Após o sucesso das edições anteriores, o III Webinar de Tecnologia e Inovação em Alimentos 2023 será realizado novamente de forma on-line, reunindo acadêmicos, pesquisadores e profissionais da indústria alimentícia para discutir as mais recentes inovações e tecnologias aplicadas na área de alimentos.
O objetivo do evento é proporcionar aos acadêmicos da área de Alimentos a troca de conceitos, informações e conhecimentos, com profissionais que atuam no setor de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos. Além disso, promover discussões e debates de cunho técnico-científico, no que diz respeito à inovação e à aplicação de tecnologias em diferentes áreas de alimentos.
O III WT&IA tem a honra de poder contar com a participação de palestrantes com diferentes expertises na área de Alimentos, que serão divulgados em breve!
Fique atento(a) na programação que estará disponível (a partir do dia 22/05/2023) no Instagram do GMPCTA (@gmpcta_food), do IF Goiano - Campus Morrinhos (@ifgoianocampusmorrinhos) e no Canal do Youtube do IF Goiano - Campus Morrinhos, onde os Webinars serão transmitidos.
Submissão dos informes técnicos
Informações!
ATENÇÃO! PRAZO PRORROGADO!
Queridos participantes do III Webinar de Tecnologia e Inovação em Alimentos,
Temos uma excelente notícia para compartilhar com vocês! O prazo para a submissão dos informes técnicos foi prorrogado até o dia 20/06! Isso mesmo, vocês ganharam alguns dias extras para preparar e enviar suas valiosas contribuições.
A prorrogação do prazo visa permitir que todos tenham a oportunidade de finalizar seus informes técnicos com a qualidade que merecem.
Lembre-se de marcar seus colegas de estudo, compartilhar a notícia com seus amigos e incentivá-los a participar também. Quanto mais pessoas envolvidas, maior será a troca de conhecimento e a qualidade das discussões.
Agradecemos a todos pelo entusiasmo e dedicação até o momento. Juntos, vamos tornar o III WT&IA um verdadeiro sucesso!
IMPORTANTE
As submissões dos informes técnicos serão realizadas, exclusivamente, na página da Agron Food Academy: https://submissao.agronfoodacademy.com/home.php
Para isso, você deverá realizar a sua inscrição aqui na página do evento, na aba "Inscrição gratuita com Submissão". Após isso, o seu nome e e-mail serão liberados na página da Agron Food Academy para submissão gratuita do Informe Técnico.
O modelo, contendo as normas, está disponível na aba "Submissões", nesta página.
Eixos temáticos - Informes técnicos
1: Tecnologias emergentes na produção de alimentos: Este eixo temático aborda inovações tecnológicas recentes e promissoras no campo da produção de alimentos, como a aplicação de inteligência artificial, automação, robótica, impressão 3D de alimentos, processamento por alta pressão, entre outros. Os informes técnicos podem explorar os benefícios, os desafios e as oportunidades dessas tecnologias emergentes para melhorar a eficiência, a qualidade, a segurança e a sustentabilidade dos alimentos.
2: Processamento e conservação de alimentos: Neste eixo, são abordados estudos relacionados ao processamento e conservação de alimentos, incluindo técnicas tradicionais e inovadoras. Os informes técnicos podem envolver aspectos como otimização de processos, análise de custos, aplicação de energia renovável, uso de embalagens inteligentes, técnicas de desidratação, irradiação, fermentação, entre outros temas relevantes para a conservação e a qualidade dos alimentos.
3: Ingredientes e aditivos inovadores: Esse eixo temático concentra-se em ingredientes e aditivos alimentares inovadores, que possam melhorar a qualidade nutricional, funcionalidade e características sensoriais dos alimentos. Os informes técnicos podem explorar ingredientes naturais, substitutos de ingredientes convencionais, modificação de ingredientes para redução de sódio, açúcares e gorduras, além do uso de aditivos seguros e sustentáveis.
4: Segurança de alimentos e controle de qualidade: Neste eixo, são abordados estudos relacionados à segurança de alimentos, qualidade dos alimentos e sistemas de gestão da qualidade. Os informes técnicos podem incluir temas como análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), sistemas de rastreabilidade, métodos de detecção de contaminantes, autenticidade de alimentos, certificações e padrões de qualidade, ferramentas para estudo da vida útil de alimentos (microbiologia preditiva), entre outros.
5: Inovação e empreendedorismo na indústria de alimentos: Este eixo temático engloba trabalhos que abordam a inovação e o empreendedorismo na indústria de alimentos, incluindo estudos de casos, estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos, startups e incubadoras, cadeia de valor, sustentabilidade, aspectos regulatórios e tendências de mercado. Os informes técnicos podem destacar exemplos de sucesso, desafios e oportunidades para inovar e empreender no setor de alimentos.