Do debate teórico-metodológico à proposição de novas categorias analíticas, a religião vivida, enquanto abordagem para o estudo da religião, tem mantido seu perfil de complexidade, abrangência e abertura a novas formulações. Contudo, há marcadores recorrentes nos trabalhos que se orientam pela abordagem: a revisão crítica dos conceitos e das abordagens estabelecidas, a ênfase na articulação de experiências de pessoas comuns, que por vezes, foram subestimadas no campo científico e a atenção às práticas religiosas cotidianas. Considerando o crescente interesse pela abordagem na ciência da religião no Brasil, o presente colóquio buscará reunir e discutir definições, fronteiras e perspectivas da abordagem religião vivida. Serão aceitos trabalhos de comunicações científica que versem sobre a sistematização das definições de religião vivida; questões teórico-metodológicas suscitadas pela abordagem; as particularidades e usos da abordagem religião vivida, a partir da academia latino-americana; estudos que se dedicam a investigar práticas religiosas cotidianas de pessoas comuns; bem como temas relacionados às sete dimensões da prática religiosa vivida – espiritualidade, materialidade, corporeidade, estética, emoções, moralidade e narrativa – propostas por Ammerman (2021).
Referência:
AMMERMAN, Nancy Tatom. Studying lived religion: contexts and practices. New York: New York University, 2021.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Dra. Claudia Danielle de Andrade Ritz | PUC Minas/UCP
Dr. José Álvaro Campos Vieira | Faculdade Católica de
Fortaleza
Dra. Nina Rosas | UFMG
Dra. Patrícia Rodrigues de Souza | PUC SP
Dr. Rodrigo Toniol | UFRJ
COMISSÃO ORGANIZADORA
Dr. Flávio Senra
Mt. Beatriz de Oliveira Pinheiro
Mt. Leandro Castro
Mt. Renato Carvalho de Oliveira
CHAMADA PARA SUBMISSÕES
PRAZO PARA O ENVIO DE RESUMOS PRORROGADO: 25/10/2024
Os resumos, bem como os textos completos deverão ser enviados para o e-mail coloquioreligiaoecultura@gmail.com
CRITÉRIOS PARA O ENVIO DA PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO
Deverão ser observados os seguintes
critérios para o envio de propostas de comunicação:
1. As propostas de comunicação
deverão estar em consonância com o tema do Colóquio.
2. A comunicação inscrita deve ser de
autoria original e inédita (que não tenha sido apresentada em outro evento).
3. Todos os participantes terão
acesso aos resumos aprovados, com vistas à leitura prévia e à participação nos
debates.
4. As comunicações em coautoria que
não tiverem, na apresentação, a presença e a participação das pessoas coautoras
serão canceladas.
5. É vedada a apresentação de mais de
uma comunicação pela mesma pessoa como proponente, seja individual ou em
coautoria.
6. Os resumos, bem como os textos
completos, deverão respeitar a norma culta da língua portuguesa e aos padrões
de formatação ABNT definidos no Manual de Normalização da PUC Minas.
NOTA: A comissão avaliadora se
reserva o direito de não publicar os textos completos que não estiverem de
acordo com as normas definidas para a publicação e/ou apresentem qualidade
teórica, analítica e metodológica considerada insatisfatória.
7. Os resumos, bem como os textos completos deverão ser enviados para o e-mail coloquioreligiaoecultura@gmail.com
DIRETRIZES PARA AUTORES e autoras
FORMATO DOS RESUMOS E DOS TEXTOS
COMPLETOS DAS COMUNICAÇÕES
1. As propostas de comunicação
deverão ser enviadas até a data limite estabelecida na agenda do XII Colóquio. Apenas
constarão nos anais do XII Colóquio as comunicações efetivamente apresentadas.
2. Os resumos deverão conter
entre 150 e 200 palavras, impreterivelmente, apresentando com clareza e
concisão: o tema; os objetivos; a metodologia utilizada e as conclusões.
