O X Congresso Regional de História da UESPI/Oeiras: Trajetórias Silenciadas ocorrerá entre 23 e 26 de abril 2024 no Campus Possidônio Queiroz. A temática central do evento foi estabelecida a partir de um diálogo entre corpo docente e discente do curso de Licenciatura em História da UESPI/Oeiras. Expressa, em grande medida, um esforço de formação de professoras/es-pesquisadoras/es e cidadãs/os comprometidas/os com a transformação de uma sociedade marcadamente desigual e violenta.
Ao menos desde a década de 1960/70, estudos voltados para a história das mulheres, de gênero, do protagonismo das populações indígenas e negras em diferentes contextos, já apontavam para a urgência do alargamento do campo historiográfico brasileiro. Uma das demandas era a incorporação de sujeitos excluídos, seja por correntes historiográficas elitistas ou em perspectivas generalistas. Este movimento de transformação acadêmica sofria pressões dos movimentos de resistência organizados na sociedade civil.
Na área da educação e de forma particular do ensino de história, as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 congregaram antigas reivindicações dos movimentos indígenas e negros para que as histórias destes sujeitos fossem ensinadas nas escolas. Isso implicou o (re)conhecimento das trajetórias e de suas atuações em variados setores da vida em sociedade. Vinte anos depois da aprovação da Lei 10.639/03 e quinze anos após a Lei 11.645/08, é reconhecida a ampliação das iniciativas e dos materiais didáticos ou voltados ao público em geral que lançam luz sobre trajetórias negras e indígenas.
Ainda que sejam reconhecidos os avanços, há muito a ser feito. Diversos espaços educacionais e de pesquisa permanecem invisibilizando agentes históricos fundamentais para a construção do Brasil. Além disso, muitos destes sujeitos continuam excluídos ou desproporcionalmente representados nos espaços de poder e de fala, inclusive nas Universidades. É o que torna relevante a organização do X Congresso de História da UESPI/Oeiras - Trajetórias Silenciadas com mesas redondas, conferências, minicursos e exposições que permitam refletir e elaborar estratégias de ação sobre os temas em questão. Sintam-se convidadas/os/es e acolhidas/es/os!
A arte do evento foi produzida por Rebeca Freitas Lopes (@menina.arteiraaa), estudante de História da UESPI/Floriano. O desenho do Clóvis Moura que compõe a arte é de autoria de Lara Kermily Moraes Barbosa, estudante de História da UESPI/Oeiras.