X  Encontro Brasileiro de Educomunicação

X Encontro Brasileiro de Educomunicação

online Faculdade de Comunicação - FAC /UnB - Brasília - Distrito Federal - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Mapa da programação do X Educom


Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB)

Atividades

As atividades do X Educom seguem o horário de Brasília (UTC-03:00)

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



X ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO

Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania

        

X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X EDUCOM) parte da realidade representada pelo acolhimento ao conceito e à prática da Educomunicação por parte de instâncias do poder público, em níveis municipal, estadual e nacional, em âmbitos como os da comunicação, educação, cultura, sustentabilidade, saúde, assistência social dentre outros, examinando as modalidades dos programas existentes, tendo como eixo transversal a qualidade da formação das presentes e futuras gerações para uma participação social voltada à consolidação da cidadania plena, sustentada nos princípios que garantem o direito universal à comunicação. O evento tem como objetivo central a promoção de visibilidade à ações, projetos e pesquisas relacionadas ao fomento do exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Brasil a partir da Educomunicação, assim como de políticas públicas nela embasadas. De tal forma, entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, o evento reunirá pesquisadores, especialistas, profissionais e demais interessados/as para discutir sobre a temática “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania”, e será sediado na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB).

Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom); pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP); pelo Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA/ECA/USP); pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB); pelo Estúdio Cais Projetos de Interesse Público; pela Rede Biota Cerradopelo Iandé Comunicação e Educação; pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), o X Educom  contará com atividades presenciais, hibridas e remotassendo uma Cerimônia de abertura, na modalidade presencial, transmitida a distância, bem como sete Mesas Redondas, sendo três presenciais com transmissão pela plataforma do evento, e quatro na modalidade a distância, assim como oito painéis, sendo três presenciais com transmissão pela plataforma do evento, um de forma híbrida,  e dois a distância

Também serão promovidas, na modalidade a distância e em diálogo com o tema central do evento, as sessões de dez Grupos de Trabalho organizados de acordo com os eixos temáticos que refletem as sete Áreas de Intervenção Social da Educomunicação, assim como os três Espaços Sociais de Implementação desta prática. Nos GTs, serão apresentados resultados de pesquisa e/ou relatos de práticas previamente selecionadas, seguidos de diálogos sobre as interfaces entre esses trabalhos. 


Ementas dos eixos temáticos dos Grupos de Trabalho



1. Gestão da comunicação: Espaço dedicado à reflexão e compartilhamento de experiências acerca da gestão de ações, projetos  e  programas de organizações públicas e privadas, e grupos da sociedade civil, no âmbito da Educomunicação, das tecnologias e da educação midiática, que contribuam para mobilizar pessoas para qualificação da prática cidadã. 

2. Educação midiática: Este eixo dedica-se à reflexão e compartilhamento de experiências acerca do fomento à análise crítica da mídia, à produção autoral e/ou à participação em contextos educativos formais e não formais, com a finalidade de explorar questões relacionadas à mídia e às tecnologias de informação de comunicação, sob a ótica da democracia e da cidadania, em diferentes âmbitos. 

3. Mediação tecnológica na educação: Eixo dedicado ao debate acerca da mediação das tecnologias digitais na promoção de processos educativos formais ou não formais que contribuam para o empoderamento de grupos sociais, para o aprimoramento de práticas pedagógicas, ampliação do bem-estar social com o fortalecimento e ampliação das práticas de cidadania. 

4. Expressão comunicativa por meio da arte: Espaço dedicado à reflexão e/ou ao compartilhamento de experiências acerca dos processos comunicativos das áreas da arte, cultura ou arte-educação, comprometidos com o fomento e a garantia à cidadania plena para todos. 

5. Produção midiática para a educação: Este eixo destina-se à reflexão acerca do papel educativo e das mediações socioculturais promovidas por produtos da mídia profissional e de organizações públicas, privadas e/ou da sociedade civil, em diferentes plataformas e linguagens, criados para dar visibilidade às práticas cidadãs, bem como promover a cultura de paz. 

6. Reflexão epistemológica sobre o campo da Educomunicação e educação midiática: Eixo dedicado à exploração e reflexão acerca das pesquisas científicas sobre Educomunicação e educação midiática, cujo foco seja a garantia da cidadania contemporânea necessária. 

