XII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS- DESFRONTEIRAS: O ENCONTRO DAS ARTES NAS ENCRUZILHADAS

XII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS- DESFRONTEIRAS: O ENCONTRO DAS ARTES NAS ENCRUZILHADAS

online Universidade Federal de Pelotas - Centro de Artes - Bloco 1 - Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
presencial Com transmissão online

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finalizado

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XII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS- DESFRONTEIRAS: O ENCONTRO DAS ARTES NAS ENCRUZILHADAS

DESFRONTEIRAS: O ENCONTRO DAS ARTES NAS ENCRUZILHADAS

A cultura ocidental coloca as artes em áreas separadas por fronteiras que buscam definir-se a partir dos discursos elaborados por agentes que habitam esses lugares e que buscam estabelecer algum domínio sobre eles. Embutido nestas posturas decorrem relações de poder que estabelecem juízos de valor que costumam favorecer aquelas pessoas que afirmam ter fundado estes campos e que dominam seus códigos e discursos.

Artistas que buscam por interseções, atravessamentos, influências e divergências, fusões e rupturas, multiplicidade e convergências como modo de desviar destas questões, tem alguns caminhos a seguir. Existe quem tenta estabelecer relações entre estas áreas, ainda mantendo estas fronteiras; e também há quem, como pretendemos discutir, busque o desvanecimento das fronteiras. Nessa situação de desfronteira a figura da encruzilhada pode ser entendida como chave possível para outro locus tangencial, como escreve Leda Maria Martins:

“Operadora de linguagens e de discursos, a encruzilhada, como um lugar terceiro, é geratriz de produção, as noções de sujeito híbrido, mestiço e liminar, articulado pela crítica pós-colonial, podem ser pensadas como indicativas de efeitos de processos e cruzamentos discursivos diversos, intertextuais e interculturais”. (Martins, 1997, p. 28)

Sobre a noção de encruzilhada, em entrevista concedida para Julio Menezes Silva (2022), a autora afirma:

“Eu não estou lidando ali especificamente como religião. É o que eu sempre digo: esses princípios de cognição que mantam a culturas negras, eles são pré, pré religião. Eles existem como os grandes princípios que estruturam o pensamento”.

Cientes de que, epistemologicamente, a cultura negra também é o lugar das encruzilhadas  e, deliberadamente, extrapolando e trazendo a noção de encruzilhada como uma chave epistemológica e para uma abordagem que auxilie as artes a se pensarem dentro da dimensão da pesquisa e do ensino no âmbito acadêmico que são territórios tradicionalmente brancos e colonizados, propomos pensar outras possibilidades para lidar com as relações entre as artes e suas conexões com os contextos nos quais estamos imersos, buscando também outras elaborações metodológicas e discursivas para abordar tais fenômenos. É deste modo que propomos a noção de desfronteiras, como conjuntura e combinação de intercorrências deste lugar terceiro.

Assim, o SPMAV 2023 abre espaço para pessoas pesquisadoras e artistas que desejem experimentar e se movimentar através de cruzamentos e de caminhos ainda desconhecidos ou indefinidos, indo em direção aos fluxos e contrafluxos, fazendo fluir a sensibilidade e a produção de sentido e de pensamentos em torno daquilo que é (des)fronteiriço, localizado em suas encruzilhadas, seja em práticas artísticas, seja em discursos verbais e não-verbais.

 

Referências:

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o reinado do rosário do jatobá. São Paulo: Perspectiva, 1997.

MARTINS, L. (2003). Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, (26), 63–81.

SENHORA ENCRUZILHADA: UMA ENTREVISTA COM LEDA MARIA MARTINS. Postado em 06/12/2022 por Julio Menezes Silva. disponível em: https://ipeafro.org.br/senhora-encruzilhada-uma-entrevista-com-leda-maria-martins/


*OBS: Os templates para as submissões estão no fim da pagina.


