científico entre a FURB e a UNEB, como um projeto de extensão. Desse modo, fez-se o lançamento da Feira de Matemática na Bahia nos dias 12 e 13 de maio de 2006, com a participação efetiva de membros das Secretarias de Educação, coordenadores pedagógicos e de professores dos municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Ponto Novo, Pindobaçu e Senhor do Bonfim. Além desses, contou com alunos da Graduação em Matemática do Campus VII e da Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Matemática, que participaram da palestra de abertura e dos minicursos (SANTOS, 2016). Desde então a proposta foi disseminada a outros municípios do Estado.

A última edição ocorreu em 2017. Foi a décima primeira, sob a coordenação da professora Alayde Ferreira dos Santos, do campus VII da UNEB, já tendo atingido mais de setenta municípios baianos. Após um período sem realização da Feira Baiana de Matemática, agora em 2024 retoma-se esse importante movimento, com a realização da XII edição nos dias 19 e 20 de setembro, no município de Amargosa.


OBJETIVOS

-  Despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática;

- Promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias;

-  Transformar a Matemática em ciência construída pelo aluno e mediada pelo professor;

-  Despertar para a necessidade da integração vertical e horizontal do ensino da Matemática;

- Promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nesta área;

-  Integrar novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de ensino e aprendizagem.


PRINCÍPIOS NORTEADORES

-  Incentivar o desenvolvimento de práticas de ensino

-  Avaliação qualitativa

-  Trabalho colaborativo e não competitivo

-  Espaço de discussão de metodologias de ensino

-  Aluno é responsável pela construção do conhecimento

-  Processo participativo - assembleias e seminários

-  Gratuidade

INFORMAÇÕES

A Feira de Matemática é entendida como um evento de natureza didático-científica cujo propósito é transformar as atividades escolares em laboratórios vivos de aprendizagem científica com a participação efetiva de estudantes e professores, coparticipada pela comunidade, com vistas a não elitizar a matemática.

As inscrições estão abertas para a décima segunda Feira Baiana de Matemática (FBM). Se você participou de alguma feira de Matemática municipal, regional ou escolar nos últimos anos, realizada no Estado da Bahia, tem boas chances de seu projeto ser aprovado. Veja abaixo como realizar.

Não esqueça dos itens obrigatórios: resumo simples (excepcionalmente), banner ou cartaz e diário de bordo. Mais detalhes, informaremos em breve.


INSCRIÇÃO

As inscrições estão abertas para a décima segunda Feira Baiana de Matemática (FBM). Se você participou de alguma feira de Matemática municipal, regional ou escolar nos últimos anos, realizada no Estado da Bahia, foram aprovados (e ainda podemos receber as submissões).

Agora, os projetos novos, que ainda não foram apresentados oralmente em alguma feira de matemática, poderão ser submetidos. É necessário preencher o formulário que segue e enviar o resumo simples até 10 de setembro.

Para isso, preencha o formulário disponível em formulário de inscrição na XII FBM até dia 26 de agosto de 2024 (nova data - sem prorrogação). A XII FBM acontecerá nos dias 19 (abertura à noite) e 20 de setembro de 2024 (um dia de exposição dos projetos). Teremos alojamento, refeições e translado interno garantidos para até 2 (dois) estudantes e 1 (um) orientador/a por projeto aceito pela comissão organizadora. Para isto, fiquem atentos/as ao e-mail feiramatematicaba@gmail.comque também pode ser usado para dúvidas.

Amargosa, Vale do Jiquiriçá, Bahia

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}