X Congresso Regional de História da UESPI/Oeiras: Trajetórias Silenciadas

X Congresso Regional de História da UESPI/Oeiras: Trajetórias Silenciadas

presencial UESPI - Campus Prof. Possidônio Queiroz - Oeiras - Piauí - Brasil

ATENÇÃO: NOVA DATA DO EVENTO E REABERTURA DAS INSCRIÇÕES

Informamos que o X Congresso Regional de História -Trajetórias Silenciadas será realizado entre os dias 23 e 26 de abril de 2024

As inscrições para apresentação de comunicação oral e banner serão reabertas até o dia 18/03/2024. Já as inscrições em minicursos e como ouvinte ficarão disponíveis até o dia 15/04/2024. 

Agradecemos a compreensão e aguardamos todas/os/es!

Atenciosamente,

Comissão Organizadora.

SOBRE O EVENTO

O X Congresso Regional de História da UESPI/Oeiras: Trajetórias Silenciadas ocorrerá entre 23 e 26 de abril 2024 no Campus Possidônio Queiroz. A temática central do evento foi estabelecida a partir de um diálogo entre corpo docente e discente do curso de Licenciatura em História da UESPI/Oeiras. Expressa, em grande medida, um esforço de formação de professoras/es-pesquisadoras/es e cidadãs/os comprometidas/os com a transformação de uma sociedade marcadamente desigual e violenta.   

Ao menos desde a década de 1960/70, estudos voltados para a história das mulheres, de gênero, do protagonismo das populações indígenas e negras em diferentes contextos, já apontavam para a urgência do alargamento do campo historiográfico brasileiro. Uma das demandas era a incorporação de sujeitos excluídos, seja por correntes historiográficas elitistas ou em perspectivas generalistas. Este movimento de transformação acadêmica sofria pressões dos movimentos de resistência organizados na sociedade civil. 

Na área da educação e de forma particular do ensino de história, as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 congregaram antigas reivindicações dos movimentos indígenas e negros para que as histórias destes sujeitos fossem ensinadas nas escolas. Isso implicou o (re)conhecimento das trajetórias e de suas atuações em variados setores da vida em sociedade. Vinte anos depois da aprovação da Lei 10.639/03 e quinze anos após a Lei 11.645/08, é reconhecida a ampliação das iniciativas e dos materiais didáticos ou voltados ao público em geral que lançam luz sobre trajetórias negras e indígenas. 

Ainda que sejam reconhecidos os avanços, há muito a ser feito. Diversos espaços educacionais e de pesquisa permanecem invisibilizando agentes históricos fundamentais para a construção do Brasil. Além disso, muitos destes sujeitos continuam excluídos ou desproporcionalmente representados nos espaços de poder e de fala, inclusive nas Universidades. É o que torna relevante a organização do X Congresso de História da UESPI/Oeiras - Trajetórias Silenciadas com mesas redondas, conferências, minicursos e exposições que permitam refletir e elaborar estratégias de ação sobre os temas em questão. Sintam-se convidadas/os/es e acolhidas/es/os!



A arte do evento foi produzida por  Rebeca Freitas Lopes (@menina.arteiraaa), estudante de História da UESPI/Floriano. O desenho do Clóvis Moura que compõe a arte é de autoria de Lara Kermily Moraes Barbosa, estudante de História da UESPI/Oeiras.

CRONOGRAMA

  • Proposição de Minicursos: 18/10/23 a 20/11/23
  • Resultado dos minicursos aprovados: 25/11/23
  • Inscrições de comunicação oral: 25/10/23 a 18/03/24
  • Inscrições para apresentação de banner: 25/10/23 a 18/03/24 
  • Inscrições como ouvinte: 25/10/23 a 22/04/24 (NOVO PRAZO)
  • Resultado das comunicações aprovadas: 25/03/24
  • Resultado dos banners aprovados: 25/03/24
  • Inscrições em minicursos: 25/10/23 a 22/04/24 (NOVO PRAZO)

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

MINICURSOS APROVADOS

Para se inscrever em minicurso, favor preencher o link: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3vg6F71qmz0H2URfcBoDiSiyuTUnoG7nnpHjjQgKzK_kbCw/viewform 

