

Faculdade de Comunicação - FAC /UnB - Brasília - Distrito Federal - Brasil
Com transmissão online
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As atividades do X Educom seguem o horário de Brasília (UTC-03:00)
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Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania
1. Gestão da comunicação: Espaço dedicado à reflexão e compartilhamento de experiências acerca da gestão de ações, projetos e programas de organizações públicas e privadas, e grupos da sociedade civil, no âmbito da Educomunicação, das tecnologias e da educação midiática, que contribuam para mobilizar pessoas para qualificação da prática cidadã.
2. Educação midiática: Este eixo dedica-se à reflexão e compartilhamento de experiências acerca do fomento à análise crítica da mídia, à produção autoral e/ou à participação em contextos educativos formais e não formais, com a finalidade de explorar questões relacionadas à mídia e às tecnologias de informação de comunicação, sob a ótica da democracia e da cidadania, em diferentes âmbitos.
3. Mediação tecnológica na educação: Eixo dedicado ao debate acerca da mediação das tecnologias digitais na promoção de processos educativos formais ou não formais que contribuam para o empoderamento de grupos sociais, para o aprimoramento de práticas pedagógicas, ampliação do bem-estar social com o fortalecimento e ampliação das práticas de cidadania.
4. Expressão comunicativa por meio da arte: Espaço dedicado à reflexão e/ou ao compartilhamento de experiências acerca dos processos comunicativos das áreas da arte, cultura ou arte-educação, comprometidos com o fomento e a garantia à cidadania plena para todos.
5. Produção midiática para a educação: Este eixo destina-se à reflexão acerca do papel educativo e das mediações socioculturais promovidas por produtos da mídia profissional e de organizações públicas, privadas e/ou da sociedade civil, em diferentes plataformas e linguagens, criados para dar visibilidade às práticas cidadãs, bem como promover a cultura de paz.
6. Reflexão epistemológica sobre o campo da Educomunicação e educação midiática: Eixo dedicado à exploração e reflexão acerca das pesquisas científicas sobre Educomunicação e educação midiática, cujo foco seja a garantia da cidadania contemporânea necessária.
7. Assistência Social e Educomunicação: Assistência Social e Educomunicação é o eixo temático que visa expandir o conhecimento sobre a interseção entre a política pública de assistência social e o campo da Educomunicação. O objetivo é estudar, debater e articular alternativas às instâncias da assistência social e às áreas da comunicação, a fim de garantir o direito à proteção social na sociedade e o direito à comunicação para a população que acessa os serviços de assistência social.
8. Saúde e Educomunicação: Saúde e Educomunicação abarca o âmbito da relação entre educomunicação e promoção da saúde pública, que no Brasil caminham juntas desde as mobilizações populares na década de 1980 para implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Aqui e em outros países da América Latina têm crescido as experiências populares e as políticas públicas que trabalham o fortalecimento de ecossistemas comunicativos mais plurais e democráticos como estratégia de prevenção e enfrentamento de doenças (como a pandemia da Covid-19 ou da dengue) e nos quais educomunicação tem se mostrado um diferencial na formação de agentes para mobilização das comunidades locais em defesa da saúde.
9. Educomunicação Socioambiental: Educomunicação Socioambiental engloba estudos de caso e reflexões epistemológicas sobre a aproximação histórica que há no Brasil e em diversos outros países da América Latina entre os campos da Educomunicação e da chamada educação ambiental crítica, que tem se manifestado com muita força em diversas políticas públicas. Cada vez mais se evidencia a relação entre a Educomunicação e o paradigma do bem viver, que nos ensina que outros mundos (pluriversos) são possíveis e necessários, e precisam ser construídos a partir de saberes múltiplos guiados pelo bem comum e pela interconexão, não objetificantes nem mercantilizantes. Essa interface tem se materializado em políticas públicas com o nome de educomunicação socioambiental e engloba ações, projetos e programas de educomunicação que trabalham de forma integrada questões sociais e ambientais, partem do território, promovem trabalho rede e fortalecem a gestão participativa.
10. Educomunicação e Decolonialidades: Este eixo tem como objetivo a promoção de diálogos acerca de teorias e de práticas educomunicativas que contribuem para a equidade étnico-racial no Brasil e no mundo. Trata-se de um espaço que enaltece o continente africano enquanto berço da humanidade e as sabedorias e esforços de seus e suas descendentes que fundamentam o território latinoamericano, em cooperação com os conhecimentos originários de matriz índigena. A intenção, portanto, é visibilizar o agir educomunicativo em prol do estabelecimento da justiça e da reparação pós-colonial.
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Para garantir que sua experiência seja ainda mais confortável, caso deseje ir presencialmente ao X Educom, listamos abaixo algumas opções de hotéis e hospedagens nas proximidades do local do evento. Assim, você pode escolher uma acomodação que atenda às suas necessidades e aproveitar ao máximo o X Encontro Brasileiro de Educomunicação.
Ao final da tabela, disponibilizamos um mapa que pode ser acessado via link para facilitar sua visualização. Para maiores informações e reservas, clique nos links disponibilizados na última coluna da tabela abaixo.