Os eixos temáticos do XII SPMAV são os seguintes:


1- Escritas da Arte e sobre a Arte: intersecções possíveis

Escritas da Arte e Sobre Arte propõe contemplar narrativas de pessoas artistas
e pesquisadoras do campo das Artes, teoria e história da Arte, perspectivando
pensar as múltiplas relações entre as linguagens da área e buscando diálogos
com as manifestações que vão ao encontro dos contextos não hegemônicos.
Contempla discursos que problematizam diversidade, transversalidades,
alteridade, refletindo sobre outros atravessamentos culturais em face às
diferentes matrizes de pensamento na produção de Arte.


2- Percursos Poéticos: materialidades e processos da Arte

A produção artística contemporânea perspectiva o enfoque sobre processos de
criação que revelam materialidades que dão consistência física à obra, ao
mesmo que sustentam discurso sobre a poética reflexiva do artista. Este eixo
busca discutir produções e procedimentos da Arte que transitam entre as
diferentes expressões artísticas do campo, seja pelos materiais com que
trabalham, seja pelos procedimentos empregados nelas. Tudo isso, sob o
enfoque dos processos de criação em suas múltiplas relações com a sociedade,
ética e cultura.


3- A experiência em trânsito: modos de ser/estar/pensar a docência em arte

Valorizar trocas interculturais e a singularidade na prática da docência constitui
processo que envolve saberes, fazeres e o devir social e educacional
contemporâneo. Este eixo procura refletir sobre práticas de ensino da arte,
valorizando as escritas de si, o fazer da arte como experiência e como modo de
pensar o mundo e seus contextos, fazendo emergir diferentes formas de
ser/estar/pensar a educação através da Arte.


4 – O corpo tecnológico e produção de sentidos

O corpo como poética, produção, experimentação e reflexão da Arte. As ações
que envolvem a relação polissêmica que o corpo estabelece como objeto, como
suporte da arte e tecnologia, em diálogo com interdisciplinaridade. A relação do
objeto como suporte é uma das relações do corpo enquanto tecnologia de
produção e comunicação de sentidos, nas suas transmutações e proposições
que o envolvem.


O Seminário será realizado em formato híbrido.
Para possibilitar e ampliar a participação de interessados de fora da cidade e
do estado, o evento será realizado em parte presencialmente e em parte
virtualmente.
As palestras serão presenciais, com transmissão via web simultânea.
Algumas mesas serão presenciais e outras serão online com transmissão via
web simultânea.
As sessões de apresentação de trabalhos serão presenciais, sendo aceitas
também apresentações enviadas por meio de vídeos pré-gravados a serem
apreciados nas sessões.
As sessões não serão transmitidas online.

 


1. REGULAMENTO:
a) Podem submeter propostas de comunicação pessoas com título de
mestrado e de doutorado, bem como discentes de graduação e de mestrado,
desde que com orientação e/ou coautoria de docentes com vínculo em uma
instituição de ensino;
b) Cada pessoa poderá participar com a inscrição de até 3 (três) trabalhos,
sendo 1 (um) de autoria individual e 2 (dois) em coautoria;
c) Cada trabalho poderá ter a autoria de no máximo 3 (três) pessoas;
d) As informações apresentadas nos textos, bem como sua revisão
ortográfica/gramatical são de responsabilidade das pessoas proponentes;
e) A escolha do Eixo Temático deve ser realizada no momento da inscrição,
salvo situações excepcionais que serão previamente comunicadas pela
organização via e-mail;
f) Após o evento, participantes que quiserem publicar seus textos ( referentes
aos trabalhos aceitos e apresentados) nos anais do evento poderão optar por
enviar seu texto em formato de Resumo Expandido (mínimo 3 páginas e
máximo 7 páginas) ou de Artigo Completo (mínimo 7 páginas e máximo 15
páginas), atentando às normas apresentadas neste edital, até dia 17 de janeiro
de 2024.
g) Após o evento, participantes que desejarem ter seu Ensaio Visual publicados
nos anais do evento deverão enviá-lo, atentando às normas apresentadas
neste edital, até dia 17 de janeiro de 2024.