7. Assistência Social e Educomunicação: Assistência Social e Educomunicação é o eixo temático que visa expandir o conhecimento sobre a interseção entre a política pública de assistência social e o campo da Educomunicação. O  objetivo é estudar, debater e articular alternativas às instâncias da assistência social e às áreas da comunicação, a fim de garantir o direito à proteção social na sociedade e o direito à comunicação para a população que acessa os serviços de assistência social.

8. Saúde e Educomunicação: Saúde e Educomunicação abarca o âmbito da relação entre educomunicação e promoção da saúde pública, que no Brasil caminham juntas desde as mobilizações populares na década de 1980 para implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Aqui e em outros países da América Latina têm crescido as experiências populares e as políticas públicas que trabalham o fortalecimento de ecossistemas comunicativos mais plurais e democráticos como estratégia de prevenção e enfrentamento de doenças (como a pandemia da Covid-19 ou da dengue) e nos quais educomunicação tem se mostrado um diferencial na formação de agentes para mobilização das comunidades locais em defesa da saúde.

9. Educomunicação Socioambiental: Educomunicação Socioambiental engloba estudos de caso e reflexões epistemológicas sobre a aproximação histórica que há no Brasil e em diversos outros países da América Latina entre os campos da Educomunicação e da chamada educação ambiental crítica, que tem se manifestado com muita força em diversas políticas públicas. Cada vez  mais se evidencia a relação entre a Educomunicação e o paradigma do bem viver, que nos ensina que outros mundos (pluriversos) são possíveis e necessários, e precisam ser construídos a partir de saberes múltiplos guiados pelo bem comum e pela interconexão, não objetificantes nem mercantilizantes.  Essa interface tem se materializado em políticas públicas com o nome de educomunicação socioambiental e engloba ações, projetos e programas de educomunicação que trabalham de forma integrada questões sociais e ambientais, partem do território, promovem trabalho rede e fortalecem a gestão participativa. 

10. Educomunicação e Decolonialidades: Este eixo tem como objetivo a promoção de diálogos acerca de teorias e de práticas educomunicativas que contribuem para a equidade étnico-racial no Brasil e no mundo. Trata-se de um espaço que enaltece o continente africano enquanto berço da humanidade e as sabedorias e esforços de seus e suas descendentes que fundamentam o território latinoamericano, em cooperação com os conhecimentos originários de matriz índigena. A intenção, portanto, é visibilizar o agir educomunicativo em prol do estabelecimento da justiça e da reparação pós-colonial. 



Lançamento e divulgação de publicações no X Educom



 

O que é a Imprensa Negra. Diálogos sobre Comunicação e Negritude no Brasil”, Valmir Teixeira de Araújo, Editora Insular;


uma obra que aborda as principais construções, argumentações e contribuições dos jornais negros brasileiros ao longo de quase dois séculos de história. Partindo de um pensamento teórico sobre o negro no Brasil, bem como da história da imprensa negra, a obra se propõe a contribuir com a reflexão quanto ao que seria a imprensa e seu papel na sociedade.


Para saber mais, clique aqui.




Conexão Atlândica: branquitude, colinialitudes e Educomunicação na África do Sul, no Brasil e em Moçambique”, Paola Prandini, Editora Letramento;


Como contribuir para a de(s)colonização da educação contemporânea global? Essa é a pergunta que a obra busca responder. Com base em sua pesquisa de doutorado, Paola Prandini apresenta, neste livro, estratégias eficazes, decoloniais e decolonizadoras possíveis, que buscam demonstrar como a práxis educomunicativa colabora para a promoção da equidade étnico-racial em escolas públicas de São Paulo/Brasil; de Joanesburgo/África do Sul; e de Maputo/Moçambique.


Para saber mais, clique aqui.


Cartas a Teodora: confluências para uma arteducomunicação decolonial”, Maurício Virgulino Silva, Editora Letramento;



Em Cartas a Teodora, Maurício Virgulino apresenta cartas que escreveu a uma filha (que virá a ser), compartilhando reflexões e propostas para a construção de um mundo com mais equidade, a partir de experiências, estudos, pesquisas e atividades realizadas inter-relacionando os paradigmas latino-americanos da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais e da Educomunicação, em busca de uma Educação do Sensível, do Afeto, do Diálogo e da Transformação Social.

