O Canal do Maia, a Liga Brasileira de Xadrez Feminino, o Ô Rei, Clube de Xadrez convidam para a mesa redonda online “Xadrez Feminino: experiência de corridas com obstáculos, perspectiva e superação”, que acontecerá no dia 13 de junho, terça-feira, às 20h no Canal do Maia no Youtube (youtube.com/c/maiacomxadrez).
A live é uma oportunidade de conhecer as trajetórias de enxadristas mulheres amadoras e profissionais de todas as regiões do Brasil e aprender sobre os obstáculos que comprometem a participação feminina desde a infância até a vida profissional. Participam do evento WFM Thalita Cincinato (Norte), Lange Cristina (Centro Oeste), Mestre Internacional Regina Ribeiro (Sul), Mestre Internacional Feminina Juliana Terao e Árbitra Internacional Adriana Lot (Sudeste). Com mediação de Gina Dourado R. Leite (Nordeste), as enxadristas compartilharão suas trajetórias, como superaram os desafios e suas perspectivas sobre como mudar o cenário deste esporte que em todo o mundo é predominantemente masculino.
A Liga Brasileira de Xadrez Feminino (LBFX) é uma comunidade que nasceu em 2013 com o objetivo de divulgar, promover e agregar as mulheres enxadristas e envolvidas com xadrez no Brasil. Atualmente a LBXF conta com mais de 280 participantes e está ativa através dos grupos de trabalho para o fortalecimento de sua gestão, comunicação, organização de torneios, pesquisa sobre o panorama do xadrez feminino, relações institucionais, a articulação com torneios para facilitar e fortalecer o xadrez feminino. Este é um um espaço de articulação e diálogo de enxadristas amadoras e profissionais que tem como objetivo criar uma comunidade fortalecida que busca soluções para transformar o xadrez nacional para que seja realmente um espaço absoluto.
“Ô Rei” é um clube de xadrez fundado em 2022 que reúne uma comunidade de enxadristas amadores e profissionais. Além do xadrez, a comunidade se identifica com ideais progressistas de transformação social por meio da ampliação dos direitos civis, do reconhecimento das identidades e da inclusão social por meio da distribuição da renda.
PARTICIPANTES
AI Adriana Lot (São Paulo, Sudeste) Árbitra Internacional, 5 anos chefe da delegação brasileira juvenil e mãe de enxadrista.No Brasil, temos 30 árbitros internacionais ativos, entre eles, somente 2 mulheres. Adriana acompanha a Rebeca Lot nos torneios. Atualmente Rebeca é título de Mestre FIDE Feminina
Gina Dourado R. Leite (Salvador, Nordeste) Gestora de projetos, é enxadrista amadora, é articuladora do Clube Ô Rei da Bahia e voluntária da Liga Brasileira de Xadrez Feminino.
WIM Juliana Terao (São Paulo, Sudeste) Heptacampeã nacional feminina de xadrez. Ela começou a jogar aos quatro anos de idade, influenciada pelo pai e pelo irmão. Atual campeã brasileira e a primeira brasileira a passar a barreira dos 2300 de rating FIDE. Ela também representou o Brasil em sete olimpíadas de xadrez presenciais 2 duas online. Além do título de WIM, tem uma uma norma de WGM.
Lange Cristina Matsunaga (Goiânia, Centro-Oeste)
Bacharela em Direito e técnica em agropecuária. Lange é do interior do Mato Grosso, começou a jogar na adolescência, participou de alguns torneios, mas as competições aconteciam, em sua maioria, na capital e por morar no interior, deixou de competir ainda na adolescência. Está morando em Goiânia, voltou a jogar no ano passado e é a atual campeã Goiana de xadrez clássico.
WMF Ramyres Coelho (Pernambuco - Nordeste)
Única WMF no nordeste, Ramyres é Policial militar formada em engenharia mecânica e joga xadrez há 19 anos.
WIM Regina Ribeiro (Blumenau, Sul) Oito vezes campeã brasileira feminina de xadrez. Ela também é Mestra Internacional de Xadrez. Ela participou de dez olimpíadas de xadrez. Ela é atualmente a presidente do Clube de Xadrez de Blumenau.
WFM Thalita Cincinato (Manaus, Norte Manaus) Enxadrista manauara que possui o título de Mestra Feminina de Xadrez. Ela também é professora e autônoma na área de marketing e publicidade