Minicurso 1: História do Corpo e da Beleza

Ma. Mariane de Sales Silva (Universidade Federal do Maranhão)

Data: 25/04/24

Horário: 14 horas

Individual ou público, o corpo está sujeito a diversas interpretações e cobranças. Quando se fala de beleza, ainda mais. Ao longo da História, nos deparamos com diversos “modelos” de beleza a serem seguidos, onde os padrões estéticos estão presentes na sociedade definindo e modelando sujeitos em seus próprios corpos. Mas o que é beleza? E qual padrão de beleza seguir, tendo em vista a sociedade contemporânea e seus diversos padrões? Quando falamos de beleza, logo é associado à mulher, por dois motivos: pelo próprio discurso que se construiu e se fortaleceu destinado às mulheres sobre a associação de beleza-feminilidade-ascensão social; e ao lugar em que as mulheres deveriam estar. Esse discurso se caracteriza excludente e que não se destina a uma boa parte dos sujeitos sociais. Apesar disso, atualmente “elas” não são as personagens que mais sofrerem dentro da ditadura da beleza que se estabeleceu na cobrança por corpos perfeitos. Falar de corpo e beleza é também contemplar esse campo da historiografia, que nos dá a possibilidade de novos diálogos no tratamento das fontes. Com o advento da História Cultural, temas como esse se tornaram mais explorados pelos historiadores, que se interessavam agora em ver a história através do micro. A diversidade de temas que emergiram nas pesquisas possibilitou entender como a sociedade se organizou/a não apenas pelo viés econômico e político, mas cultural. Este minicurso tem como objetivo discutir os padrões estéticos ao longo da história e como os conceitos formulados sobre corpo e beleza ideal rege as vivências sociais, onde também dialogaremos sobre as possibilidades de se trabalhar a temática nas fontes historiográficas.

Minicurso 2: Fontes Históricas: usos da tecnologia na mediação/construção do conhecimento

Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento (UFPI)

Mdo. Joel Marcos Brasil de Sousa Batista (UFPI)

Data: 25/04/24

Horário: 14 horas

O minicurso visa contribuir com a realização de pesquisas acadêmicas e o ensino de História, que contribuam para o desenvolvimento técnico, tecnológico e extensão nas áreas das ciências humanas, no concernente às ações transversais, especialmente no campo de História, ao propor a análise de fontes documentais referentes à História do Piauí, disponibilizadas no Museu Virtual do Piauí, refletindo sobre a biossegurança, o dinamismo na pesquisa e a construção do saber histórico. Além de propor uma reflexão das diversas possibilidades de pesquisas através do manuseio das novas tecnologias e do acesso aos acervos digitais disponibilizados de maneira online. Ademais, iremos relacionar a teoria com a prática da pesquisa académica salientando as experiências adquiridas no grupo de pesquisa A DITADURA MILITAR NO PIAUÍ: Disputas pelo Poder, Ensino Superior e Resistência (1964-1985) no manuseamento da documentação disponibilizada no Arquivo Público do Estado do Piauí, na disponibilização da documentação no site do Museu Virtual do Piauí. A pergunta norteadora do minicurso são: qual é a importância do manuseio dos acervos digitais na mediação e na construção do conhecimento científico? A metodologia da pesquisa será de natureza: hemerográfica, qualitativa e bibliográfica. Os principais teóricos utilizados na elaboração deste projeto de minicurso são: Barros (2005), Block (2001), Cardoso e Brignoli (1990), Pinsky (2005), Nora e Le Goff (1979) e Luca (2020). Visamos apresentar o minicurso de maneira presencial em uma aula de duração de 4 horas.