Para saber mais, clique aqui.


“Transformando Desafios em Ações: O poder da tecnologia na educação”, Josete Maria Zimmer, Editora Marconi;


A obra Transformando Desafios em Ações: o poder da tecnologia na Educação, visa a análise das contribuições e dos desafios enfrentados pelos profissionais da educação ao adotarem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com ênfase especial na utilização de blogs como ferramenta educacional. 

A autora, com mais de duas décadas de experiência na área, compartilha suas vivências no processo de ensino-aprendizagem, destacando a inserção das tecnologias na dinâmica da sala de aula. 


Ciudadanía en el contexto mediático del siglo XXI” - Ana Montero, Ignacio Aguaded, Fernando Acevedo (organizadores), Editora Universidad de la República do Uruguay e apoio Alfamed


"Ciudadanía en el contexto mediático del siglo XXI" es una obra colectiva organizada por Ana Montero, Fernando Acevedo e Ignacio Aguaded, que explora el papel central de la educación mediática en el desarrollo de una ciudadanía crítica en la era digital. El libro presenta las reflexiones y contribuciones actuales de destacados investigadores de Iberoamérica, quienes abordan los retos que plantea la tecnología y la desinformación en el siglo XXI, ofreciendo enfoques innovadores y estrategias para enfrentarlos.
















 "Conexões entre Educomunicação e Marshall McLuhan". Vanessa Martins e Filomena Bomfim.


O presente e-book foi desenvolvido a partir de uma experiência de estágio docência na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em 2022. Na oportunidade, ocorreram entrelaçamentos entre as explorações do canadense Herbert Marshall McLuhan e de autores vinculados aos estudos do campo da Educomunicação. A fundamentação teórica concentrou-se nos teóricos Paulo Freire, Mario Kaplún, Célestin Freinet, Jesús Martín-Barbero, Ismar de Oliveira Soares e Guillermo Orozco Gómez, além de materiais impressos e audiovisuais de Marshall McLuhan. Os tópicos focalizados giraram em torno dos seguintes meios de comunicação: rádio, TV, fotografia, documentário, mídia impressa (jornais e revistas), novas mídias e redes sociais, mídias alternativas — sendo cada um desses tópicos um capítulo distinto deste e-book.


Para saber mais, clique aqui.


Jornalismo e educação: competências necessárias à prática educomunicativa“, Bruno Ferreira, publicado pela editora Appris.


o livro Jornalismo e educação: competências necessárias à prática educomunicativa demonstra que o lugar do jornalista não se limita às redações dos veículos de imprensa. as competências desse profissional, de apurar, checar e relatar a realidade, são demandadas no âmbito da educação básica, para formar cidadãos aptos a lidar de modo crítico e criativo com a informação.

A obra discute como a conduta ativa do jornalismo pode inspirar práticas pedagógicas que estimulem a investigação por parte do aluno.

Para saber mais, clique aqui.








“Educomunicação, o que é e como fazer”, Marciel Consani, Editora Contexto;

Este livro, que se constitui no título mais recente publicado sobre a Educomunicação, não é propriamente, um livro acadêmico. Ele não pretende discutir a abordagem Educomunicativa a nível epistemológico ou tratar de um recorte específico dentro do âmbito desta área, já bastante abrangente e consolidada. Nele se inserem, a história recente da relação Mídia/Pedagogia, os personagens, correntes e tendências que se evidenciam, nas últimas décadas, dentro do “Educomverso”. Oxalá seja um livro capaz de “furar bolhas” e, efetivamente, envolver professores, estudantes, pesquisadores, gestores e outros interessados na práxis social dentro e fora da escola. A obra se destina aos educadores e comunicadores que se interessam ou possam vir a se interessar sobre temas tão diversos quanto a educação emancipadora, o Direito à comunicação, a produção e leitura críticas da Mídia a apropriação das tecnologias digitais como recursos para a transformação da sociedade em sua versão mais equânime e democrática.

