XII Colóquio do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura | Religião vivida e Ciência da Religião

XII Colóquio do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura | Religião vivida e Ciência da Religião

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Do debate teórico-metodológico à proposição de novas categorias analíticas, a religião vivida, enquanto abordagem para o estudo da religião, tem mantido seu perfil de complexidade, abrangência e abertura a novas formulações. Contudo, há marcadores recorrentes nos trabalhos que se orientam pela abordagem: a revisão crítica dos conceitos e das abordagens estabelecidas, a ênfase na articulação de experiências de pessoas comuns, que por vezes, foram subestimadas no campo científico e a atenção às práticas religiosas cotidianas. Considerando o crescente interesse pela abordagem na ciência da religião no Brasil, o presente colóquio buscará reunir e discutir definições, fronteiras e perspectivas da abordagem religião vivida. Serão aceitos trabalhos de comunicações científica que versem sobre a sistematização das definições de religião vivida; questões teórico-metodológicas suscitadas pela abordagem; as particularidades e usos da abordagem religião vivida, a partir da academia latino-americana; estudos que se dedicam a investigar práticas religiosas cotidianas de pessoas comuns; bem como temas relacionados às sete dimensões da prática religiosa vivida – espiritualidade, materialidade, corporeidade, estética, emoções, moralidade e narrativa – propostas por Ammerman (2021).

Referência:

AMMERMAN, Nancy Tatom. Studying lived religion: contexts and practices. New York: New York University, 2021.


COMISSÃO CIENTÍFICA


Dra. Claudia Danielle de Andrade Ritz | PUC Minas/UCP

Dr. José Álvaro Campos Vieira | Faculdade Católica de Fortaleza

Dra. Nina Rosas | UFMG

Dra. Patrícia Rodrigues de Souza | PUC SP

Dr. Rodrigo Toniol | UFRJ


COMISSÃO ORGANIZADORA


Dr. Flávio Senra

Mt. Beatriz de Oliveira Pinheiro

Mt. Leandro Castro

Mt. Renato Carvalho de Oliveira


CHAMADA PARA SUBMISSÕES

 

PRAZO PARA O ENVIO DE RESUMOS PRORROGADO: 25/10/2024

Os resumos, bem como os textos completos deverão ser enviados para o e-mail coloquioreligiaoecultura@gmail.com

 

CRITÉRIOS PARA O ENVIO DA PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO

 

Deverão ser observados os seguintes critérios para o envio de propostas de comunicação:

1. As propostas de comunicação deverão estar em consonância com o tema do Colóquio.

2. A comunicação inscrita deve ser de autoria original e inédita (que não tenha sido apresentada em outro evento).

3. Todos os participantes terão acesso aos resumos aprovados, com vistas à leitura prévia e à participação nos debates.

4. As comunicações em coautoria que não tiverem, na apresentação, a presença e a participação das pessoas coautoras serão canceladas.

5. É vedada a apresentação de mais de uma comunicação pela mesma pessoa como proponente, seja individual ou em coautoria.

6. Os resumos, bem como os textos completos, deverão respeitar a norma culta da língua portuguesa e aos padrões de formatação ABNT definidos no Manual de Normalização da PUC Minas.

NOTA: A comissão avaliadora se reserva o direito de não publicar os textos completos que não estiverem de acordo com as normas definidas para a publicação e/ou apresentem qualidade teórica, analítica e metodológica considerada insatisfatória.

7. Os resumos, bem como os textos completos deverão ser enviados para o e-mail coloquioreligiaoecultura@gmail.com

 

DIRETRIZES PARA AUTORES e autoras

FORMATO DOS RESUMOS E DOS TEXTOS COMPLETOS DAS COMUNICAÇÕES

1. As propostas de comunicação deverão ser enviadas até a data limite estabelecida na agenda do XII Colóquio. Apenas constarão nos anais do XII Colóquio as comunicações efetivamente apresentadas.