2. PRAZOS DE SUBMISSÃO E INSCRIÇÕES:
a) Os Resumos Simples ou Ensaios Visuais poderão ser submetidos de
21 de agosto a 29 de setembro (até às 23h59) de 2023;
b) Em caso de aceite, para aqueles que não poderão participar
presencialmente ou online, o link de uma vídeo-apresentação deverá ser
enviada até o dia 03 de outubro de 2023.


2.1 SUBMISSÃO DE TRABALHOS
a) Preencher os dados das(os) participantes e incluir o resumo e palavraschave na plataforma Even 3 no link: https://www.even3.com.br/xii-seminario-depesquisa-do-mestrado-em-artes-visuais-12-spmav-379878/
b) De modo a garantir a imparcialidade, no ato da inscrição, os Resumos
Simples submetidos não podem apresentar identificação de autoria em
qualquer parte do texto;
c) O Resumo Simples é uma etapa anterior ao envio de artigos
completos


2.2 DOS RESUMOS SELECIONADOS
a) As apresentações de trabalhos aceitos que não serão realizadas
presencialmente serão feitas por meio de um vídeo pré-gravado, que deve ser
enviado até o dia 03 de novembro de 2023. As gravações devem ter a
duração mínima de 3 (três) minutos e máximo de 5 (cinco) minutos.
b) O vídeo deve ser carregado como não-listado no YouTube e seu link deverá
ser fornecido no formulário que será enviado por email para os slecionados.
c) As pessoas que tiverem seus trabalhos aceitos para apresentação
presencial online devem permanecer na sala de seu Eixo temático
durante sua sessão de comunicação para posterior conversa sobre
seus conteúdos.


2.3 FORMATAÇÃO DO VÍDEO
a) A apresentação dos trabalhos selecionados realizada de modo nãopresencial deverá ser gravada em vídeo e contemplar: identificação, descrição, objetivos, metodologias e conclusões.
b) Características e requisitos do vídeo:

  • Duração: de 3 (três) a 5 (cinco) minutos;
  • O vídeo deve ser inserido em um canal no YouTube, com visibilidade
    configurada como “Não listado” ou “Público”.
  • Deve ser publicado com a seguinte nomenclatura “XII SPMAV -
    UFPEL - NOME DA PESSOA RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO”
  • No campo “Descrição” do YouTube, inserir: nome do seminário, eixo temático,
    título do trabalho e breve descrição do trabalho.
  • O formato do vídeo deve ser: mp4 ou mov, com boa resolução
    de som e imagem, gravado na horizontal, preferencialmente em HD
    (preferencialmente em 1920x1080).
  • O Template para abertura do vídeo está disponível em link do google drive
    colocado também plataforma Even3 na área de inscritos no evento.
    https://drive.google.com/drive/folders/1x3WlXejTppPXp3JqnfVWDcDiYT8zn_
    Bl?usp=sharing

c) Considerando a necessidade de acessibilidade indicamos que seja habilitada
a opção de legendagem automática e corrigida no próprio YouTube.
d) Depois de inscritos, os vídeos não poderão ser substituídos.
e) O vídeo deve ser mantido disponível na plataforma até o final do evento, dia
10 de novembro de 2023 às 23 horas e 59 minutos.