Para saber mais, clique aqui.




“Inteligência artificial e pensamento crítico. Caminhos para a educação midiática”. Alexandre Sayad, Instituto Palavra Aberta.


A partir da análise sobre como pensamento crítico pode funcionar quando tratamos da inteligência artificial, Sayad arrisca como a educação deve abordar essa relação em seu novo livro. A obra conta com textos complementares de Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Dora Kaufman, pós-doutora em inteligência artificial e colunista da Época Negócios; Lúcia Santaella, pós-doutora em semiótica e professora da PUC-SP, e Rosane Rosa, pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) e professora visitante da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique).

Para saber mais, clique aqui.




Clube de Leitura Audiovisual: o que é, como se faz?”-  Vanessa Coutinho Martins, Cláudia de Albuquerque Thomé. Editora: Instituto Cidade de Cataguases


Autores: Vanessa Coutinho Martins e Cláudia de Albuquerque Thomé

Editora: Instituto Cidade de Cataguases (ICC)

Ano: 2024

Para mais informações. clique aqui.


Sugestões de hospedagem

Prezado(a) inscrito(a),


Para garantir que sua experiência seja ainda mais confortável, caso deseje ir presencialmente ao X Educom, listamos abaixo algumas opções de hotéis e hospedagens nas proximidades do local do evento. Assim, você pode escolher uma acomodação que atenda às suas necessidades e aproveitar ao máximo o X Encontro Brasileiro de Educomunicação.


Ao final da tabela, disponibilizamos um mapa que pode ser acessado via link para facilitar sua visualização. Para maiores informações e reservas, clique nos links disponibilizados na última coluna da tabela abaixo.


  

HOSPEDAGEM

TIPO

CLASSIFICAÇÃO

DOS HÓSPEDES

LOCALIZAÇÃO

INFORMAÇÕES E RESERVAS

Mercure Brasilia Lider Hotel

Hotel

4

8,2

Asa Norte

https://tinyurl.com/4a2fs3b3

Nobile Suites Monumental

Hotel

4

8,8

Asa Norte

https://tinyurl.com/yw7ze22k

Comfort Suites Brasília

Hotel

4

8,8

Asa Norte

https://tinyurl.com/5n9ab8tp

Quality Hotel & Suites Brasília

Hotel

4

8,8

Asa Sul

https://tinyurl.com/yknne6bn

Hplus Vision Executive

Hotel

4

8,7

Asa Norte

https://tinyurl.com/3vrcthw8

Kubitschek Plaza Hotel

Hotel

4

8,6

Asa Norte

https://tinyurl.com/98aewwfs

Lets Idea Brasília Hotel

Hotel

4

8,9

Asa Norte

https://tinyurl.com/3eb4tpbm

Athus Brasilia Hotel

Hotel

3

7,8

Asa Norte

https://tinyurl.com/2fkp7cp3

Like U Hotel Brasília

Hotel

3

7,7

Asa Sul

https://tinyurl.com/48ph6jsv

St Paul Plaza Hotel

Hotel

3

8,5

Asa Sul

https://tinyurl.com/3s58wkhk

Pousada Flor De Brasília

Pousada

2

8,1

Vila Planalto

https://tinyurl.com/mr223vmf

Nox Apart Hotel - Garvey

Apart-Hotel

-

8,3

Asa Norte

https://tinyurl.com/5xkpjzhw

GARVEY PARK HOTEL

Apart-Hotel

-

8,3

Asa Norte

https://tinyurl.com/3ms9a9yr

BSB Stay Flats Particulares

Flat

-

9

Asa Norte

https://tinyurl.com/2b2vd8

BSB STAY Athos - Flats particulares

Flat

-

9,4

Asa Norte

https://tinyurl.com/252dxevj

Joy Hostel & Suítes

Hostel

-

8,8

Asa Norte

https://tinyurl.com/2hpy8nak

Casa de Retiro Assunção


-

-

Asa Norte

(61) 98546-7379 ou (61) 3349-0230

Centro Franciscano de Evagelização e Cultura

Hospedagem e Eventos

-

-

Asa Norte

(61) 3447-7024 https://tinyurl.com/yc6ck8nx



MAPA DE HOSPEDAGEM

Acesse o mapa clicando aqui.