Minicurso 3: Revistas Culturais Latino-Americanas: histórias e tramas culturais

Doutoranda Bárbara Bruma Rocha do Nascimento (Universidade Federal do Piauí)

Data: 25/04/24

Horário: 14 horas

O minicurso tem como proposta compreender como as Revistas Culturais Latino Americanas se tornaram importantes suportes materiais para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da História e da Cultura. Propomos refletir sobre a alteração nas formas de compreender as Revistas Culturais tanto na sua ordem material, quanto na sua ordem simbólica, a partir daquilo que o historiador argentino Horácio Tarcus nomeou por “giro material”, que se iniciou no âmbito da história intelectual e alcançou a história dos impressos, considerando que não é possível desconectar uma da outra. Estudaremos como, desde o século XIX, momento em que se iniciou o ciclo moderno das revistas latino-americanas, estas se tornaram espaços privilegiados para o debate público sociopolítico, como também no campo cultural e intelectual. Para Regina Aída Crespo, as revistas culturais estabelecem e difundem os cânones literários, culturais e ideológicos, e se modificam e se adaptam de acordo com a realidade local, nacional e até continental, considerando que, as pesquisas recentes buscam compreender as redes intelectuais que se constituíram por meio das revistas culturais de forma transnacional e conectada. Por fim, estudaremos como, com a revolução digital, o acesso aos arquivos e acervos possibilitaram uma ampliação das pesquisas sobre a importância das revistas na América Latina. 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

ST - Gênero e História das Mulheres 

Quinta-feira, 25/04/24, 19 horas.

Coordenação: Ma. Valderlany Mendes Dantas

Título do trabalho

Autor/a

CASAMENTO POR FUGA: PRÁTICA AMOROSA NO SERTÃO.

Antonia Lohayne Rodrigues Ferreira

Strike a pose: O ballroom como uma expressão da comunidade LGBTQIA.

Luiz Gustavo Oliveira Rodrigues (UFPI)

ESTHER, A RAINHA DA BELEZA: Representações da imagem da mulher no concurso de Miss Comerciária 1934 em Parnaíba – PI.

Mariane de Sales Silva (SEDUC-PI)

A sub-representação feminina: A ausência da mulher no livro didático da coleção "História em Movimento" no PNLD 2015.

Mickaele Ferreira de Sousa (UESPI/ Oeiras)

Thiago Reisdorfer (UESPI/Oeiras)


ST- História, saberes populares e povos indígenas

Quinta-feira, 25/04/24, 19 horas

Coordenação: Dra. Gabriela Berthou de Almeida

Título do trabalho

Autor/a

SABERES POPULARES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UM ESTUDO A PARTIR DA VIAGEM FILOSÓFICA DE VICENTE JORGE DIAS CABRAL (1799-1803)

Jackeline Da Silva Santos Carvalho (UESPI/Oeiras)

Gabriela Berthou de Almeida (UESPI/Oeiras)

Relato de experiências : Práticas, saberes e modos de fazer em São Raimundo Nonato-PI

Betanha de Castro Silva (UESPI/ São Raimundo Nonato)

Ouvir contar... memórias indígenas dos moradores do Sitio da Aldeia- Várzea Branca, PI

Késia Quirino (UESPI/ São Raimundo Nonato) Cristiane Marcelo (UESPI/ São Raimundo Nonato)

O cenário dos povos indígenas na ditadura militar: uma análise através do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV) 

Maria Cristina de Sousa Brito (UFPI)

Ravenna Maria Anjos Pereira (UFPI)

TOPONÍMIA INDÍGENA NO PIAUÍ EM 2010: UMA ANÁLISE DE TOPÔNIMOS NO TERRITÓRIO DO VALE DOS RIOS PIAUÍ E ITAUEIRAS 

Neiliane Coelho Gomes (UESPI/ Oeiras)

Messias dos Santos Santana (UESPI/ Oeiras)


ST- História e Mídias

Quinta-feira, 25/04/26, 19 horas.