3. NORMAS DE FORMATAÇÃO


3.1 ENSAIO VISUAL
a) O template está disponível na plataforma Even3 na área de inscritos no
evento no link
https://drive.google.com/drive/folders/1x3WlXejTppPXp3JqnfVWDcDiYT8
zn_Bl?usp=sharing
b) Os ensaios visuais, contemplando pesquisas artísticas, devem apresentar de
5 a 10 imagens em no máximo 6 páginas, com resolução de 300 dpi, em
formato JPG, no máximo 10 MB (megabytes).
c) A estrutura do Ensaio Visual deverá ser composta pelos seguintes itens:
TÍTULO, AUTORIA, AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL, E-MAIL, DISCUSSÃO,
IMAGENS E REFERÊNCIAS;
d) TÍTULO/SUBTÍTULO: o título deve aparecer logo no topo da página,
centralizado, em corpo 14, em caixa alta e negrito;
e) AUTORIA: duas linhas abaixo, alinhado à direita, os nomes referentes à
autoria e coautoria em fonte Arial, corpo 12, espaçamento simples, seguindo de
uma linha abaixo, com seus respectivos nomes da instituição e e-mail, em fonte
Arial, corpo 10, em itálico. A identificação da pessoa que atua como primeira
autora deverá ser feita com sublinhado;
f) CORPO DO TEXTO: o ensaio deve vir acompanhado de texto, com o
máximo de 2500 caracteres, no seguinte formato: em espaço 1,5, justificado e
espaço de 8pt entre um parágrafo e outro, com fonte Arial,
12;
g) FIGURAS: as imagens devem ser no formato JPG, com resolução de 300
dpi, com alinhamento centralizado. As legendas devem estar centralizadas,
espaçamento simples e com fonte Arial, corpo 10 e com todas informações
disponíveis sobre a imagem;
h) REFERÊNCIAS: as citações no texto deverão ser identificadas conforme
padrão: sobrenome e ano da publicação no corpo do texto, e as demais
referências deverão ser relacionadas seguindo as normas atuais da ABNT;
i) Os ensaios visuais podem conter obras que tenham sido anteriormente
apresentadas ao público.


3.2 RESUMO EXPANDIDO
a) O template está disponível na plataforma Even3 na área de inscritos no
evento no link
https://drive.google.com/drive/folders/1x3WlXejTppPXp3JqnfVWDcDiYT8
zn_Bl?usp=sharing
b) Mínimo de 8 mil e máximo de 12 mil caracteres com espaço totais, contando
toda a estrutura do texto (título, resumo, notas de rodapé, legendas e
referências)
c) A submissão deve seguir o formato A4 (21 X 29,7 cm), com margens
superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2, 0 cm.
d) A estrutura do texto deverá ser composta pelos seguintes itens: TÍTULO,
AUTORIA, AFILIAÇÃO, INSTITUCIONAL, E-MAIL, INTRODUÇÃO,
DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS/PARCIAIS E REFERÊNCIAS;
e) TÍTULO/SUBTÍTULO: O título deve aparecer logo no topo da página,
centralizado, em corpo 14, em caixa alta e negrito.
f) AUTORIA: duas linhas abaixo, alinhado à direita, os nomes referentes à
autoria e coautoria em fonte Arial, corpo 12, espaçamento simples, seguindo de
uma linha abaixo, respectivos nomes da instituição e e-mail, em fonte Arial,
corpo 10, em itálico. A identificação da pessoa que atua como primeira autora
deverá ser feita com sublinhado;
g) PALAVRAS-CHAVE: mínimo 3 e máximo 5, devem figurar abaixo do resumo
(com uma linha de espaço), alinhamento à esquerda, com tamanho da fonte 12
e espaçamento simples entre linhas, separadas por ponto e precedidas pelo
termo PALAVRAS-CHAVE em caixa alta e negrito seguido de dois pontos.
h) CORPO DO TEXTO: em espaço 1,5, justificado e espaço de 8pt entre um
parágrafo e outro, com fonte Arial, 12. Os subtítulos do corpo do texto devem
ser alinhados à esquerda, em negrito e caixa alta.
i) REFERÊNCIAS: as citações no texto deverão ser identificadas conforme
padrão: sobrenome e ano da publicação, e as demais referências deverão ser
relacionadas seguindo as normas atuais da ABNT.