2. Os resumos deverão conter entre 150 e 200 palavras, impreterivelmente, apresentando com clareza e concisão: o tema; os objetivos; a metodologia utilizada e as conclusões.

3. A estrutura do resumo deve ser a seguinte:

- título da comunicação;

- nome completo da pessoa proponente e da coautoria (se houver) em itálico, fonte arial, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco/s para identificação da autoria/coautoria (*/**), na primeira página, contendo: maior titulação, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail. Ex.: Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Minas, bolsista Fapemig, e-mail nome@provedor.com.br. Graduada em Pedagogia pela PUC Minas, bolsista FIP/PUC Minas, e-mail nome@provedor.com.br.

- resumo entre 150 e 200 palavras;

- palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto.

4. A inscrição deverá ser feita exclusivamente via página do Colóquio, disponível em https://www.even3.com.br/xii-coloquio-religiao-e-cultura-religiao-vivida/.

5. A programação das apresentações das Comunicações será informada conforme cronograma tão logo sejam aprovadas as propostas recebidas.

 

COMUNICAÇÃO ORAL


Cada participante terá até 20 minutos para apresentar sua comunicação no formato remoto síncrono, em link a ser disponibilizado pela comissão organizadora no dia do evento.

 

FORMATO DOS TEXTOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XII COLÓQUIO

1. Os textos completos deverão ser enviados até data limite estabelecida pela Comissão Organizadora e divulgada na agenda do Colóquio. Só constarão nos anais do Colóquio os textos efetivamente apresentados e que atendam à norma culta da língua portuguesa. Os padrões de formatação também devem ser observados.

2. Número de páginas: até 7 páginas, incluindo resumo e referências. Não haverá exceções.

3. O texto deve ter a seguinte estrutura:

- título da comunicação - Fonte: Arial, tamanho 12, centralizado;

nome completo da pessoa proponente e da coautoria (se houver) em itálico, fonte arial, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco/s para identificação da autoria/coautoria (*/**), na primeira página, contendo: maior titulação, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail. Ex.: Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Minas, bolsista Fapemig, e-mail nome@provedor.com.br. Graduada em Pedagogia pela PUC Minas, bolsista FIP/PUC Minas, e-mail nome@provedor.com.br.

- resumo (segundo padrão do resumo submetido e aprovado);

- palavras-chave (entre 3 e 5, separadas por ponto);

- Introdução;

- Corpo do texto (com as diversas partes do artigo, como tópicos numerados: 1, 1.1, 2., 2.1...);

- Conclusão;

- Referências.

4. A Formatação deve seguir os seguintes parâmetros:

- A4, margens (superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm);

- fonte: Arial, Tamanho: 12;

- espaço entre linhas 1,5;

- parágrafo com recuo de 1,25 cm;

- editor de texto Microsoft Word ou compatível;

- tópicos numerados e subtítulos: Aria, tamanho 12;

- As citações deverão ser feitas no corpo do texto da seguinte forma: (Sobrenome, ano, página, como, por exemplo, Sampaio, 2023, p. 15) ou Sobrenome (ano, página), ou seja, Sampaio (2022, p. 15);

- as citações com mais de três linhas, sem aspas, terão recuo de 4 cm, tamanho 10, espaço simples;

- as referências (não usar o termo bibliográficas ou bibliografia), ao final do texto, em ordem alfabética, deverão obedecer ao seguinte padrão:

- Livro:

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano.

- Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. páginas xx-yy.

- Artigo:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (página) páginas (x-y), (mês e) ano.

- Documentos eletrônicos:

SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado em três letras = mar.), ano.

NOTA: Somente serão aceitos os textos em formato DOC ou DOCX (Word), que estejam com a formatação no padrão estabelecido acima e com a revisão ortográfica devidamente realizada. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo do texto, que é de inteira responsabilidade da pessoa autora(s).

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}