X FALA Outra ESCOLA

X FALA Outra ESCOLA

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Mostra Pedagógica

                                                                                                    

                                                       Mostra Pedagógica Lavando a alma


                                                                                                                 

X FALA OUTRA ESCOLA - "Cá e lá": pontes e rios que nos levam e nos aproximam – escutas, diálogos, experiências

ATENÇÃO - SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADA ATÉ DIA 19/06 - SÁBADO

           [Crédito da Imagem/Logo do X FALA: Sofia Yumi Carvalho Koyama]


email de contato: xfalaoutraescola2021@gmail.com


O GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp, em parceria com muitas e muitos sujeitos da escola e dos sistemas de ensino e das universidades, lança o X Seminário FALA Outra ESCOLA, evento que irá realizar-se, de forma remota, nos dias 12 a 17 de julho de 2021.

O tema desta edição foi construído em uma tempestade de ideias entre seus participantes, a partir dos acontecimentos pandêmicos e das trágicas ações pandemônicas vividas pelxs brasileirxs desde março de 2020.

No momento do lançamento do site do evento, infelizmente, estamos próximos de atingir 450 mil mortes, com milhões de infectados e milhares de pessoas esperando por um leito de UTI... Nossos sentimentos de pesar e solidariedade às inúmeras famílias de professoras e profissionais da escola e da universidade que perderam seus entes queridos e queridas e deixaram o mundo mais pobre de experiências devido às suas ausências...

X FALA OUTRA ESCOLA – "Cá e lá”: pontes e rios que nos levam e nos aproximam – escutas, diálogos, experiências, tem como tema as inúmeras experiências, diálogos e escutas de professores e profissionais da educação vividas desde o início da pandemia do coronavírus. Devido ao isolamento social necessário, para evitar a propagação do vírus SARS-COV-2, muitas professoras e profissionais da educação escutaram os apelos e anseios de seus estudantes e da comunidade escolar e, em íntimo e intenso diálogo, construíram pontes possíveis para atravessar os rios de distanciamento social. Cada um de um lado, cada uma cá, outras lá, ao longo de 2020 e 2021, construíram experiências singulares que constituíram-se e construíram pontes que favoreceram as trocas de conhecimentos e saberes e aproximassem, em afetos e acolhidas, os sujeitos da escola e da universidade.

Acreditamos que, cá e lá, sobre os rios da existência, pontes de valorização da vida estão sendo construídas, alicerçadas em pilares de solidariedade, igualdade, inclusão e radical assunção do outro, para que firmes, possamos resistir a esses tempos fascistas e retrógados que estamos vivendo....

Programação do Evento

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

Participar com apresentação de trabalho e participar sem apresentação de trabalho

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Prazo de Inscrições - ampliação das submissão dos trabalhos

ÚLTIMA PRORROGAÇÃO DE PRAZO - ATÉ DIA 19/06 - SÁBADO

Prazo Inscrições/Modalidades

Início

Fim

Aceite

Rodas de Conversas

15/04

19/06

30/06

Sessões de Diálogos

15/04

19/06

30/06

Mostra de Trabalhos Pedagógicos

15/04

19/06

30/06

Participante sem trabalhos

15/04

01/07 ou até preenchimento das vagas.

Eixos Temáticos

1. CULTURAS ESCOLARES E FORMAÇÕES ÉTICO-ESTÉTICAS - Profas. Ana Maria Falcão de Aragão e Inês Bragança
Os cotidianos escolares enquanto produtos e produtores de culturas pulsam subjetividades que se inter-relacionam na construção coletiva de memórias, histórias, saberes e identidades de cada instituição educativa. Nesses cotidianos, macro e micro políticas se entrelaçam em táticas e estratégias que movimentam a vida e a formação humana como pr ocesso permanente de vir-a-ser. O que desejamos propor neste eixo de discussão é que possamos visibilizar crítica social, olhares propositivos e práticas instituintes nas escolas, sejamos nós educadores, funcionários, pais, responsáveis ou estudantes, buscando também termos esperança e deixarmos heranças felizes, sensíveis e (trans)formadoras. Vem conosco!

2. EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES E NARRATIVAS: O MUNDO NA ESCOLA E A ESCOLA NO MUNDO- Profa. Adriana Carvalho Koyama e Prof. Guilherme do Val Toledo Prado.

Ementa: Convidamos ao diálogo professores e estudantes que, em suas narrativas de experiências e produção de conhecimentos educacionais, refletem e refratam sobre os múltiplos atravessamentos sociopolíticoculturais, situados no tempo e no espaço, em sentido amplo, tais como flagrados na escola por seus sujeitos. Tais experiências e reflexões são aqui propostas em partilha, de modo a ampliarmos a compreensão, pelas racionalidades ético-estéticas, dos sujeitos da educação, em suas dimensões plurais e nas relações sociais. Experiências docentes e discentes vividas de forma coletiva na escola, compreendida como lugar de produção cultural, de produção de memórias e de construção de outras memórias de futuro. 