Coordenação: Diná Schmidt

Título

Autor/a

A Pec das domésticas e as repercussões nas mídias do Brasil                                                                    

Ana Victória Leite Rocha (UFPI)

Claudia Cristina da Silva Fontineles (UFPI)    

Rastros de uma câmera volante: Memória do Cangaço (1965) e o cinema

documentário como narrativa do Nordeste


Francisco de Assis Sousa Barbosa Júnior (UFPI)

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

(UFPI)

"Perdoe-nos, Pai, por termos amado": Em Nome de Deus (1988) e as representações do amor no Ocidente Medieval

Gabriel Moraes Vieira



“Eles não ligam pra gente”:  As contradições do Estado democrático brasileiro vocalizadas por Michael Jackson em meio à campanha olímpica “Rio 2004”

Nathan Santos de Lavôr (UFPI)

Cláudia Cristina da Silva Fontineles (UFPI)

Da Cidade de Deus ao Pico da Neblina: a guerra às drogas na cultura cinematográfica da O2 Filmes

Natanael Kennedy Silva (UESPI)

Além da jornada de um pirata: representações históricas em One Piece

Sávio de Oliveira Silva (UFPI) 

José Luiz Veloso Nascimento (UFPI)


ST- Ensino de História (sessão 1)

Quinta, 25/04/24, 19 horas.

Coordenação: Dr. Thiago Reisdorfer

Título

Autor/a

Ensino de história, usos do adultocentrismo e Ditadura Militar Brasileira: Memórias silenciadas na aula de História da educação básica 

Antonio Eldo Silva (UESPI/ Parnaíba)

Gustavo de Andrade (UESPI/ São Raimundo Nonato)

ARTES URBANAS  E ENSINO DE HISTÓRIA  EM SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

WELINGTON CASTRO (UESPI/ São Raimundo Nonato)

KAMYLA SANTANA (UESPI/ São Raimundo Nonato)

Ensino de História e História local: experiências com o projeto manifestações culturais e religiosas no território Serra da Capivara

Estefene Mendes da Silva (UESPI/ São Raimundo Nonato) 

Rafaela de Oliveira Souza (UESPI/ São Raimundo Nonato)

O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL EM PEQUENAS CIDADES: O CASO DE VALENÇA DO PIAUÍ. 

Victória Régia dos Santos Lima (UESPI/ Parnaíba)

Juventudes invisibilizadas na Base Nacional Comum Curricular-Piauí 

Thiago Reisdorfer (UESPI/ Oeiras)


ST- Ensino de História (Sessão 2)

Sexta, 26/04/24, 14 horas

Coordenação: Dra. Yomara Feitosa

Título

Autor/a

Ensino de História e História Local: experiências com o projeto "As transformações acerca da figura do vaqueiro em São Raimundo Nonato-PI

Andressa da Silva Cardoso (UESPI/ São Raimundo Nonato)

A Lei 10.639/2003 e o Ensino em Tempo Integral em uma escola em Teresina/PI: Adentrando as veredas do ensino de geografia

ADRIANA RODRIGUES DE BARROS (UESPI)

Juventudes, Religião e Universidade: um levantamento bibliográfico

Kira Rayra Siqueira (UESPI/ Oeiras)

Relações étnico raciais e atuação da Lei 10.639/03: caso de uma experiência na formação inicial à docência no C. E. Cristóvão Colombo em Caxias- MA.

Marina Carvalho dos Santos (UEMA)

Jakson dos Santos Ribeiro (UEMA)

Ensino de História Local e Patrimônio Cultural: algumas possibilidades e potencialidades acerca do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão (São João do Sóter/MA)

Maykon Albuquerque Lacerda (UEMA)

Jakson dos Santos Ribeiro (UEMA) 

LIVROS DIDÁTICOS E JUVENTUDES: UM OLHAR PARA AS REPRESENTAÇÕES/ INVISIBILIZAÇÕES JUVENIS NA COLEÇÃO “HISTÓRIA E VIDA INTEGRADA” DO PNLD DE 2014

Maria Soraya Alves de Sousa (UESPI)

Thiago Reisdorfer (UESPI)

ONHB e o ensino de História: questões e reflexões contemporâneas.
Ítala Teixeira de Sousa (UFPI)
Cláudia Cristina da Silva Fontineles (UFPI)



ST- Representações da Negritude

Sexta-feira, 26/04/24, 14 horas

Coordenação: Me. Wanderson Dantas

Título

Autor/a

"É SÓ MAIS UM BANDIDO": A ESTIGMATIZAÇÃO DO JOVEM NEGRO MORADOR DA RUA 100 EM TIMON-MA

Matheus da Silva Assunção

"Eles dividiram o mundo, nada mais me surpreende": Reggae, política e a luta contra o colonialismo em Alpha Blondy e Tiken Jah Fakoly.