3.3 ARTIGO COMPLETO
a) O template está disponível na plataforma Even3 na área de inscritos no
evento no evento no link
https://drive.google.com/drive/folders/1x3WlXejTppPXp3JqnfVWDcDiYT8
zn_Bl?usp=sharing
b) Mínimo de 18 mil e máximo de 30 mil caracteres com espaço, contando toda
estrutura do texto (título, resumo e palavras-chaves em português e em língua
estrangeira, notas de rodapé, legendas e referências).
c) A submissão deve seguir o formato A4 (21 x 29,7cm), com margens superior
e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2, 0 cm.
d) A estrutura do texto deverá ser composta pelos seguintes itens:
TÍTULO, TÍTULO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, AUTORIA, AFILIAÇÃO
INSTITUCIONAL, E-MAIL, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, RESUMO
EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, PALAVRAS-CHAVE EM LÍNGUA
ESTRANGEIRA, INTRODUÇÃO, DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES
FINAIS/PARCIAIS, REFERÊNCIAS;
e) TÍTULO/SUBTÍTULO: O título e subtítulo devem aparecer no topo da página,
centralizado, em corpo 14, em caixa alta e negrito.
f) AUTORIA: Duas linhas abaixo, alinhado à direita, os nomes referentes à
autoria e coautoria devem ser escritos em fonte Arial, corpo 12, espaçamento
simples, seguindo de uma linha abaixo, respectivos nomes da instituição e email em fonte Arial, corpo 10, em itálico. A identificação da pessoa que atua
como primeira autora deverá ser feita com sublinhado
g) RESUMO: entre 100 e 150 palavras, parágrafo único, espaçamento simples,
alinhamento justificado, fonte Arial, tamanho 12. Deve iniciar com a palavra
RESUMO na mesma linha, em caixa alta e negrito seguida de dois pontos.
h) PALAVRAS-CHAVE: mínimo 3 e máximo 5, devem figurar abaixo do resumo
(com uma linha de espaço), alinhamento à esquerda, com tamanho da fonte 12
e espaçamento simples entre linhas, separadas por ponto e precedidas pelo
termo PALAVRAS-CHAVE em caixa alta e negrito seguido de dois pontos.
i) CORPO DO TEXTO: Em espaço 1,5, justificado e espaço de 8pt entre um
parágrafo e outro, com fonte Arial, 12. Os subtítulos do texto devem ser
alinhados à esquerda, em negrito, caixa alta.
j) TABELAS E FIGURAS: Os artigos podem conter tabelas e figuras.
As palavras “Tabela” e “Figura”, quando citadas no corpo do texto e nos títulos
das mesmas, deverão ser escritas com as letras iniciais maiúsculas e fonte
arial, corpo 12. As legendas devem estar centralizadas, espaçamento simples e
com fonte Arial, corpo 10. As imagens devem ser no formato JPG, com
resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi.
O tamanho mínimo deve ter 7 x 5 cm e o tamanho máximo 15 x 10 cm, com
alinhamento centralizado.
k) REFERÊNCIAS: As citações no texto deverão ser identificadas conforme
padrão: sobrenome e ano da publicação no corpo do texto, e as demais
referências deverão ser relacionadas seguindo as normas atuais da ABNT;