3. LINGUAGENS NOS COTIDIANOS EDUCATIVOS: CULTURAS E ARTES – Profas. Liana Arrais Serodio e Vanessa França Simas

Ementa: Convidamos ao diálogo professoras e professores, profissionais da educação e estudantes, para compartilharem experiências e conhecimentos sobre práticas (criativas) de linguagens, nas relações culturais e expressões artísticas no cotidiano educativo nas diversas etapas de formação. Entendemos por linguagens as verbais ou não verbais, as práticas ou as poéticas, etc. Levamos em consideração nas expressões dessas linguagens as relações, o envolvimento do corpo todo na produção, ligadas ao material (puros ou combinados como no cinema e mesmo na fala por exemplo), à forma (os diferentes tipos de composição) e ao conteúdo (temas ou assuntos). Pensaremos juntxs com bebês, crianças, jovens, adultxs, idosxs como que ao nos expressarmos esteticamente produzimos culturas e artes e revelamos muito dos outros, de nós e das nossas relações.


Apresentação de Trabalhos

Rodas de Conversa, Sessões de Diálogos e Mostra de Trabalhos Pedagógicos, além de Eventos Culturais

Rodas de ConversaSessões de Diálogos e Mostra de Trabalhos Pedagógicos.

As Rodas de Conversas, Sessões de Diálogos e Mostra serão compostas de trabalhos submetidos pelos autores/participantes inscritos num dos três eixos temáticos:

1. Culturas Escolares e Formações Ético-estéticas

2. Educação das Sensibilidades e Narrativas: o mundo na escola e a escola no mundo

3. Linguagens nos Cotidianos Educativos: culturas e artes

Os trabalhos serão submetidos à avaliação da Comissão Científica do Seminário.

Esperamos fomentar o diálogo entre trabalhos acadêmicos e trabalhos escolares, favorecendo o diálogo entre e com experiências educacionais, com um espaço especial também para as/os estudantes.

As Rodas de Conversas são constituídas por professores da escola e da universidade, diferentes profissionais da escola e/ou estudantes que optam por esta modalidade para apresentar seus trabalhos constituídos no diálogo com a escola. Para participar desta modalidade são necessárias a inscrição de, pelo menos, 1 representante da escola e 1 representante da universidade, até quatro apresentadores das Rodas:  um ou dois da escola, um ou dois da universidade, outra da escola e/ou universidade  - professores ou profissionais da escola  ou estudantes, em número e proposta que seja condizente com uma escuta sensível e responsiva destes participantes. A não aceitação do trabalho para esta modalidade implica na indicação automática para uma das Sessões de Diálogos. O resumo expandido pode ter mais de um autor.

As Sessões de Diálogos são organizadas para professores e profissionais da escola e da universidade manifestaram suas experiências e reflexões que indicam a pluralidades de seus saberes e conhecimentos e seus diversos modos de construírem pontes pelas práticas pedagógicas e educativas que favorecem escutas, diálogos e produção de experiências, na busca de produzir uma “outra escola”. O resumo expandido pode ter mais de autor - para apresentação nas sessões de diálogos no máximo 2 apresentadores por conta do tempo.

 A Mostra de Trabalhos Pedagógicos “Lavando a Alma” abre o seminário com a exposição virtual de produções desenvolvidas com crianças, jovens e adultos do Ensino Básico – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e em qualquer tipo de ensino, seja ele em instituições, nas ruas, nas mais variadas academias, nos museus, etc. A iniciativa visa apresentar os trabalhos pedagógicos feitos por estudantes e professores/professoras e exibi-los a um público maior, valorizando essas experiências ético-estéticas para além da escola.  

Por se tratar de uma exposição virtual, os inscritos para participar da Mostra deverão enviar trabalhos que possam ser “hospedados”, “linkados” na página de nosso evento. Sites e aplicativos sugeridos para organizar a apresentação e torná-la acessível aos participantes durante o evento: padlet; genialy, canva, photo book, flipsnack, youtube, entre outros

Modalidades de apresentação virtual: 

*       banner 

*       cards

*       apresentação

*       portfólio

*       vídeos - duração máxima de 3 minutos

*       mural virtual

*       álbum de foto 

*           Site; Blog

As e os interessadas/os podem participar das seguintes formas:

Participantes sem submissão de trabalhos,

Participantes com submissão de trabalhos nas seguintes modalidades: Rodas de Conversas, Sessões de Diálogo, Mostra de Trabalhos Pedagógicos.

Os participantes que desejam acompanhar as atividades do X Seminário FALA OUTRA ESCOLA, sem apresentação de trabalhos, serão considerados como Participantes sem submissão de trabalhos e terão livre acesso a toda a programação.