Wanderson Ramonn Pimentel Dantas

(UESPI)

Gilberto Freyre no mundo Imperial português: Lusotropicalismo e os impactos da Revista Claridade(1936-1945) 

Daniel Sousa de Mesquita (UESPI/ São Raimundo Nonato)

A trajetória intelectual de Aimé Césaire

Gustavo de Andrade Durão (UESPI/ São Raimundo Nonato)

Educação Antirracista em CMEIs de Teresina

Maria Helena Ferreira da Costa (UESPI) 

Gustavo de Andrade Durão (UESPI)

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PESSOAS NEGRAS E PRETAS EM JORNAIS DO RIO DE JANEIRO DE 1888: UM ESTUDO LEXICAL

Rafaela Costa dos Santos (UESPI/ Oeiras)

Messias dos Santos Santana (UESPI/ Oeiras)


ST- Teoria da História, Memória e Narrativas

Sexta, 26/04/24, 14 horas 

Coordenação: Dr. Reginaldo Sousa Chaves

Título do trabalho

Autor/a

Ferreira Gullar e o Poema Sujo (1975): História, montagem, memória e temporalidade

Reginaldo Sousa Chaves (UESPI/Oeiras)

MEMÓRIAS DAS FAMÍLIAS REMANSENSES: IMPACTOS DO REMANEJAMENTO DA BARRAGEM DO SOBRADINHO-BA (1970-2020)                                    

Rafaela de Oliveira Souza 

Ivo dos Santos Farias

NEOLIBERALISMO, PRESENTISMO, ACELERAÇÃO TEMPORAL E PATOLOGIA SOCIAL:  UMA ANÁLISE CRÍTICA DA TEORIA DA HISTÓRIA

André Wesley Barbosa Oliveira (UESPI/ Floriano) 

“Lento e psicológico até o verso”: vida, paixão e bananas do tropicalismo como uma Literatura Menor.

Natanael da Silva Cardoso (UFPI)

Edwar Alencar Castelo Branco (UFPI)

Rastros de uma câmera volante: Memória do Cangaço (1965) e o cinema documentário como narrativa do Nordeste

Francisco de Assis Sousa Barbosa Júnior (UFPI)

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito (UFPI)

A CONVERSÃO DAS CONVICÇÕES: AS ESQUERDAS NAS CRÔNICAS DE FERREIRA GULLAR (2005-2016)

Jaíny de Morais Ferreira (UESPI)

ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES: O Centenário de nascimento de Oswaldo Aranha (1994)

Lucas Gomes (UFPI)

Francisco de Assis de Sousa Nascimento (UFPI)

"A cidade sem ti": a Santiago ditatorial nas crônicas de Pedro Lemebel
Bárbara Bruma Rocha do Nascimento (UFPI)


ST- História do Piauí

Sexta-feira, 26/04/24, 14 horas.

Coordenação: Me. Italo José de Sousa

Título

Autor/a

“ADESÃO, ACOMODAÇÃO OU RESISTÊNCIA”: A PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO PETRÔNIO PORTELLA NUNES NO GOLPE DE 1964.

Joel Marcos Brasil de Sousa Batista (UFPI)

Breno Matheus Soares Nunes (UFPI)


História e memória : um estudo sobre a urbanização da cidade de Oeiras no jornal O Cometa (1971-1975)

Laelton De Sousa Silva (UESPI/ Oeiras)

Ditadura e Imprensa no Piauí

Raimundo Nonato da Nóbrega Cunha (UFPI)

Cláudia Cristina da Silva Fontineles (UFPI)

“Heróis da pátria” e “facinorosos” – caminhos percorridos pelas camadas populares nas lutas pela independência no Piauí -

César Robério Soares do Monte (UESPI/ Parnaíba)

Gerações em conflito: tensões juvenis no suplemento cultural O Estado Interessante (Teresina, 1972) 