Atividades preparatórias

Algumas ações ocorrerão antes da programação oficial do evento, em preparação para as demais atividades. Entre junho a outubro de 2024, debates online serão promovidos pelos Núcleos Regionais da ABPEducom, e Lives serão realizadas pelas Universidades que apoiam o X Educom



  • Relato de experiência: “Da imprensa Jovem Lins ao  Clube Juvenil Saúde Planetária Lins”: No evento, que será on-line e gratuito, jovens de Lins apresentarão suas experiências em projetos educomunicativos de saúde planetária. O evento, que será transmitido no canal do YouTube da ABPEducom, também marcará o lançamento das inscrições do X Educom, e é promovido pelo Núcleo Regional Lins/SP da ABPEducom em parceria com o departamento de comunicações e artes da ECA/USP e o Núcleo de Comunicação e Educação da USP. 
           date 25/06      19:00    presencial Assistir gravação da atividade


  • Rumo ao X Educom Brasileiro: Iniciativas do Núcleo ABPEducom  Região Sul: Promovido pelo Núcleo Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação ABPEducom. O evento foi transmitido no canal do YouTube da ABPEducom.
           date 24/07      19:00    presencial Assistir gravação da atividade


  • Comunicação pública educomunicativa no  Suas: Promovido pelo Grupo Temático Assistência Social/ABPEducom. O evento foi transmitido no canal do YouTube da ABPEducom.
           date 25/07      19:00    presencial Assistir gravação da atividade


  • Concepções e experiências de comunicação na assistência social: em que a Educomunicação pode colaborar? promovido pelo Grupo Temático de Assistência Social/ABPEducom.
           date 13/08      19:00    presencial  Assistir gravação da atividade


  • A atuação do profissional da Educomunicação e a participação social: Promovido pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
           date 23/08      19:00    presencial Assistir gravação da atividade


  • Educomunicação no Nordeste na perspectiva das políticas públicas Promovido pelo Núcleo Regional Nordeste da ABPEducom da ABPEducom.
           date 12/09      19:30    presencial Assistir gravação da atividade


  • "(Des)informação e (des)igualdade social: oceano, clima e protagonismo infantojuvenil": Promovido pelo Núcleo Regional Litoral/SP da ABPEducom.
           date 26/09      19:30    presencial Assistir gravação da atividade


  • Educomunicação no Programa Cidadania Viva: Promovido pelo Núcleo Regional Centro-Oeste da ABPEducom.
           date 16/10      19:30    presencial Assistir gravação da atividade

  • Ideais, inspirações e projetos: a Educomunicação nos diferentes percursos profissionais: Promovido pelo Núcleo Regional Vale do Paraíba/SP da ABPEducom.
           date 28/10      18:00    presencial Assistir gravação da atividade


  • Juventudes e Educomunicação na atuação pela cidadania: Promovido pela Universidade Federal do Pará e pelo Projeto Swarovski Waterschool Brasil. Coordenação: Profa. Dra. Lucineide Pinheiro - UFPA
           date 07/11        17h30     presencial Acompanhe a live


Comissão organizadora


Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (ABPEducom)

Profa. Titular Dione Oliveira Moura (UnB)

Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (ECA/USP, NCE-USP)

Profa. Dra. Cristiane Parente (UnB)

Profa Dra Beatriz Beraldo (UnB)

Profa. Dra. Carina Flexor (UnB)

Ms. Daniele Próspero (NCE-USP, ABPEducom)

Prof. Ms. Felipe Schadt (NCE-USP, ABPEducom)

Profa Dra Liliane Machado (UnB)

Luís Scala (ABPEducom)

Profa Dra Marlise Brenol (UnB)

Profa Dra Márcia Marques (UnB)

Profa Dra Mariana Lopes (UnB)

Dr. Mauricio V.Silva (NCE-USP; ABPEducom)

Ms. Michele Marques (NCE-USP, ABPEducom, PPGCOM/ECA/USP

Profa Dra Mônica Peres (UnB)

Profa Dra Liziane Guazina (UnB)