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Algumas ações ocorrerão antes da programação oficial do evento, em preparação para as demais atividades. Entre junho a outubro de 2024, debates online serão promovidos pelos Núcleos Regionais da ABPEducom, e Lives serão realizadas pelas Universidades que apoiam o X Educom
Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (ABPEducom) Profa. Titular Dione Oliveira Moura (UnB) Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (ECA/USP, NCE-USP) Profa. Dra. Cristiane Parente (UnB) Profa Dra Beatriz Beraldo (UnB) Profa. Dra. Carina Flexor (UnB) Ms. Daniele Próspero (NCE-USP, ABPEducom) Prof. Ms. Felipe Schadt (NCE-USP, ABPEducom) Profa Dra Liliane Machado (UnB) Luís Scala (ABPEducom) Profa Dra Marlise Brenol (UnB) Profa Dra Márcia Marques (UnB) Profa Dra Mariana Lopes (UnB) | Dr. Mauricio V.Silva (NCE-USP; ABPEducom) Ms. Michele Marques (NCE-USP, ABPEducom, PPGCOM/ECA/USP Profa Dra Mônica Peres (UnB) Profa Dra Liziane Guazina (UnB) Profa Dra Lirian Sponholz (UnB) Dra. Paola Prandini (NCE-USP; ABPEducom; Afroeducação) Profa. Dra. Rafiza Varão (UnB) Prof. Dr. Sérgio Ribeiro (UnB) Profa Dra Suelen Valente (UnB) Profa Dra Thais Brianezi (USP) Prof. Dr. Valmir Teixeira (UnB) Profa Dra Valquíria Guimarães (UnB e UFT) Secretaria Geral: ABPEducom, NCE/USP, FAC/UnB |
Coordenação Geral | Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares - ABPEducom Prof. Dr. Claudemir Edson Viana - NCE-ECA-USP Profa. Titular Dione Oliveira Moura - FAC-UnB |
Secretaria Geral | ABPEducom, NCE/USP, FAC-UnB |
Comissão Científica | Profa. Dra. Ana Paula de Moraes Teixeira (UFMG) Ms. Andressa Carreira Luzirão Mouta (ABPEducom) Profa. Dra. Antonia Alves (UEMT/MT, NCE-USP, ABPEducom) Prof. Dr. Antônio Nolberto de Oliveira Xavier (ABPEducom/ UESC) Profa.Dra. Ariane Porto (ABPEducom) Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (NCE/ECA/USP) Profa. Dra. Cláudia Herte de Moraes (ABPEducom) Profa. Dra. Cristiane Parente (ABPEducom/ UNB) Profa.Dra. Dayana Karla Melo da Silva (ECA/USP) Profa Titular Dione Oliveira Moura (FAC/UnB) Prof. Dr. Diogo Lopes de Oliveira (UFCG/ABPEducomNE) Profa. Dra. Elisangela Rodrigues da Costa (ABPEducom) Prof. Dr. Francisco de Assis Silva (UEBA/BA, ABEducomNE) Ms. Irma Neves (ABPEducom) Prof; Dr. Joadir Antonio Foresti (ABPEducom) Ms. Joari Carvalho (ABPEducom) Profa.Ms. Josete Maria Zimmer (PMSP, ABPEducom) Prof. Dra. Lígia Beatriz Carvalho de Almeida (UFCG/PB, ABPEducom/NCE) Profa. Dra. Lucilene Cury (ECA/USP; NCE-USP) Prof. Dr. Marciel Consani (ECA/USP, NCE-USP) Profa. Ms. Marcela Brito (UFMT, ABPEducom) Profa. Dra. Maria José Brites (ABPEducom) Profa.Dra. Maria Rehder (Unesco/ABPEducom) Profa. Dra. Mariana Lopes (FAC/UnB) Profa. Ms. Michele Marques Pereira (ABPEducom) Prof. Dr. Maurício da Silva (NCE-USP e ABPEducom) Prof. Dr. Mário Romão Villalva Filho (Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, ABPEducom) Profa. Dra. Merli Leal Silva (UNIPAMPA/RS) Dra. Paola Prandini (NCE-USP, ABPEducom) Profa. Dra. Patrícia Zimermann (ABPEducom, NCE-USP, IEA-USP) Prof. Dr. Rafael Guié Martini (UDESC/SC, ABPEducom Sul) Profa. Dra. Raimunda Lucineide Pinheiro (Universidade Federal do Pará) Profa. Dra. Rosane Rosa (UFSM/RS, ABPEducom Sul/) Profa. Dra. Rose Mara Pinheiro (UFMS/MS, NCE-USP, ABPEducom) Prof. Dr. Rosildo Raimundo de Brito (UFCG/PB, ABPEducom) Prof.Ms Rossini de Araujo Castro (ABPEducom) Ms. Silene de A G Lourenço (ABPEducom) Profa. Dra. Tatiana Gianordoli Teixeira (ABPEducom) Profa. Dra. Thais Brianezi (ECA/USP/MG) Prof. Dr. Tiago Silvio Dedoné (ABPEducom) Profa. Dra. Vera Lucia Spacil Raddarz (UFRS/RS) |