4. DA SELEÇÃO DE TRABALHOS
A seleção dos trabalhos será realizada pela comissão científica do evento.


5. DAS CERTIFICAÇÕES E PUBLICAÇÕES
a) Os Resumos Expandidos, Ensaios Visuais e os Artigos deverão ser
enviados em formato PDF, nomeados com a modalidade em capslock -
ARTIGO ou RESUMO EXPANDIDO ou ENSAIO - seguido do nome do trabalho
em caixa padrão. Ex: RESUMO EXPANDIDO As dez edições do
SPMAV. O arquivo não deverá ultrapassar o tamanho de 10 MB. O prazo limite
é até dia 24 de outubro de 2022;
b) A submissão do trabalho autoriza o Programa de Pós-Graduação em
Artes (PPGART/UFPel) e o XII SPMAV - Seminário de Pesquisa do
Mestrado em Artes Visuais à sua veiculação e publicação;
c) Será conferido certificado digital de comunicação através da plataforma
Even3 somente referente aos trabalhos devidamente submetidos e
apresentados conforme este edital;
d) A publicação dos trabalhos nos Anais só ocorrerá para os trabalhos
devidamente apresentados conforme este edital e possíveis pedidos de
revisão. O link do Caderno Anual será disponibilizado na plataforma Even3 na
área de inscritos no evento assim que publicado;
e) Os conteúdos expressos nos textos a serem publicados nos Anais do XI
SPMAV são de exclusiva responsabilidade das pessoas que os propuseram e
assinam.


6. NORMAS GERAIS DO EVENTO
a) O ato da inscrição, automaticamente, autoriza o uso das imagens nas redes
sociais do evento e nas plataformas institucionais.
b) Visando os propósitos do evento e o bem-estar de todas as pessoas, os
espaços presenciais de comunicação em eixos temáticos, palestras, mesas
temáticas e oficinas terão acompanhamento de pelo menos uma pessoa
representante da organização.
c) Recomenda-se os cuidados necessários para uma comunicação apropriada
a um contexto acadêmico e profissional durante as discussões nas salas do
evento.
d) A gravação do evento e a divulgação do material gravado é exclusivamente
permitida à comissão organizadora, sendo estritamente proibida a gravação
não autorizada de quaisquer atividades da programação, podendo ser tomadas
medidas legais em caso de uso indevido do conteúdo do evento e da imagem
das pessoas participantes.
e) A conduta indevida de pessoas que venha a ferir a integridade e/ou a
segurança de participantes do evento não é de responsabilidade da comissão
organizadora ou da Instituição responsável pelo evento. Mas medidas legais
podem ser tomadas em relação a pessoas que, por algum motivo, não sigam
as normas previstas neste edital.
e) Os conteúdos e compartilhamentos referentes à exposição, à mostra de
videoarte, bem como às demais programações do evento respeitam a liberdade
de expressão, podendo haver conteúdos visuais e sonoros que causem
desconforto ou que não sejam indicados para pessoas menores de 18 anos.
Para esse caso o conteúdo apresentado terá uma indicação referente ao
público permitido.
j) O ato de encaminhamento de texto - Resumo expandido ou Artigo completo -
autoriza o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGART/UFPel) e o XII
SPMAV - Seminário de Pesquisa do Mestrado em
Artes Visuais à sua publicação.


Início do período de submissão de trabalhos

21/08/2023

Início do período de inscrição como ouvinte

21/08/2023

Fim do período de submissão de trabalhos

24/09/2023

Fim do período de submissão de trabalhos - com
prorrogação

01/10/2023

Divulgação dos trabalhos aceitos

15/10/2023

Prazo para envio de vídeos com apresentações

03/11/2023

Fim do período de inscrição como ouvinte

08/11/2023


EVENTO

06 a 10 de Novembro

Certificados

Dezembro/2023

Prazo para envio dos resumos expandidos, artigos e
ensaios visuais

17/01/2024



ORGANIZAÇÃO SPMAV 2022
Coordenação
João Carlos Machado – UFRGS/UFPel
Felipe Merker Castellani –UFPel
Larissa Patron Chaves – UFPel
Comissão organizadora
Discentes da Turma 11 (2022-2024) do PPGART – UFPel
Comissão científica
Docentes do PPGAART/UFPel e convidados externos
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes - PPGART, da Universidade Federal de
Pelotas - UFPel
Pelotas, 17 de AGOSTO de 2023

Inscrições

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Palestrantes

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