Profa Dra Lirian Sponholz (UnB)

Dra. Paola Prandini (NCE-USP; ABPEducom; Afroeducação)

Profa. Dra. Rafiza Varão (UnB)

Prof. Dr. Sérgio Ribeiro (UnB)

Profa Dra Suelen Valente (UnB)

Profa Dra Thais Brianezi (USP)

Prof. Dr. Valmir Teixeira (UnB)

Profa Dra Valquíria Guimarães (UnB e UFT)

Secretaria Geral: ABPEducom, NCE/USP, FAC/UnB




Comissão Científica

     

Coordenação Geral

Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares - ABPEducom

Prof. Dr. Claudemir Edson Viana - NCE-ECA-USP

Profa. Titular Dione Oliveira Moura - FAC-UnB

Secretaria GeralABPEducom, NCE/USP, FAC-UnB
Comissão Científica

Profa. Dra. Ana Paula de Moraes Teixeira (UFMG)

Ms. Andressa Carreira Luzirão Mouta (ABPEducom)

Profa. Dra. Antonia Alves (UEMT/MT, NCE-USP, ABPEducom)

Prof. Dr. Antônio Nolberto de Oliveira Xavier (ABPEducom/ UESC)

Profa.Dra. Ariane Porto (ABPEducom)

Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (NCE/ECA/USP)

Profa. Dra. Cláudia Herte de Moraes  (ABPEducom)

Profa. Dra. Cristiane Parente (ABPEducom/ UNB)

Profa.Dra. Dayana Karla Melo da Silva (ECA/USP)

Profa Titular Dione Oliveira Moura (FAC/UnB)

Prof. Dr. Diogo Lopes de Oliveira (UFCG/ABPEducomNE)

Profa. Dra. Elisangela Rodrigues da Costa  (ABPEducom)

Prof. Dr. Francisco de Assis Silva (UEBA/BA, ABEducomNE)

Ms. Irma Neves (ABPEducom)

Prof; Dr. Joadir Antonio Foresti (ABPEducom)

Ms. Joari Carvalho (ABPEducom)

Profa.Ms. Josete Maria Zimmer (PMSP, ABPEducom)

Prof. Dra. Lígia Beatriz  Carvalho de Almeida (UFCG/PB, ABPEducom/NCE)

Profa. Dra. Lucilene  Cury (ECA/USP; NCE-USP)

Prof. Dr. Marciel Consani (ECA/USP, NCE-USP)

Profa. Ms. Marcela Brito (UFMT, ABPEducom)

Profa. Dra. Maria José Brites (ABPEducom)

Profa.Dra. Maria Rehder (Unesco/ABPEducom)

Profa. Dra. Mariana Lopes (FAC/UnB)

Profa. Ms. Michele Marques Pereira  (ABPEducom)

Prof. Dr. Maurício da Silva (NCE-USP e ABPEducom)

Prof. Dr. Mário Romão Villalva Filho (Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, ABPEducom)

Profa. Dra. Merli Leal Silva (UNIPAMPA/RS)

Dra. Paola Prandini (NCE-USP, ABPEducom)

Profa. Dra. Patrícia Zimermann (ABPEducom, NCE-USP, IEA-USP)

Prof. Dr. Rafael Guié Martini (UDESC/SC, ABPEducom Sul)

Profa. Dra. Raimunda Lucineide Pinheiro (Universidade Federal do Pará)

Profa. Dra. Rosane Rosa (UFSM/RS, ABPEducom Sul/)

Profa. Dra. Rose Mara Pinheiro (UFMS/MS, NCE-USP, ABPEducom)

Prof. Dr. Rosildo Raimundo de Brito  (UFCG/PB, ABPEducom)

Prof.Ms Rossini de Araujo Castro (ABPEducom)

Ms. Silene de A G Lourenço (ABPEducom)

Profa. Dra. Tatiana Gianordoli Teixeira (ABPEducom)

Profa. Dra. Thais Brianezi (ECA/USP/MG)

Prof. Dr. Tiago Silvio Dedoné (ABPEducom)

Profa. Dra. Vera Lucia Spacil Raddarz (UFRS/RS)


Realização


Apoio


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}