Itallo Matheus de Sousa Reis (UFPI)


O Cativeiro doméstico: exploração da mão de obra infantil em Barras-PI (1980-1990) - 

Iramaira de Oliveira Torres (UESPI)

As várias leituras sobre o vaqueiro presentes na historiografia piauiense: Uma análise historiográfica sobre o seu papel na história do Piauí

Dionísio Victor Carvalho Monteiro (UESPI)

O Progresso que desacata o povo e a natureza: os empreendimentos capitalistas e os sujeitos rurais nos Cocais Maranhense (1970-2000)

Brenda Maria Vieira Mendes (UESPI)



Banner

25/04/23 - 17 horas

Título

Autor/a

Hilária Batista de Almeida: Um símbolo de resistência!

Isaianny Vitória de Sousa Cruz (UESPI/Oeiras) 

Thaís de Sousa Gonçalves da Silva (UESPI/Oeiras)

GERTRUDES MARIA: EM BUSCA DE LIBERDADE, IGUALDADE E JUSTIÇA.

Jackeline da Silva Oliveira Santos (UESPI/Oeiras) 

João Pedro Viana de Menezes (UESPI/Oeiras)

Maria Quitéria: a militar independentista 

Pablo Victor Mourão Mulato Saraiva (UESPI/ Oeiras)

Maria Soraya Alves de Sousa (UESPI/ Oeiras)

Dragão do Mar: uma história de luta e resistência em prol da liberdade de um povo.

Maicon Ferreira da Páscoa (UESPI/ Oeiras)

João Paulo Melão e Silva (UESPI/ Oeiras)

ENTRE O CUIDAR E O CURAR EM TERESINA: AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DA SAÚDE E DAS DOENÇAS NOS JORNAIS “A IMPRENSA”, “A ÉPOCA” E “O TELEFONE” (1880).

Ana Karolyne Araujo Martins Damascena (UESPI/ Clóvis Moura) 

Márcia Castelo Branco Santana (UESPI/ Clóvis Moura)

Luiz Gonzaga Pinto Gama

Nathasha Kauanni Souza da Silva (UESPI/ Oeiras) 

Euliny Vitória Vieira de Oliveira (UESPI/ Oeiras)



PROGRAMAÇÃO


HORÁRIO

TER – 23/04

QUA – 24/04

QUI – 25/04

SEX – 26/04


14h-18h

Credenciamento

15:30: Apresentação de Banner


17:00: Lançamento de livros

Minicursos

Apresentações de trabalhos em Simpósios Temáticos


19h-21h

Mesa de abertura: Rompendo os silêncios na historiografia


Prof. Dra. Olivia Candeia (UFPI/Picos)


Prof. Dr. José Maria Vieira de Andrade (UFPI/Picos)

Mesa Redonda: Entre a docência e a pesquisa: trajetórias de egressos do curso de história da UESPI/Oeiras


Prof. Me. João Francisco Moreira Filho

Profa Esp. Evani Araújo Leite

Prof. Esp. Carlos Daniel Alves Leal


Apresentações de trabalhos em Simpósios Temáticos

Mesa de encerramento: História local e perspectivas de ensino


Profa Dra Cristiane Maria Marcelo (UESPI/São Raimundo Nonato)


Prof. Dra. Ariane dos Santos Lima (IFPI/Cocal)


PALESTRANTES

{{item.nome}}

{{item.nome}}



COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Débora Strieder Kreuz, Universidade Estadual do Piauí, Doutora em História, Professora Adjunta da UESPI, link: http://lattes.cnpq.br/0619718757704066 


Profa. Dra. Gabriela Berthou de Almeida, Universidade Estadual do Piauí, Doutora em História, Professora Adjunta da UESPI, link: http://lattes.cnpq.br/9287571784809535 


Profa. Ma. Diná Schmidt, Universidade Estadual do Piauí, Mestra em História, Professora Assistente da UESPI, link: http://lattes.cnpq.br/9370597780154270 


Profa. Ma. Pedrina Nunes Araújo, Universidade Estadual do Piauí, Mestre em História e Doutoranda em História UFMA, Professora Assistente da UESPI, link: http://lattes.cnpq.br/8295997971038168 


