O X CONGRESSO INTERNACIONAL DO PPG-LETRAS é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, do câmpus de São José do Rio Preto. O evento reúne professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem estudos nas áreas de teoria e crítica literária em seus diversos campos, como a literatura brasileira, as outras literaturas vernáculas, as literaturas clássicas, as literaturas estrangeiras modernas, a literatura comparada, os estudos culturais, os estudos em que há interface entre a literatura e outras áreas do conhecimento, como a sociologia, a antropologia, a psicanálise e a filosofia, os estudos em que há interface entre a literatura e outros sistemas semióticos, como o cinema, a música, a adaptação e as outras artes, e/ou com a tradução e os estudos tradutórios de textos literários, etc.
O XXVII SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS, evento anual do PPG-Letras, oferece aos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa a oportunidade de debater suas pesquisas em andamento com professores convidados especialmente para essa finalidade. Visa-se, por meio desse debate, proporcionar aos alunos a possibilidade de aprimorarem sua reflexão a partir das sugestões de pesquisadores mais experientes.
* O evento será realizado integralmente de forma presencial. Informações sobre inscrição apenas no site: https://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/letras/congresso-2026/apresentacao/
ou nas páginas do instagam: @ppgletras_ibilce_unesp e @selibilce.