O XII ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA está chegando mais uma vez em na capital paraibana. O mesmo será realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2023 na Universidade Federal da Paraíba, Campus I. A edição deste ano abordará a temática "Desenvolvimento profissional e prática educativa do professor que ensina matemática: Olhares, tensões e evidências". Venha participar de mais uma edição do EPBEM.
O evento contará com os seguintes Eixos Temáticos:
ET-01: Avaliação em Educação Matemática – Nesse ET serão levados em consideração as investigações, estudos e experiências a respeito de diferentes procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições escolares, em especial, os que envolvem a avaliação da aprendizagem em matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Também serão foco de interesse, discussões sobre a avaliação em larga escala (Prova Brasil, SAEB, ENEM, PISA, etc).
ET-02: Currículos em Educação Matemática – O presente eixo temático pretende congregar discussões teóricas e práticas que envolvam o tema do currículo, inserido no campo da Educação Matemática. Abrangem o currículo em diferentes perspectivas teóricas que embasam as pesquisas sobre o tema, as análises sobre currículos em seus diferentes momentos de realização. Apresentem reflexões sobre a natureza, implementação, finalidades, avaliação ou proposição de currículos em Educação Matemática, bem como dos agentes, documentos oficiais e fatores que influenciam na materialização desses processos.
ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática – Este eixo temático visa promover a discussão e a disseminação de estudos, pesquisas e experiências relacionados ao uso de diferentes recursos didáticos na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico em Matemática. Visando explorar os diversos recursos, tais como os jogos, recursos lúdicos, os materiais impressos (por exemplo, o livro didático), os materiais manipuláveis, as tecnologias, os laboratórios e os demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática.
ET-04: Diferença e Inclusão em Educação Matemática – Neste Eixo Temático serão exploradas questões relacionadas à Diferença, Inclusão e Direitos Humanos, entre as quais destacamos: (A) Estudos associados aos processos de ensino e de aprendizagem matemática daqueles historicamente marginalizados no contexto escolar; (B) Reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; (C) Implicações para o currículo e para a avaliação; (D) O desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social; (E) Discussões sobre políticas públicas no contexto da inclusão e da Educação Matemática; (F) Discussões na temática de Direitos Humanos e Justiça Social; (G) Formação de professores que ensinam matemática na perspectiva inclusiva; (H) Educação Matemática na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem.
ET-05: Exploração, Proposição, Resolução de Problemas e Investigações Matemáticas – Esse eixo temático congrega trabalhos de estudos investigativos e de experiências didáticas que abordam o uso da Exploração, Proposição, Resolução de Problemas e Investigação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais situações podem envolver as diferentes perspectivas mencionadas, inseridas no âmbito da Aritmética, Álgebra, Geometria, Trigonometria e do campo da Estatística e Probabilidade.
ET-06: Epistemologia, História e Etnomatemática no ensino de Matemática – O presente eixo temático visa refletir sobre pesquisas e estudos já realizados ou em andamento, que abordam elementos da epistemologia e História da Matemática, bem como pesquisas no campo da Etnomatemática. O principal objetivo é conferir significado aos processos de ensino da Matemática por meio da interação entre teoria e prática, embasados em fundamentos teóricos desses campos. Além disso, podem ser contempladas as interseções entre epistemologia, história e etnomatemática, e como esses elementos podem enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes no contexto do ensino de matemática.
ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática – Este eixo temático visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiências acerca da formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. As temáticas relacionadas a este eixo contemplam, dentre outros aspectos, o currículo da Licenciatura (Matemática e Pedagogia), prática de ensino e prática como componente curricular, estágio supervisionado, formação específica e formação didático-pedagógica, práticas formativas e práticas profissionais. Além disso, também pertencem ao eixo temático trabalhos relacionados à produção de materiais didáticos para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática (Licenciatura em Matemática e Pedagogia), bem como experiências de formação vinculadas aos programas de ensino, pesquisa e extensão.
ET-08: Modelagem Matemática e suas aplicações – Esse eixo temático visa discutir aspectos teóricos e práticos envolvendo a Modelagem Matemática no campo da Educação Matemática, a partir de experiências desenvolvidas nos diferentes níveis de escolaridade e de pesquisas realizadas nessa temática.
ET-09: Tecnologias Digitais em Educação Matemática – Refletir temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso tecnologias digitais no desenvolvimento profissional e na prática educativa da professora e do professor que ensina matemática, na formação de professores de Matemática, na produção de material didático, no uso de software e/ou aplicativos e/ou plataformas digitais, no currículo de Matemática e em questões relacionadas à avaliação.
ET-10: Perspectivas Críticas em Educação Matemática - Este eixo temático pretende congregar discussões teóricas e práticas que abordem as perspectivas críticas na Educação Matemática. Neste sentido o eixo apela para trabalhos que explorem os seguintes tópicos: (A) O papel das políticas nacionais na prática e investigação em educação matemática. (B) Respostas da educação, dos educadores matemáticos e dos estudantes à pobreza, migração, racismo, segregação, gênero etc. (C) Aspectos teóricos e metodologias que permitam aos pesquisadores e professores pensarem sobre o poder e a política na educação matemática. (D) Educação matemática e processos de inclusão e exclusão de diferentes tipos de alunos. (E) Percepção de que os aspectos críticos abordados nos trabalhos estejam integralmente ligados a um movimento em direção a uma educação matemática mais justa e humanizadora para o aluno.
Comissão Organizadora
SBEM - PB
Silvanio de Andrade (Diretor)
Rogéria Gaudencio do Rêgo (Vice-Diretora)
Adriano Alves da Silveira (1° Secretário)
Maria Alves de Azeredo (2ª Secretária)
Jair Dias de Abreu (3° Secretário)
Maurício Alves Nascimento (1º Tesoureiro)
Leonardo Lira de Brito (2° Tesoureiro)
Comissão Editorial
Fabíola da Cruz Martins
Vanessa Lays Oliveira dos Santos
André Ferreira de Lima
Rodiney Marcelo Braga dos Santos
Conselho Fiscal
Maria Betânia Sabino Fernandes
Carlos Alex Alves
Nahum Isaque dos Santos Cavalcante
Tiêgo dos Santos Freitas
Comissão local – XII EPBEM – UFPB
Agnes Liliane Lima Soares da Santana
Claudilene Gomes da Costa
Cristiane Borges Angelo
Cristiane Fernandes de Souza
Graciana Ferreira Dias
Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva
Marcella Luanna da Silva Lima
Maria Alves de Azerêdo
Rogéria Gaudencio do Rêgo
Severina Andréa Dantas de Farias