Prof. Dr. Reginaldo Sousa Chaves, Universidade Estadual do Piauí, Doutor em História. Professor Adjunto da UESPI, link: http://lattes.cnpq.br/1158153818321584 


Profa Ma. Valderlany Mendes Dantas, Universidade Estadual do Piauí, Mestra em História, Professora Substituta da UESPI, link: http://lattes.cnpq.br/0462484991500057 


Prof. Dr. Thiago Reisdorfer, Universidade Estadual do Piauí, Doutor em História, Professor Adjunto da UESPI, link:  http://lattes.cnpq.br/5658850237898637 


Prof. Dr. Leandro Nascimento de Souza, Universidade Estadual do Piauí, Doutor em História, Professor Substituto da UESPI, link: http://lattes.cnpq.br/1582889341461925


Prof. Me Ítalo José de Sousa, Mestra em História, Professor Assistente da UESPI, link  http://lattes.cnpq.br/8560011476574592 

COMITÊ CIENTÍFICO

Profa. Dra. Ane Luise Silva Mecenas Santos, UFRN, Doutora em História, Link do Currículo: http://lattes.cnpq.br/5086611569752849


Profa Dra. Cristiane Maria Marcelo, UESPI, Doutora em História, Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0153128298952830 


Prof. Dr. Marco Antônio Machado Lima Pereira, UFMA, Doutor em História, Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0749138625162130 


Profa Dra. Marluce Lima de Morais, IFPI, Doutora em História, Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5629474854158882


Profa Dra. Iraneide Soares da Silva. UESPI, Doutora em História, Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8858066888235168 


Prof. Dr. Rafael Ricarte da Silva, UFPI, Doutor em História, Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1472762122361574 


Profa Dra. Tatiana Gonçalves de Oliveira, UESPI, Doutora em História, Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1860271044677867 


Prof. Dr. Valério Rosa de Negreiros, UESPI, Doutor em História, Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2507876166736686 


Prof. Dr. Walter Francisco Figueiredo Lowande, UNIFAL, Doutor em História, Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9442400560888745

ALOJAMENTO

Serão disponibilizadas salas de aula no Campus da UESPI/Oeiras para alojamento durante o evento. Em breve, serão divulgados os procedimentos para inscrição no alojamento.

Campus Possidônio Queiroz - UESPI/Oeiras

Apresentação em Simpósio Temático ou Banner

Inscrição para apresentação de Comunicação Oral em Simpósio Temático - entre 25/10/23 e 18/03/2024. Para se inscrever, favor efetuar o pagamento da taxa de inscrição e preencher o formulário: https://forms.gle/b9fZ2dqW5EY5WZKr8 

REGRAS:

Dos Simpósios Temáticos 

Os simpósios temáticos serão espaços de apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento nas diferentes etapas de formação (Graduação, Mestrado, Doutorado)

1.1. Cada trabalho poderá ter até 2 (dois/duas) autores;

1.2 A proposta deverá conter os seguintes elementos: 

1) Título;

2) Nome, e-mail , titulação, vínculo institucional dos/as proponentes;

3) Resumo da proposta (até 20 linhas);

4) Referências bibliográficas.

1.3 Os trabalhos serão organizados em Simpósios Temáticos conforme as temáticas.


Inscrição para apresentação em Banner - entre 25/10/23 e 18/03/2024. Para se inscrever, favor efetuar o pagamento da taxa de inscrição e preencher o formulário: https://forms.gle/b9fZ2dqW5EY5WZKr8 

REGRAS:

Dos Banners

As exposições de banners irão contemplar experiências iniciais de ensino, pesquisa e extensão. 

1.1. Cada trabalho poderá ter até 2 (dois/duas) autores;

1.2 A proposta deverá conter os seguintes elementos: 

1) Título;

2) Nome, e-mail , titulação, vínculo institucional dos/as proponentes;

3) Resumo da proposta (até 20 linhas);

4) Referências bibliográficas.

1.3 Serão compartilhadas posteriormente as normas para impressão dos banners.


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}