Queridas e
queridos abenfisianos, docentes, fisioterapeutas e estudantes,
É com
grande alegria que a ABENFISIO convida todas e todos para o XXXV Fórum Nacional
de Ensino em Fisioterapia e o XII Congresso Brasileiro de Educação em
Fisioterapia, que acontecerão de 23 a 26 de setembro de 2026, no Rio de
Janeiro.
Em um
ano especialmente simbólico, em que celebramos os 25 anos da ABENFISIO, nosso
encontro será guiado pelo tema “Ensinar, Sentir e Cuidar: formação em
Fisioterapia na Perspectiva da Saúde Biopsicossocial”. A proposta fortalece o
debate sobre uma formação alinhada às demandas contemporâneas da saúde,
valorizando não apenas o conhecimento técnico, mas também a sensibilidade, a
ética, a equidade e o compromisso social.
Ao longo
da programação, refletiremos sobre desafios atuais da educação e da saúde, como
as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, o uso ético da inteligência
artificial, as mudanças climáticas, o enfrentamento ao capacitismo e ao racismo
ambiental, além da inovação curricular e das tecnologias educacionais.
O
congresso reafirma o compromisso histórico da ABENFISIO com a qualificação da
formação em Fisioterapia, promovendo o diálogo entre docentes, estudantes,
profissionais, gestores e instituições, em defesa de uma educação crítica,
humanizada e comprometida com os princípios do SUS.
Pela
primeira vez, também contaremos com espaços dedicados ao bem-estar dos
participantes, como a Sala Aconchego Carioca e o roteiro Respira no Rio,
convidando todos a vivenciar momentos de cuidado, acolhimento e conexão com a
cidade.
Que este
encontro seja um espaço de troca, construção coletiva e celebração da nossa
trajetória. Esperamos por vocês de braços abertos na Cidade Maravilhosa!
Sejam muito bem-vindos ao Rio de Janeiro.