Submissões de Rodas de Conversa, Sessões de Diálogos e Mostra

Rodas de Conversa: parceria escola e universidade / Sessões de Diálogos e Mostra: professoras/es e profissionais da escola e universidade

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

As Rodas de Conversa serão abertas ao público

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comissão Científica

        Adail Ubirajara Sobral (Universidade Federal do Rio Grande)

Adriana Carvalho Koyama (Universidade Estadual de Campinas)

Adriana Hoffman (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Adriana Varani (Universidade Estadual de Campinas)

Adriana Stella Pierini (Prefeitura Municipal de Campinas) 

Ana Maria de Campos (Universidade Estadual de Campinas)

Ana Maria Falcão de Aragão (Universidade Estadual de Campinas)

Carla Helena Fernandes (Universidade Federal de Alfenas)

Carmen Sanches Sampaio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Cyntia Simioni França (Universidade Estadual do Paraná)

Elison Paim (Universidade Federal de Santa Catarina)

Cláudia Roberta Ferreira (Fundação Bradesco)

Corinta Maria Grisolia Geraldi (Universidade Estadual de Campinas)

Eliana Ayoub (Universidade Estadual de Campinas)

Francisco Evangelista (Centro Universitário Salesiano de São Paulo)

Giseli de Souza Lucas (Instituto Federal de São Paulo/São João da Boa Vista)

Guilherme do Val Toledo Prado (Universidade Estadual de Campinas)

Inês Ferreira de Souza Bragança (Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Formação de Professores da UERJ)

Laura Noemi Chaluh (Universidade Estadual de São Paulo/Rio Claro)

Liana Arrais Serodio (Universidade Estadual de Campinas)

Luciana Haddad Ferreira (Universidade Metodista de Piracicaba/UNESP-Rio Claro)

Mairce da Silva Araújo (Faculdade de Formação de Professores da UERJ/RJ)

Márcia Regina Poli Bichara (Universidade Estadual de Campinas)

Marcos D. Forner Leme (Prefeitura Municipal de Campinas)

Marcus Vinicius Borges Oliveira (Universidade Federal da Bahia)

Marisol Barenco Correa de Mello (Universidade Federal Fluminense)

Marcemino Bernardo Pereira (Prefeitura Municipal de Campinas) 

Marissol Prezotto (Escola Comunitária e Instituto Brasileiro de Formação de Educadores)

Nara Caetano Rodrigues (Universidade Federal de Santa Catarina)

Nara Rubia de Carvalho Cunha (Universidade Federal de Uberlândia)

Patricia Regina Infanger Campos (Prefeitura Municipal de Campinas)

Renata Cristina Barrichello Cunha (Centro Universitário Salesiano São Paulo)

Rosaura Soligo (Instituto Abaporu)

Rubia Cristina Cruz (Prefeitura Municipal de Campinas)

Tamara Abrão Pina Lopretti (Universidade Estadual de Campinas)

Thiago Borges de Aguiar (Universidade de São Paulo)

Sílvia Maria Cintra da Silva (Universidade Federal de Uberlândia)

Valdemir Miotello (Universidade Federal de São Carlos)

Vanessa França Simas (Prefeitura Municipal de Campinas/Universidade Estadual de Campinas)

Comissão de Apoio

Adriano Celso de Almeida

Ana Cristina Libânio

Ana Luiza Tayar Lima

Angelina Vieira da Silva

Camila Petrucci dos Santos Rosa

Cibelle Regielle Borges da Silva

Clarissa Santos Silva

Cristiane Conceição Santos

Edna Alves Chagas Rutkowski

Fabiola Aparecida Ferreira Damacena

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros

Fernanda Camargo Dalmatti Alves Lima

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Helena Cristina Velardi dos Santos

Idelvandre Vilas Boas S. Santos

Ivete da Silva Pereira

Itamar Zuqueto Serra Neto

Joelson de Sousa Morais

João Miguel Vieira Gabriel Gomes

Juliana Polidoro da Silva

Juracema Gomes de Moura

Karine Rezende

Karla Lopes Beck

Lygia Nascimento de Almeida Vecina

Lucianna Magri de Melo Munhoz

Lucilene Aparecida da Silva Faveri

Margareth Aparecida Ballesteros Buzinaro

Márcia Regina Poli Bichara

Maria Natalina de Oliveira Farias

Mariana Soares Leme

Maria Teresa Cruz de Moraes

Michel Sadalla Filho

Mônica Menezes Santos

Patrícia Forchezatto Stevanato

Patricia Regina Infanger Campos

Patrícia Yumi Fujisawa

Paulo Cesar de Campos

Rafael Fonseca Cardoso

Raul Cabral França

Renata Barroso de Siqueira Frauendorf

Renata Lúcia de Morais Fernandes

Rodolfo Cesar Mendes de Almeida

Roseane Daminelli Gomes

Rúbia Cristina Cruz

Ruy Braz da Silva Filho

Solano Rodrigo dos Santos

Susana Felix Paes Corrêa Leite

Thaís Otani Cipolini Zerbinatti 

Thaís de Souza Silva Freitas

Victoria Ramos Takahachi

Wilson Queiroz

Comissão Geral

Guilherme do Val Toledo Prado (UNICAMP)

Ana Maria Falcão de Aragão (UNICAMP)

Inês Ferreira de Souza Bragança (UNICAMP/FFP-UERJ)

Adriana Carvalho Koyama (UNICAMP)

Liana Arrais Serodio (UNICAMP)

Vanessa França Simas (SME-Campinas/UNICAMP)

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}