3. A estrutura do resumo deve
ser a seguinte:
- título da comunicação;
- nome completo da pessoa proponente e da coautoria (se houver) em itálico, fonte arial, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco/s para identificação da autoria/coautoria (*/**), na primeira página, contendo: maior titulação, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail. Ex.: Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Minas, bolsista Fapemig, e-mail nome@provedor.com.br. Graduada em Pedagogia pela PUC Minas, bolsista FIP/PUC Minas, e-mail nome@provedor.com.br.
- resumo entre 150 e 200 palavras;
- palavras-chave: entre 3 e 5
palavras, separadas por ponto.
4. A inscrição deverá ser feita exclusivamente
via página do Colóquio, disponível em https://www.even3.com.br/xii-coloquio-religiao-e-cultura-religiao-vivida/.
5. A programação das apresentações
das Comunicações será informada conforme cronograma tão logo sejam aprovadas as propostas recebidas.
COMUNICAÇÃO ORAL
Cada participante terá até 20 minutos para apresentar sua comunicação no formato remoto síncrono, em link a ser disponibilizado pela comissão organizadora no dia do evento.
FORMATO DOS TEXTOS COMPLETOS PARA
PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XII COLÓQUIO
1. Os textos completos deverão
ser enviados até data limite estabelecida pela Comissão Organizadora e
divulgada na agenda do Colóquio. Só constarão nos anais do Colóquio os textos
efetivamente apresentados e que atendam à norma culta da língua portuguesa. Os
padrões de formatação também devem ser observados.
2. Número de páginas: até 7
páginas, incluindo resumo e referências. Não haverá exceções.
3. O texto deve ter a seguinte
estrutura:
- título da comunicação - Fonte:
Arial, tamanho 12, centralizado;
- nome completo da pessoa proponente e da coautoria (se houver) em itálico, fonte arial, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco/s para identificação da autoria/coautoria (*/**), na primeira página, contendo: maior titulação, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail. Ex.: Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Minas, bolsista Fapemig, e-mail nome@provedor.com.br. Graduada em Pedagogia pela PUC Minas, bolsista FIP/PUC Minas, e-mail nome@provedor.com.br.
- resumo (segundo padrão do resumo
submetido e aprovado);
- palavras-chave (entre 3 e 5,
separadas por ponto);
- Introdução;
- Corpo do texto (com as diversas
partes do artigo, como tópicos numerados: 1, 1.1, 2., 2.1...);
- Conclusão;
- Referências.
4. A Formatação deve seguir os
seguintes parâmetros:
- A4, margens (superior e esquerda 3
cm e inferior e direita 2 cm);
- fonte: Arial, Tamanho: 12;
- espaço entre linhas 1,5;
- parágrafo com recuo de 1,25 cm;
- editor de texto Microsoft Word ou
compatível;
- tópicos numerados e subtítulos:
Aria, tamanho 12;
- As citações deverão ser feitas no
corpo do texto da seguinte forma: (Sobrenome, ano, página, como, por exemplo, Sampaio,
2023, p. 15) ou Sobrenome (ano, página), ou seja, Sampaio (2022, p. 15);
- as citações com mais de três
linhas, sem aspas, terão recuo de 4 cm, tamanho 10, espaço simples;
- as referências (não usar o termo bibliográficas
ou bibliografia), ao final do texto, em ordem alfabética, deverão obedecer ao
seguinte padrão:
- Livro:
SOBRENOME, Nome. Título da obra.
Cidade: Editora, ano.
- Capítulos de livro:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In:
SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. páginas xx-yy.
- Artigo:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo.
Título da Revista, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (página) páginas (x-y),
(mês e) ano.
- Documentos eletrônicos:
SOBRENOME, Nome. Título do texto.
Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado em três
letras = mar.), ano.
NOTA: Somente serão aceitos os textos
em formato DOC ou DOCX (Word), que estejam com a formatação no padrão
estabelecido acima e com a revisão ortográfica devidamente realizada. Não nos
responsabilizamos pelo conteúdo do texto, que é de inteira responsabilidade da pessoa autora(s).