O XII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde 2025 será realizado em Vitória, Espírito Santo. O tema central que norteará as discussões é “Mudanças globais, saúde e geografia: por uma pedagogia da transformação” que visa atender a demanda da área em compreender temas como mudanças climáticas, intensificação de desastres ambientais e eventos extremos, pandemias globalizadas, o antropoceno e seus desafios à saúde e ao ambiente, envelhecimento da população e a pressão sobre os serviços de saúde e a qualidade de vida nas cidades.
Essa problemática central é cortada pela Geografia, Saúde e a Educação. Pensamos, enquanto coletivo, que a inserção da educação como forma de compreender e atuar ativamente frente aos desafios impostos pelas mudanças globais se faz necessário e a Geografia da Saúde tem um papel ativo na pedagogia da transformação para se pensar em estratégias de planejamento, mitigação e respostas frente a esses desafios.
Espera-se, dentre outros resultados, o fortalecimento da rede de pesquisadores, a compreensão das dinâmicas que interferem nos processos de saúde e doença.
Os debates a serem realizados no evento terão ainda os Eixos Temáticos que compõem a organicidade do evento e se relacionam: Ambiente e saúde: vulnerabilidades e riscos; Políticas Públicas Espaciais e Saúde; Interseccionalidade e Geografia da Saúde; e por fim, as Dimensões históricas, epistemológicas e do Ensino de Geografia da Saúde